Receitas

Receita de pudim caipira: sobremesa fácil e rápida!

Que tal uma sobremesa diferente? Com a receita de pudim caipira isso é possível! Por isso, conheça 3 formas diferentes de fazer e se surpreenda com o sabor! Ela pode ser servida depois do almoço ou jantar, você escolhe!

Anúncios

Receita de pudim caipira fácil de fazer: muito sabor e praticidade!

pedaço de pudim caipira cortado em prato branco e azul junto com colher
Saiba mais sobre a receita de pudim caipira. Fonte: Canva.

Com a receita de pudim caipira você garante uma ótima opção para fechar sua refeição com chave de ouro. Assim, conheça não uma, mas três receitas diferentes!

O pudim é uma das sobremesas favoritas do brasileiro. E isso não é a toa, pois ele traz uma massa deliciosa que acompanha uma calda de tirar o fôlego. Além disso, também é fácil e rápido de fazer, além de trazer vários sabores diferentes. 

Afinal, são várias formas diferentes de fazê-lo. Por exemplo, pudim de leite. Ou, então, de restos de pão. Igualmente, de leite em pó, banana ou mesmo os coloridos. Portanto, as opções são inúmeras.

E, dentre elas, estão os ditos pudins caipira. Eles se destacam por trazerem alguns gostinhos típicos da roça. Com isso, enriquecem ainda mais o sabor dessa sobremesa incrível.

As opções de receita de pudim caipira que separamos para você contam com milho, coco ou goiabada para dar aquele toque da roça. Por isso, continue lendo e veja como preparar sem dificuldades!

Pudim com frutas

Pudim que não vai ao forno: veja como fazer 5 opções práticas!

Receita de pudim que não vai ao forno é uma excelente opção para quem busca preparar esse delicioso prato de forma simples e eficaz. No fim, o resultado não poderia ser melhor! Quer saber mais detalhes dessas deliciosas receitas? Continue a leitura!

Como preparar uma receita de pudim caipira: 3 opções para fazer rápido e fácil!

pedaço de pudim caipira em cima de colher ao lado de prato branco com o restante do pudim
O pudim caipira pode ser de milho ou de leite. Fonte: Canva.

Cada uma das receitas abaixo traz sabores especiais e típicos do interior do país. Assim, continue lendo e veja como é fácil ter uma sobremesa especial e diferente em poucos passos.

Pudim de milho caipira

O primeiro pudim que trouxemos é o de milho. Ele é bastante especial e com certeza vai te conquistar. Afinal, combina o sabor do milho verde ao do leite condensado e à típica calda de pudim. Confira, então, os ingredientes e, na sequência, o modo de preparo.

Primeiramente, para a calda:

  • 1/2 xícara (chá) de água fervente;
  • 1 xícara (chá) de açúcar.

Então, para o pudim:

  • 3 ovos;
  • ½ xícara (chá) de leite integral;
  • 200 ml de leite de coco;
  • 2 latas de milho-verde escorridas, sem a água;
  • 395 g de leite condensado.

Primeiramente, derreta o açúcar em fogo baixo, em uma forma. Caso a sua forma de pudim seja de metal, derreta-o diretamente nela.

Assim que derreter e ficar com uma for amarelada, adicione a água fervente e mexa até que os torrões se afastam. Espalhe essa calda pelo fundo e laterais da forma de pudim e a reserve.

Então, bata no liquidificador o milho com o leite. Em seguida, peneire a mistura, descarte o bagaço e volte o lÍquido ao liquidificador. Acrescente os demais ingredientes e bata até que fique bem homogêneo.

Desse modo, coloque a mistura na forma com a calda. Cubra-a com papel alumínio e leve assar em forno preaquecido a 180°C, em banho-maria (forma de pudim dentro de outra com água quente) por 1h30min.

Depois, desligue, retire do forno e espere esfriar. Leve gelar por 6 horas e somente então desenforme e sirva.

Pudim caipira de milho com goiabada

A segunda opção de receita de pudim caipira que trouxemos para você também aposta no sabor do milho. Contudo, vai além. Afinal, traz a goiabada para dar mais doçura e personalidade para essa receita.

Confira, assim, os ingredientes para fazer essa obra de arte em formato de sobremesa!

Para a calda:

  • 1/3 de xícara (chá) de água quente;
  • 1 xícara (chá) de goiabada cremosa.

