Saúde

Mamão tem muitas calorias? Saiba se pode incluir na dieta!

Quer saber se é uma boa ideia adicionar o mamão à sua dieta? Veja aqui se essa fruta engorda, se possui muitas calorias e benefícios! Listamos ainda, além do mamão, outras frutas boas de consumir durante o dia!

Anúncios

É verdade que mamão engorda? Nós explicamos! 

Conheça as propriedades do mamão e saiba se ele é bom para a sua dieta. Fonte: AdobeStock.

Antes de mais nada, se você pensa que o mamão tem muitas calorias e engorda, está muito enganado.

Além de não aumentar o peso, ele ajuda no funcionamento correto do metabolismo, auxiliando a queima de gordura corporal.

Salada primavera com manga, que está entre as receitas com saladas

Receitas com saladas: 3 opções maravilhosas

Receitas com saladas são indispensáveis no dia a dia. Fontes de nutrientes, também são saborosas. Aprenda, então, como fazer algumas fáceis e deliciosas para todas as refeições!

Assim, o mamão é uma fruta nutritiva, que contém vitaminas A e C, ferro e cálcio, além de algumas enzimas e riboflavina.

Portanto, ele participa ativamente do perfeito funcionamento do sistema digestivo. Saiba mais sobre essa maravilhosa fruta a seguir!

Quem faz dieta pode comer mamão?

Para começar, o mamão é uma fruta antioxidante que fornece grandes benefícios para a sua saúde. Afinal, ele é rico em fibras, possui colesterol zero e uma grande quantidade de água.

Desse modo, as fibras evitam a constipação. Além disso, ajudam a eliminar gorduras, pois elas se unem às suas moléculas, ajudando a queimá-las.

Essa fruta também possui uma enzima digestiva, a papaína, que auxilia na digestão das proteínas e a limpar as paredes intestinais, o que também ajuda a queimar gorduras.

Afinal, o metabolismo do corpo está diretamente ligado ao sistema digestivo. Assim, quando ele funciona bem, o metabolismo aumenta e faz o corpo funcionar melhor como um todo.

Portanto, o mamão não tem muitas calorias e, consequentemente, não engorda. Então, consumi-lo de maneira regular pode potencializar os efeitos da sua dieta!

Quantas calorias tem 1 mamão inteiro?

Então, saiba aqui se o mamão engorda ou emagrece. Fonte: AdobeStock.
pessoa segurando uma laranja cortada ao meio junto com frutas que emagrecem ao fundo

Será que comer apenas frutas te emagrece?

Comer apenas frutas emagrece? Essa é uma dúvida comum para quem está buscando um estilo de vida mais saudável. Saiba, então, se isso dá resultado e as consequências dessa medida.

Um mamão pequeno pesa em torno de 165g e contém 68 calorias. Dessa forma, ele possui 11% da recomendação diária de fibras. 

Além disso, 89% de um mamão pequeno é composto por água. Assim, ele ajuda a eliminar toxinas e manter o bom funcionamento metabólico.

Qual mamão consumir?

Pois bem, no mercado brasileiro existem dois tipos de mamão, o papaia e o formosa. Além das diferenças no tamanho, sabor e cor, também os nutrientes diferem entre si.

Mamão papaia

Este mamão é o preferido dos nutricionistas. Antes de mais nada, o seu tamanho facilita o consumo. Inclusive, consumir metade dele no café da manhã é a medida ideal: ele pesa, em média, 150g e contém 57 kcal.

E, apesar de ser um pouco mais calórico que o mamão formosa, é o mais nutritivo. Dessa forma, o papaia possui mais fibras e é o campeão em vitamina C, excelente para aumentar a imunidade.

Mamão formosa

Então, o mamão formosa é um pouco maior em tamanho e também possui mais sementes. A cor dele é um alaranjado mais claro e essa fruta é menos nutritiva, porque possui menor quantidade de betacaroteno e licopeno. 

Assim, uma fatia média com 150g possui 57 kcal, um pouco menos calórico que o papaia.

Como consumir o mamão?

O mamão pode ser consumido cru, cortado em pedaços. Porém, ele funciona melhor associado com alguma gordura.

No café da manhã, uma vitamina deliciosa e nutritiva é muito bem-vinda. Você pode misturá-la com iogurte, leite ou outras frutas. Além disso, se quiser turbinar a sua vitamina, adicione uma banana.

Outra boa sugestão é fazer uma salada de frutas, caprichando no mamão! Acrescente também aveia, granola, mel, ou qualquer outro ingrediente saudável de sua preferência.

Mais benefícios do mamão

O potássio e as fibras contidas no mamão protegem o sistema cardiovascular. Além disso, ele possui pepsina, que atua na prevenção do câncer cervical e câncer do cólon.

E tem mais, ele também combate algumas infecções causadas por fungos. Além disso, as sementes do mamão contribuem para melhorar dores de estômago e são benéficas no tratamento de pele.

Extra: qual é a fruta que engorda mais?

