Receitas

Como limpar o estômago? Veja 8 receitas!

Sensação de peso no estômago e cansaço? Pois saiba que limpar o estômago pode ser uma ótima forma de combatê-la. Veja, hoje, receitas práticas e efetivas.

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 06/10/2021

Descubra como limpar o estômago com nossas receitas

limpar o estômago
Receita para limpar o estômago

Embora o organismo tenha capacidade de se desintoxicar, dicas para limpar o estômago auxiliam o corpo nessa tarefa. E muitas vezes ele realmente precisa disso, veja truques!

A nossa alimentação nem sempre é regrada como deveria. E tudo bem, pois sair da dieta é normal. Contudo, alguns cuidados são necessários para que isso não afete o funcionamento do seu organismo. Dentre as consequências mais naturais estão a sensação de peso no estômago, dores, queimações e até mesmo desânimo. Isso, é claro, sem falar no aumento de peso e em como alguns alimentos afetam a pele.

Tudo isso acontece porque existem alimentos que, pelo excesso de gordura, sal e outras substâncias industriais intoxicam o organismo. Nesse sentido, apesar de ele ter mecanismos de limpeza, nem sempre eles são suficientes.

Por isso, para melhorar os sintomas, bem como deixar o seu organismo em dia, aplicar dicas de como limpar o estômago são ótimas. Assim, não deixe de conferir 8 delas que listamos, abaixo, especialmente para você.

Alho com vinagre de maçã

10 motivos para tomar vinagre de maçã antes de dormir

Sabia que tomar vinagre de maçã antes de dormir traz muitos benefícios para sua saúde e para regular o seu sono? Confira aqui mais benefícios

Anúncios

8 receitas caseiras que são boas para limpar o estômago 

limpar o estômago
Receita para limpar o estômago

Dentre as estratégias que o organismo humano conta para liberar toxinas estão as fezes, o suor, a urina e a própria respiração. Contudo, alguns hábitos podem atrapalhar essas tarefas, deixando-as mais penosas, demoradas e muitas vezes incompletas.

Essas são situações em que usar truques para limpar o estômago são indispensáveis. Isso acelera o processo de digestão e de liberação de toxinas. Com isso, você recupera seu bem-estar, evita o acúmulo de peso, mantém sua pele viçosa e, claro, elimina qualquer sintoma de indigestão ou intoxicação.

Abaixo, portanto, confira as nossas 8 dicas de como limpar o organismo com dicas práticas e fáceis. Todas elas contam com ingredientes simples que estão à mão. Continue lendo e veja quais são e não deixe de praticá-las.

Chá verde com gengibre ajuda a limpar o estômago

Tanto o chá verde quanto o gengibre são ótimos para desintoxicar o organismo. E isso ocorre justamente pelo fato de que ambos são fontes de importantes antioxidantes. Estes, aliás, são os responsáveis por combater os radicais livres que, por sua vez, levam à destruição e ao envelhecimento de células.

Mas não só isso. Eles também possuem propriedades termogênicas que auxiliam no aumento do metabolismo. E, com isso, você aumenta o processo de digestão dos alimentos, permitindo s desintoxicação.

Portanto, consumir chá verde com limão ajuda a limpar o estômago e o organismo. A bebida é capaz de combater condições que prejudicam e inflamam as células, bem como de melhorar as funções e a velocidade delas.

Anúncios

Maçã e brócolis são aliados à desintoxicação do organismo

Outra dica essencial para quem quer limpar o estômago e evitar intoxicações é incluir maçã e brócolis na dieta. Novamente, eles são fontes de antioxidantes. Além disso, trabalham contra a inflamação das células e em favor da liberação de toxinas.

E você pode usá-los de diversas formas. A maçã pode ser consumida in natura, em saladas, sucos e vitaminas. Já o brócolis compõem cozidos, pode ser refogado ou compor saladas. Prefira sempre prepará-lo no vapor para perder menos nutrientes.

Chá de hibisco também é opção

limpar o estômago
Receita para limpar o estômago

Não apenas o chá verde é bom para limpar o estômago, mas também o chá de hibisco. Essa bebida de cor avermelhada potencializa a queima de gordura e o combate de inflamações de células. Igualmente, reduz a retenção de líquidos. Com tudo isso, ajuda na desintoxicação do organismo de maneira bastante efetiva.

