Dicas

Chá de gengibre emagrece? Aprenda como usar e seus benefícios!

Confira aqui se o chá de gengibre emagrece e conheça outras vantagens da bebida, como auxílio no controle de doenças, combate aos sintomas de náusea e mais!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 16/01/2022

Descubra se o chá de gengibre realmente emagrece e como usar! 

chá de gengibre emagrece
Veja se o chá de gengibre realmente emagrece. Fonte: Pexels.

O gengibre é uma raiz nativa da região da Ásia. Inclusive, ela é utilizada para vários objetivos, como medicina ou na culinária. Afinal, a maioria das pessoas conhece os seus benefícios, principalmente os terapêuticos. Por isso, é possível afirmar que o chá de gengibre emagrece, mas também possui outros benefícios.

Porém, mesmo que essa raiz seja extremamente benéfica em vários aspectos, ela ganhou popularidade entre as pessoas por seu poder de emagrecimento. Essa característica fez com que cada dia mais buscas sobre a eficácia fossem realizadas. 

Então, se você está interessado em descobrir os poderes benefícios dessa raiz, assim como se o chá de gengibre emagrece, o primeiro passo é descobrir o que é o gengibre. Dessa maneira, é possível compreender de onde vem seus poderes terapêuticos. 

cabelo de milho benefícios

Chá de cabelo de milho: conheça os benefícios!

O cabelo de milho possui diversos benefícios, e o seu chá pode auxiliar na manutenção da sua saúde, já que ele é rico em vitaminas! Veja.

Anúncios

O que é o gengibre?

Como citado anteriormente, o gengibre é uma raiz nativa da região da Ásia. Utilizada para vários objetivos, como na culinária ou medicina, os poderes dessa planta são reconhecidos mundialmente. 

As propriedades medicinais desta planta são devido às suas propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias. E, quando essas propriedades atuam em conjunto, elas protegem o nosso organismo. 

Atualmente, o gengibre ganhou força entre as pessoas, principalmente aquelas que pretendem emagrecer. E, por essa característica, muitas pessoas acabam se perguntando: chá de gengibre emagrece? 

Quais os benefícios e efeitos do chá de gengibre no organismo?

chá de gengibre emagrece
Então, quais os benefícios do chá de gengibre? Fonte. Pexels.

A resposta para “chá de gengibre emagrece?” é sim. Porém, para observar resultados eficazes, as pessoas devem ingerir essa bebida até três vezes por dia. E, durante o uso dessa substância, recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas ou comer alimentos ricos em açúcar. 

Além disso, durante a ingestão do chá de gengibre, os usuários devem evitar comidas industrializadas, como refrigerantes e sucos. E outros alimentos gordurosos, como pizzas, embutidos, comidas congeladas, entre outros. 

Porém, o processo de emagrecimento acontece em conjunto com a prática de exercícios físicos, assim como uma boa alimentação. Vale ressaltar que esse não é o único benefício do chá de gengibre, confira mais características altamente benéficas. 

Anúncios

1. Auxilia no controle da diabetes

As propriedades digestivas do gengibre agem diretamente no controle da diabetes tipo 2. Além disso, existem vários estudos que comprovam os benefícios dessa planta contra esse problema de saúde, melhorando a secreção da insulina no corpo. 

2. Combate sintomas de náusea e vômitos 

O gengibre conta com propriedades anti emética, auxiliando diretamente no combate de diversos sintomas, principalmente na náusea e vômitos. Ele também é recomendado para melhorar o apetite, evitando a perda de peso em pacientes que estão realizando quimioterapia. 

3. Auxilia no emagrecimento 

Como citado anteriormente, o chá de gengibre auxilia as pessoas a alcançarem o emagrecimento. Afinal, ele conta com ações diuréticas, o que contribui diretamente na eliminação de líquidos do corpo. 

Além disso, essa bebida é termogênica. Isso significa que, ao ingerir, ela aumenta o gasto calórico, favorecendo a queima de gordura. E, quando esses aspectos trabalham em conjunto, ele promove o emagrecimento. 

4. Ajuda na prevenção de alguns tipos de cânceres

O gengibre também é um forte aliado na prevenção de alguns tipos de cânceres. Em casos menos agressivos e iniciais, estudos comprovam a ação antiinflamatória do gengibre. Ele é um poderoso antixodante!

Então, além do chá de gengibre emagrece, ele previne alguns tipos de câncer, como: pele, pulmão, pâncreas, cólon e estômago. Mas para que esse objetivo seja alcançado, é essencial conversar com seu médico. 

5. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares

O chá de gengibre conta com flavonoides em sua composição. Ou seja, esse elemento aumenta a elasticidade das artérias, além de melhorar a circulação do sangue em nosso corpo. 

