News

Sibo: conheça os principais sintomas que indicam o problema

A sibo é uma condição de saúde que vem se tornando popular e que afeta diretamente a qualidade de vida dos pacientes. Conheça os principais sintomas que indicam que o problema está presente.

Anúncios

Sibo afeta saúde digestiva

Mulher com sibo
Conheça os principais sintomas de SIBO. Fonte: Canva.

Sibo é a sigla em inglês para Síndrome do Supercrescimento Bacteriano no Intestino delgado. É uma condição em que há crescimento excessivo de bactérias no intestino até que elas se tornem semelhantes à quantidade presente no intestino grosso.

Embora as bactérias intestinais sejam importantes, quando em excesso causam uma uma série de sintomas e desconforto. Além disso, o desequilíbrio bacteriano afeta a absorção de nutrientes. Isso resulta em desnutrição, mesmo que a pessoa se alimente corretamente. 

O tratamento varia de pessoa para pessoa, mas o prognóstico é positivo. Contudo, é preciso conhecer os sintomas e buscar ajuda o mais rápido possível. Então é hora de conhecer as causas, sinais e tratamentos da sibo. Confira.

Mulher com desconforto intestinal

Síndrome do intestino irritável possui sintomas semelhantes à sibo

Conheça a síndrome do intestino irritável e aprenda a diferenciá-la da sibo.

Causas

A Sibo é uma doença multifatorial, ou seja, possui diferentes causas. Entre as principais estão: 

  • Produção excessiva de ácido no estômago;
  • Variações anatômicas do intestino delgado;
  • Modificação do pH no intestino delgado;
  • Alterações de enzimas que diferem bactérias;
  • Uso excessivo de medicamentos como omeprazol e antibióticos.

Sintomas de sibo

A presença maciça de bactérias no intestino delgado causam os seguintes sintomas:

  • Dor de barriga sob a forma de cólicas e pontadas após as refeições;
  • Sensação constante de barriga inchada;
  • Sentimento de má digestão;
  • Excesso de formação e liberação de gases;
  • Diarreia excessiva.

Fazendo o diagnóstico

A melhor forma de diagnosticar a sibo é por meio de um teste de respiração, porque nele avalia-se a quantia de metano e hidrogênio presentes no ar expirado pelo paciente. Afinal, o excesso de bactérias no intestino delgado libera esses gases em quantidade superiores ao normal.

Então, uma vez feito o diagnóstico, se parte para o tratamento.

Tratamento

O tratamento da sibo é dividido em três passos:

  • Uso de antibióticos;
  • Modificação da alimentação;
  • Reposição de flora intestinal.

O uso de antibióticos é a etapa inicial. Ela visa diminuir a superpopulação de bactérias presentes no intestino delgado. Assim, é comum que o período de uso de antibióticos seja de 7 a 10 dias.

Em seguida, parte-se para modificações alimentares. Então, é comum que os pacientes sigam uma dieta em que há pouca presença de carboidratos fermentativos. Assim, o supercrescimento de bactérias não volta a ocorrer. Vale saber que período de dietoterapia varia entre 4 e 6 semanas.

E então, depois são usados suplementos com prébióticos, probióticos ou simbióticos com o objetivo de promover reposição da flora intestinal. Isso porque ela foi afetada pelo uso contínuo de antibióticos e por uma dieta com pouco poder de fermentação.

Embora o tratamento completo seja longo, o prognóstico da condição de saúde é bastante positivo. Contudo, é preciso que o paciente confie nos profissionais envolvidos e acima de tudo seja colaborativo.

Suplementos para o intestino

Além do tratamento clássico, é comum que suplementos intestinais sejam recomendados como forma de acelerar a recuperação do paciente com sibo. Então, confira no link abaixo opções passíveis de uso em casos de supercrescimento bacteriano no intestino delgado.

Intestino azul

Suplementos para o intestino

Conheça as 4 melhores opções de suplementos para saúde intestinal.

Sobre o autor  /  Murilo C.

Murilo C. é biomédico formado em 2010 com vivência clínica e laboratorial. Além disso, é formado em nutrição, com especializações na área de nutrição esportiva e fitoterapia. Atuante na área de nutrição clínica, acredita no poder dos alimentos como forma prevenir e tratar doenças. Escritor, leva informação de qualidade sobre saúde e alimentação para todos há uma década.

Em Alta

content

Os 5 principais benefícios da canela! Conheça

Conheça as propriedades da canela, 5 benefícios exclusivos e as diferentes formas de utilizá-la no seu dia a dia. Saiba mais!

Continue lendo
content

Benefícios da casca de banana para o rosto: veja 10!

Os benefícios da casca de banana para o rosto são inúmeros, que vão desde alívio da acne até combate à infecções. Veja aqui!

Continue lendo
content

Desvantagens da telemedicina: conheça 5 pontos negativos

Desvantagens da telemedicina: descubra aqui quais são os pontos negativos dessa tecnologia que estão em processo de melhoria.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Aniversário da Azul: como funcionam as passagens promocionais

O aniversário da Azul é uma oportunidade anual de garantir voos a preços baixos. Neste artigo, veja como funcionam as ofertas de aniversário e onde as encontrar.

Continue lendo
content

Wizz Air: Companhia low cost com passagens a partir de €24.99

Garanta passagens a partir de €24.99 para 35 destinos no mundo todo! Ao final do conteúdo, vamos direcionar você para as passagens baratas.

Continue lendo
content

Como usar milhas para viajar de graça: passo a passo definitivo para economizar!

Ainda que você não costume viajar de avião, existem outras formas de acumular milhas que podem te deixar mais perto de realizar o sonho de viajar. Então, confira aqui como acumular e trocar suas milhas para poder viajar de graça e economizar seu dinheiro!

Continue lendo