Dicas

Salsão: como usar na culinária?

O salsão, aipo ou salsa é uma planta aromática comestível bastante versátil que aparece em uma variedade de pratos. Aprenda como usar o salsão, conheça benefícios e veja dicas para experimentá-lo!

Anúncios

Descubra como usar o salsão e seus benefícios

folhas e talos de salsao
O salsão é utilizado para dar sabor e aroma para pratos e molhos. Fonte: Adobe Stock.

Aprenda tudo sobre o salsão e como usar. Esse é um importante tempero natural que pode trazer muito sabor e aroma aos seus pratos, bem como muita saúde. Confira hoje!

O salsão é uma planta aromática comestível. Com isso, pode compor inúmeros pratos e adentrar no seu dia a dia. A planta também leva outros nomes. Por isso, você talvez o conheça como aipo ou salsa em ponto grande.

Seja como for, essa é uma ótima opção para levar mais saúde aos seus pratos. Isso, aliás, dispensando ingredientes industriais e focando naqueles que trazem todos os benefícios que a natureza nos oferta. Assim, continue lendo e veja mais só salsão e como usar!

vinagre de maçã

10 motivos para tomar vinagre de maçã antes de dormir

Sabia que tomar vinagre de maçã antes de dormir traz muitos benefícios para sua saúde e para regular o seu sono? Confira aqui mais benefícios

Para que serve o salsão?

O salsão serve para dar aroma e sabor a diversos tipos de pratos. Além de ajudar a deixar suas receitas ainda mais apetitosas, o aipo também serve como uma fonte de inúmeros nutrientes. Por isso, você pode prevenir doenças e fortalecer seu corpo com esse consumo.

São vários os pratos nos quais o salsão cabe, como veremos abaixo. Por isso, além de ser facilmente encontrado no Brasil, também é facilmente adaptável aos seus pratos. 

Abaixo, então, confira os principais benefícios que os nutrientes presentes no aipo trazem à sua vida. Igualmente, leia mais sobre o salsão e como usar esse vegetal nos seus pratos. Assim, conte com o poder da natureza para dar sabor e saúde aos seus dias.

Quais os benefícios das folhas do salsão?

Dentre os nutrientes que estão presentes no salsão, destacam-se:

  • Baixo teor calórico (cerca de 16 calorias por 100 gramas de aipo);
  • Potássio;
  • Fibras;
  • Alto teor de água;
  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Fósforo;
  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Propriedades anti-inflamatórias, laxantes, diuréticas e antioxidantes.

Portanto, desde já é possível concluir que o aipo é repleto de nutrientes. Abaixo, então, veja como eles ajudam na sua saúde. Isto é, quais são os benefícios do salsão e como usar ele no seu dia a dia para obter essas vantagens!

Auxilia na dieta

Primeiramente, o salsão é ótimo para quem está querendo perder alguns quilos ou está controlando a alimentação. Afinal, ele conta com um número muito baixo de calorias. 

Ao mesmo tempo, tem baixo índice glicêmico. Isto significa que ele ajuda no controle do açúcar  no sangue, evitando picos. Igualmente, ele possui altos níveis de água. Dessa forma, ajuda na sensação de saciedade.

Combate o envelhecimento precoce

Além disso, outro dos benefícios do salsão e em fazer ele no seu dia a dia é o combate ao envelhecimento precoce. Isso se deve às propriedades antioxidantes. Elas são responsáveis por combater os radicais livres.

Ajuda na saúde cardíaca

Dentre os nutrientes presentes no salsão estão os ácidos fenólicos e flavonas. E eles, por sua vez, atuam contra o colesterol ruim, controlando-o. Igualmente, ajudam na saúde dos vasos sanguíneos, que relaxam e evitam problemas com pressão alta e outras doenças.

Promove o desenvolvimento muscular

Está buscando ganhar massa muscular? Nesse sentido, saiba que o salsão é um ótimo aliado para isso. Ele contém vitamina K, que atua nesse sentido.

Salsão é diurético

Ainda, cerca de 90% da constituição do salsão corresponde à água. Com isso, ao mesmo tempo em que ele auxilia na hidratação do organismo, ele também possui propriedades diuréticas. Com isso, auxilia na eliminação de líquidos e no trato urinário.

Atua contra inflamações celulares

E os benefícios do salsão e em como usar ele não param por aí! Esse vegetal também conta com propriedades que atuam contra as inflamações das células. Isto é, ele fortalece o organismo e evita problemas nas articulações.