Então, para o pudim:

  • 1 lata de milho sem a água (escorrida);
  • 4 ovos;
  • 1 lata de leite condensado (395 g);
  • 2 latas de leite integral (use a do leite condensado como unidade de medida);
  • 1 colher (sopa) de manteiga;

Essa receita é um pouco diferente, uma vez que a calda não assa junto ao pudim. Portanto, ela somente é feita no momento de servir.

Para começar o preparo, preaqueça o forno a 180°C e unte a forma de pudim com margarina (ou manteiga) e açúcar. Então, bata todos os ingredientes da massa do pudim no liquidificador.

Despeje na forma de pudim e leve assar em banho-maria por 1 hora.

Desligue o fogo e aguarde esfriar. Assim, leve à geladeira por 3 horas. Depois desse tempo, basta desenformar o pudim. Para isso, passe uma faca nas laterais para ajudar a soltá-lo.

Por fim, para terminar, cozinhe a água com a goiabada em fogo médio, mexendo sempre. Quando derreter, despeje a calda formada sobre a receita de pudim caipira. Sirva em seguida e se surpreenda com o sabor!

Pudim caipira de leite

Por fim, nossa última receita de pudim caipira é para quem ama o coco. Ela é bem simples de fazer e conta com ingredientes comuns. Veja quais são e, depois, confira o modo de preparo!

Primeiramente, para a calda:

  • 1/2 xícara (chá) de água fervente;
  • 1 xícara (chá) de açúcar.

Depois, para o pudim:

  • 2 ovos;
  • 2 xícaras (chá) de leite;
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • Coco ralado a gosto.

Primeiramente, derreta o açúcar em fogo baixo em um recipiente que possa ir ao fogo. Caso a forma de pudim seja de metal, use-a para isso!

Quando o açúcar derreter e amarelar, adicione a água e mexa até que os torrões se desfaçam. Desligue o fogo e espalhe a calda por toda a lateral interna da forma e no fundo. Reserve.

Preaqueça o forno a 180°C e, então, bata todos os ingredientes da massa do pudim no liquidificador. Despeje na forma de pudim, em que está a calda. Assim, leve assar em banho-maria por 1h30min.

Depois desse tempo, desligue o fogo do forno e retire a receita de pudim caipira. Quando ele esfriar, leve-o à geladeira por mais 6 horas e desenforme na hora de servir.

Caso queira conhecer mais jeitos diferentes de fazer essa sobremesa, conheça a opção de receita de pudim furadinho! É só clicar no link que deixamos abaixo.

pudim furadinho envolvido por frutas em um prato

Receita de pudim furadinho simples: veja como fazer fácil!

Uma receita de pudim furadinho pode fechar com chave de ouro a sua refeição e, ainda, arrancar suspiros! Veja não uma forma de fazer essa sobremesa, mas três delas e arrase!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Enzimas para emagrecer: como usar para obter seus benefícios?

Quer saber como usar as enzimas para emagrecer? Conheça os tipos diferentes para usar e veja mitos e verdades sobre essa técnica!

Continue lendo
content

Crie um cardápio para emagrecer: barato, semanal e saudável

Comer de forma saudável não significa ter uma alimentação cara. Veja aqui como criar um cardápio para emagrecer barato e de forma efetiva!

Continue lendo
content

Como emagrecer o rosto: conheça dicas incríveis!

A gordura localizada na face pode ser um verdadeiro pesadelo. Confira dicas de como emagrecer o rosto e veja como afiná-lo!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente pela Travel and Fun Viagens?

Se você está procurando destinos incríveis com passeios completos, confira o passo a passo detalhado para fazer sua compra pela Travel and Fun e aproveitar sua viagem com um atendimento de qualidade.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Santander Elite Platinum e saiba se vale a pena!

Disponível nas bandeiras Visa ou Mastercard, o cartão Santander Elite Platinum oferece cobertura internacional e diversos benefícios incríveis para quem viaja bastante. Conheça o cartão antes de pedir o seu.

Continue lendo
content

Aplicativo DeÔnibus: veja como funciona e se vale a pena!

Com mais de 140 empresas rodoviárias parceiras, a DeÔnibus oferece uma forma agilizada de comprar suas passagens de ônibus. Seu aplicativo é simples e pode economizar seu tempo e dinheiro. Veja como ele funciona!

Continue lendo