Saúde

Chá de cabelo de milho: conheça os benefícios!

Você sabia que o cabelo de milho tem benefícios? Veja hoje porque não mais descartar essa parte das espigas e como reaproveitá-las para sua saúde.

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 30/09/2021

Descubra os benefícios do cabelo de milho e como usar

Benefícios do cabelo de milho
Benefícios do cabelo de milho

O cabelo de milho tem benefícios inúmeros. Embora seja comum seu descarte das espigas, é possível aplicá-lo em chás para fortalecer seu organismo. Confira hoje como usá-lo!

Esse cabelo nada mais é do que os fiapos de coloração amarela que ficam dentro da espiga de milho. Eles se localizam, mais exatamente, entre a casca do vegetal e os grãos dele. E, saiba, ele é um componente natural poderoso, pois é cheio de nutrientes!

Quer saber mais sobre o cabelo de milho e benefícios que oferta? Então continue lendo e confira, abaixo, para que ele serve, como usá-lo e quais vantagens seu corpo ganha com isso. Aprenda e não mais desperdice esse incrível vegetal!

Chá de folha de figo

Chá de folha de figo: saiba para que serve e seus benefícios!

O chá de folha de figo possui inúmeros benefícios para o organismo e pode ser facilmente preparado. Veja aqui como preparar e seus benefícios

Anúncios

Qual a função do cabelo de milho?

Benefícios do cabelo de milho
Benefícios do cabelo de milho

O cabelo ou barba de milho serve, na espiga, para ajudar na reprodução de novos frutos, nesse caso o próprio milho. Assim, esses fios servem para que haja o transporte dos grãos de pólen. Esses, por sua vez, fecundam o óvulo presente na espica e permitem que haja a criação de grãos.

Por isso, os fios são muito importantes às espigas, pois são eles que permitem a produção de grãos. Contudo, ela não oferta vantagens apenas à própria espiga. O cabelo de milho tem benefícios para a nossa saúde, como veremos abaixo. Continue lendo e veja.

Para que serve o chá de cabelo de milho e quais seus benefícios?

Agora que você já sabe os benefícios que o cabelo de milho oferece à espiga, confira quais são os que ele garante à saúde humana ao ser preparado como chá. Afinal, como dissemos anteriormente, ela tem muitos nutrientes e substâncias especiais que são poderosas.

Veja, assim, tudo o que essa parte do vegetal oferta!

Anúncios

Alto teor de vitaminas

Primeiramente, o chá de cabelo de milho tem benefícios relacionados ao alto teor de vitaminas. Dentre as que estão presentes nos seus fios estão a B6, C, E e K. Por isso, é uma forma de garantir consumo de substâncias essenciais ao organismo.

Ajuda na eliminação de toxinas do corpo

Além disso, outro dos benefícios do chá de cabelo de milho é que ela ajuda na eliminação de toxinas do organismo. E isso se deve ao fato de que ela e´diurética. Além disso, ajuda na hidratação, algo essencial para o bom funcionamento do seu corpo.

Anti-inflamatório

Outro fator interessante dos benefícios do chá de cabelo de milho é que ele combate inflamações e as evita. Ou seja, é um poderoso anti-inflamatório. Isso se deve à presença de vitamina C, bem como de outros nutrientes importantes.

Ainda, o cabelo de milho atua com maior concentração nos rins e na bexiga. Por isso, ele é bastante importante em tratamentos contra infecções urinárias (que devem ser acompanhados de medicação prescrita por médico, é claro).

Aumenta as defesas do corpo

A melhoria da imunidade é outro benefício do chá de cabelo de milho á saúde humana. Isso ocorre, mais uma vez, pela presença de vitaminas. Igualmente, pelo fato de que a planta contém cálcio, ferro, selênio, zinco e potássio. Assim, tem alto valor nutricional e mantém você mais forte. 

Combate a constipação

Por fim, as bebidas à base de cabelo de milho têm benefício do combate à constipação. Assim, são ótimas para quem sofre com prisões intestinais. Isso ocorre pelo fato de que ele é bastante hidratante e tem ação diurética. Igualmente, contém fibras.

