Saúde

Como usar óleo essencial para a tosse?

Os benefícios dos óleos essenciais são bem conhecidos, mas você sabia que eles podem ser usados como um remédio natural para a tosse e resfriados? Veja como!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 18/10/2021

Descubra como o óleo essencial é bom para tosse

óleo essencial para a tosse
Óleo essencial para a tosse

Os óleos essenciais são tipicamente usados para aromaterapia, mas você também pode usar óleo essencial para a tosse como remédio natural. Veja como usar, benefícios e efeitos colaterais!

Esses óleos fazem parte da aromaterapia. Esse é um tipo de tratamento complementar que tem reconhecimento pelo Ministério da Saúde. Assim, utilizam-se os óleos para que, a partir da inalação dos seus aromas, haja reflexos cerebrais de tratamento.

Os aromas, então, têm o poder de gerar no cérebro reações que podem melhorar situações de dor, insônia, depressão e outros tipos de males. Aliás, também podem ser usados em favor do combate da tosse. Quer ver como? Então continue lendo e confira!

cabelo de milho benefícios

Chá de cabelo de milho: conheça os benefícios!

O cabelo de milho possui diversos benefícios, e o seu chá pode auxiliar na manutenção da sua saúde, já que ele é rico em vitaminas! Veja mais.

Anúncios

Quais são os benefícios dos óleos essenciais para a saúde?

Os óleos essenciais para tosse podem ajudar em inúmeros fins. Afinal, eles causam reações cerebrais que auxiliam na reação do organismo contra a tosse. Da mesma forma, o próprio aroma pode ser capaz de desobstruir as vias nasais e respiratórias.

Dentre os principais benefícios que o uso de óleos essenciais para a saúde, no geral, pode trazer estão:

  • Diminuição das dores;
  • Melhoria da respiração;
  • Combate à insônia, depressão e ansiedade;
  • Tratamento contra microrganismos nocivos, como bactérias, vírus e fungos;
  • Promoção da sensação de bem-estar;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Alívio em sintomas de doenças diversas.

Além disso, deve-se ter em mente que ao usar óleos essenciais para tosse e para outros fins relacionados à saúde, você opta por um produto natural. Isto é, encontrado na natureza e, portanto, muito mais benéfico do que soluções industriais.

Apesar disso, também é preciso ter a noção de que o uso de óleos essenciais deve ser acompanhado por um aromaterapeuta. Esse é o profissional que tem especialização na aromaterapia e na aplicação de óleos essenciais.

Da mesma forma, é claro, é necessário ter acompanhamento médico. Ele é que será capaz de determinar se os óleos essenciais são compatíveis com outros tratamentos e se ele poderá causar efeitos colaterais no seu organismo, de acordo com suas características.

Como usar o óleo essencial para a tosse? 

Óleo essencial para a tosse
Óleo essencial para a tosse

Existem diversas formas de usar óleos essenciais para tosse! Abaixo, então, confira algumas formas de aplicá-lo em favor da sua saúde e no combate à tosse e garanta o seu bem-estar.

Anúncios

Inale o óleo diretamente do frasco

Uma das formas mais simples de usar óleos essenciais para a tosse é inalando-o diretamente do frasco. E saiba que essa é uma forma de usá-lo de forma completa. Isso permite que o óleo seja inalado e entre em contato com a mucosa pulmonar.

Para isso, respire sobre o frasco e prenda o ar por 3 segundos. Expire e repita o processo por 3 vezes. Ainda, gradualmente aumente o número de inalações. Faça, também, suas sessões por pelo menos 10 vezes ao dia.

Use um difusor de essências

Outra maneira bem tradicional de usar os óleos essenciais para a tosse é com um difusor de essência. Nesse caso, o aparelho ajuda a espalhar o aroma pelo ar, com vapor d’água. Assim, você inala naturalmente pela respiração e faz o seu tratamento sem maiores esforços.

Coloque gotas do óleo no travesseiro

Já pensou em fazer tratamentos de saúde enquanto descansa, no conforto da sua cama? Pois saiba que é possível! Use os óleos essenciais para tosse no travesseiro e, assim, inale-os durante o sono, garantindo os benefícios da substância.

Para tanto, basta colocar 1 ou 2 gotas do óleo diretamente no seu travesseiro. Depois, basta curtir uma noite de descanso ao mesmo tempo em que se faz o tratamento de saúde com auxílio dos óleos essenciais.

