Receitas

Receita fácil de mofongo: aprenda como fazer!

Mofongo é um prato saboroso, típico de Porto Rico. Confira aqui dicas de preparo e faça a receita de mofongo na sua casa com um passo a passo simples!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 31/10/2021

Faça a receita porto-riquenha de mofongo facilmente

Receita de mofongo
Mofongo – Prato típico de Porto Rico | Fonte: Adobe stock.

A receita de Mofongo é originária de Porto Rico. É feita a partir da banana-plátano, alho e carne de porco. Aprenda hoje mais sobre essa delícia e como fazê-la em casa!

A culinária é encantadora justamente porque ela se mostra diferente em cada lugar do mundo. Ou seja, cada região e país possui produtos próprios, bem como maneiras próprias de lidarem com certos ingredientes.

A partir disso, então, surgem pratos típicos da região que muitas vezes a representa. E esse é o caso da receita de mofongo, que é a cara de Porto Rico, um território das ilhas caribenhas que pertence aos Estados Unidos, mas tem alma latina.

A culinária porto-riquenha, então, apresenta diversas influências. Desde os frutos do mar até o uso das carnes de porco e, também, dos frutos e tubérculos próprios da região. A partir disso, desenvolveu-se em pratos saborosos e inesquecíveis.

Ainda que você nunca tenha ido a Porto Rico, pode sentir um gostinho desse local paradisíaco com a receita de mofongo. Abaixo, aprenda mais sobre esse prato e, igualmente, como fazê-lo em um passo a passo simples e rápido.

Receita de nhoque de batata doce

Receita de nhoque de batata doce: aprenda como fazer!

A receita de nhoque de batata doce é muito saborosa e prática de preparar! Então, confira aqui opções incríveis para o seu dia a dia!

Anúncios

O que é o prato típico Mofongo?

O Mofongo é um prato tradicional porto-riquenho que utiliza a banana frita como base. Além disso, conta com carne de porco, bacon alho, que lhe dão ainda mais sabor e aromas! Esse é um prato que frequentemente é servido com feijão e frango. Mas você também pode servi-lo sozinho ou com qualquer outra proteína de sua escolha! 

Interessou-se por essa mistura de sabores e influências culinárias que é o mofongo? Pois a

abaixo estão as instruções de como fazer esta deliciosa refeição em casa. Continue lendo e confira o passo a passo para produzi-lo no conforto do seu lar.

Como fazer mofongo passo a passo: experimente a receita de Porto Rico!

receita de mofongo
Conheça o prato mofongo | Fonte: Adobe stock.

Esse é um prato que com certeza vai fazer sucesso na sua casa! Primeiramente, porque agrada o paladar por trazer sabores que já conhecemos, como a da banana frita, das carnes defumadas e do alho. Por isso, não há perigo de estranhamento.

Ainda, pelo fato de que é fácil de fazer e que demora poucos minutos. Quer mais? Pois saiba que aqui temos uma receita que cabe no bolso, pois seus ingredientes são baratos e facilmente localizados por aí. E nada melhor do que comida boa e barata em tempos de alta inflação sobre os alimentos, certo?!

Outro ponto interessante desse prato, cujo preparo iremos conferir já já, é que ele é nutritivo. Ele dispensa glúten, de forma que é uma ótima opção para celíacos. Ainda, ele é rico em amido resistente, que é importante para diminuir a glicemia (alta de açúcar no sangue) bem como para o controle do metabolismo.

Assim, só existem bons motivos para fazer a receita de mofongo, não é mesmo?! Dessa forma, não perca mais tempo. Confira agora o passo a passo e os ingredientes para fazer esse prato cheio de sabor.

Para fazer a receita de mofongo você precisará de:

  • 4 bananas da terra verdes;
  • 3 dentes de alho;
  • Pele de porco frita (torresmo!);
  • Azeite;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Óleo para fritar as bananas.

Caso você queira pode adicionar bacon ou lombo defumado à receita de mofongo. Ainda, pode adicionar a páprica defumada que ajuda a ressaltar ainda mais esse gostinho defumado que é típico dessa receita de Porto Rico.

