Receitas

As melhores receitas de comida de boteco da cozinha mineira!

Receitas de comida de boteco mineira são perfeitas para o happy hour ou para lanches especiais. Então, que tal aprender algumas hoje? Confira!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 09/02/2022

Que tal fazer receitas fáceis de comida de boteco com toque da culinária mineira?

comida mineira
Veja a seguir deliciosas receitas mineiras para preparar em casa. Fonte: Pixabay.

Existem diversas receitas de comida de boteco mineira que são especiais e muito saborosas. E elas são mais fáceis de fazer do que parece, confira!

As comidas de boteco são petiscos especiais que podemos servir junto àquela boa cervejinha ou mesmo à tradicional e amada caipirinha. Elas, típicas de bares, são quitutes que permitem o equilíbrio com essas bebidas presentes no dia a dia e que são a cara do momento relax!

E quem ama quitutes de boteco não precisa abrir mão de tê-los quando o happy hour for em casa. Afinal, as receitas de comida de boteco mineira podem ser feitas em casa e garantir um bom e divertido momento com os amigos e familiares.

Aliás, nossa dica é apostar nos mineiros justamente porque eles se espalharam para o Brasil e influenciaram botecos de todo o país. Além disso, é inegável que a cozinha mineira é uma das mais ricas e deliciosas que temos. Por isso, por que não levá-la para sua casa?

Abaixo você encontra 4 receitas especiais para fazer encontros inesquecíveis na sua casa e, assim, aproveitar bons momentos com quem você quer bem. Continue lendo e aprenda o passo a passo sem complicações ou frescura para ter aquele petisco especial em uma mão e o copo de cerveja na outra!

receita de bolo de fubá

Receita de bolo sem ovo simples: aprenda a fazer aqui!

A receita de bolo sem ovo é muito simples, e existem diversas opções que conhecemos, como o delicioso bolo de cenoura. Confira receitas!

Anúncios

As melhores receitas para diferentes tipos de comida de boteco! Confira 4 receitas mineiras incríveis

linguiça acebolada
Clássicos da culinária mineira. Fonte: Pixabay.

Abaixo você encontra 4 receitas diferentes de petiscos mineiros perfeitos para comer junto ao happy hour ou, então, para um lanche especial! Com isso, tenha sempre em mãos opções saborosas e simples!

Calabresa acebolada

A primeira das receitas que trouxemos é simples, deliciosa e faz o maior sucesso por onde passa! Aliás, fica perfeita tanto com uma cerveja quanto com refrigerantes, sucos e outros tipos de bebidas sem álcool. Ou seja: é para todo mundo e todos amam!

Para fazê-la você precisa dedicar apenas 15 minutinhos do seu tempo. Ao final, então, garante 5 porções cheias de personalidade. Caso precise de mais quantidade, basta dobrar ou triplicar os ingredientes e seguir os mesmos passos.

Então, veja abaixo do que você precisa para fazer essa receita de comida de boteco mineira e o passo a passo simples:

  • ½ kg de linguiça calabresa;
  • 1 cebola grande;
  • Cebolinha verde picadinha e pimenta calabresa a gosto.

Para começar, corte a calabresa em rodelas mais ou menos finas. Igualmente, corte a cebola também em rodelas, desta vez prezando pela finura. Então, refogue a calabresa na frigideira (se precisar acrescente um pouco de óleo).

Refogue por um tempo, cerca de 3 a 5 minutos, e então adicione as cebolas. Dessa forma, deixe fritar até que as linguiças comecem a se dobrar em direção ao próprio centro (como se formassem conchas). Assim, desligue o fogo, acrescente o cheiro verde e a pimenta e sirva!

Ah, caso queira também é possível preparar a calabresa na sua fritadeira a ar (Air fryer). Assim, dispense o óleo, não suje panelas e faça de forma ainda mais rápida!

Anúncios

Torresmo

Outra delícia que é uma comida de boteco mineira típica é o torresmo. Por isso, ele também não ficou de fora da nossa lista de quitutes para seu happy hour! A receita rende 4 porções bem generosas e fica pronta em apenas 30 minutos.

Veja os ingredientes para prepará-la:

  • 1 kg de barriga de porco (panceta);
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1/2 limão;
  • 1/2 litro de óleo para fritar;
  • Sal e pimenta a gosto.

