Receitas

Receita de massa de panqueca doce: aprenda a fazer fácil!

Panquecas doces e fofas são perfeitas e deixam o café da manhã ou brunch muito mais especial! Veja nossas 3 receitas simples para obter resultados deliciosos! Continue lendo e aprenda!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 17/04/2022

Receita de massa de panqueca doce rápida e deliciosa!

panquecas doces num prato com açúcar e algumas frutas, como morangos e uvas
Saiba como preparar a massa de panqueca doce. Fonte: Pexels.

Existem vários tipos de receita de massa de panqueca doce. Por isso, hoje nós apresentamos 3 diferentes para você se deliciar.

As panquecas são ótimas no dia a dia. Embora muita gente aposte nelas salgadas, para o almoço ou jantar e recheios com carne ou legumes, elas também ficam incríveis quando doces.

Você pode apostar em uma massa mais grossa, que não precisa de recheio ou, então, em massas e recheios doces. Com isso, há uma variedade de opções para inovar na refeição sem precisar cair na rotina.

Abaixo, então, aprenda como fazer 3 diferentes tipos de receita de panqueca doce. Igualmente, veja sugestões de coberturas e recheios e saiba: você vai amar e com certeza revezará entre elas.

Panquecas com manteiga, ovo e bacon

Receita simples de panqueca: saiba como fazer!

Aprender a preparar uma receita simples de panqueca é extremamente fácil. Afinal, em meio a tantas opções disponíveis, basta escolher aquela que mais te agrada. Veja aqui!

Anúncios

Prepare essa receita prática de panqueca doce para quando bater aquela vontade!

panqueca americana com mel, morango, uvas e sorvete em cima
Panqueca doce pode ser consumida com mel, frutas e sorvete. Fonte: Pexels.

Existem várias receitas de panquecas doces que podem deixar o seu dia muito melhor! Por isso, nós trouxemos algumas delas para você se deliciar quando bater aquela vontade de comer um doce.

Abaixo você encontra algumas versões diferentes: panqueca americana, panqueca de chocolate e, também, uma fitness, com banana na massa. Dessa forma, tenha opções à mão para qualquer momento.

Receita de massa de panqueca doce americana

A primeira receita de panqueca que trouxemos é um clássico dos Estados Unidos. Elas são mais grossas e de circunferência menor.

O sabor da massa lembra em muito um waffle e é perfeita para comer com ou sem acompanhamento.

Veja os ingredientes, então, para preparar 10 porções em apenas 20 minutos:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 250ml de leite;
  • 1 ovo;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 2 colheres (sopa) de açúcar refinado;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 1 colher (chá) de sal.

É muito fácil de fazer. Primeiramente, derreta a manteiga no micro-ondas. Logo depois, bata o ovo com o leite e a manteiga.

Acrescente os outros ingredientes e misture até que fique uma massa homogênea. Caso queira, adicione um pouco de essência de baunilha.

Depois, então, aqueça uma frigideira. Caso ela não seja antiaderente, unte-a com um pouco de manteiga ou azeite. Então, com auxílio de uma concha coloque pequenas porções de massa, em círculo, formando a panqueca.

Cozinhe em fogo baixo e assim que dourar de um lado vire e espere ocorrer o mesmo do outro. Sirva ainda quente e se delicie!

Anúncios

Receita de massa de panqueca doce de chocolate

Outra ideia de panqueca doce que trouxemos é a de chocolate. Ela é menos consistente e grossa do que a anterior. Lembra mais as panquecas salgadas no que diz respeito à espessura e ao formato, pois também é mais larga.

Confira os ingredientes para fazer 2 porções em 10 minutos:

  • 1 ovo;
  • 250ml de leite;
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó;
  • 1 colher (sopa) de margarina ou de manteiga.

Para fazer essa receita de massa de panqueca doce de chocolate primeiramente derreta a margarina ou a manteiga.

Logo depois, bata-a com o leite e com os demais ingredientes. Assim, repita o processo da receita anterior: use uma frigideira antiaderente ou unte uma que não seja.

Aqui, coloque a massa sobre a frigideira girando esta. Com isso, a massa espalhará e ficará homogênea. Cozinhe em fogo médio a baixo e quando dourar de um lado vire e cozinhe do outro. Depois é só servir com seu recheio favorito!

