Receitas

Receita fácil de mofongo: aprenda como fazer!

Mofongo é um prato saboroso, típico de Porto Rico. Confira aqui dicas de preparo e faça a receita de mofongo na sua casa com um passo a passo simples!

Anúncios

Faça a receita porto-riquenha de mofongo facilmente

Receita de mofongo
Mofongo – Prato típico de Porto Rico | Fonte: Adobe stock.

A receita de Mofongo é originária de Porto Rico. É feita a partir da banana-plátano, alho e carne de porco. Aprenda hoje mais sobre essa delícia e como fazê-la em casa!

A culinária é encantadora justamente porque ela se mostra diferente em cada lugar do mundo. Ou seja, cada região e país possui produtos próprios, bem como maneiras próprias de lidarem com certos ingredientes.

A partir disso, então, surgem pratos típicos da região que muitas vezes a representa. E esse é o caso da receita de mofongo, que é a cara de Porto Rico, um território das ilhas caribenhas que pertence aos Estados Unidos, mas tem alma latina.

A culinária porto-riquenha, então, apresenta diversas influências. Desde os frutos do mar até o uso das carnes de porco e, também, dos frutos e tubérculos próprios da região. A partir disso, desenvolveu-se em pratos saborosos e inesquecíveis.

Ainda que você nunca tenha ido a Porto Rico, pode sentir um gostinho desse local paradisíaco com a receita de mofongo. Abaixo, aprenda mais sobre esse prato e, igualmente, como fazê-lo em um passo a passo simples e rápido.

Receita de nhoque de batata doce

Receita de nhoque de batata doce: aprenda como fazer!

A receita de nhoque de batata doce é muito saborosa e prática de preparar! Então, confira aqui opções incríveis para o seu dia a dia!

O que é o prato típico Mofongo?

O Mofongo é um prato tradicional porto-riquenho que utiliza a banana frita como base. Além disso, conta com carne de porco, bacon alho, que lhe dão ainda mais sabor e aromas! Esse é um prato que frequentemente é servido com feijão e frango. Mas você também pode servi-lo sozinho ou com qualquer outra proteína de sua escolha! 

Interessou-se por essa mistura de sabores e influências culinárias que é o mofongo? Pois a

abaixo estão as instruções de como fazer esta deliciosa refeição em casa. Continue lendo e confira o passo a passo para produzi-lo no conforto do seu lar.

Como fazer mofongo passo a passo: experimente a receita de Porto Rico!

receita de mofongo
Conheça o prato mofongo | Fonte: Adobe stock.

Esse é um prato que com certeza vai fazer sucesso na sua casa! Primeiramente, porque agrada o paladar por trazer sabores que já conhecemos, como a da banana frita, das carnes defumadas e do alho. Por isso, não há perigo de estranhamento.

Ainda, pelo fato de que é fácil de fazer e que demora poucos minutos. Quer mais? Pois saiba que aqui temos uma receita que cabe no bolso, pois seus ingredientes são baratos e facilmente localizados por aí. E nada melhor do que comida boa e barata em tempos de alta inflação sobre os alimentos, certo?!

Outro ponto interessante desse prato, cujo preparo iremos conferir já já, é que ele é nutritivo. Ele dispensa glúten, de forma que é uma ótima opção para celíacos. Ainda, ele é rico em amido resistente, que é importante para diminuir a glicemia (alta de açúcar no sangue) bem como para o controle do metabolismo.

Assim, só existem bons motivos para fazer a receita de mofongo, não é mesmo?! Dessa forma, não perca mais tempo. Confira agora o passo a passo e os ingredientes para fazer esse prato cheio de sabor.

Para fazer a receita de mofongo você precisará de:

  • 4 bananas da terra verdes;
  • 3 dentes de alho;
  • Pele de porco frita (torresmo!);
  • Azeite;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Óleo para fritar as bananas.

Caso você queira pode adicionar bacon ou lombo defumado à receita de mofongo. Ainda, pode adicionar a páprica defumada que ajuda a ressaltar ainda mais esse gostinho defumado que é típico dessa receita de Porto Rico.

