Emagrecimento

Aprenda a emagrecer sem dietas: perca quilos comendo de tudo!

Você não precisa fazer dieta para perder peso. Veja como emagrecer comendo de tudo, com saúde e sem restrições alimentares. Acredite, isso é possível. Confira mais informações a seguir!

Anúncios

por Solange Zecchin

Publicado em 31/08/2022

Como emagrecer comendo de tudo? Saiba como perder quilos sem restrições alimentares 

Emagreça comendo de tudo, mas com moderação. Fonte: AdobeStock.

Antes de mais nada, emagrecer não tem que significar privar-se de seus alimentos favoritos. Então, perca quilos comendo de tudo! Sim, isso é possível, desde que você siga algumas regras simples. 

Berinjela feita na panela

3 receitas com berinjela: saiba como usar esse ingrediente!

As receitas com berinjela são bem versáteis. São perfeitas para incluir esse vegetal nutritivo na alimentação. Confira, hoje, 3 formas de usá-la na cozinha!

Assim, saiba como atingir seus objetivos de emagrecimento sem nenhuma restrição alimentar. Portanto, continue lendo para saber mais!

Anúncios

Para comer o que gosta, mude hábitos aos poucos! 

Coma o que gosta mudando hábitos gradualmente. Fonte: AdobeStock.

Pois bem, emagrecer sem dietas restritivas é totalmente possível e muitas pessoas já conseguiram atingir esse objetivo. Assim, você não precisa morrer de fome ou tentar a mais nova dieta da moda para perder peso.

Trata-se de mudar seus hábitos e estar mais atento ao que você está comendo. Aqui estão algumas dicas sobre como emagrecer sem privações. 

  • Dessa forma, reduza os alimentos processados e coma mais alimentos inteiros. Os alimentos processados são normalmente ricos em açúcar, gorduras insalubres e calorias; 
  • Então, esteja atento ao tamanho das porções. O excesso de comida é uma das principais causas de ganho de peso;
  • Acrescente mais atividade física à sua rotina diária. Isto pode ser tão simples quanto dar uma caminhada todos os dias;
  • Além disso, faça um diário alimentar, anotando tudo o que você ingeriu durante o dia. Quem faz uso dessas anotações emagrece duas vezes mais do que quem esquece o que comeu;
  • Inclua mais proteínas em sua dieta. Assim, o corpo demora mais para digerir os alimentos proteicos, retardando a fome;
  • Assegure-se de dormir o suficiente. A privação do sono pode levar ao aumento de peso, afetando os hormônios que regulam a fome;
  • Você deve fazer 6 refeições durante o dia. Comer pouco, porém mais vezes ao dia, evita comer em excesso e aumenta o metabolismo;
  • Diminua o sal. Essa medida traz uma redução na pressão arterial, o que pode acarretar benefícios à saúde e ajudar a manter um coração saudável.

Com essas mudanças graduais de hábitos, você pode emagrecer sem deixar de comer os alimentos que tanto gosta!

É necessário comer somente alimentos integrais?

A maioria das pessoas pensa que, para perder peso, tem que cortar todas as coisas boas e comer apenas alimentos integrais. 

Porém, isso não é necessariamente verdade. A ingestão de alimentos integrais é recomendada porque esses produtos possuem baixo índice glicêmico e são ricos em fibras. 

Entretanto, por serem calóricos, o seu consumo em excesso leva ao ganho de peso.

Sim, comer alimentos integrais é importante para a saúde em geral, mas você não precisa abrir mão de todas as coisas que gosta para ficar em forma.

De fato, você pode realmente emagrecer comendo tudo com moderação. O segredo é concentrar-se no tamanho das porções. 

Dessa forma, ao reduzir a quantidade de comida que você ingere em cada refeição, estará cortando as calorias extras. Portanto, não deixe de sentir prazer ao se alimentar, apenas tenha moderação!

Anúncios

Saiba porque dietas com restrições não são eficazes

Então, quando se trata de perder peso, muitas pessoas procuram dietas mirabolantes, num esforço para cortar calorias e emagrecer.

Entretanto, pesquisas têm mostrado que elas não são eficazes a longo prazo, podendo levar ao aumento de peso.

Manter uma dieta com restrição calórica é difícil porque ela vai contra as necessidades do seu corpo. Além disso, com ela não há mudança de hábito alimentar. Dessa maneira, os resultados não se sustentam por muito tempo.

Granola caseira com iogurte e frutas em cima de mesa cinza

Café da manhã saudável: comece bem o dia com cardápio completo!

Adquira o hábito de tomar um café da manhã saudável e sinta-se com energia e disposição o resto do dia. Conheça alguns benefícios e como torná-lo uma refeição leve e nutritiva para o bem-estar!

Uma razão para isto é que essas dietas são difíceis de serem seguidas. Quando as pessoas se sentem privadas, é mais provável que desistam e voltem aos seus velhos hábitos. 

Além disso, as restrições alimentares podem fazer com que se perca nutrientes importantes, levando a problemas sérios de saúde. 

