Saúde

Saiba o que é e como fazer ginástica holística!

Saiba o que é a ginástica holística e como esse exercício ajudará você a melhorar seu desempenho e disposição no dia a dia. Aqui está um conteúdo importante sobre o assunto, além de dicas sobre como começar!

Anúncios

por Solange Zecchin

Publicado em 17/09/2022

Ginástica holística: uma nova maneira de se exercitar!

Conheça a ginástica holística, uma nova maneira de cuidar da mente e do corpo. Fonte: AdobeStock.

Você gosta de se exercitar, mas se aborrece com a mesma velha rotina? Então, que tal experimentar a ginástica holística? Esta prática é uma ótima maneira de manter seu exercício interessante, além de ser muito divertido também. 

imagem com fundo de madeira indicando O que comer depois do treino para emagrecer

O que comer depois do treino para emagrecer?

O que se come depois do treino para emagrecer faz toda a diferença no alcance dos seus objetivos. Confira algumas dicas de como escolher seu lanche com sabedoria!

Então, o que é ginástica holística e como você pode começar? Se estiver interessado em experimentar, acompanhe nosso post e descubra tudo o que precisa saber!

Anúncios

Aprenda as noções básicas da ginástica holística

Saiba como funciona a ginástica holística. Fonte: AdobeStock.

A prática da ginástica holística abraça a ideia de que o corpo inteiro está envolvido em cada movimento. Então, este tipo de atividade se concentra no desenvolvimento da força, flexibilidade e coordenação.

Assim, ela inclui aspectos como o bem-estar mental e emocional, conexões sociais e consciência ambiental. Dessa forma, é possível perceber que os princípios básicos da ginástica holística são simples.

Além disso, ela também busca usar seu corpo e sua mente para criar um equilíbrio harmonioso. Aliás, esta abordagem pode ser aplicada à sua vida cotidiana, rotinas de ginástica e outros esportes.

Pessoa se exercitando

6 aplicativos para emagrecer fácil por conta própria!

Quer recomendações de aplicativos para emagrecer fácil e por conta própria? Fizemos uma lista com os seis melhores aplicativos para isso. Coma melhor, faça exercícios e registre tudo nos apps!

Dessa forma, ela é mais do que apenas exercício, trata-se de criar um estilo de vida equilibrado. Ao mesmo tempo, seus exercícios utilizam movimentos suaves para dar mais flexibilidade e fortalecer todo o corpo. 

Por fim, ela é adequada para todas as idades e níveis de condicionamento físico, e pode ser feita em grupo ou individualmente. Portanto, se você tiver interesse em melhorar sua saúde e bem-estar, explore a ginástica holística!

Descubra os benefícios da ginástica holística para a saúde

Confira as vantagens em fazer a ginástica holística. Fonte: AdobeStock.

Em primeiro lugar, a ginástica holística é uma forma de exercício que pode ter inúmeros benefícios para a saúde. Desse modo, ela pode ajudar a melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento.

Isto se deve ao fato de que essa prática se concentra em movimentos suaves e fluidos, em vez dos movimentos mais bruscos e repetitivos. Além disso, os exercícios também podem ajudar a melhorar o equilíbrio e a coordenação.

Assim, essa modalidade exige que os praticantes usem todo o corpo em cada movimento, em vez de isolar grupos musculares individuais. 

Como resultado, a ginástica holística pode proporcionar um treino abrangente que pode beneficiar tanto o corpo quanto a mente. Então, conheça alguns outros benefícios que essa modalidade traz para você.

Anúncios

1. Alivia as dores musculares e das articulações

Além de melhorar a força, a flexibilidade e a coordenação, a ginástica holística também pode ajudar a aliviar as dores articulares e musculares. 

A natureza de baixo impacto do esporte ajuda a reduzir o desgaste do corpo, tornando-o uma forma ideal de exercício para aqueles que sofrem com dores crônicas. 

Os alongamentos e exercícios envolvidos também podem ajudar a melhorar o alcance dos movimentos e reduzir a rigidez. Como resultado, a ginástica pode ser uma forma eficaz de administrar a dor e melhorar a saúde física em geral.

2. Realinha a postura

Então, a ginástica holística é uma forma de exercício de peso corporal que enfatiza o alinhamento e a postura corretos. 

Em contraste com os exercícios tradicionais de levantamento de peso, que muitas vezes podem provocar lesões, ela ajuda a realinhar o corpo e promover uma melhor postura. 

Ou seja, a ginástica holística é uma ótima maneira de aumentar a flexibilidade e a amplitude de movimento. Assim, ao esticar e alongar suavemente os músculos, melhora a mobilidade e reduz a rigidez. 