Veja só como é fácil fazer essa receita de comida de boteco mineira! Para começar, corte a barriga de corpo em pedaços pequenos e tempere com limão, sal e pimenta. Deixe descansar por 15 minutos.
Depois, coloque a barriga de porco e a farinha em um pote com tampa. Depois, feche-o e balance muito bem por cerca de 2 a 3 minutos. Por fim, basta aquecer o óleo e fritar os pedaços de panceta até que fiquem bem crocantes. Escorra com a escumadeira, coloque em um prato com papel toalha absorvente e, depois, sirva!

Mandioca frita

Mandioca é uma opção para vegetarianos! Fonte: Adobe Stock.

Por fim, a última receita de comida de boteco mineira que separamos para você também é uma ótima opção para os vegetarianos. A mandioca frita é simples de preparar, crocante por fora e macia por dentro e em muitos lugares rouba a atenção que seria da batatinha frita.

Por isso, é uma excelente alternativa para ter algo sem carne, delicioso e rápido de fazer. Assim, veja abaixo os ingredientes e o modo de preparo dessa receitinha especial e que é muito simples! A receita rende 13 porções em 40 minutos!

  • 1kg de mandioca;
  • 1 colher (café) de manteiga;
  • 1 colher (chá) de açúcar;
  • 2 tabletes de caldo de galinha (ou sal e temperos naturais de sua preferência);
  • Óleo para fritar.

Primeiramente, leve o aipim para cozinhar – devidamente limpo e sem casca – em água com o açúcar, a manteiga e os tabletes de caldo de galinha. Desligue quando estiver macio, mas sem se desmanchar.

Assim, basta fritar os pedaços em óleo quente e, quando dourarem, retirar com uma escumadeira e dispor em papel toalha absorvente. Salgue a gosto e sirva em seguida.

Tábua de frios

Essa é uma das receitas de comida de boteco mineira mais fáceis! Afinal, você é quem escolhe os ingredientes de acordo com sua preferência ou pela disposição deles em casa. Basta servir em uma tábua algumas dessas delícias:

  • Queijos (aposte em pelo menos 2 tipos);
  • Salame;
  • Azeitona;
  • Pepino;
  • Ovo de codorna;
  • Palmito;
  • Pães ou torradas;
  • Frutas frescas;
  • Geleias.

Assim, aproveite essas receitas de comida de boteco mineira e se delicie sem complicação ou gastos demasiados!

No entanto, se está em busca de outras receitas, veja a seguir mais uma opção!

Duas pessoas usando verduras e legumes, vista de cima

Top 6 receitas fáceis e saborosas para o seu dia a dia!

Existem várias receitas fáceis para o dia a dia, como uma carne de panela saborosa ou um prato de salada prático! Veja algumas sugestões!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Molho de iogurte para salada: opções saudáveis

A salada é essencial, no dia a dia, para o consumo de nutrientes. Conheça opções de molho de iogurte para a salada e traga mais sabor!

Continue lendo
content

Conheça 3 benefícios da acupuntura pouco divulgados

Conheça 3 benefícios da acupuntura pouco divulgados e descubra para quem a técnica é indicada. Você vai se surpreender. Saiba mais!

Continue lendo
content

Alimentação para Alzheimer: opções que evitam o avanço da doença

Alimentação para Alzheimer: Conheça quais são as opções alimentares que devem ser priorizadas para prevenir e evitar o progresso da doença.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Plataforma Zankyou: veja como funciona e se vale a pena!

A Zankyou está há mais de uma década no mercado digital oferecendo agilidade e praticidade para quem quer organizar um casamento dos sonhos. Veja como a plataforma funciona e confira se vale a pena baixar o app!

Continue lendo
content

Como fazer check-in pela Air France: veja antes de viajar!

A companhia aérea Air France disponibiliza o check-in online cerca de 30 horas antes da partida! Os passageiros podem realizá-lo online ou direto no guichê da companhia com a ajuda de um atendente.

Continue lendo
content

Quanto custa viajar para as Maldivas? Preços e dicas 2022

Um destino dos sonhos da maioria das pessoas, o arquipélago das Maldivas é mais acessível do que você imagina. Aliás, você não precisa ganhar na loteria ou entrar em dívidas para conhecer esse paraíso!

Continue lendo