Promove a saúde intestinal

O salsão também atua em favor da saúde dos intestinos. Isso, pois, ele é rico tanto em água quanto em fibras. E esses são dois elementos essenciais para o bom funcionamento intestinal, bem como para evitar constipações.

Atua contra a perda de cálcio no sangue

Outro benefício que o salsão e como fazer ele no seu dia a dia lhe garantem é o controle da perda de cálcio dos ossos no sangue. Ou seja, aqui há a prevenção de doenças ósseas ou daquelas causadas pelo excesso de cálcio na rede sanguínea.

Como usar o salsão na sua culinária diária?

tábua de madeira com talos de salsao e tigela de pasta decorada com salsao
Salsão pode ser ingerido cru, cozido ou refogado. Fonte: Adobe Stock.

Pois bem, como vimos acima o aipo garante benefícios inúmeros à saúde. Por isso, saber como usar salsão no seu dia a dia é essencial. Contudo, antes de vermos formas de aplicá-lo, faz-se necessária uma ressalva importante.

O salsão, por si só, não faz milagres. Assim, embora ele traga muitos nutrientes à saúde, ele somente será efetivo na melhoria dela quando combinado a uma dieta equilibrada. Assim, lembre-se de combiná-lo com uma alimentação saudável.

Como usar salsão cru

Primeiramente, você pode usá-lo de forma crua. Nesse caso aproveitará todo o frescor que ele oferta ao paladar. Além disso, ele é bastante crocante e permite uma ótima experiência culinária. Aqui, então, você pode usá-lo picado em saladas.

Outra ótima opção é servi-lo como petisco ou aperitivo. Nessa hipótese, basta lavá-lo bem e, depois, cortá-lo em palitinhos. Para combinar, um molho caseiro e leve, como à base de iogurte natural, pode ser perfeito.

Cozido

Igualmente, você pode usar salsão em pratos cozidos. Aqui é importante ressaltar que ele não amolece com o cozimento, o que se deve ao alto teor de fibras. Para usá-lo, considere risotos, caldos de legumes e outros cozidos.

Ainda, lembre-se de que é possível usar todas as partes do salsão. Isto é, o talo e as folhas.  Todos eles contam com seus nutrientes e são ótimos para trazer o aipo à alimentação.

Refogado

Ainda, você pode usar o salsão para refogá-lo junto a molhos e preparos. Nesse caso você deve cortá-lo em pequenos cubos, como se estivesse usando pequenos pedaços de cenoura ou cebola. Assim, basta aplicá-lo em feijões, molhos, lasanhas e outros.

Caso queira continuar navegando e descobrindo dicas e façanhas sobre outros alimentos, veja abaixo algumas dicas para perder peso com limão!

Como perder 1 kilo por dia com limão: veja dicas!

É possível perder 1 kilo por dia com limão? Confira se isso é um mito ou verdade, cuidados e como usar o limão pela saúde e emagrecimento.

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Programa Mulheres Fit: conheça e tenha uma vida saudável

O Programa Mulheres Fit é especialmente pensado para o corpo feminino, promovendo queima de gordura e definição de forma apropriada. Veja!

Continue lendo
content

Aprenda como fazer um delicioso bolinho de chuva com leite em pó!

Confira uma receita fácil de bolinho de leite em pó. Eles são perfeitos para um lanche rápido e saboroso. Acompanhe o passo a passo!

Continue lendo
content

2 receitas de sopa para emagrecer mesmo no inverno!

Que tal uma receita de sopa para emagrecer? Utilizando legumes, por exemplo, é possível manter a rotina saudável mesmo no inverno. Veja!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Ônibus ou avião: qual vale mais a pena para viajar agora?

Muitas pessoas ainda pensam que viajar de avião é sempre a opção mais cara. No entanto, tudo vai depender do trajeto que você vai percorrer. Portanto, confira aqui nossa comparação entre ônibus e avião e descubra qual vale mais a pena!

Continue lendo
content

Confira 7 dicas de onde passar o Réveillon 2023!

Muito popular para viagens, o Réveillon é um rito de passagem comemorado por quase todos os povos. Por isso é essencial se programar para evitar tumultos e lotações. Veja dicas de organização e os melhores destinos!

Continue lendo
content

15 melhores cartões para quem viaja muito e quer curtir vantagens!

Cartões de crédito podem ser uma ferramenta valiosa para quem viaja com frequência. Eles te permitem acumular pontos, além de oferecerem benefícios exclusivos. Então, confira aqui os melhores cartões para quem viaja!

Continue lendo