Como resultado, é uma excelente forma de exercício para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

3. Reduz a ansiedade e estresse

A princípio, esse tipo de ginástica pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade e estresse, ao mesmo tempo em que favorece o bem-estar geral.

Assim, além de proporcionar um treino para o corpo, a ginástica holística também beneficia a mente e o espírito.

Desse modo, ela normalmente é realizada em grupo, o que pode ajudar ainda mais a reduzir os níveis de estresse e incentivar o convívio social. 

Enfim, se você está procurando uma maneira de melhorar sua saúde física e mental, a ginástica holística pode ser a atividade perfeita!

4. Relaxa a mente

Pois bem, ao contrário de outros tipos de atividade física, essa ginástica não enfatiza a competição ou o desempenho. Em vez disso, ela prioriza o relaxamento e a atenção. 

Dessa forma, estudos demonstraram que essa modalidade traz uma série de benefícios para a saúde mental, incluindo a redução do estresse e a melhoria do humor. 

Além do mais, também pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e aumentar os níveis de energia. Por estas razões, a ginástica holística é uma excelente forma de promover o relaxamento e o bem-estar mental.

4- Melhor consciência corporal

Esta forma de exercício se baseia no princípio de que a mente e o corpo estão interligados, e que ao trabalharmos em um, podemos impactar o outro.

Assim, os exercícios de ginástica holística frequentemente envolvem movimentos lentos e deliberados, que desafiam o corpo como um todo.

Este tipo de atividade pode ser benéfica para aqueles que querem melhorar a consciência e o controle corporal. 

Para quem está começando, é importante introduzir os exercícios devagar. Dessa forma, deve-se aumentar gradualmente o grau de dificuldade, à medida que você se torna mais confortável com os movimentos.

Como começar a praticar a ginástica holística

Então, essa modalidade é uma ótima maneira de ficar em forma e melhorar sua saúde geral. Há muitos benefícios em fazê-la, incluindo maior flexibilidade, melhor coordenação e maior força. 

Ou seja, começar pode ser assustador mas, com um pouco de orientação, você estará no caminho certo para desfrutar dos muitos benefícios da ginástica holística. 

Aqui estão algumas dicas para você iniciar as atividades.

1. Encontre uma classe

Se você é novo na ginástica holística, é importante encontrar uma classe ou grupo que possa ajudá-lo a aprender o básico.

Isto garantirá que você tenha a forma e a técnica adequadas, e que você permaneça seguro enquanto faz os exercícios 

2. Comece devagar

Ao começar, é importante ir no seu próprio ritmo e evoluir gradualmente. Não tente forçar demais, ou você pode se arriscar a se machucar. 

3. Ouça o seu corpo

A ginástica holística tem tudo a ver com ouvir seu corpo e mover-se de uma forma que lhe pareça boa. Se fizer algum movimento e não se sentir bem, não tenha medo de parar e descansar 

4. Divirta-se 

Lembre-se de que a prática é para ser agradável! Portanto, certifique-se de fazer intervalos quando precisar deles, e concentre-se em aproveitar a experiência em vez de se esforçar demais.

Porém, gostaria de saber mais novidades? Então, conheça a neuróbica e como seus exercícios podem potencializar o funcionamento do seu cérebro. Confira o link abaixo!

Cérebro poderoso

Neuróbica: veja 15 exercícios para deixar o cérebro afiado

Descubra o que é a neuróbica, porque ela está na moda e conheça exercícios simples capazes de potencializar o funcionamento do seu cérebro. Saiba mais!

Sobre o autor

Solange Zecchin

Apaixonada por culinária e saúde, busca criar conteúdos que ajudem as pessoas a se sentirem mais confiantes na cozinha, além de alcançarem mais bem-estar no dia a dia através da alimentação e atividades físicas. Especialista em gastronomia italiana, uma de suas paixões.

Em Alta

content

O que você comeria no VIP do BBB 22? Receitas só com o que tem ali!

Comida VIP BBB 2022: confira receitas especiais que os brothers conseguem fazer com os alimentos e ingredientes que estão à disposição.

Continue lendo
content

Bolo de aniversário: 10 ideias bonitas e muito práticas!

O bolo de aniversário é uma das partes mais aguardadas da festa. Por isso, confira nossas 10 sugestões deliciosas e escolha sua preferida!

Continue lendo
content

Saúde mental e covid-19: Conheça os principais efeitos psicológicas da pandemia

Saúde mental e covid: Conheça os efeitos da pandemia no psicológico e descubra como manter a sanidade nesse período turbulento.

Continue lendo