Listas

Refeições para emagrecer à noite: veja 6 dicas!

Numa reeducação alimentar, é importante não passar fome. Veja opções de janta que garantem saciedade e nutrição, por exemplo, com purê de batatas, saladas verdes e sanduíches.

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 30/03/2022

Aprenda cardápio para emagrecer com refeições saudáveis para a noite 

imagem com diversos pães de forma com recheios diferentes
Opções variadas para uma boa refeição noturna. Fonte: Pexels.

Existem algumas refeições para a noite que ajudam a emagrecer. Dessa forma são ótimas opções para quem quer controlar o peso, mas não resiste a uma boa janta.

Abrir mão da janta não deve ser uma opção e isso deve ficar claro desde logo. Afinal, a restrição de uma refeição faz com que seu metabolismo desacelere. Igualmente, aumenta as chances de compulsões alimentares. Isso sem falar na possibilidade de isso desencadear uma deficiência nutricional.

Para não abrir mão dessa refeição e comer na dose certa, então, conte com a gente! Trouxemos algumas receitinhas especiais que são ótimas refeições que ajudam a emagrecer à noite. Continue lendo e confira como fazer cada uma delas, deliciosas, simples e funcionais!

Mulher com uniforme azul claro de chef mexendo em tigela com farinha sem glúten. Tigelas de diferentes tamanhos sobre a mesa.

Receitas sem glúten: 3 opções saborosas, clássicas e saudáveis

Aprenda a fazer receitas sem glúten que são idênticas às originais, mas que celíacos e intolerantes podem comer sem medo e com muito prazer. Saiba mais!

Anúncios

Refeições para emagrecer à noite: 6 dicas para te ajudar na janta!  

pratos com grãos, vegetais, sais e temperos
Diversos alimentos saudáveis para uma boa alimentação. Fonte: Pexels.

Confira algumas opções incríveis para jantar sem passar fome, mas fazendo boas escolhas nutricionais e que ajudam a manter seu metabolismo lá em cima!

1. Salada verde com ovo cozido ou frango

Uma ótima opção de refeições para emagrecer à noite é uma boa salada de folhas verdes com uma proteína como ovo ou frango.

A salada garante as fibras, além de trazerem vários minerais e vitaminas essenciais. Já o ovo ou o frango trazem as proteínas que ajudam no desenvolvimento e manutenção dos músculos, bem como na recuperação deles.

Dentre as opções de folhas temos:

  • Rúcula;
  • Espinafre;
  • Acelga;
  • Agrião;
  • Alface (em suas diversas formas), etc.

Aliás, nesse caso busque consumir o ovo cozido. Já o frango, caso opte por ele, deve ser grelhado para evitar a adição de gorduras. Pegue leve com o sal e aposte em ervas naturais para temperar, como alecrim, manjericão e outros.

Anúncios

2. Sopa de legumes

Outra opção incrível para refeições para emagrecer à noite é a sopa de legumes. Ela, aliás, é perfeita para aproveitar as baixas temperaturas que devem acompanhar o outono e o inverno.

Os legumes são ótimas fontes de nutrientes essenciais ao organismo. Além disso, possuem bastantes fibras, o que ajuda na manutenção do funcionamento do sistema gastrointestinal e na diminuição do colesterol ruim.

Por isso, aposte neles. Basta ferver um caldo com riqueza de legumes e esperar eles darem seu sabor e aroma. Novamente, busque temperos naturais e vá com calma no sal. Ainda, você pode complementar a sopa com peito de frango em cubos.

Dentre os legumes incríveis para preparar sopas (que podem ser combinados de formas diversas) estão:

  • Batata (de preferência a salsa ou doce);
  • Inhame;
  • Cenoura;
  • Repolho;
  • Berinjela;
  • Abobrinha e afins.

Outros vegetais que podem entrar nessa refeição para noite para emagrecer são:

  • Tomate;
  • Abóbora;
  • Vegetais folhosos como a couve;
  • Cebola;
  • Alho;
  • Brócolis e couve-flor, etc.

Por isso, aposte em combinações diversas e cheias de sabor!

3. Refeições para emagrecer à noite: sanduíche natural

mãos mexendo em alface, uma das melhores opções para refeições para emagrecer à noite
Salada fresca com alface. Fonte: Pexels.

Os sanduíches também são opções de janta saudável, desde que se tomem os cuidados necessários. Para isso, aposte em pães integrais. Igualmente, adicione proteínas magras, tais como o peito de peru ou peito de frango. Peixe, como atum, também é uma boa opção.

Complemente o recheio do seu sanduíche com queijo magro, como o branco ou minas. Da mesma forma, adicione vegetais. Você pode apostar em fatias de abacate, folhas de rúcula e outras saladas verdes. Também em cenoura ralada e fatias de tomate ou pepino.

