Receitas

Receita fácil de caldo de kenga com milho: veja como fazer

Você já ouviu falar na receita de caldo de kenga com milho? Delicioso e perfeito para o ano todo, é uma ótima opção para surpreender nas refeições! Saiba mais.

Anúncios

Aprenda opções práticas de receita de caldo de kenga com milho

bacia de caldo de kenga com milho em cima de mesa marrom
Caldo de kenga com milho. Fonte: Pexels.

Hoje você aprenderá como fazer a receita de caldo de kenga com milho e galinha, mas de algumas formas diferentes. Assim, escolha sua favorita e garanta aplausos no próximo almoço!

Essa é uma receita bem brasileira e cheia de sabores. Embora o nome possa até arrancar risos de quem nunca ouviu falar dele, o sabor com certeza arrancará elogios e várias repetições do prato durante a refeição.

O caldo de kenga ou de quenga divide opiniões quanto à origem. Afinal, ele é comum no interior da Bahia, no norte do estado de Minas Gerais e na cidade de Buritama, em São Paulo. Cada um desses locais, então, conta com sua própria lenda sobre o surgimento do prato.

Todos eles, embora contem histórias diversas, compartilham de alguns dos ingredientes indispensáveis nesse caldo. Ao final, então, mostram de formas diversas como é possível fazer um delicioso prato cheio de brasilidade!

Prato branco com caldo verde, creme, ervilhas e hortelã

Receita de caldo verde low carb com couve flor: 3 opções incríveis para sua dieta!

O caldo verde é um dos pratos mais amados pelos brasileiros! Aprenda aqui como fazer uma deliciosa receita de caldo verde low carb com couve flor e se surpreenda com essa opção diferente!

Receita de caldo de kenga com milho: 3 opções simples para você fazer sem errar

caldo de kenga com milho em panela branca
Veja o preparo da receita de caldo de kenga com milho. Fonte: Pexels.

Separamos abaixo algumas formas diferentes de fazer o caldo de quenga ou de kenga. Veja quais são, escolha sua favorita e surpreenda-se com o sabor!

Caldo de kenga com milho simples

A primeira receita desse caldo diferente e de nome peculiar que trouxemos é super fácil de se preparar. Ela é simples, mas saborosa. Tem rendimento de 8 porções ao passo em que fica pronta em 60 minutos.

Anote, então, os ingredientes para essa receita especial:

  • 1 kg de peito de frango;
  • 1 cebola grande picada;
  • 4 dentes de alho amassados;
  • 10 espigas de milho;
  • Sal, pimenta, cheiro verde e temperos a gosto.

Primeiramente, comece a receita de caldo de kenga com milho picando o frango em pedaços pequenos. Depois, refogue a cebola em uma panela grande e, em seguida, adicione a carne. Frite-a e, quando dourar, reserve. Logo depois, bata no liquidificador os milhos (já cortados da espiga) com um pouco de água.

Coe a pasta feita com o milho e descarte o bagaço. Desse modo, volte o frango ao fogo e doure o alho. Em seguida, comece a adicionar aos poucos, à panela, o líquido do milho. Mexa constantemente para evitar que grude no fundo e sempre que começar a secar adicione mais líquido. Por fim, acerte o tempero, adicione cheiro verde e sirva.

Caldo de quenga com mandioca

caldo de kenga com milho com pão em tigela branca
Como fazer o caldo de kenga com milho. Fonte: Pexels.

Essa é outra receita espetacular de caldo de kenga. Deliciosa, ela surpreende até os mais enjoados. Rende ao menos 6 porções e fica pronta em menos de 1 hora.

Veja os ingredientes para esse caldo de kenga com milho e mandioca:

  • ½ kg de mandioca descascada e limpa;
  • ½ kg de peito de frango cozido e desfiado;
  • 200 g de bacon em cubinhos;
  • 400 g de linguiça calabresa em cubos;
  • 1 colher (sopa) de azeite;
  • 3 dentes de alho picados;
  • 1 cebola picada;
  • 2 latas de milho sem água;
  • Sal, coentro, açafrão, cheiro verde, pimenta e cheiro verde a gosto.

Preparo da receita

Para começar o preparo dese caldo de kenga com milho cozinhe a mandioca. Assim, cubra-a com água e adicione sal. Cozinhe-a por 15 minutos na panela de pressão (conte o tempo após pegar pressão). 

Desligue, espere sair a pressão e, depois, bata-a no liquidificador com a água do cozimento. Reserve. Em outra panela, à parte, frite o bacon com a calabresa. Quando dourarem, adicione o alho e a cebola.