Além disso, pela presença dos antioxidantes, a formação de placas ao redor de nossos vasos é evitada. E, por essa característica, vários problemas são evitados, como o infarto, a pressão alta e o derrame. 

6. Reduz as cólicas menstruais

Grande parte das mulheres sofrem com cólicas menstruais todos os meses. E, se você é uma delas, saiba que o chá de gengibre pode ser um ótimo aliado durante esse período, diminuindo as dores. 

7. Melhora a memória

De acordo com pesquisas, o chá de gengibre também beneficia a função cerebral. Durante a pesquisa, os pesquisadores comprovaram que essa planta melhorou significativamente a memória de 60 mulheres de meia-idade que foram submetidas a ela. 

Como se faz o chá de gengibre para emagrecer? Veja formas simples de usar!

chá de gengibre emagrece
Tudo que você precisa saber sobre o chá de gengibre. Fonte: Pexels.

Agora que você sabe que o chá de gengibre emagrece, lembre-se de evitar consumi-lo com comidas gordurosas, alimentos industrializados, bebidas alcoólicas ou alimentos ricos em açúcar. 

Então, ao prevenir a ingestão deste chá com os elementos citados, lembre-se que você deve beber o conteúdo ao mesmo 3 vezes por dia. Ademais, para preparar essa bebida, siga o passo a passo. 

Ingredientes

Antes de mais nada, é importante citar que essa receita serve até duas pessoas. No entanto, o tempo de preparo médio é de 10 minutos!

  • Um litro de água;
  • Um limão;
  • Duas colheres de sopa com gengibre fresco e ralado ou em rodelas;
  • Duas colheres de mel (opcional).

Modo de preparo para fazer o chá de gengibre que emagrece

Agora que você sabe quais ingredientes são necessários para a composição desse chá de gengibre com limão, siga o passo a passo para prepará-lo. 

  1. Primeiramente, coloque a água no forno até quase ferver. Quando o conteúdo apresentar esse aspecto, adicione o gengibre, tampe e deixe por mais 5 minutos. 
  1. Sem descascar o limão, lave-o bem. E, quando terminar esse processo, corte-o em rodelas. Contudo, na sequência, adicione esse elemento na panela, coloque novamente a tampa e deixe no fogo baixo por mais 4 minutos.
  1. Para finalizar, desligue o fogo e espere que o chá de gengibre esfrie. Na sequência, coe o conteúdo e, se preferir, dissolva o mel nele. 

Caso goste de gengibre forte, adicione três rodelas de gengibre enquanto estiver preparando o chá. Por fim, lembre-se de sempre ingerir esse chá pela manhã, quando ainda estiver de jejum. 

Ademais, se quiser conhecer mais receitas sobre chás e indicações de uso, veja a seguir!

Chá de folha de figo

Chá de folha de figo: saiba para que serve e seus benefícios!

O chá de folha de figo possui inúmeros benefícios para o organismo e pode ser facilmente preparado. Veja aqui como preparar e seus benefícios

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Biomassa de banana verde: veja benefícios dela à saúde

Entenda o que é a biomassa de banana verde, conheça cinco benefícios exclusivos e descubra como incluir em sua dieta ainda hoje.

Continue lendo
content

Combinação Alimentar Angela Xavier: conheça o programa de emagrecimento!

Combinação Alimentar Angela Xavier é um programa que ensina a melhor forma de combinar seus alimentos e viver com saúde. Saiba mais!

Continue lendo
content

Treinos de musculação: 4 opções para diferentes objetivos

Conheça os 4 principais tipos de treinos de musculação e os objetivos de cada um deles com relação à saúde e desenvolvimento muscular.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

8 melhores destinos para o Réveillon 2022: nacionais e internacionais!

Não é fácil encontrar o melhor destino para passar o Ano Novo, não é mesmo? Nesse sentido, a celebração acontece ao redor do mundo nas principais cidades. Portanto, confira nossa lista e escolha o melhor destino para a sua viagem de Réveillon!

Continue lendo
content

Aplicativo DeÔnibus: veja como funciona e se vale a pena!

Com mais de 140 empresas rodoviárias parceiras, a DeÔnibus oferece uma forma agilizada de comprar suas passagens de ônibus. Seu aplicativo é simples e pode economizar seu tempo e dinheiro. Veja como ele funciona!

Continue lendo
content

Mala de viagem: veja como organizar em 5 passos!

Arrumar as malas pode ser difícil e exaustivo. No entanto, com um passo a passo simples você pode organizar sua bagagem de maneira rápida e estratégica. Veja nossas dicas para nunca mais esquecer nada em casa!

Continue lendo