Modo de preparo

Agora, passemos ao modo de preparo dessa receita especial. Para isso, siga esse passo a passo:

  • Primeiramente, descasque as bananas (que devem estar verdes, ok?!) e as corte em rodelas nem muito finas e nem muito grossas (algo em torno de 2,5 cm de espessura);
  • Enquanto corta as bananas, aproveite para aquecer o óleo em uma frigideira alta. Aqueça-o até que ele alcance a temperatura de 180°C. Para certificar-se de que a temperatura está correta, aliás, basta adicionar um pedaço de banana: caso comece a borbulhar muito, de forma imediata, a temperatura para a receita de mofongo está correta;
  • Logo depois, frite os pedaços de banana até que eles obtenham uma cor dourada, bem amarelo-escuro. Assim, retire-os do óleo com auxílio de uma escumadeira e os disponha sobre um prato forrado com papel toalha absorvente. Reserve;
  • Aproveite, nesse momento, para picar os alhos. Em seguida, em um pilão, amasse esses alhos com as rodelas de banana-da-terra que já estão fritas;
  • Adicione no pilão, também, alguns pedaços de torresmo para que ele ajude a dar crocância ao prato e ainda mais sabor;
  • Assim, acrescente à mistura do pilão, também, uma colher (de sopa) de azeite, bem como a pimenta-do-reino e o sal a gosto, misturando e amassando mais uma vez;
  • Quando obtiver a consistência de um purê mais grosso, basta servir essa delícia de receita de mofongo típica de Porto Rico!

Dicas finais para a receita de mofongo

Por fim, trouxemos algumas dicas especiais. Primeiramente, caso use bacon na receita, lembre-se de cortá-lo bem pequeno e fino e de fritá-lo bem, para que ele fique devidamente crocante. Afinal, essa é a intenção de colocá-lo, bem como do torresmo.

Outra dica é para jamais usar bananas-da-terra em processo de amadurecimento já avançado ou maduras. É crucial que as frutas da receita de mofongo estejam verdes, pois é assim que elas alcançam a consistência necessária para esse prato típico, bem como sabor e cor.

Ainda sobre a banana-da-terra, temos uma dica: ela geralmente é mais difícil de descascar, pois tem uma casca mais grossa e, ainda, está verde, o que “amarra” a casca à fruta. Mas você pode facilitar esse processo. Para tanto, basta colocar as bananas de molho em água quente por 2 a 4 minutos. Assim, ficará mais fácil descascá-las.

Por fim, você pode, ao invés de amassar as bananas, passá-las pelo processador. Assim, economiza ainda mais tempo.

Agora, veja a seguir mais uma receita incrível!

receita de bolo de fubá

Receita de bolo de fubá simples

A receita de bolo de fubá simples é incrível e pode ser feita facilmente na sua casa! Veja aqui como preparar.

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Curso de Gastronomia e Confeitaria Prime Cursos: como fazer o curso online e gratuito!

Veja agora mesmo o passo a passo de como fazer o Curso de Gastronomia e Confeitaria Prime Cursos online e acesse conteúdos de qualidade!

Continue lendo
content

Qual a importância da alimentação fitness e saudável?

A importância da alimentação fitness no dia a dia está na melhora do humor, na qualidade do sono, sistema imunológico e mais. Veja aqui!

Continue lendo
content

Frango com curry e espinafre: combinação simples e poderosa

A receita de Frango com curry e espinafre vai surpreender você! Ela é fácil de fazer, além de saborosa e bem nutritiva. Acessee veja!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Real Seguro Viagem é confiável? Veja como funciona!

Encontre e compare os melhores planos de Seguro Viagem apenas utilizando as ferramentas da Real Seguro Viagem. Com diversas seguradoras parceiras, entenda como funcionam seus serviços.

Continue lendo
content

Usar milhas para ganhar dinheiro: veja os benefícios e como funciona!

Comercializar milhas aéreas é uma forma legal de ganhar dinheiro extra. Aliás, é preciso usá-las antes que elas expirem e para você não perder dinheiro. Saiba benefícios desse comércio e como acumular mais milhas!

Continue lendo
content

Aplicativo Busbud: veja como funciona e se vale a pena!

Conheça a plataforma Busbud e planeje suas viagens através do seu celular. São mais de 84 países e milhões de rotas rodoviárias pelo mundo para você comparar e comprar!

Continue lendo