Massa de panqueca fitness com banana

A última receita de massa de panqueca doce que trouxemos é para quem é fitness ou gosta de receitas funcionais.

Aqui a farinha branca dá lugar à banana amassada com aveia (ou tapioca). Veja os ingredientes para fazer 1 porção em 10 minutos:

  • 1 banana;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres (sopa) de farelo de aveia ou de tapioca;
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó 100%.

Amasse a banana. Depois, bata os ovos e misture-os, colocando também os demais ingredientes. Caso necessário use o míxer.

Depois, unte uma frigideira independentemente de ela ser antiaderente ou não, pois essa massa é mais grudenta pela ausência de glúten.

Desse modo, espalhe a massa pela frigideira. Cozinhe em fogo baixo e assim que dourar de um lado vire e espere acontecer a mesma coisa com o outro. Desligue o fogo e sirva!

Dicas extras: 2 opções de recheios saborosos! 

panqueca doce recheada com frutas em cima
Veja como incrementar a sua panqueca doce. Fonte: Pexels.

Existem várias opções de recheios e acompanhamentos para você se deliciar com suas receitas de massa de panqueca doce. Nós trouxemos 2 sugestões para você aproveitar ainda mais o momento!

As frutas são suas melhores aliadas nesse caso. Dentre tantas que existem, nossa dica é apostar sempre na banana, no morango e na uva. Você pode usá-los todos juntos ou de forma separada.

A nossa segunda dica de recheios saborosos além das frutas é incrementá-las. Por exemplo, sirva panquecas americanas com morangos e mel.

Ou, então, a panqueca de chocolate com recheio de banana e aveia. Chocolate e leite em pó também são opções para trazer mais doçura.

Por outro lado, quem deseja ficar no fitness pode simplesmente apostar em uma fruta com oleaginosas (nozes, castanhas, etc.) moídas. Ou, então, linhaça, chia e afins.

Desse modo é possível comer as receitas de massa de panqueca doce de formas diferentes e não há sequer o perigo de você enjoar delas. Portanto, faça essas receitas em casa e se surpreenda! Seja para o café da manhã ou lanche, todas são incríveis.

E se quiser outras dicas do que cozinhar no dia a dia sem ter muito trabalho, veja abaixo dicas de receitas fáceis e rápidas para o dia a dia!

Mulher sentada com livro na mão aprendendo como ganhar dinheiro na internet com receitas

5 receitas fáceis e rápidas para o dia a dia: cozinhe com o que tem!

Existem várias receitas fáceis e rápidas para o dia a dia que podem melhorar sua alimentação! Veja como fazer panqueca, purê, farofa e outros alimentos e se delicie no almoço ou jantar.

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Chlorella para que serve? Saiba mais sobre ela

Chlorella, para que serve? Conheça 5 efeitos incríveis dessa microalga à saúde e descubra como incluí-la em sua rotina alimentar ainda hoje!

Continue lendo
content

Ortorexia nervosa: Quando comer saudável se torna um problema

Ortorexia nervosa é transtorno alimentar dos tempos modernos. Conheça os principais sinais e descubra quando buscar ajuda médica.

Continue lendo
content

Receitas de queijos veganos: 3 opções para fazer em sua casa

Receitas de queijos veganos: aprenda 3 opções deliciosas, simples e saudáveis de queijos de origem vegetal para fazer em casa.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão Caixa Elo Nanquim e saiba se vale a pena!

O cartão Elo Nanquim é a opção executiva dos cartões da Caixa. Ou seja, ele oferece benefícios exclusivos que podem fazer a diferença no seu perfil financeiro, especialmente se você costuma viajar bastante.

Continue lendo
content

Single Trips Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Conheça a Single Trips, agência focada em passeios para solteiros que garante boa companhia e experiências inesquecíveis. Com pacotes nacionais e internacionais, ela oferece turismo para ajudar as pessoas a fazerem amizades!

Continue lendo
content

4 melhores parques aquáticos do Brasil para curtir

Com o clima quente do nosso país, existem diversas opções incríveis de parques aquáticos para visitar. Aliás, são atrações para toda a família e todos os gostos, oferendo até resorts e spas dentro do próprio parque!

Continue lendo