Receitas

Receita de nhoque de batata doce: aprenda como fazer!

Uma receita de nhoque de batata doce pode transformar o seu dia e deixá-lo ainda mais saboroso. Aprenda, hoje, algumas opções fáceis e saudáveis!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 28/10/2021

Faça uma receita incrível de nhoque de batata doce facilmente

Receita de nhoque de batata doce
Preparo do nhoque de batata doce. Fonte: Pexels.

Nós trouxemos algumas opções de receita de nhoque de batata doce pra você. Elas são muito interessantes por trazerem esse ingrediente simples e saudável. Aprenda!

Existem diversos tipos de batata. Batata inglesa, batata baroa, asterix, bolinha e outras. A batata doce é um desses tipos, então, e ela se destaca justamente pelo fato de que possui baixo índice glicêmico, o que é muito interessante e ótimo para a saúde.

Mas o que significa ter baixo nível glicêmico? Que ela ajuda na liberação dos níveis de açúcar no sangue, evitando picos e baixas muito acentuadas. Assim, esse é um alimento que ajuda nesse controle.

Além, é claro, do sabor dele, que é especial. Junte-se a isso o fato de valor caber no bolso, pois é um alimento comum e que não passa por escassez. Por isso, as opções de receita de nhoque de batata doce que trouxemos são incríveis para você utilizar esse alimento no seu dia a dia.

Café com pimenta: veja como fazer!

Aprenda como fazer 3 receitas deliciosas de café com pimenta e aproveite seus benefícios, como perda de peso e melhora do metabolismo! Veja!

Anúncios

Receita de nhoque de batata doce: é fácil e rápido!

Receita de nhoque de batata doce
Nhoque de batata doce no forno. Fonte: Pexels.

Uma receita é ótima, mas e se tivermos várias delas em mãos? Com isso, podemos escolher dentre aquelas que já temos os ingredientes em casa ou, então, que se encaixem nas nossas restrições alimentares, certo?

Nesse sentido, considere, por exemplo, que é possível fazer receita de nhoque de batata doce com ou sem produtos de origem animal. As receitas desse tipo sempre serão vegetarianas, pois não contêm carne. Porém, podem conter manteiga, o que tira o fator vegano. Ou, então, dispensá-la e conquistar o título vegano.

Seja como for, todas são especiais e cheias de sabores! Por isso, confira agora mesmo alternativas interessantes para você reproduzir o nhoque de batata doce na sua casa sem problemas e sem perder tempo!

Receita de nhoque de batata doce com ovo, farinha e manteiga

A primeira receita que escolhemos é vegetariana, mas não vegana. Por isso, ela dispensa ingredientes com carne, mas contém os de origem animal que se revelam no ovo e na manteiga. Porém, você pode substituir esta por azeite de oliva, caso queira.

Essa receita rende pelo menos 3 porções e fica pronta em apenas 20 minutos. Veja, então, quais são os ingredientes necessários:

  • 1 batata doce grande;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 3 ovos;
  • 4 colheres (sopa) de manteiga;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Então, passe ao modo de preparo, simples, fácil e cheio de sabores. Primeiramente, asse ou cozinhe a batata até que ela fique cozida. Lembre-se, antes, de descascá-la ou descasque-a após o cozimento, isso vai da sua preferência.

Depois disso, então, amasse-a ainda quente com o auxílio de um garfo ou de um amassador de batatas. Ainda, é possível usar o processador ou mesmo um fuet. Quando elas estiverem amassadas e sem grumos, misture o ovo e a farinha. Coloque esta aos poucos. Coloque a manteiga e misture bem.

Então, abra a massa com um rolo, corte os pedaços dos nhoques e cozinhe-os em água quente. Eles submergirão à superfície assim que estiverem cozidos. Basta tirar e, assim, servir com o molho de sua preferência.

Anúncios

Receita de nhoque de batata doce com sálvia

Essa é outra receita especial para fazer o nhoque com base na batata doce. Ela pode demorar até 2 horas de preparo, contudo. Ao final, rende 6 porções saborosas e cheias de sabor. Assim, então, veja todos os ingredientes necessários:

  • 2 gemas;
  • 1 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo;
  • Farinha para polvilhar a bancada;
  • 1 kg de batata doce;
  • 100 g de manteiga;
  • 1 maço de sálvia;
  • 1 colher (sopa) de sal.

