Emagrecimento

Será que comer apenas frutas te emagrece?

Comer apenas frutas emagrece? Essa é uma dúvida comum para quem está buscando um estilo de vida mais saudável. Saiba, então, se isso dá resultado e as consequências dessa medida.

Anúncios

Comer apenas frutas na dieta: é mesmo saudável?

pessoa pegando fruta que emagrece na banca de frutas
Conheça os benefícios de se alimentar com frutas. Fonte: Pexels.

Existem muitas frutas que emagrecem e que somam à dieta de quem está em busca da perda de peso. A dúvida que fica é: será que comer apenas frutas emagrece e faz bem a longo prazo?

Essa é uma pergunta comum, principalmente para quem quer perder peso sem perder tempo. E como as frutas são famosas por serem pouco calóricas – e na maioria das vezes bem saborosas – muitos acreditam que o caminho é adotar uma dieta restritiva com base nesse alimento.

Contudo, não é bem assim. Existem cuidados que devem ser tomados, especialmente para que a dieta seja rica. Isso significa que ela deve conter todos os nutrientes essenciais ao organismo, de forma equilibrada.

E será que apenas frutas seriam capazes disso? É isso que investigaremos abaixo.

Chá de cavalinha para infecção de urina

Chá de gengibre emagrece? Aprenda como usar e seus benefícios!

Confira aqui se o chá de gengibre emagrece e conheça outras vantagens da bebida, como auxílio no controle de doenças, combate aos sintomas de náusea e mais!

É realmente possível uma dieta só de comer frutas?

diversos copos de plástico com frutas dentro, como morangos e manga
Comer frutas realmente emagrece. Fonte: Pexels.

Possível é, mas é insustentável mantê-la por muito tempo. Ainda, isso pode trazer consequências positivas e negativas – mais destas do que daquelas – ao organismo. Portanto, restringir a alimentação apenas às frutas não é o mais indicado.

Afinal, é preciso lembrar que o organismo humano necessita de uma série de nutrientes. Apesar das frutas serem bem nutritivas, não costumam apresentar todos os minerais dos quais os nossos organismos dependem.

Abaixo, então, saiba quais são os prós e contras de apostar sua alimentação apenas nas frutas que emagrecem. Desse modo, saiba os cuidados dos quais você precisa para emagrecer com sucesso e saúde.

O que acontece se uma pessoa comer só frutas?

Prós

Os prós da alimentação baseada apenas em frutas se revelam na possibilidade de emagrecimento rápido. A perda de peso tende a acelerar, uma vez que as frutas possuem poucas calorias, de modo geral.

Do mesmo modo, costumam ser ricas em água e fibras, o que ajuda no combate ao inchaço. Assim, é possível perder vários centímetros de cintura. Porém, o preço para isso pode sair bem caro.

E os contras?

Infelizmente, existem muito mais contras do que prós em uma dieta baseada unicamente em frutas que emagrecem. Confira quais são os pontos negativos dessa escolha, nos itens abaixo.

Efeito sanfona

Em primeiro lugar, manter uma dieta baseada apenas em frutas – por mais que você as ame! – é insustentável. Assim, após um tempo usando-as exclusivamente, seu organismo com certeza exigirá outros alimentos.

E ao fazê-lo, voltará a ganhar peso. Afinal, uma perda tão significativa e rápida não se sustenta, uma vez que não ocorre de forma saudável. Embora frutas sejam saudáveis, não são os únicos alimentos que levam essa alcunha.

A dieta frutariana, então, não consegue manter seus resultados em longo prazo. Isso somente é possível com uma reeducação alimentar e com uma dieta equilibrada. Lembre-se sempre: nada que é restritivo demais é duradouro ou saudável.

Emagrecimento pobre em nutrientes

Outro ponto importante é que o emagrecimento causado pelo consumo exclusivo de frutas até pode acontecer. Todavia, ele não será saudável, uma vez que a dieta terá deficiências nutricionais.

Por exemplo, há poucas frutas com teores bons e significativos de gorduras boas e ácidos graxos. E eles são essenciais ao organismo, inclusive ao bom funcionamento cerebral. E essa é apenas uma das consequências.

Portanto, as vitaminas e outros nutrientes das frutas, embora sejam importantes, não são os únicos que devem estar em uma dieta. Assim, comer só frutas emagrece, mas não de uma forma saudável. Há riscos de desenvolvimento de anemia e outras doenças bem graves!

