Saúde

TOP 15 alimentos que protegem o cérebro: turbine a saúde dos neurônios!

Existem diversos alimentos que protegem o cérebro. Com isso, garantem respostas rápidas e um organismo saudável. Saiba quais são eles!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 20/02/2022

Conheça que alimento é bom comer para os neurônios terem vitaminas essenciais

Ovos com abacate e nozes, alimentos que protegem o cérebro
Ovos e abacate são alguns dos alimentos que protegem o cérebro. Descubra mais. Fonte: Canva.

Incluir no dia a dia alimentos que protegem o cérebro é essencial. Por isso, confira hoje uma lista com os 15 alimentos que mais ajudam a fortalecer esse órgão importantíssimo! Além disso, descubra quais são as vitaminas boas para o cérebro.

Hoje você vai conhecer alimentos que, caso ainda não estejam na sua dieta, devem entrar agora mesmo. Afinal, isso é uma forma de garantir seu bem-estar, bem como a longevidade. Dessa maneira, veja como cuidar ainda melhor de si mesma com esses alimentos!

cabelo de milho benefícios

Chá de cabelo de milho: conheça os benefícios!

O cabelo de milho possui diversos benefícios, e o seu chá pode auxiliar na manutenção da sua saúde, já que ele é rico em vitaminas! Veja.

Anúncios

Quais são as vitaminas boas para o cérebro?

Folhas verdes, que possuem vitaminas boas para o cérebro
Folhas verdes possuem vitaminas boas para o cérebro. Fonte: Unsplash.

Os ácidos graxos são indispensáveis ao bom funcionamento cerebral. Por isso, é importante apostar em vitaminas que atuem em favor da formação dele e do desenvolvimento de células do cérebro.

Dentre as vitaminas essenciais para o cérebro estão as vitaminas B12 e do complexo B. Além das vitaminas, minerais como magnésio e o zinco também são muito importantes. Juntam-se a eles o ômega 3 e a cafeína.

Assim, continue lendo e veja na lista, abaixo, onde você encontra essas vitaminas e nutrientes que vão fortalecer e proteger seu cérebro!

O que é bom para os neurônios: os 15 melhores alimentos que protegem o cérebro

Chá, que é um alimento bom para os neurônios
Chá é um exemplo de alimento bom para os neurônios. Fonte: Pixabay.

Abaixo você encontra uma lista com vários tipos de alimento bom para os neurônios. Assim, inclua-os na sua alimentação e garanta não apenas delícias na mesa, mas também muitos nutrientes e bem-estar para sua vida!

Anúncios

1 – Folhas verdes escuras

Aposte em folhas verdes escuras como couve manteiga, folhas de brócolis, rúcula, agrião e afins para proteger seu cérebro! Eles são ricos em vitamina K, que atua na defesa das células do cérebro. Igualmente, atua em favor da memória.

2 – Brócolis

Outro dos alimentos que protegem o cérebro é o brócolis. Tanto as suas folhas quanto os seus bulbos são excelentes para incluir na alimentação. Assim como as folhas verdes escuras, conta com nutrientes como o ácido fólico que fortalecem as defesas do cérebro. 

O brócolis cabe em diversos preparos, como saladas, refogados, sopas, molhos e outros preparos. Por isso, não deixe de aproveitá-lo!

3 – Amendoim

O amendoim também é um alimento bom para os neurônios. Ele conta com muitos minerais e vitaminas, da mesma maneira que traz gorduras boas. Contudo, dê preferência para consumi-lo em versão natural e não industrializado e salgado. Uma boa opção é torrá-lo.

4 – Frutas Vermelhas

É claro que as frutas não ficariam de fora da lista de alimentos que protegem o cérebro. Aposte especificamente nas frutas vermelhas. Além de deliciosas, trazem antioxidantes que protegem as células e ajudam na reconstrução de ligações entre elas.

5 – Nozes

As nozes também se mostram como alimento bom para os neurônios. Elas são sementes oleaginosas e contam com gorduras boas. Não só isso, pois trazem ômega-3, especialmente importante para o funcionamento cerebral. Ajuda na memória, na formação de novos neurônios e na melhoria da comunicação entre essas células nervosas.

6 – Açafrão

O açafrão é uma ótima forma de consumir antioxidantes que protegem as células e ação anti-inflamatória. As substâncias contidas nele ajudam a evitar a degeneração cerebral.

