Saúde

TOP 15 alimentos que protegem o cérebro: turbine a saúde dos neurônios!

Existem diversos alimentos que protegem o cérebro. Com isso, garantem respostas rápidas e um organismo saudável. Saiba quais são eles!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 20/02/2022

Conheça que alimento é bom comer para os neurônios terem vitaminas essenciais

Ovos com abacate e nozes, alimentos que protegem o cérebro
Ovos e abacate são alguns dos alimentos que protegem o cérebro. Descubra mais. Fonte: Canva.

Incluir no dia a dia alimentos que protegem o cérebro é essencial. Por isso, confira hoje uma lista com os 15 alimentos que mais ajudam a fortalecer esse órgão importantíssimo! Além disso, descubra quais são as vitaminas boas para o cérebro.

Hoje você vai conhecer alimentos que, caso ainda não estejam na sua dieta, devem entrar agora mesmo. Afinal, isso é uma forma de garantir seu bem-estar, bem como a longevidade. Dessa maneira, veja como cuidar ainda melhor de si mesma com esses alimentos!

cabelo de milho benefícios

Chá de cabelo de milho: conheça os benefícios!

O cabelo de milho possui diversos benefícios, e o seu chá pode auxiliar na manutenção da sua saúde, já que ele é rico em vitaminas! Veja.

Quais são as vitaminas boas para o cérebro?

Folhas verdes, que possuem vitaminas boas para o cérebro
Folhas verdes possuem vitaminas boas para o cérebro. Fonte: Unsplash.

Os ácidos graxos são indispensáveis ao bom funcionamento cerebral. Por isso, é importante apostar em vitaminas que atuem em favor da formação dele e do desenvolvimento de células do cérebro.

Dentre as vitaminas essenciais para o cérebro estão as vitaminas B12 e do complexo B. Além das vitaminas, minerais como magnésio e o zinco também são muito importantes. Juntam-se a eles o ômega 3 e a cafeína.

Assim, continue lendo e veja na lista, abaixo, onde você encontra essas vitaminas e nutrientes que vão fortalecer e proteger seu cérebro!

O que é bom para os neurônios: os 15 melhores alimentos que protegem o cérebro

Chá, que é um alimento bom para os neurônios
Chá é um exemplo de alimento bom para os neurônios. Fonte: Pixabay.

Abaixo você encontra uma lista com vários tipos de alimento bom para os neurônios. Assim, inclua-os na sua alimentação e garanta não apenas delícias na mesa, mas também muitos nutrientes e bem-estar para sua vida!

1 – Folhas verdes escuras

Aposte em folhas verdes escuras como couve manteiga, folhas de brócolis, rúcula, agrião e afins para proteger seu cérebro! Eles são ricos em vitamina K, que atua na defesa das células do cérebro. Igualmente, atua em favor da memória.

2 – Brócolis

Outro dos alimentos que protegem o cérebro é o brócolis. Tanto as suas folhas quanto os seus bulbos são excelentes para incluir na alimentação. Assim como as folhas verdes escuras, conta com nutrientes como o ácido fólico que fortalecem as defesas do cérebro. 

O brócolis cabe em diversos preparos, como saladas, refogados, sopas, molhos e outros preparos. Por isso, não deixe de aproveitá-lo!

3 – Amendoim

O amendoim também é um alimento bom para os neurônios. Ele conta com muitos minerais e vitaminas, da mesma maneira que traz gorduras boas. Contudo, dê preferência para consumi-lo em versão natural e não industrializado e salgado. Uma boa opção é torrá-lo.

4 – Frutas Vermelhas

É claro que as frutas não ficariam de fora da lista de alimentos que protegem o cérebro. Aposte especificamente nas frutas vermelhas. Além de deliciosas, trazem antioxidantes que protegem as células e ajudam na reconstrução de ligações entre elas.

5 – Nozes

As nozes também se mostram como alimento bom para os neurônios. Elas são sementes oleaginosas e contam com gorduras boas. Não só isso, pois trazem ômega-3, especialmente importante para o funcionamento cerebral. Ajuda na memória, na formação de novos neurônios e na melhoria da comunicação entre essas células nervosas.

6 – Açafrão

O açafrão é uma ótima forma de consumir antioxidantes que protegem as células e ação anti-inflamatória. As substâncias contidas nele ajudam a evitar a degeneração cerebral.

7 – Abacate

Outra fruta que é incrível para incluir na alimentação e proteger o cérebro é o abacate. Ele é rico em gorduras boas. Além disso, é fonte de vitamina C, B6, B12, luteína e outras que ajudam no bom funcionamento do órgão e na proteção dele.

