Receitas

Receita de salpicão de frango: veja como fazer!

Uma receita de salpicão pode ajudar você a reaproveitar sabores e ingredientes, bem como a transformar a refeição. Pois, então, não deixe de conferir abaixo como fazer um salpicão perfeito!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 25/11/2021

Descubra como fazer rapidamente uma receita deliciosa de salpicão de frango desfiado! 

Veja o preparo de um delicioso salpicão. Fonte: Adobe Stock.

Se você ama a receita de salpicão vai se apaixonar ainda mais com as sugestões que trouxemos para você. Por isso, não as perca e reproduza na sua casa!

O salpicão é um preparo bastante comum na mesa do brasileiro. Em verdade, ele costuma estar presente em festividades como Natal e Ano Novo. Mas não só nisso, pois também é um excelente acompanhamento de churrascos.

Essas são as situações em que a receita de salpicão mais se faz presente. Porém, ela não precisa se limitar a essas ocasiões. Afinal, é um prato bastante completo que conta com vários sabores e serve perfeitamente como entrada ou salada da sua refeição.

Abaixo, então, confira tudo para fazer uma receita perfeita desse prato. Dessa forma, veja como reproduzir um prato bem brasileiro, cheio de sabores e com ingredientes simples no conforto da sua casa.

Receita de nhoque de batata doce

Receita de nhoque de batata doce: aprenda como fazer!

A receita de nhoque de batata doce é muito saborosa e prática de preparar! Então, confira aqui opções incríveis para o seu dia a dia!

Anúncios

O que é salpicão?

receita de salpicão
Salpicão de frango. Fonte: Adobe Stock.

Existem duas conotações para esse nome. A primeira delas se refere a um prato feito à base de frios, como presunto, lombo de porco e paio. Assim, eles levam temperos de alho e de vinho.

A segunda delas se refere à conotação brasileira – brasileiríssima! – que se refere ao prato cujo preparo veremos aqui hoje. Nesse caso, a receita de salpicão se refere a uma salada de carne de frango desfiada, misturada com batatas, pimentões, temperos, creme de leite ou maionese.

Ainda, existem versões que substituem a carne de frango por outras brancas, como de peru. Igualmente, por peixes. Assim, é uma super salada cheia de sabores diferentes e bastante completa.

Ela não só é saborosa, como também é barata e cheia de nutrientes. Afinal, é comum que nela estejam presentes vegetais como tomate, pimentões, cebola, cheiro verde, palmito, azeitonas, milho e outras delícias!

O que deve ficar claro é que existem várias formas de fazer receitas de salpicão e cada uma delas é especial à sua maneira. Por exemplo, caso você não tenha um vegetal em casa, mas tenha outros, pode substituir sem problemas.

Aqui a criatividade está liberada e a lógica é utilizar o que você tem à disposição em casa, como restos de ingredientes e coisas que já estão na sua despensa ou geladeira. Dito isso, separamos uma sugestão para você. Ela pode ser adaptada conforme seu gosto. Seja como for, com certeza irá encantar na sua refeição!

Como fazer uma receita simples de salpicão de frango?

receita de salpicão
Como preparar o salpicão? Fonte: Adobe Stock.

Confira agora mesmo como fazer uma receita simples, mas cheia de sabor, de salpicão de frango e vegetais. Fique à vontade para trocar ingredientes de acordo com sua preferência ou, então, para adicionar novos sabores.

Anúncios

Escolha os ingredientes

Primeiramente, escolha ingredientes de qualidade. Como falamos acima, é interessante que o salpicão conte com um molho (iogurte natural, maionese, creme de leite, etc.), com vegetais e carne. A nossa sugestão para você é a seguinte:

  • 1 kg de peito de frango desfiado e cozido;
  • 2 cenouras raladas;
  • ½ pimentão vermelho picado, sem sementes;
  • ½ pimentão amarelo, picado, sem sementes;
  • 2 cebolas bem picadinhas;
  • 1 maçã verde;
  • ½ lata de milho (sem a água);
  • 150 g de uva passa preta;
  • 1 pote de maionese;
  • 300 g de batata palha.