7 – Abacate

Outra fruta que é incrível para incluir na alimentação e proteger o cérebro é o abacate. Ele é rico em gorduras boas. Além disso, é fonte de vitamina C, B6, B12, luteína e outras que ajudam no bom funcionamento do órgão e na proteção dele.

8 – Cacau

O cacau também é um alimento bom para os neurônios. Ele conta com nutrientes como cafeína e outros estimulantes ao sistema nervoso. Isso é ótimo para o cérebro e para a memória. Para consumi-lo você pode, sim, apostar no chocolate. Contudo, consuma aqueles com menor teor de açúcar e maiores teores de cacau.

9 – Ovo

Quem procura alimentos para manter a saúde dos neurônios não pode se esquecer do ovo! Ele, que por muito tempo variou entre vilão ou herói da alimentação, já comprovou ser um aliado do bem-estar. Além disso, rico em proteínas, ele conta com luteína, que é essencial ao bom funcionamento cerebral e ao desenvolvimento da memória. Aliás, saiba que é possível consumi-lo diariamente!

10 – Azeite de oliva

Como já deve ter ficado claro a essa altura do campeonato, os alimentos para manter a saúde dos neurônios geralmente contam com algumas gorduras do bem. Por isso, não se surpreenda com a presença do azeite de oliva nessa lista. Ele também ajuda no fortalecimento do órgão!

11 – Iogurte e kefir

Esses alimentos fermentados contam com bactérias benéficas que ajudam no organismo. Pois saiba que esses benefícios não são restritos ao sistema gastrointestinal. Na verdade, também são excelentes para o bom funcionamento do cérebro, memória e bem-estar.

12 – Castanhas

Do mesmo modo que o amendoim e as nozes as castanhas também são boas para o cérebro. Elas trazem gorduras importantes para a proteção e o desenvolvimento das células cerebrais. Novamente, aposte no consumo do alimento que fortalece o cérebro sem sal, o mais natural possível.

13 – Chá

A cafeína estimula o sistema nervoso e, por isso, os neurônios e o cérebro! Por isso, consuma chás, especialmente o verde, branco e preto.

14 – Café

Da mesma forma que consumir chá é bom para fortalecer o cérebro, beber café também o é. A cafeína é um estimulante natural super importante!

15 – Suco de uva

Por fim, fecha a nossa lista de opções de alimento bom para os neurônios o suco de uva. Ele possui polifenóis que ajudam na proteção cerebral e no desenvolvimento. Assim, aposte no consumo dessa bebida. Aliás, saiba que ela possui essas substâncias mais concentradas do que a fruta in natura. 

Desse modo, adicione esses alimentos no seu dia a dia para fortalecer seu cérebro e garantir saúde e bem-estar. Eles cabem em vários momentos e podem deliciar e nutrir!

Por fim, agora que já sabe que cafeína é um estimulante para o cérebro. E que, portanto, café consumido sem excessos pode fazer bem, descubra uma receita com café a seguir!

Como fazer café com pimenta

Aprenda, hoje, tudo sobre a bebida café com pimenta e como fazer essa mistura poderosa para a sua saúde! Assim, garanta muitos benefícios, como emagrecimento e melhora do metabolismo!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Marmite-se: saiba se é bom e se vale a pena!

Conheça o programa Marmite-se e veja se vale a pena. Assim, conquiste mais tempo na sua rotina sem abrir mão de uma ótima alimentação.

Continue lendo
content

Omelete de forno: delicioso e prático, sem bagunças na cozinha

Conhece a receita de omelete de forno? Pois essa é a sua oportunidade! Confira como fazer e faça para qualquer hora!

Continue lendo
content

Veja como fazer molho pesto aromático e perfeito para várias receitas

Não perca a oportunidade de aprender como fazer molho pesto: diferente e aromático, fica perfeito com massas e até mesmo com saladas!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Forfun Tours Viagens?

A Forfun Tours proporciona viagens para família e jovens adolescentes que desejam comemorar o aniversário de 15 anos de maneira especial. Os pacotes oferecem serviços confortáveis e o pagamento é facilitado.

Continue lendo
content

5 dicas de como viajar de avião com bebê: fuja de imprevistos!

Viajar com uma criança ou bebê é apresentar uma nova experiência a eles. No entanto, é preciso ter paciência e se preparar com antecedência para se organizar e proporcionar a melhor experiência possível.

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Trevi Turismo?

A Trevi Turismo é uma agência de Recife que oferece pacotes nacionais e internacionais. Com seu portal completo, você pode acessar o site e comprar sua viagem dos sonhos. Veja um passo a passo simples!

Continue lendo