8 – Cacau

O cacau também é um alimento bom para os neurônios. Ele conta com nutrientes como cafeína e outros estimulantes ao sistema nervoso. Isso é ótimo para o cérebro e para a memória. Para consumi-lo você pode, sim, apostar no chocolate. Contudo, consuma aqueles com menor teor de açúcar e maiores teores de cacau.

9 – Ovo

Quem procura alimentos para manter a saúde dos neurônios não pode se esquecer do ovo! Ele, que por muito tempo variou entre vilão ou herói da alimentação, já comprovou ser um aliado do bem-estar. Além disso, rico em proteínas, ele conta com luteína, que é essencial ao bom funcionamento cerebral e ao desenvolvimento da memória. Aliás, saiba que é possível consumi-lo diariamente!

10 – Azeite de oliva

Como já deve ter ficado claro a essa altura do campeonato, os alimentos para manter a saúde dos neurônios geralmente contam com algumas gorduras do bem. Por isso, não se surpreenda com a presença do azeite de oliva nessa lista. Ele também ajuda no fortalecimento do órgão!

11 – Iogurte e kefir

Esses alimentos fermentados contam com bactérias benéficas que ajudam no organismo. Pois saiba que esses benefícios não são restritos ao sistema gastrointestinal. Na verdade, também são excelentes para o bom funcionamento do cérebro, memória e bem-estar.

12 – Castanhas

Do mesmo modo que o amendoim e as nozes as castanhas também são boas para o cérebro. Elas trazem gorduras importantes para a proteção e o desenvolvimento das células cerebrais. Novamente, aposte no consumo do alimento que fortalece o cérebro sem sal, o mais natural possível.

13 – Chá

A cafeína estimula o sistema nervoso e, por isso, os neurônios e o cérebro! Por isso, consuma chás, especialmente o verde, branco e preto.

14 – Café

Da mesma forma que consumir chá é bom para fortalecer o cérebro, beber café também o é. A cafeína é um estimulante natural super importante!

15 – Suco de uva

Por fim, fecha a nossa lista de opções de alimento bom para os neurônios o suco de uva. Ele possui polifenóis que ajudam na proteção cerebral e no desenvolvimento. Assim, aposte no consumo dessa bebida. Aliás, saiba que ela possui essas substâncias mais concentradas do que a fruta in natura. 

Desse modo, adicione esses alimentos no seu dia a dia para fortalecer seu cérebro e garantir saúde e bem-estar. Eles cabem em vários momentos e podem deliciar e nutrir!

Por fim, agora que já sabe que cafeína é um estimulante para o cérebro. E que, portanto, café consumido sem excessos pode fazer bem, descubra uma receita com café a seguir!

Como fazer café com pimenta

Aprenda, hoje, tudo sobre a bebida café com pimenta e como fazer essa mistura poderosa para a sua saúde! Assim, garanta muitos benefícios, como emagrecimento e melhora do metabolismo!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

DietSmart: como se cadastrar para usar?

Saiba como usar o DietSmart para criar guias de orientação nutricional, gerenciar agendas e consultas e ajudar seus pacientes!

Continue lendo
content

Como emagrecer com limão? Confira dicas incríveis!

O limão é cheio de nutrientes incríveis que fazem bem ao organismo, inclusive à perda de peso. Confira, então, como emagrecer com limão!

Continue lendo
content

Receita de shot matinal: veja bebidas poderosas

Quer começar o seu dia com mais saúde e disposição? Pois então aposte na receita de shot matinal. Confira aqui como fazer e benefícios!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como cancelar e remarcar passagens com a Submarino Viagens?

Confira aqui o passo a passo de como cancelar passagem da Submarino Viagens. Aqui você vai saber como entrar em contato com a empresa, além de descobrir como remarcar a passagem aérea.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Pão de Açúcar Mastercard Platinum: acumule pontos ou milhas!

Se você costuma viajar bastante, o cartão de crédito Pão de Açúcar Mastercard Platinum pode fazer a diferença no seu dia a dia. Isso porque ele oferece vantagens exclusivas e pode te ajudar a economizar dinheiro com passagens aéreas. Conheça!

Continue lendo
content

Investir em imóvel, carro ou viagem internacional?

Fazer um investimento em um bem ou em uma experiência vai depender exclusivamente do seu momento de vida e do seu perfil. É importante entender quais os prazos para cada um deles antes de escolher.

Continue lendo