O abacate é uma fruta com alto teor calórico, mas excelente para a saúde. Fonte: AdobeStock.

As frutas com menor teor calórico são melhores para quem está fazendo dieta e quer emagrecer. Assim, elas possuem mais fibras e várias outras propriedades benéficas. 

Porém, as frutas mais calóricas também são importantes para a saúde. Mas devem ser consumidas de forma equilibrada, para não contribuir com o aumento de peso.

Por que devo consumir frutas calóricas?

Pois bem, é importante que você consuma diariamente diferentes tipos de frutas. Contudo, é bom saber quais as que são mais calóricas, para um melhor controle da sua dieta.

Além disso, exercícios físicos regulares são indispensáveis para quem busca o emagrecimento e uma melhor qualidade de vida. Assim, conheça as frutas mais calóricas e saiba por que deve consumi-las.

Abacate

4 colheres (sopa) de abacate têm, em média, 160 kcal. Ele possui gorduras monossaturadas, que são boas para o organismo. Em contrapartida, é muito calórico. Porém, se consumido de maneira equilibrada, é um excelente alimento.

Alguns de seus benefícios incluem: 

  • Diminui a pressão arterial;
  • Combate o colesterol ruim;
  • É benéfico para o coração;
  • Diminui o cortisol, hormônio do estresse;
  • Melhora o trato intestinal;
  • Ajuda a prevenir a osteoporose;
  • Dentre outros.

Coco

A polpa do coco tem em torno de 1000 kcal e, portanto, é muito calórica. Por isso, deve ser consumida com muita cautela e em pequenas doses. Afinal, apesar das calorias, sua gordura boa auxilia no metabolismo e aumenta a saciedade.

Açaí

O açaí é uma fruta antioxidante e, apesar de conter uma grande quantidade de calorias, ajuda a melhorar o sistema imunológico. Assim, 100g de açaí sem açúcar possui 58 kcal.

Banana

A banana é altamente calórica, sendo que apenas uma unidade contém, mais ou menos, 50 kcal e 13 g de carboidratos. Assim, para uma dieta equilibrada, a sugestão é o consumo de apenas uma banana por dia.

Mas não podemos esquecer os inúmeros benefícios que essa fantástica fruta nos dá. Afinal, ela é rica em potássio, que combate cãibras e é fonte de carboidratos saudáveis, ideal para quem pratica exercícios físicos.

Pois bem, todos nós sabemos a importância que as frutas têm para o nosso organismo. Então, o equilíbrio e o bom senso são fundamentais para a saúde como um todo. 

Dentre elas, o mamão se destaca por que não tem muitas calorias e, como consequência, você não engorda. Portanto, inclua essa excelente fruta em sua dieta regular e tire proveito de todos os seus benefícios!

Contudo, se você também quiser aproveitar as frutas em receitas práticas e saudáveis, que tal fazer geleia caseira? Acesse o link e aprenda a produzir essas delícias!

imagem com diversos potes de geleia caseira de frutas

Geleia caseira de frutas: simples, saudável e perfeita!

Quem ama café da manhã sabe que a geleia caseira de frutas pode transformar o momento. Então, por que não aprender a fazer em casa? Veja 3 receitas fáceis!

Sobre o autor  /  Solange Zecchin

Apaixonada por culinária e saúde, busca criar conteúdos que ajudem as pessoas a se sentirem mais confiantes na cozinha, além de alcançarem mais bem-estar no dia a dia através da alimentação e atividades físicas. Especialista em gastronomia italiana, uma de suas paixões.

Em Alta

content

5 dicas infalíveis para ter uma rotina saudável em 2022

Confira 5 dicas para rotina saudável que são simples de serem colocadas em prática e que fazem toda a diferença. Saiba mais!

Continue lendo
content

Graduação em Gastronomia Ampli: aprenda a fazer pratos veganos!

Com aulas online e preço acessível, conheça a Graduação em Gastronomia Ampli, que forma profissionais de sucesso em apenas 1 ano e meio!

Continue lendo
content

Nutrium Software: como baixar para usar?

Você é nutricionista e quer saber como usar o Nutrium Software? Então, conheça essa ferramenta que te ajudará a criar planos alimentares!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Mondial é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Desde 2017 que a Mondial e a Allianz uniram forças para se tornarem a melhor empresa de Seguro Viagem do mundo! Escolha entre as modalidades de Seguro Aéreo, Marítimo e Terrestre e viaje tranquilo. Veja como funciona!

Continue lendo
content

7 melhores apps para viajantes: use a tecnologia a seu favor!

Use a tecnologia a seu favor e encontre aplicativos especializados em viagem que vão te ajudar a economizar tempo e dinheiro. As plataformas oferecem dicas para fazer as malas, compras passagens e muito mais!

Continue lendo
content

Guia do Aeroporto de Viracopos: veja antes de viajar!

O aeroporto de Viracopos é um dos principais terminais aéreos do Brasil e movimenta cada vez mais passageiros. Além de estar recém reformado e com novos serviços, você pode economizar com voos que saem de lá!

Continue lendo