Primeiramente, lave e descasque as batatas e as leve para cozinhar em água quente por 20 minutos ou até que fiquem macias. Logo depois, então, descarte a água e amasse bem as batatas. Mais uma vez, você pode usar um garfo, processador ou amassador.

Então, tempere as batatas com sal e adicione ¼  de xícara de chá da farinha. Misture bem, amassando e mexendo para ficar homogêneo e para ajudar a esfriar a massa. Coloque a gema e mexa, novamente, misturando.

Depois, comece a adicionar o restante da farinha. Assim, acrescente um pouco e misture, utilizando as mãos. Com isso, você poderá sentir o ponto ideal da massa, que não deve mais estar grudando na pele.

Quando a massa obtiver esse aspecto, então, polvilhe a bancada ou uma mesa com farinha. Sobre ela, coloque a massa da receita do nhoque de batata doce. Faça bolinhas e vá abrindo um rolinho, e cortando pedaços de 2 cm de largura, aproximadamente.

Assim, esquente água em uma panela grande e vá adicionando os nhoques. Dessa forma, quando eles subirem às superfície, estão prontos. Com uma escumadeira, retire-os e reserve até que termine.

Então, em uma frigideira à parte, derreta ½ colher de sopa de manteiga e adicione os  nhoques, dourando-os. Quando isso acontecer, baixe o fogo e derreta o restante da manteiga com a sálvia. Dessa maneira, deixe cozinhar por 1 minuto. Em seguida adicione 1 concha de água do cozimento do nhoque e misture bem.

Depois, basta servir os seus nhoques.

Sugestões para preparar receita de nhoque de batata doce

Receita de nhoque de batata doce
Nhoque de batata doce prontinho com queijo. Fonte: Pexels.

Por fim, trouxemos algumas sugestões para os seus preparos de nhoque com batata doce. Primeiramente, considere que é sempre necessário escolher batatas bonitas e sem machucados. Caso haja estes, descarte os pedaços machucados.

Além disso, você pode substituir a sálvia, como na receita acima, por outras ervas, como tomilho, manjericão ou manjerona e até mesmo orégano fresco.

Por fim, saiba que as receitas de nhoque de batata doce combinam com muitos tipos de molho! Dentre eles, estão os molhos brancos, como bechamel. Igualmente, bolonhesa, molhos vermelhos diferentes e até mesmo molho pesto.

Então, são várias opções deliciosas para você variar no seu dia a dia, não é mesmo?

E se você quer conhecer mais receitas fáceis, confira o nosso conteúdo recomendado abaixo!

receita de bolo de fubá

Receita de bolo de fubá simples

A receita de bolo de fubá simples é incrível e pode ser feita facilmente na sua casa! Veja aqui como preparar.

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

5 benefícios que só a meditação é capaz de proporcionar

Diminuição da ansiedade e melhora da qualidade do sono são alguns dos benefícios da meditação; veja outros e mais dez dicas para a prática.

Continue lendo
content

Dieta para Tireoidite de Hashimoto: O que priorizar e o que evitar? Descubra!

Dieta para tireoidite de hashimoto: Saiba quais alimentos incluir e quais retirar da rotina alimentar de quem sofre com essa doença.

Continue lendo
content

Gonorreia: conheça os 8 principais sinais que indicam presença da doença

Descubra o que causa a gonorreia, as principais complicações e conheça 8 sintomas clássicos que mostram que é hora de procurar um médico.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Hotel Fazenda em São Paulo: 3 opções incríveis!

Não é preciso dirigir muito longe para aproveitar um refúgio com uma bela vista e contato com a natureza. Conheça aqui hotéis fazenda no estado de São Paulo requintados e rústicos, com atividades voltadas para o campo.

Continue lendo
content

Vai viajar pra fora e precisa de visto? Conheça o Mapa da Viagem Internacional!

Se você está programando uma viagem para o exterior, confira o curso Mapa da Viagem Internacional. Com ele, você poderá entender como funciona o processo de visto canadense e americano, além de dicas essenciais para planejar uma viagem ao exterior de forma segura! Confira!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Mirella Turismo?

A Mirella Turismo possui um equipe capacitada que pode te ajudar a montar um roteiro personalizado ou ainda comprar diversos serviços de turismo. É só entrar em contato com seus atendentes ou visitar a agência!

Continue lendo