Receitas

Receitas amazônicas: confira as diferentes opções!

As receitas amazônicas são repletas de sabores e nuances inconfundíveis. Conheça aqui mais sobre a culinária nortista, delícias da região e aprenda a fazer pratos incríveis!

Anúncios

por Aline Augusto

20/02/2022 | Atualizado em 23/02/2022

Aprenda receitas incríveis direto da Amazônia: comida regional e encantadora

Receita com Tambaqui
Veja como preparar uma receita com o peixe Tambaqui e outras opções de receitas amazônicas. Fonte: Canva Pro.

As receitas amazônicas são bastante variadas e oferecem sabores para todos os gostos. Deliciosas, baseiam-se em ingredientes típicos da região norte. Conheça mais!

A Amazônia é riquíssima em vegetais e, dentre eles, existem os que são perfeitos para a culinária. Por isso, não à toa as receitas da região são ricas em nutrientes e sabores diferentes e que se diferenciam, também, bastante das demais regiões brasileiras.

Além dos vegetais a cozinha amazônica produz receitas que se baseiam, bastante, em pescados. E isso é natural na medida em que a região é rica em rios e oferece uma série de carnes de peixes, camarões e outros crustáceos.

Por tudo isso quem prova a culinária e as receitas amazônicas não esquece jamais. Dessa forma, já pensou em levar um pouco desse sabor para a sua casa? Abaixo conheça mais sobre a culinária do norte do país e aprenda como fazer algumas receitinhas de lamber os beiços.

Molho de açaí para salada

Os diferentes tipos de receitas com açaí: 3 opções que dão água na boca!

Existem diversos tipos de receitas com açaí! Conheça algumas delas hoje e se surpreenda com a versatilidade!

Anúncios

Quais são as comidas tradicionais da Amazônia?

Açaí, o ingrediente principal do brigadeiro de açaí, que é uma das receitas amazônicas
Descubra como fazer brigadeiro de açaí e mais delícias amazônicas. Fonte: Canva Pro.

São vários os sabores que são tradicionais no norte do país. Como brevemente dito acima, muito das receitas amazônicas se baseia em vegetais típicos da região. Igualmente, em peixes e outros animais das águas.

No que diz respeito aos peixes os mais famosos são o jaraqui, pacu, pirarucu e tucunaré. Isso sem se falar em crustáceos como caranguejos e camarões, que também fazem muito sucesso na região.

Ainda, existem outros alimentos e ingredientes que brilham nas receitas amazônicas. Por exemplo, há o jambu, fruto que amortece a boca e possui um sabor bastante inconfundível. Igualmente, o tucupi, que é um molho feito a partir da mandioca brava. Ainda, temos o cupuaçu, outro fruto, bem como o tucumã e o guaraná.

As receitas por si só são encantadoras e, claro, baseiam-se nesses ingredientes típicos. Por exemplo, o tacacá é um grande representante da cozinha. Ele corresponde a uma sopa feita a partir do tucupi e leva camarões secos, bem como folhas de jambu. Assim, ele traz 3 elementos importantes da cozinha do norte em um só prato.

3 dicas de receitas amazônicas incríveis!

Farofa de camarão com camarões, limão e acompanhamentos. Uma opção dentre as receitas amazônicas
Saiba como preparar farofa de camarão e outras receitas amazônicas. Fonte: Pixabay.

Aprenda, nos itens que seguem, como fazer algumas receitas da região amazônica na sua casa! Assim, surpreenda-se com o sabor e com a personalidade desses preparos!

Anúncios

Farofa de camarão

Essa é uma ótima receita amazônica para fazer na sua casa. Combina com inúmeras delícias e, por isso, pode garantir um momento especial. O preparo dura apenas 20 minutos e rende ao menos 5 porções. Abaixo, então, confira os ingredientes e o modo de preparo dessa delícia!

Ingredientes:

  • 200 g de camarão fresco (com casca e sem a cabeça);
  • 2 dentes de alho amassados;
  • ½ cebola picadinha;
  • 3 ovos cozidos e picados;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 100 g de farinha ovinha.

Para começar, refogue a cebola e o alho em uma panela ou frigideira grande, com a manteiga. Assim que dourarem, então, coloque os camarões devidamente limpos e, assim, refogue-o até que dourem. Quando isso acontecer, acrescente os pedaços de ovos. Mexa bem para que fique bem homogêneo. Por fim, adicione a farinha, misture mais uma vez. Tempere com sal, pimenta e cheiro verde a gosto e sirva!

