Saúde

Suplementos vitamínicos: veja exemplos que funcionam!

Será que suplementos vitamínicos funcionam mesmo? Veja como eles agem no organismo e se realmente vale a pena apostar nesses complementos!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 21/02/2022

Entenda qual é o melhor suplemento vitamínico e se suplementos vitamínicos funcionam para você!

Suplementos vitamínicos, cápsulas de omega 3
Suplementos vitamínicos funcionam? Descubra tudo aqui. Fonte: Pixabay.

Suplementos vitamínicos funcionam ou é lorota? Saiba isso hoje mesmo e, assim, veja se eles podem ajudar você a conquistar mais saúde e bem-estar! Além disso, aprenda qual o melhor complexo vitamínico!

Antes de saber qual é o melhor complexo vitamínico é preciso saber se eles realmente funcionam e como atuam! Afinal, estamos falando da sua saúde e, também, de complementos que geralmente são consumidos por conta própria, sem prescrição médica.

As vitaminas são essenciais no nosso dia a dia. Elas ajudam na composição e no funcionamento de toda as estruturas do nosso organismo. Sem elas não é possível garantir bem-estar completo, bem como seu corpo não consegue oferecer tudo o que é capaz!

Os suplementos, então, oferecem uma complementação de vitaminas ao seu organismo. Isto é, caso sua alimentação e seus hábitos não consigam dar conta de consumir tudo o que é importante para seu organismo, eles prometem fazê-lo!

Mas será que eles são benéficos e que realmente cumprem com a promessa? Abaixo, então, confira as respostas para as principais dúvidas sobre os suplementos vitamínicos e veja se funcionam!

cabelo de milho benefícios

Chá de cabelo de milho: conheça os benefícios!

O cabelo de milho possui diversos benefícios, e o seu chá pode auxiliar na manutenção da sua saúde, já que ele é rico em vitaminas! Veja.

Anúncios

Faz mal tomar suplemento vitamínico?

Cápsulas de vitaminas manipuladas, suplementos vitamínicos, complexo vitamínico
Descubra aqui qual o melhor complexo vitamínico. Fonte: Unsplash.

A princípio não. Contudo, em alguns casos podem gerar reações, como excesso de substâncias no organismo. Ou gerar desiquilíbrios e mesmo obter efeito tóxico. Além disso, é necessário questionar se eles são mesmo necessários.

Para entender melhor o assunto, veja o que levanta a Fernanda Lopes, médica endocrinologista do Laboratório Exame, em entrevista ao Metrópoles sobre o assunto:

“Se eu tomar suplemento vitamínico vou ficar mais saudável? Não é possível afirmar. Eles são recomendados em algumas situações, não podemos abranger isso para a população geral. (…) Não temos nenhuma evidência científica relacionada ao benefício dos suplementos de vitamina C. Mas é muito difícil convencer a população de que não é necessário. Virou mais um rito popular do que uma recomendação médica”.

Por isso, por mais que o suplemento vitamínico seja famoso, não necessariamente funciona, seja necessário ou sem efeitos colaterais. Quanto a isso, veja o que Fernanda Lopes destaca na entrevista:

“Tomar determinadas vitaminas em excesso pode ser prejudicial. A vitamina D, por exemplo, as pessoas acham que ela é inócua, mas temos que lembrar que ela é um hormônio e tem ação nuclear.” 

Quando, então, suplementos vitamínicos funcionam? Qual deles é necessário?

Márcio Mancini, médico da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e chefe do grupo de Obesidade do HCFMUSP, explicou sobre o assunto em entrevista recente à Jovem Pan, destaca que em alguns casos específicos ela é importante e necessária, veja:

“É mandatório que todo paciente submetido à cirurgia bariátrica receba uma suplementação de vitaminas e tenha os níveis de vitaminas e minerais dosados, pelo menos, uma vez por ano. Bebês depois do nascimento normalmente recebem uma suplementação de vitamina A e vitamina D. Adultos saudáveis não precisam tomar complexos vitamínicos. Eles acabam não tendo utilidade para a maioria das pessoas e a saúde dessas pessoas não vai ficar melhor por tomar esses suplementos”.

Veja, então, que isso não quer dizer que suplementos vitamínicos não funcionam. O que se tira de tudo isso é que eles não funcionam em pessoas saudáveis que sigam uma dieta completa. Igualmente, que não tenham disfunções no organismo.

Por outro lado, existem várias situações em que o suplemento vitamínico funciona. Mas são situações especiais, como citou o médico Márcio Mancini. Desse modo, é o médico que determinará, com base em exames, se você precisa ou não apostar nesse tipo de medicamento.

Anúncios

Quanto tempo devo tomar suplemento vitamínico?