As combinações, mais uma vez, são diversas! O importante é conter vegetais, um carboidrato integral e uma proteína magra. Evite molhos industrializados, dando preferência para os caseiros.

4. Tapioca com recheio leve

Continuando com nossas dicas de como fazer uma refeição para a noite que ajude no emagrecimento, temos a tapioca. Ela é feita a partir da goma da tapioca, que nada mais é do que a farinha de mandioca hidratada.

Todavia, a tapioca é um tipo de carboidrato que não contém glúten. E você pode combiná-la, então, com recheios deliciosos e leves que somem em proteínas e outros nutrientes essenciais para seu organismo.

Dentre as melhores opções que temos estão:

  • Queijo magro com legumes, como brócolis e cenoura;
  • Frango desfiado;
  • Ovo mexido (cuidado com a quantidade de manteiga!).

5. Omelete

O ovo pode ser utilizado de várias formas nas refeições para a noite para emagrecer. Afinal, é uma proteína que traz vários benefícios ao organismo. Sim, estamos em uma era em que ele já deixou de ser vilão e de ser motivo de desconfiança.

Uma das melhores formas, então, de utilizá-lo para seu jantar é pelo omelete. Para isso, tempere-o com cheiro verde, pegue leve no sal e use a criatividade. Ou o que tiver na geladeira, que é uma bela forma de exercitá-la, afinal.

Por exemplo, coloque legumes como cenoura e queijo magro. Assim, delicie-se sem culpa e garantindo nutrientes importantes para seu organismo.

Contudo, o omelete é um prato eclético e que permite inúmeras adaptações. Por isso, utilize apenas alimentos leves e saudáveis, ou apenas os ovos temperados e ervas aromáticas, garantindo uma refeição nutritiva e leve.

6. Purê de batata doce (ou de abóbora ou batata salsa) e frango

Por fim, fecha nossa lista de refeições para emagrecer à noite a combinação de purê com frango. Aposte em uma batata com menor teor glicêmico ou em outros vegetais como a mandioca ou mandioquinha (batata salsa).

Ainda, combine com uma carne magra, que pode ser frango, mas também pode ser um filé de peixe.

O ideal, então, é usar todas essas receitas ao longo da semana. Com isso, você garante nutrientes variados. Igualmente, não cai em uma rotina sem sabor e repetitiva.

Em verdade, encontra várias opções para se deliciar e não passar fome ao mesmo tempo em que emagrece!

Por fim, use nossas receitas, adapte-as conforme preferir e use sua criatividade! E se quiser conhecer mais pratos fáceis e rápidos para preparar, é só conferir o conteúdo preparado abaixo!

receitas fáceis para o dia a dia 3

5 receitas fáceis e rápidas para o dia a dia: cozinhe com o que tem!

Existem várias receitas fáceis e rápidas para o dia a dia que podem melhorar sua alimentação! Veja como fazer panqueca, purê, farofa e outros alimentos e se delicie no almoço ou jantar.

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Como fazer lasanha de frigideira: saborosa e rápida

Conhece a lasanha de frigideira? Essa é uma ótima oportunidade de conhecê-la e fazer em casa. Confira a receita e se delicie!

Continue lendo
content

Chá de folha de figo: saiba para que serve e seus benefícios!

O chá de folha de figo possui inúmeros benefícios para o organismo e pode ser facilmente preparado. Veja aqui como preparar e seus benefícios

Continue lendo
content

Aplicação de enzimas para emagrecer: saiba tudo aqui!

A aplicação de enzimas para emagrecer é um procedimento novo, que deve ser feito apenas por profissionais. Veja mais sobre isso aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Promoções de passagens aéreas são confiáveis? Veja como saber!

Com tantas ofertas de voos disponíveis, pode ficar difícil encontrar uma plataforma segura para fazer a compra. Saiba o que torna um site confiável e como encontrar promoções de passagens para pagar mais barato!

Continue lendo
content

Turismo gastronômico: 10 dicas para aproveitar a culinária enquanto viaja!

Uma forma de turismo muito comum no Brasil e no mundo, o turismo gastronômico é uma opção incrível para quem quer mergulhar nas tradições do local de destino. Portanto, confira aqui algumas dicas de como aproveitar ao máximo a gastronomia local quando for viajar!

Continue lendo
content

Aplicativo DeÔnibus: veja como funciona e se vale a pena!

Com mais de 140 empresas rodoviárias parceiras, a DeÔnibus oferece uma forma agilizada de comprar suas passagens de ônibus. Seu aplicativo é simples e pode economizar seu tempo e dinheiro. Veja como ele funciona!

Continue lendo