Refogue-as até que dourem. Por fim, coloque o frango desfiado, os temperos, o caldo de mandioca e o milho. Assim, mexa, experimente e espere engrossar um pouco. Depois, sirva.

Caldo com mandioquinha e milho

Outra receita desse caldo especial e cheio de sabores brasileiros conta com mandioquinha (batata baroa ou batata salsa) e outros temperos para se diferenciar. Confira!

  • 800 g de peito de frango inteiro;
  • 800 g de mandioquinha picada;
  • 500 kg de cenoura picada;
  • ½ xícara (chá) de bacon em cubos;
  • 2 cebolas picadas;
  • 5 dentes de alho amassados;
  • 1 lata de milho escorrida;
  • Noz-moscada, pimenta, cheiro verde e sal a gosto.

Preparo da receita

Primeiramente, refogue em óleo, em uma panela, metade da cebola, o peito de frango, a cenoura e a mandioquinha. Cubra-os de água e os cozinhe na pressão por 30 minutos. Desligue, espere a pressão sair.

Então, retire da panela o frango e o deixe em um recipiente. Transfira o caldo com os legumes para o liquidificador e bata-os. Depois, reserve. Assim, volte o frango à panela, tampe e cubra com um pano. Balance a panela para cima e para baixo por cerca de 2 a 3 minutos. Abra a panela e surpresa: o frango está desfiado. Reserve-o.

Em uma panela grande (pode ser a de pressão) refogue o restante da cebola do caldo de kenga. Quando ficar transparente, adicione o alho e o bacon e frite. Depois, adicione o frango, frite-o levemente. Por fim, coloque o creme de legumes batido no liquidificador e com o molho (descarte a água da lata, antes).

Desse modo, deixe o caldo de kenga com milho ferver. Quando engrossar, confira os temperos e conserte-os, se necessário. Assim, sirva em seguida e se surpreenda com essa receita super brasileira e cheia de histórias diferentes.

Aliás, não deixe de servir o seu caldo com os acompanhamentos tradicionais. Um deles é o arroz branco e soltinho, que fica incrível com o molho. Igualmente, quiabos assados fazem parte dos acompanhamentos.

Porém, você pode inovar e servir com o que quiser. Por exemplo, com batatas cozidas ou fritas. Também, com saladas de legumes ou outras delícias de sua preferência. Seja como for, aproveite todo o sabor do caldo de kenga com milho.

E, se quiser conhecer outras receitas saborosas além da receita de caldo de kenga, confira o nosso conteúdo abaixo!

Mandioca frita, potes com maionese e catchup

Top 6 receitas fáceis e saborosas para o seu dia a dia!

Ter em mãos receitas fáceis para o dia a dia pode garantir sua boa alimentação e, também, garantir rapidez e praticidade. Aprenda, hoje, alguns pratos especiais!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

O que você comeria na Xepa BBB 22? Receitas só com o que tem ali!

Comida da Xepa BBB 2022: descubra receitas saborosas que podem ser feitas com os alimentos que os participantes têm na despensa!

Continue lendo
content

Candidíase: conheça as causas e os principais sinais desse problema de saúde

Infecção candidíase é causada por um fungo e afeta principalmente os órgãos genitais; saiba sinais, causas, tratamento e mais informações.

Continue lendo
content

Mirtilo: Conheça 5 benefícios dessa frutinha para a saúde

Descubra a origem do mirtilo, conheça 5 benefícios dessa incrível fruta e saiba como incluí-la em sua dieta de maneira simples e saudável.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Viagens só para mulheres: como funciona essa tendência!

Se você é mulher e quer conhecer a experiência de desbravar o mundo sozinha, saiba que existem agências de viagens exclusivas para o público feminino. Confira como elas funcionam e veja algumas sugestões para você planejar sua próxima viagem!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Latam Pass Itaú Mastercard Black e saiba se vale a pena!

Se você quer um cartão que te ofereça atendimento personalizado, vantagens incríveis para viagens e um dos melhores programas de pontos, então precisa conhecer o cartão Latam Pass Itaú Mastercard Black.

Continue lendo
content

5 melhores apps tradutores para usar em viagens

Nem toda viagem internacional precisa ser um sufoco se você não fala a língua do seu destino. Para ajudar, veja aqui uma lista de melhores apps tradutores para viagens que preparamos e assim tenha mais conforto para se comunicar!

Continue lendo