Portanto, se você está procurando perder peso, é melhor abandonar as dietas da moda e concentrar-se em fazer mudanças saudáveis no seu estilo de vida!

Dicas para conseguir emagrecer comendo de tudo

Veja algumas dicas de como emagrecer comendo de tudo. Fonte: AdobeStock.

Pois bem, perca quilos comendo de tudo com algumas dicas importantes.Confira!

Coma o que desejar e quando quiser

Então, isso é possível, mas é preciso ter consciência. Dessa forma, reduza o tamanho das porções. Por exemplo, se quiser comer um chocolate, coma um pedacinho e não a barra inteira. 

Mas se por acaso exagerar, não se culpe, nem se desespere! No dia seguinte, volte aos hábitos saudáveis e tudo ficará bem.

Procure ter uma boa noite de sono

Assim, dormir de 7 a 9 horas por noite ajuda a equilibrar os níveis dos hormônios grelina (que induz a fome) e leptina (que produz saciedade).

Desse modo, esse equilíbrio hormonal é fundamental para controlar seu apetite. 

Pratique atividades físicas

Pois bem, não é novidade para ninguém que a prática de exercícios físicos é primordial para a saúde do corpo. 

Além de gastar as calorias extras consumidas,ela também ajuda a liberar hormônios que controlam a compulsão alimentar.

Estudos mostram que uma alimentação equilibrada juntamente com a atividade física diária emagrece três vezes mais. Portanto, procure uma modalidade que você goste e pratique todos os dias. 

Procure o apoio de um profissional qualificado

É muito importante ter um profissional especializado para orientar e acompanhar o seu processo de emagrecimento. Assim, o nutricionista pode ajudá-lo não só na reeducação alimentar, como também no seu comportamento. 

Ele tem a capacidade necessária para colocar em prática todos os aprendizados e orientá-lo sempre que precisar.

Além disso, o lado psicológico é o mais importante. A criação de novos hábitos não se limita somente à escolha do cardápio.

Inclusive, quando você se exceder e precisar de alguém que te console, o nutricionista também estará lá para te ajudar.

Faça pequenas refeições durante todo o dia

Comer pequenas quantidades de bons alimentos com mais frequência durante o dia, faz com se sinta sempre saciado.

Para isso,é conveniente planejar as refeições da semana com antecedência. Então, é possível organizar os nutrientes de maneira mais clara.

Dessa forma, garante-se que nenhum dos grupos alimentares falte ou se repita, fazendo uma alimentação equilibrada durante toda a semana. 

Sendo assim, mesmo que você coma um doce ou uma pizza, não irá interferir na balança.

Portanto, perca quilos comendo de tudo! Seguindo estas simples dicas, você pode emagrecer sem fazer dieta e, finalmente, começar a se sentir bem consigo mesmo novamente!

No entanto, quer mais informações sobre como perder peso? Então, confira no link abaixo receitas que fazem emagrecer com sucesso!

pessoa comendo fruta na cozinha

Receitas para emagrecer rápido e barato: veja 5!

Quer diminuir as medidas rapidamente? Então, veja receitas para emagrecer rápido e barato. Com elas, você chega no peso desejado gastando pouco e com saúde.

Sobre o autor

Solange Zecchin

Apaixonada por culinária e saúde, busca criar conteúdos que ajudem as pessoas a se sentirem mais confiantes na cozinha, além de alcançarem mais bem-estar no dia a dia através da alimentação e atividades físicas. Especialista em gastronomia italiana, uma de suas paixões.

Em Alta

content

Molho madeira prático e delicioso: aprenda a receita!

Conheça o passo a passo de como fazer a receita de um prático molho madeira, perfeito para acompanhar seus pratos. Confira a seguir!

Continue lendo
content

Salada caprese: veja como fazer e leve elegância à mesa

A salada caprese é um clássico da cozinha. Saudável e saborosa, é perfeita para várias ocasiões. Confira, assim, como fazê-la!

Continue lendo
content

Funcionário com Covid-19: conheça seus direitos e deveres

Conheça quais são os direitos e deveres do funcionário com covid-19 e descubra se uma pessoa pode ser demitida por não tomar vacina.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Melhores destinos de viagens internacionais para brasileiros

Fazer uma viagem internacional requer planejamento e organização financeira. Aliás, existem alguns destinos que são mais procurados por brasileiros para fazer uma viagem dos sonhos! Veja algumas sugestões para escolher!

Continue lendo
content

Viva Air Brasil é boa? Veja se vale a pena para viajar!

Chega ao Brasil a companhia aérea Viva Air, com voos low cost para Estados Unidos, Colômbia, República Dominicana e mais! Viaje barato e de forma segura. Conheça mais sobre ela!

Continue lendo
content

Aplicativo Wanderlog: veja como funciona e se vale a pena!

Agora você pode organizar guias completos de viagem da forma mais simplificada possível com o aplicativo Wanderlog. Crie roteiros, compartilhe ideias e planeje tudo de forma segura e prática. Entenda como o app funciona!

Continue lendo