Chá de cabelo de milho emagrece?

Benefícios do cabelo de milho
Benefícios do cabelo de milho

Como vimos acima, o uso do cabelo de milho, como em chá, traz vários benefícios à saúde. Mas será que ele ajuda no emagrecimento? Confira agora mesmo se ele é um aliado na perda de peso e na luta contra a balança.

E, aqui, temos uma boa notícia. Afinal, sim, o chá de cabelo de milho tem como benefício o auxílio no emagrecimento. Isso ocorre especialmente pelo fato de que ajuda na hidratação, bem como na eliminação de toxinas. Igualmente, por ser diurético.

Com isso, pessoas que têm problemas com a retenção de líquidos, por exemplo, podem se beneficiar do consumo do chá da planta. Isso é ótimo e, além disso, ajuda no combate à celulite e às doenças renais e urinárias.

Outro ponto interessante é que o chá de cabelo de milho tem benefício pelas fibras. Elas não só melhoram os movimentos intestinais. Igualmente, ajudam a dar a sensação de saciedade e evitam ataques à geladeira em descontrole.

Como usar o chá de cabelo de milho na culinária

Agora que já ficou claro como o chá de cabelo de milho é benéfico à saúde e, de quebra, pode ajudar na sua dieta, resta saber como fazê-lo. E saiba que isso é bastante simples e prático, de forma que você pode tomar quando quiser.

Para fazer o chá de cabelo de milho você precisará de:

  • ½ xícara (chá) de cabelo de milho ou 1 colher (sopa) de extrato de cabelo de milho (encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais);
  • 1 xícara (chá) de água.

Veja, então, o modo de preparo do chá de cabelo de milho com benefícios inúmeros! Para começar. Ferva a água com o cabelo de milho por cerca de 10 minutos, de forma abafada (com tampa, por exemplo). Logo depois, desligue e deixe descansar por 5 minutos.

Logo depois, coe o chá de cabelo de milho e tome-o quente ou frio. Indica-se bebê-lo até 03 vezes ao dia. Para isso, você pode levá-lo em uma garrafinha térmica ou deixá-lo na sua geladeira com a quantia necessária no dia.

Por fim, ressaltamos que gestantes e mulheres que estão amamentando não devem se valer do chá de cabelo de milho. O mesmo se aplica aos homens que têm inflamações na próstata, uma vez que o efeito diurético pode causar desconforto na região.

Comer banana antes de dormir dá sono

Comer banana antes de dormir dá sono? Veja aqui!

Sabia que comer banana antes de dormir dá sono? Pois oferece benefícios para regular o seu organismo, o que melhora o sono. Saiba mais aqui!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Receitas para secar: saiba perigo de dietas milagrosas

Receitas para secar realmente funcionam? Saiba tudo sobre os perigos de dietas milagrosas que são vendidas pela internet. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Gengivite afeta o coração: conheça os principais sinais do problema!

Gengivite afeta a saúde do coração. Conheça 7 sinais do problema e aprenda como prevenir e tratar de forma simples e direta.

Continue lendo
content

App BTFIT: como usar o aplicativo para emagrecer!

Veja aqui como usar o App BTFIT, que permite a criação de uma rotina simples de exercícios, objetivando a perda de peso e saúde!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Trivago ou Decolar: qual a melhor para viajar?

Comprar serviços de turismo online pode facilitar e muito a vida do viajante. Desse modo, confira aqui as principais características das agências Trivago e Decolar e veja os prós e contras de se tornar cliente antes de fazer sua escolha!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Woman Trip Viagens?

Com o objetivo de incentivar cada vez mais mulheres a desbravar o mundo, a Woman Trip Viagens oferece pacotes nacionais e internacionais. Além disso, facilita o pagamento para que todas tenham acesso às suas viagens.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Latam Pass Itaú Mastercard Black e saiba se vale a pena!

Se você quer um cartão que te ofereça atendimento personalizado, vantagens incríveis para viagens e um dos melhores programas de pontos, então precisa conhecer o cartão Latam Pass Itaú Mastercard Black.

Continue lendo