Saúde

5 dicas de alimentação para melhorar a depressão!

Você sabia que os cuidados da alimentação para melhorar a depressão são essenciais? Afinal, a nutrição atua diretamente sobre todo o organismo. Saiba mais!

Anúncios

Aprenda receitas para melhorar a depressão através da alimentação saudável

Mel, que faz parte da alimentação para melhorar a depressão
Descubra quais são os alimentos e nutrientes indicados. Fonte: Canva.

Apostas na alimentação para melhorar a depressão são muito importantes. O cuidado com os nutrientes que consumimos faz toda a diferença e, por isso, são indispensáveis! Veja!

A alimentação é parte essencial do nosso organismo. Afinal, é ela que garante o consumo de nutrientes que são indispensáveis ao bom funcionamento do corpo. Por exemplo, para o cumprimento das funções celulares, dos órgãos e demais estruturas.

Além disso, o humor, bem como as demais sinapses nervosas que se relacionam com os sentimentos e pensamentos também dependem da nutrição. Um desequilíbrio nutricional pode muito bem ser a causa de doenças de ordem psíquicas, como depressão.

Com isso, não estamos de forma alguma fazendo pouco caso dos tratamentos que fazem uso de terapia e remédios. Na verdade, estamos apenas apontando mais um cuidado que pode ser importante para se recuperar de condições negativas. Dessa forma, os cuidados com a alimentação para melhorar a depressão podem ajudar muito como tratamento paralelo. Isto é, que se soma às demais orientações médicas como terapia e eventual medicação.

Abaixo, então, conheça mais sobre como os alimentos podem ajudar no combate à depressão. Igualmente, confira alimentos que são essenciais para isso!

Saúde mental durante a pandemia de Covid-19

Conheça os principais efeitos psicológicos que a pandemia causou na população de todo o planeta, e maneiras de retomar o controle do bem-estar cognitivo.

Como os alimentos combatem a depressão?

Primeiramente é necessário entender melhor como a alimentação é aliada para melhorar a depressão. E é isso que explica a nutricionista clínica Vitória Oliveira:

“Atualmente, o intestino humano é reconhecido como nosso segundo cérebro, devido à capacidade de influenciar o funcionamento de diversos órgãos e tecidos corporais. Por isso, a alimentação de qualidade, aliada a hábitos de vida saudáveis, promove uma saúde mental adequada. (…) Já temos comprovações científicas que os alimentos podem aumentar a expressão dos neurotransmissores excitatórios, responsáveis pelas sensações de prazer e felicidade”. 

Esses, então, estão entre os principais motivos pelos quais os alimentos têm influência sobre tudo no nosso corpo, inclusive sobre as doenças de natureza química e psíquica. Portanto, não deixe de conferir abaixo alguns alimentos importantes para combater os sintomas depressivos!

Quais são os nutrientes indispensáveis na alimentação para combater a depressão?

Antes de vermos quais são os alimentos que podem ser aliados no combate à depressão é importante saber quais são os nutrientes essenciais nessa luta. A partir disso, então, é possível determinar quais são os itens mais importantes na saúde.

São os nutrientes mais importantes e indispensáveis na alimentação para combater a depressão:

  • Ômega 3;
  • Magnésio;
  • Zinco;
  • Ferro;
  • Fibras;
  • Vitaminas B9, B12 e C.

Assim, os alimentos que veremos abaixo contam com esses nutrientes. É por isso que eles se tornam bons aliados no combate à depressão!

Qual é o melhor alimento para depressão? 2 dicas!

Nozes, que fazem parte de uma alimentação para melhorar a depressão
Ômega 3 pode ser encontrado em nozes, castanhas e amêndoas. Fonte: Canva.

Existem vários alimentos que são essenciais na sua dieta a fim de combater a depressão e seus sintomas. Segundo a nutricionista clínica Vitória Oliveira:

“O recomendado é priorizar alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, hortaliças, grãos integrais, carnes magras e peixes, ovos, feijão e produtos lácteos desnatados. Ter um consumo regular de fontes de gorduras boas também é imprescindível para a saúde mental, através de peixes como sardinha e atum, sementes como chia e linhaça, além do azeite de oliva extra virgem”.

Esses são alguns dos alimentos que brilham quando estamos falando de alimentação para melhorar a depressão. Veja alguns dos que mais se destacam e que devem agora mesmo passar a fazer parte do seu cardápio!