Anúncios

Modo de preparo

Agora, passemos ao modo de preparo dessa receita especial. Para isso, siga esse passo a passo:

  • Primeiramente, descasque as bananas (que devem estar verdes, ok?!) e as corte em rodelas nem muito finas e nem muito grossas (algo em torno de 2,5 cm de espessura);
  • Enquanto corta as bananas, aproveite para aquecer o óleo em uma frigideira alta. Aqueça-o até que ele alcance a temperatura de 180°C. Para certificar-se de que a temperatura está correta, aliás, basta adicionar um pedaço de banana: caso comece a borbulhar muito, de forma imediata, a temperatura para a receita de mofongo está correta;
  • Logo depois, frite os pedaços de banana até que eles obtenham uma cor dourada, bem amarelo-escuro. Assim, retire-os do óleo com auxílio de uma escumadeira e os disponha sobre um prato forrado com papel toalha absorvente. Reserve;
  • Aproveite, nesse momento, para picar os alhos. Em seguida, em um pilão, amasse esses alhos com as rodelas de banana-da-terra que já estão fritas;
  • Adicione no pilão, também, alguns pedaços de torresmo para que ele ajude a dar crocância ao prato e ainda mais sabor;
  • Assim, acrescente à mistura do pilão, também, uma colher (de sopa) de azeite, bem como a pimenta-do-reino e o sal a gosto, misturando e amassando mais uma vez;
  • Quando obtiver a consistência de um purê mais grosso, basta servir essa delícia de receita de mofongo típica de Porto Rico!

Dicas finais para a receita de mofongo

Por fim, trouxemos algumas dicas especiais. Primeiramente, caso use bacon na receita, lembre-se de cortá-lo bem pequeno e fino e de fritá-lo bem, para que ele fique devidamente crocante. Afinal, essa é a intenção de colocá-lo, bem como do torresmo.

Outra dica é para jamais usar bananas-da-terra em processo de amadurecimento já avançado ou maduras. É crucial que as frutas da receita de mofongo estejam verdes, pois é assim que elas alcançam a consistência necessária para esse prato típico, bem como sabor e cor.

Ainda sobre a banana-da-terra, temos uma dica: ela geralmente é mais difícil de descascar, pois tem uma casca mais grossa e, ainda, está verde, o que “amarra” a casca à fruta. Mas você pode facilitar esse processo. Para tanto, basta colocar as bananas de molho em água quente por 2 a 4 minutos. Assim, ficará mais fácil descascá-las.

Por fim, você pode, ao invés de amassar as bananas, passá-las pelo processador. Assim, economiza ainda mais tempo.

Agora, veja a seguir mais uma receita incrível!

receita de bolo de fubá

Receita de bolo de fubá simples

A receita de bolo de fubá simples é incrível e pode ser feita facilmente na sua casa! Veja aqui como preparar.

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Dieta para síndrome do ovário policístico: saiba o que priorizar

Açúcares e doces devem ser evitados numa dieta para síndrome do ovário policístico; já vegetais e proteínas magras são aceitas. Veja mais!

Continue lendo
content

Pavê cremoso de tangerina: sabor marcante!

Cítrico e doce, o pavê cremoso de tangerina pode ser uma excelente sobremesa para seu final de semana. Aprenda, aqui, como fazê-lo!

Continue lendo
content

Receitas de homus: conheça a melhor aqui!

As receitas de homus têm base composta por grão-de-bico, são simples e podem ser preparadas rapidamente. Veja como fazê-las aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Por Aí Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Para aproveitar viagens bate e volta e passeios de excursões, a Por Aí Viagens oferece uma boa variedade de serviços de turismo. Além disso, é uma agência confiável que conta com funcionários experientes nesse mercado.

Continue lendo
content

8 super dicas de como comprar passagens aéreas baratas e economizar!

Ainda que o valor das passagens aéreas leve a maior fatia do seu orçamento para fazer uma viagem, existem alguns atalhos para diminuir esse custo e economizar dinheiro! Confira aqui 8 dicas para comprar passagens aéreas mais baratas!

Continue lendo
content

Como comprar passagem aérea em promoção na Max Milhas?

Através de uma plataforma simples e intuitiva, você poderá encontrar voos para o mundo todo com descontos incríveis. Então, veja aqui como aproveitar ofertas imperdíveis de passagens aéreas na Max Milhas.

Continue lendo