Isso depende de cada pessoa e de cada paciente. Afinal, em muitos casos sequer há necessidade de uso de vitaminas. Por isso, busque um médico, faça os exames indicados e, depois, somente busque o suplemento caso haja prescrição médica.

Qual é o melhor suplemento vitamínico? Veja mitos e verdades!

Duas mãos masculinas segurando pílulas, cápsulas de vitaminas manipuladas, suplementos vitamínicos, complexo vitamínicos, cápsulas gelatinosas etc
Veja se suplementos vitamínicos funcionam, o que é verdade e o que é mito. Fonte: Unsplash.

Veja, abaixo, as respostas de alguns mitos e verdades que circundam os suplementos vitamínicos. Assim, tire todas as suas dúvidas sobre esse tipo tão popular de medicamento que traz muitas promessas. E veja qual o melhor complexo vitamínico.

Vitaminas nunca são demais

Mentira! Assim como outras substâncias, o excesso de vitaminas também pode intoxicar o organismo. Por mais que algumas sejam elimináveis pela urina, quando em excesso, não são todas que o são. Dessa forma, podem ficar acumulados no organismo.

Isso gera disfunções que decorrem do desequilíbrio de vitaminas e outros nutrientes no organismo. Portanto, é necessário cuidado!

Quanto mais vitaminas consumir, mais o corpo absorverá

Outro mito é que o organismo é capaz de absorver todo e qualquer nutriente que consumimos. Todavia, saiba que não é assim! Ele possui um limite, de modo que não consegue absorver tudo.

Do mesmo modo, sequer absorve todos os nutrientes no momento em que os consumimos. Ou seja, não é como ligar um botão e fazer todo o serviço. Ele absorve vagarosamente, conforme sua necessidade e metabolismo.

Por fim, saiba que seu organismo também não absorve todos os nutrientes de um alimento. Isto é, se algum alimento tiver X de vitamina C, ele não absorverá X, mas sim X-uma quantidade.

Diante de tudo isso, o suplemento vitamínico funciona somente quando há necessidade de complementação. Isto é, de correção de uma desordem. Normalmente, ele não é necessário e não fará diferença.

Suplementos vitamínicos não demandam prescrição médica

Pois bem, é verdade que podemos comprar suplementos de vitaminas sem ter em mãos uma receita médica para isso. Porém, isso não significa que tomá-los sem acompanhamento médico seja uma boa ideia.

Afinal, cada um possui um organismo diferente e deve saber como anda seu consumo de nutrientes, a absorção deles e eventuais desequilíbrios. Isto é, excesso de uns e falta de outros. Desse modo, antes de apostar no suplemento vitamínico, busque um médico.

Assim, ele poderá entender pela necessidade ou não de uso de suplementos vitamínicos e quais funcionam para o seu caso!

Ademais, continue a leitura para conhecer os melhores alimentos para turbinar e proteger o cérebro!

Folhas verdes e ovos, que estão dentre os alimentos que protegem o cérebro

TOP 15 alimentos que protegem o cérebro

Turbine a saúde dos neurônios e descubra quais vitaminas são boas para o cérebro. Veja aqui 15 alimentos bons para o cérebro e neurônios!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Torta de sorvete: refrescante e saborosa, prepare em 1h!

Gelada, doce e especial, a torta de sorvete é uma ótima opção de sobremesa. Aprenda como fazer sem dificuldades e sem perder tempo!

Continue lendo
content

Receita de pasta de amendoim: aprenda a fazer

Aprenda a receita de pasta de amendoim caseira com possibilidades de variações únicas e deliciosas. Confira e ganhe com saúde e sabor!

Continue lendo
content

Pressão alta: Conheça os sintomas que mostram que algo está errado

Pressão alta é condição de saúde perigosa. conheça as principais causas e descubra qual é o momento certo de buscar ajuda médica.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça Poços de Caldas: 5 dicas do que fazer e aproveitar!

Poços de Caldas pode ser considerada uma cidade completa. Nesse sentido, ela oferece atividades relaxantes, trilhas, passeios radicais e um cenário deslumbrante. Com certeza precisa estar na sua lista de viagens no Brasil.

Continue lendo
content

4 melhores agências de viagens exclusivas para mullheres: escolha a sua!

Cada vez mais populares no turismo, viagens exclusivas para mulheres têm atraído cada vez mais o público feminino. Nesse sentido, agências exclusivas para elas oferecem roteiros incríveis e seguros que valem a pena!

Continue lendo
content

Viagem bate e volta: como funciona essa tendência!

Se você está sem tempo, mas mesmo assim quer passear para se distrair da correria do dia a dia, que tal uma viagem bate e volta? Confira aqui como funciona e opções interessantes de agências que podem te ajudar!

Continue lendo