Castanha-do-pará, castanha de caju, nozes e amêndoas

Primeiramente, as sementes oleaginosas tais como as que citamos são muito importantes na alimentação para melhorar a depressão. Isso porque são ricas em ômega 3 e outros nutrientes importantes. Assim, consuma-as diariamente. Para castanhas, 3 ao dia são suficientes; para nozes, 5; por fim, para amêndoas, 10 a 12.

Mel

O mel é um ótimo item para incluir na alimentação para melhorar a depressão. Afinal, é uma forma natural de trazer açúcar ao seu dia a dia. E aqui temos uma doçura própria da natureza e cheia de nutrientes.

O mel é um aliado no combate da depressão, porque estimula a produção de serotonina, também conhecida como hormônio da felicidade. Assim, consuma diariamente 2 colheres de sobremesa (com sucos, vitaminas ou frutas) e desfrute dos benefícios!

O que não comer quando se tem depressão? 3 dicas!

Café, que deve ser evitado numa alimentação para melhorar a depressão pois contém cafeína
Cafeína deve ser evitada. Fonte: Canva.

Assim como existem itens que são indispensáveis na alimentação para combater a depressão, também existem aqueles que possuem efeito contrário. Isto é, que impedem que os esforços em favor da melhoria dos sintomas depressivos realmente apareçam!

Por isso, é muito importante que se evite o consumo deles ou, ao menos, que haja a diminuição nesse consumo.

Consumo de carboidratos refinados e com farinha branca

Primeiramente, segundo a nutricionista Vitória Oliveira a alimentação para melhorar a depressão deve evitar farinha branca, bem como carboidratos refinados. Isto é, pães brancos, rosquinhas e outros preparos desse tipo. Veja o que ela diz:

“Deve-se, também, evitar o alto consumo de carboidratos refinados e farináceos, optando por carboidratos complexos e fonte de carboidratos alternativos como os tubérculos (macaxeira, batata e inhame)”. 

Portanto, prefira versões dos alimentos com baixo teor de glúten e dê preferência para as massas de baixo índice glicêmico.

Bebidas alcoólicas

Igualmente, é importante que quem sofre de depressão evite o consumo de bebidas alcoólicas. Afinal, elas aumentam as possibilidades de oscilação de humor. Além disso, também podem ter graves reações quando combinadas com remédios antidepressivos.

Cafeína

Embora a cafeína seja um estimulante cerebral, no caso da depressão, ela é uma vilã. Afinal, pode aumentar os riscos de alterações de humor e de perda de controle. Desse modo, busque diminuir o consumo dessa substância.

Caso queira conhecer mais uma dica para melhorar a depressão, veja o conteúdo a seguir.

banana picada

Biomassa de banana verde para depressão?

A biomassa de banana verde para depressão é eficiente? Conheça hoje como esse alimento natural pode ser um aliado da saúde e do bem-estar.

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Top 6 receitas fáceis e saborosas para o seu dia a dia!

Existem várias receitas fáceis para o dia a dia, como uma carne de panela saborosa ou um prato de salada prático! Veja algumas sugestões!

Continue lendo
content

Como emagrecer amamentando? Veja dicas!

Alimentação saudável e prática de exercícios físicos são dicas de como emagrecer amamentando. Veja mais sobre esse assunto aqui!

Continue lendo
content

Qual a importância da qualidade do sono na saúde?

Conheça a importância do sono para saúde e descubra porque é importante dormir com qualidade todas as noites. Saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Escolha o melhor cartão de crédito para ganhar milhas: viaje de graça e ganhe descontos!

Quer ajuda para encontrar o melhor cartão de crédito para acumular pontos e trocá-los por minhas aéreas? Não se preocupe! Neste texto, reunimos as melhores opções para você! Confira.

Continue lendo
content

Voepass Linhas Aéreas – Destinos pelo Brasil inteiro com preços a partir de R$ 347,71

Explore destinos incríveis com a Voepass Linhas Aéreas a partir de R$ 347,71! Saiba mais sobre a empresa e descubra dicas para conseguir passagens mais baratas.

Continue lendo
content

Como comprar facilmente pela Tania Elisa Viagens?

Com a agência Tania Elisa Viagens você poderá comprar roteiros já disponíveis ou mesmo fazer um trajeto personalizado para você ou seu grupo. O passo a passo é simples e a forma de pagamento é acessível.

Continue lendo