Saúde

Qual o melhor óleo essencial para a rinite?

Os óleos essenciais são muito utilizados na aromaterapia, mas existem opções de óleo essencial para a rinite que ajudam a combater os sintomas. Quer conhecer mais sobre essa função? Confira!

Anúncios

Descubra qual é o melhor óleo essencial para a rinite

Óleo essencial para a rinite
Óleo essencial para a rinite

O óleo essencial para a rinite pode ser utilizado com segurança, mas ele também pode ser utilizado para outros fins. Então, se você sofre com esse problema, achará esse benefício interessante. 

Os sintomas da rinite são dor de cabeça, coriza, garganta irritada, olhos irritados, cansaço, entre outros. Além disso, as doenças respiratórias apresentam sintomas durante o inverno. 

Normalmente, são confundidas com gripe ou resfriado, a rinite é uma inflamação mucosa que acontece nos pacientes. Porém, mesmo que apresentem sintomas parecidos, a gripe e o resfriado acontecem por um vírus. 

Além disso, um dos tratamentos para esse problema é o óleo essencial para a rinite. Nem todos conhecem os benefícios dos óleos essenciais, principalmente para os sintomas de rinite. Veja a seguir!

limpar o estômago

Como limpar o estômago? Veja 8 receitas!

Existem várias formas para conseguir limpar o estômago, desde chás até o consumo de alimentos, como maçã, couve e frutas cítricas! Veja mais.

Qual é o melhor óleo essencial para a rinite? 

Para a obstrução nasal, o óleo essencial mais indicado é o de hortelã-pimenta ou eucalipto. Porém, se os sintomas estão te impedindo de dormir, os remédios caseiros indicados são o de bergamota ou lavanda. 

Por outro lado, se você está com coceira em seu nariz ou na garganta, os produtos indicados são o de espruce branco e eucalipto globulus. E, para aliviar as dores musculares ou dor de cabeça, o indicado é a hortelã-pimenta.

Por fim, para alívio da fadiga ou do mal-estar geral, o melhor óleo essencial é o de alecrim e hortelã-pimenta. Com esses produtos, é possível encontrar alívio para todos os sintomas recorrentes do problema. 

Quais são os benefícios para a saúde dos óleos essenciais?

óleo essencial para a rinite
Óleo essencial para a rinite

Como citado anteriormente, o óleo essencial para rinite é altamente recomendado aos pacientes. Mas esses produtos também podem oferecer mais benefícios para a saúde das pessoas. 

Então, além do aroma extremamente agradável, esses produtos apresentam mais vantagens aos usuários. Isso porque, eles são feitos a partir de substâncias concentradas e extraídas de plantas, melhorando o bem-estar geral das pessoas. 

Portanto, além de existirem opções de óleo essencial para a rinite, essas substâncias ajudam bem mais do que as pessoas imaginam. Conheça quais são os principais benefícios que o óleo essencial oferece para a saúde. 

  • Os óleos essenciais promovem a sensação de bem-estar geral nos pacientes.
  • Oferece alívio para os sintomas das doenças, como os da rinite.
  • Ameniza as dores sentidas pelas pessoas. 
  • Fortalece as defesas do corpo humano. 
  • Por fim, serve como tratamento natural. 

Porém, para garantir todos os benefícios citados acima, especialistas recomendam a utilização dos óleos essenciais diariamente. Embora existam vários estudos que comprovem sua eficiência, entre em contato com um médico para iniciar o tratamento. 

Como usar o óleo essencial para a rinite alérgica? 

Agora que você conhece as melhores opções de óleo essencial para a rinite, é importante saber como utilizá-lo para esse tratamento. Lembre-se de aplicá-lo diariamente para ter sucesso e garantir todos os benefícios! 