Tambaqui ao molho de leite de coco

Essa receita amazônica que trouxemos é um preparo de peixe bem especial. Ele fica pronto em cerca de 1h30min e fica a maior parte do tempo em cozimento. Ou seja, sem trabalho demasiado. Ainda, rende de 6 a 8 porções e esbanja sabor. Veja os ingredientes e modo de preparo!

  • 2 kg de tambaqui em postas;
  • 1 limão;
  • 2 tomates picados, sem sementes;
  • 1 cebola picadinha;
  • 1/4 de pimentões vermelho e amarelo sem semente e picados;
  • ½ xícara de coentro;
  • 200 ml de leite de coco;
  • ½ litro de água;
  • Óleo;
  • 1 colher (sopa) de chimichurri seco;
  • 1 colher (sopa) de colorau;
  • Sal e pimenta a gosto.

Primeiramente, tempere o tambaqui. Para isso use sal e o suco de 1 limão. Assim, tampe ou cubra com plástico filme e leve à geladeira. É importante temperar a carne de um dia para o outro, assim ela pega mais sabor.

Depois do tempo de descanso, refogue a cebola e os pimentões com óleo até que eles murchem. Quando isso acontecer, adicione os temperos secos (chimichurri e colorau), a água e os tomates. Mexa bem e cozinhe por cerca de 10 minutos.

Depois desse tempo, adicione mais um pouco de água e os peixes. Cozinhe por 20 minutos, finalize com o leite de coco e o coentro e sirva!

Brigadeiro de açaí

Outra das receitas amazônicas que conquista quem a prova é o brigadeiro de açaí. Ele se baseia nessa fruta nutritiva e que é típica da região norte. Faça-a em apenas 15 minutos e garante 4 porções saborosas.

Ingredientes:

395 g de leite condensado
200 g de creme de leite;
1 xícara (chá) de açaí puro (polpa sem adição de açúcar);
1 colher (sopa) de manteiga.

É muito simples fazer essa receita amazônica saborosa. Para isso, basta levar todos os ingredientes ao fogo, juntos, em uma panela. Assim, misture-os e cozinhe em fogo médio, sempre mexendo, até que engrosse e obtenha a consistência de brigadeiro.

Para saber se está bom, faça esse teste: passe a colher (preferencialmente de silicone ou de madeira) no fundo da panela. Caso a massa do brigadeiro ceda ao lado e dê para ver o fundo da panela está pronto. Em caso contrário basta cozinhar por mais tempo.

Aliás, saiba que você pode deixá-lo mais ou menos mole, conforme sua preferência. Afinal, é possível enrolar os quitutes como docinhos ou comê-los de colher. Assim, aproveite ao máximo essa receita!

A seguir, conheça os benefícios do açaí para a saúde:

Açaí: 5 benefícios incríveis para o corpo e mente

Conheça 5 benefícios incríveis que o açaí é capaz de promover. E nunca mais deixe faltar essa fruta brasileira e versátil em sua rotina alimentar.

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

6 Benefícios do cacau que você ainda não conhece

Cacau é considerado um alimento funcional! Conheça os seus principais benefícios e as diferentes formas de consumir no dia a dia.

Continue lendo
content

Sopas zero carboidrato: veja duas versões especiais

Nada melhor do que caldos e sopas para espantar o frio. Aprenda, então, como fazer duas sopas zero carboidrato para se aquecer no inverno!

Continue lendo
content

Alimentos para celulite: 6 opções para acabar com os furinhos

Alimentos para celulite: Conheça as 6 melhores opções alimentares para alcançar a tão desejada e sonhada pele lisa, bonita e saudável.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como baixar e usar o Sistema de Reservas EZ Travel?

Através de uma plataforma personalizável, o Sistema de Reservas EZ Travel te permite gerenciar reservas online e offline. Confira como fazer a contratação desse software inovador e tenha mais praticidade e segurança em seus negócios!

Continue lendo
content

Diárias de Hotel: o que é e como funciona?

Confira aqui tudo que você precisa saber sobre diárias de hotel. Dessa forma, descubra como são calculadas, além dos horários de check in e check out. Assim, você poderá aproveitar ao máximo sua viagem!

Continue lendo
content

Onde comprar pacote de viagem barato: 8 melhores sites para economizar!

Existem diversas plataformas de serviços de viagem no mercado atualmente. Nesse sentido, é importante pesquisar bastante para encontrar os melhores preços de pacotes de viagem para garantir um bom negócio. Confira nossas dicas de algumas agências online que podem te ajudar!

Continue lendo