Maior probabilidade de desenvolvimento de cáries

Outro ponto que não deve fugir à atenção em uma dieta só de frutas é que ela aumenta as possibilidades de desenvolvimento de cáries. Afinal, possuem altos teores de açúcar – ainda que natural – que tendem a prejudicar os dentes.

Falta de proteínas e perda muscular

Outro ponto relevante dentre os prejuízos de uma dieta só de frutas, que emagrece, é que ela promove a perda muscular. Isso ocorre pela ausência de proteínas suficientes para a manutenção e desenvolvimento de músculos.

Isso pode gerar problemas em articulações, bem como fraqueza e dificuldade de manutenção do corpo.

3 opções de frutas que emagrecem: insira na sua dieta!

pessoa segurando uma laranja cortada ao meio junto com frutas que emagrecem ao fundo
Saiba mais sobre os benefícios de comer frutas. Fonte: Pexels.

Pois bem, como vimos acima, comer só frutas emagrece, mas não de forma saudável. Dessa forma, elas devem estar na dieta, mas não de forma exclusiva. Assim, devem se juntar às proteínas animais, folhas, verduras, tubérculos, leguminosas e minerais!

Somente assim, com essa combinação de alimentos e nutrientes diversos, é possível conquistar o emagrecimento saudável. Ele ocorre longe do efeito sanfona (emagrecimento seguido de ganho de peso, em looping), e sem colocar sua saúde em risco.

Veja, então, algumas das frutas que devem fazer parte da sua dieta. Isso, é claro, não de maneira exclusiva, e sim combinadas a outros alimentos incríveis!

Morango

Com alto teor de vitamina C e fibras, essa é uma fruta que tem poder de gerar a sensação de saciedade. Para se ter noção, 1 xícara de morangos dá sensação de saciedade maior do que a de 1 xícara de carne moída, mais calórica.

Melancia

A melancia é uma ótima fruta para quem busca emagrecer. Ela é rica em vitaminas e em água, bem como em fibras. Assim, dá sensação de saciedade, sem contar que é uma delícia!

Abacate

O abacate é incrível e cheio de nutrientes! Rico em gorduras boas e ácidos graxos, bem como em fibras, ele é calórico, mas também indispensável na dieta. Ajuda a dar sensação de saciedade, bem como a controlar os níveis glicêmicos no sangue. Evite apenas comê-lo como pós-treino.

E se quiser mais dicas de emagrecimento, veja nosso conteúdo abaixo! Será que água com limão emagrece?

água com limão emagrece

Água com limão emagrece: mito ou verdade?

Saber se água com limão emagrece é uma dúvida de muitas pessoas. Afinal, essa bebida é popularmente conhecida como milagrosa, mas poucos conhecem qual é o seu verdadeiro impacto para a saúde. Veja mais informações sobre esse assunto!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Jejum intermitente para emagrecer: conheça os riscos

Quando feito de maneira errada, o jejum intermitente para emagrecer pode causar insônia, desmaios e outras consequências, Veja mais aqui!

Continue lendo
content

10 opções para aumentar a imunidade rápido através da alimentação

Como aumentar imunidade por meio da alimentação? Conheça o top 10 dos alimentos amigos da nossa saúde e os inclua em sua rotina alimentar!

Continue lendo
content

A dieta que vai te salvar de intoxicações alimentares: dicas saudáveis

Conheça os principais passos na hora de montar uma dieta para intoxicação alimentar e acelere a recuperação. Saiba mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Aniversário da Azul: como funcionam as passagens promocionais

O aniversário da Azul é uma oportunidade anual de garantir voos a preços baixos. Neste artigo, veja como funcionam as ofertas de aniversário e onde as encontrar.

Continue lendo
content

Diárias de Hotel: o que é e como funciona?

Confira aqui tudo que você precisa saber sobre diárias de hotel. Dessa forma, descubra como são calculadas, além dos horários de check in e check out. Assim, você poderá aproveitar ao máximo sua viagem!

Continue lendo
content

Voo cancelado Azul: conheça os seus direitos!

Conheça seus direitos em caso de voo cancelado! Você sabia que há direitos que podem ampará-lo nessas situações? Saiba mais aqui.

Continue lendo