Use a couve para neutralizar toxinas

A couve é outro excelente ingrediente para limpar o estômago. Ela é rica em cálcio e ferro. Mas não só isso. Também contém enzimas que neutralizam as toxinas. E, ao fazê-lo, impedem as sensações de intoxicação, peso no estômago, dores e mal estar.

Ainda, o consumo dessa folha verde ajuda a metabolizar gorduras, carboidratos e proteínas. Portanto, inclua-a no seu dia a dia. Ela é excelente para compor sucos, crua ou feita no vapor.

Frutas cítricas ajudam nas funções do fígado

Quem quer limpar o estômago deve ter à mão frutas cítricas. Elas, que se ilustram no limão, laranja, acerola, kiwi e morango, são ricas em um composto que ajuda o fígado a liberar toxinas com mais efetividade. Portanto, traga-as ao seu prato. Seu consumo in natura é o mais indicado, sozinhas ou em saladas de frutas ou com folhas. Igualmente, em sucos.

Alimentos crus são desintoxicantes

Desintoxicar o organismo e limpar o estômago também se tornam tarefas mais fáceis quando você consome alimentos crus. Eles ajudam a eliminar as toxinas e melhoram a digestão, pois são ricos em fibras e água. Assim, sempre traga folhas, frutas e legumes crus à mesa, seja no café da manhã, almoço ou jantar.

Outro ponto é que eles ajudam na sensação de saciedade, o que é essencial para que o seu organismo tenha tempo de eliminar toxinas e processar nutrientes antes de ter de repetir a tarefa.

Aposte no consumo de mais fibras

Continuando com nossas dicas para limpar o estômago e liberar toxinas no organismo, temos as fibras. Elas são essenciais ao bom funcionamento de todo o processo digestório. Assim, elas auxiliam na eliminação de toxinas, bem como garantem o bom funcionamento dos intestinos. Contudo, lembre-se de combinar o consumo delas com o de água.

Utilize a farinha de banana verde como opção

Por fim, outra solução que pode ajudar e muito na tarefa de limpar o estômago é a utilização da farinha de banana verde. Ela é rica em fibras, mas não é só isso. Também é importante para desintoxicar por produzir substâncias que proliferam bactérias benéficas ao intestino. Estas, então, combatem as bactérias nocivas, criando uma barreira contra elas.

Com essas dicas, então, combata de maneira fácil e efetiva a sensação de peso no estômago, cansaço e desânimo. Igualmente, dores e eventuais outros mal estares que advêm da intoxicação do organismo.

Alho com vinagre de maçã

Alho com vinagre de maçã: quais benefícios?

O alho com vinagre de maçã possui vários benefícios para a saúde, já que o vinagre de maçã já oferece muitas vantagens. Saiba mais aqui!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Como ganhar dinheiro na internet com receitas: dicas para começar!

Criar um blog ou um canal de vídeos são formas de ganhar dinheiro na internet com receitas. Veja essas e outras e aprenda como começar!

Continue lendo
content

Alimentos que contêm glúten e você nem imagina

Confira uma lista gigantesca de alimentos que contêm glúten em suas composições, mas que muita gente não sabe. Fique por dentro!

Continue lendo
content

Alho com vinagre de maçã: quais benefícios?

O alho com vinagre de maçã possui vários benefícios para a saúde, já que o vinagre de maçã já oferece muitas vantagens. Saiba mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

123 Viagens é confiável? Entenda como funciona!

A 123 Milhas Viagens é confiável? É comum que apareçam, em pesquisas de opções de turismo, pacotes dessa empresa. Por isso, confira hoje se ela é de confiança.

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Mirella Turismo?

A Mirella Turismo possui um equipe capacitada que pode te ajudar a montar um roteiro personalizado ou ainda comprar diversos serviços de turismo. É só entrar em contato com seus atendentes ou visitar a agência!

Continue lendo
content

Cartão pré-pago ou dinheiro em espécie: como levar dinheiro em uma viagem internacional?

A maior dúvida dos viajantes que vão para o exterior é como levar dinheiro para destinos internacionais. Nesse sentido, existem diversas opções, cada uma com suas vantagens. Confira aqui as mais utilizadas e veja qual a melhor escolha!

Continue lendo