Quais são os efeitos colaterais ou riscos associados a esta opção de tratamento?

Se seus sintomas piorarem ou não melhorarem dentro de 7 dias após o uso de um desses remédios, contate seu médico imediatamente!

Além disso, considere que alguns tipos de óleos podem causar reações como irritação na pele, vômito ou diarreia. Entretanto, isso acontece quando quem os utiliza já possui algum tipo de alergia em relação à base do óleo.

Portanto, é interessante realizar um teste de alergias antes de fazer o uso dos óleos essenciais. Ou, pelo menos, consultar seu médico para garantir que eles possam ser benéficos a você e não imponham riscos à saúde. De qualquer forma, mediante qualquer reação busque auxílio médico.

Que tipo de infecção do trato respiratório é melhor tratada com terapia de óleo essencial – Infecção bacteriana, viral ou fúngica?

Óleo essencial para a tosse
Óleo essencial para a tosse

É importante ter em mente que estes remédios não devem substituir o tratamento médico quando necessário. Em alguns casos, descongestionantes podem ser necessários, assim como antibióticos, se houver suspeita de infecção bacteriana.

Portanto, sempre garanta sempre o acompanhamento médico e converse com ele sobre o uso da aromaterapia e dos óleos essenciais para tosse. Com isso, você garante que está colocando em prática os melhores métodos para a sua saúde, sem comprometer o tratamento.

Feita essa ressalva, cabe ressaltar que os óleos essenciais para tosse funcionam sobre esta independentemente da causa. Isto é, se for por alergia, vírus, fungo ou bactéria. Contudo, o que muda, aqui, são os aromas especiais para cada caso.

Então, veja abaixo quais são os melhores óleos essenciais para cada tipo de tosse:

  • Óleo de eucalipto: especial para tosses bacterianas e alérgicas;
  • Tomilho: oferece efeito sobre tosses virais e bacterianas;
  • Alecrim: especial para eliminar catarro em tosses com muco;
  • Incenso: importante para tosses causadas pela asma ou bronquite;
  • Orégano: contra tosses virais e bacterianas;
  • Hortelã-pimenta: para tosses secas, como as alérgicas.

Portanto, considere usar os óleos essenciais para tosse e para outros tratamentos e benefícios ao seu organismo. Os benefícios aparecem em pouco tempo e a sua saúde e bem-estar agradecem.

E se você quer mais dicas de saúde, continue a leitura com o nosso conteúdo recomendado a seguir!

Chá de folha de figo

Chá de folha de figo: saiba para que serve e seus benefícios!

O chá de folha de figo possui inúmeros benefícios para o organismo e pode ser facilmente preparado. Veja aqui como preparar e suas vantagens.

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Benefícios da cúrcuma: conheça as vantagens dessa raiz

Conheça a cúrcuma, seu princípio ativo e os benefícios que ninguém nunca te contou que ela é capaz de proporcionar à saúde!

Continue lendo
content

Conheça 5 benefícios da quinoa e como incluir em sua rotina alimentar

Conheça os 5 principais benefícios da quinoa à saúde e descubra diferentes maneiras de incluir esse super alimento em sua rotina alimentar.

Continue lendo
content

Colágeno tipo I e tipo II: Conheça as diferenças

Saiba de uma vez por todas o que é colágeno, quais são as diferenças entre os tipos I e II e descubra as principais fontes alimentares dele.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Passaportes Tur BR é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Se você tem uma viagem para o exterior, mas está com receio de tirar o passaporte, precisa conhecer a Passaportes Tur BR. A agência te auxilia no processo de obtenção do documento, além de ser segura e confiável. Confira!

Continue lendo
content

Promoção de voos de madrugada: economize dinheiro comprando passagens mais baratas!

Nós queremos te ajudar a encontrar passagens aéreas muito baratas para você viajar mais. Então, acesse nosso conteúdo e veja o que fazer para economizar e encontrar promoções de voos!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente o Seguro Assist Trip?

O seguro Assist Trip é novo no mercado, mas está amparado pelas melhores seguradoras no mercado global, a Zurich e a AXA Seguros. Ele oferece cobertura completa e muitos benefícios. Conheça!

Continue lendo