Você pode substituir, por exemplo, a maionese por requeijão, creme de leite ou iogurte natural. Uma boa ideia, ainda, é fazer meio a meio: para 100 g de maionese, 100 g de creme de leite. Com isso, fica menos pesado e salgado.

Ainda, considere que a uva passa, bem como as demais frutas, são sugestões. Mas, saiba, fazem diferença no sabor do resultado final da receita de salpicão de frango!

Cozinhe e desfie o frango

Após escolher os ingredientes do seu agrado, passe ao preparo. Você pode, por exemplo, optar por comprar o frango já desfiado. Contudo, isso geralmente sai bem mais caro. Outra opção é reaproveitar restos de um jantar ou almoço, como frango assado ou o peru de Natal e desfiar.

Por outro lado, você também pode, simplesmente, comprar o peito de frango, cozinhá-lo e desfiá-lo em casa. Nesse caso, vamos ensinar para você uma forma bem fácil de preparar o frango. Livre-se de perder muito tempo desfiando com um truque que parece mágica.

Para tanto, basta colocar o peito de frango na panela de pressão e cobri-lo com água. Então, tampe e leve ao fogo. Cozinhe por 15 a 20 minutos depois de pegar pressão. Assim, desligue, espere a panela esfriar e a pressão sair. Abra com cuidado, descarte a água e feche a panela novamente.

Então, balance muito bem a panela para cima e para baixo, de um lado para o outro. Você pode usar um pano para segurá-la e assim evitar queimaduras e outros acidentes. Mexa a panela dessa maneira por alguns minutos. Depois, abra a tampa e surpreenda-se: frango desfiadinho para sua receita de salpicão.

Misture tudo

O terceiro passo para fazer a receita de salpicão é bem simples, como as demais. Basta misturar, agora, os ingredientes do salpicão, com exceção da batata palha. Isto é, tanto o frango quanto os vegetais, temperos (como pimenta, cheiro verde picado e sal) e o molho. Mexa e misture para que fique bem homogêneo.

Aliás, caso você use a maçã, lembre-se de deixá-la em molho, antes, em suco de limão. Isso ajuda a evitar que a fruta escureça, o que é comum depois do seu corte. Ainda, deixe a batata palha para adicionar somente no momento de servir. Em caso contrário, ela irá murchar.

Gele e depois sirva

Por fim, basta levar a sua receita de salpicão de frango para a geladeira até o momento de servi-lo. Assim, basta espalhar a batata palha sobre a receita e, assim, deliciar-se! Fica perfeita com churrasco, bem como com massas e outros preparos assados.

E se você quer conhecer mais receitas práticas de frango, clique no botão a seguir!

Receitas com peito de frango

Melhores receitas práticas com peito de frango: veja!

As receitas com peito de frango são versáteis e vão desde simples pratos até mais complexos. Veja mais aqui!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Receitas caseiras para enxaqueca: conheça as 5 melhores!

Conheça as 5 melhores receitas para enxaqueca e se livre das crises de uma vez por todas! Fique totalmente por dentro.

Continue lendo
content

4 receitas de frango frito para variar na cozinha!

Uma seleção de receitas de frango frito fáceis e deliciosas para mudar sua rotina e te dar opções de petiscos para comer a tarde!

Continue lendo
content

Licor de folha de figo: para que serve e como usar!

O licor de folha de figo não é apenas saboroso, mas possui inúmeros benefícios para a saúde! Então, aprenda aqui como preparar e aproveite!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente na Quero Passagem?

A Quero Passagem é uma plataforma digital e também oferece um app completo para você adquirir passagens de ônibus para todo o Brasil! O processo é simples, então veja como comprar e planeje sua viagem!

Continue lendo
content

10 dicas para montar sua bagagem em uma viagem de moto

Não é só de avião e carro que você pode fazer uma viagem. Nesse sentido, é totalmente possível fazer uma viagem turística de moto sem preocupações. Então, confira aqui as dicas do que levar na sua bagagem para fazer uma viagem de moto!

Continue lendo
content

Como fazer check-in pela Gol Linhas Aéreas: veja antes de viajar!

Além de oferecer voos confortáveis e de baixo custo, a Gol Linhas Aéreas também possui plataformas que podem agilizar seu embarque. Você pode realizar check-in pelo site, aplicativo ou diretamente no guichê da companhia.

Continue lendo