  • Crie um spray anti-ácaro: Em uma embalagem de spray, adicione cerca de 30ml de álcool de cereais. Além disso, coloque 70 ml de água e 40 gotas de alecrim, eucalipto e limão. Borrife o conteúdo no sofá, cortina e tapetes de sua residência. 
  • Para aliviar a rinite: Se você quer aliviar os sintomas da rinite, basta aplicar algumas gotas do óleo essencial de hortelã-pimenta sobre um algodão e colocar sobre a sua narina. 
  • Evitar mofo: Se você quer evitar mofo em sua residência, pingue uma gota do óleo essencial de cravo sobre um giz escolar e, depois disso, os coloque em fundos de armário e guarda-roupa. 
  • Para limpar a casa ou apartamento: Caso queira fazer uma ótima limpeza em sua residência, coloque o óleo essencial de limão em um pano úmido e de início a organização.
  • Hora do banho: Na hora do seu banho, lembre-se de pingar cerca de três a quatro gotas do óleo essencial de hortelã-pimenta no chão do banheiro. Lembre-se de aspirar o vapor. 
  • Faça massagem no peito: Para massagear o seu peito, utilize o óleo essencial de lavanda, limão, hortelã-pimenta ou eucalipto. Cuidado para não aplicar sobre seus olhos. 

Independentemente da utilização, entre em contato com um especialista para iniciar o tratamento corretamente. Contudo, são contraindicados, para crianças menores que 2 anos, aqueles com composto de eucalipto e hortelã-pimenta.

Como utilizar o óleo essencial com segurança?

Óleo essencial para a rinite
Óleo essencial para a rinite

Antes de mais nada, é importante dizer que o uso dos óleos essenciais é seguro. Mas para evitar qualquer situação de risco, entre em contato com um especialista na área e descubra a melhor forma de utilizá-lo. 

Além disso, ao utilizá-los com cuidado, não causam problemas de saúde nos pacientes, mas é necessário responsabilidade, e indicação, para evitar agravar problemas de saúde.

Essa é a melhor maneira de evitar mais problemas relacionados a sua saúde. 

  • Não aplique os óleos essenciais não diluídos sobre a sua pele. Um dos problemas mais comuns é a reação cutânea. 
  • Os pacientes nunca devem ingerir os óleos essenciais. Porém, se essa for uma orientação médica, basta seguir o indicado. 
  • Os usuários não podem inalar o óleo essencial diretamente por mais de 15 a 20 minutos. Vale ressaltar que essa regra de segurança não se aplica para os vaporizadores de ar. 
  • Sempre que utilizar um difusor, lembre-se de intercalar o uso com o ar fresco. 
  • Lembre-se que os óleos essenciais cítricos podem apresentar riscos, principalmente quando o paciente sai no Sol. Portanto, entre em contato com um especialista para descobrir a melhor forma de uso. 
  • Quando a recomendação do médico for uso tópico, veja a reação sobre a sua pele. Caso apresente qualquer reação, como coceira, relate ao especialista. 

Por fim, embora o óleo essencial para a rinite não apresente nenhum risco à saúde, lembre-se de entrar em contato com um especialista. Essa é a melhor maneira de evitar problemas. 

E se você quer conhecer mais dicas sobre saúde, confira o nosso conteúdo recomendado a seguir!

cabelo de milho benefícios

Chá de cabelo de milho: conheça os benefícios!

O cabelo de milho possui diversos benefícios, e o seu chá pode auxiliar na manutenção da sua saúde, já que ele é rico em vitaminas! Veja mais.

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Transtornos alimentares: o que são? Quais os principais? Descubra!

Transtornos alimentares: conheça a definição, as principais causas e as diferentes formas de como eles podem surgir e afetar as pessoas.

Continue lendo
content

Quer emagrecer em 1 semana? Essas receitas vão ajudar!

Mudar hábitos e investir em proteínas, frutas e leguminosas são dicas e receitas para emagrecer e perder barriga em 1 semana!

Continue lendo
content

Afinal, a água com gás engorda? Tudo o que você precisa saber sobre essa bebida

Descubra de uma vez por todas se água com gás engorda, como a bebida é produzida e quais são os seus efeitos sobre a saúde.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Copa Airlines – confira as promoções imperdíveis

Escolha Copa Airlines e desfrute de um serviço excepcional, rotas diretas e ofertas imperdíveis. Conecte-se ao mundo com quem prioriza sua satisfação!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Elo Diners Club e saiba se vale a pena!

Para quem gosta de atendimento personalizado, conforto e praticidade na hora de viajar, solicitar o cartão Elo Diners Club pode valer a pena. Entenda como esse produto funciona e confira suas vantagens e desvantagens.

Continue lendo
content

Como comprar passagem aérea em promoção na CVC?

A CVC oferece serviços de turismo por um valor incrível, além de realizar promoções especiais para passagens, pacotes e muito mais. Então, é importante ficar de olho no site para não perder as oportunidades!

Continue lendo