Receitas

Licor de folha de figo: para que serve e como usar!

O licor da folha de figo é uma ótima forma de reaproveitar essa parte da planta que, por sua vez, tem muitos benefícios. Conheça mais e aprenda como fazer!

Anúncios

Descubra como usar o licor de folha de figo e seus benefícios

Licor de folha de figo
Licor de folha de figo

Ao fazer um licor de folha de figo você evita o desperdício e, de quebra, traz uma série de nutrientes para sua saúde. Assim, não perca tempo e aprenda o passo a passo.

Não só o figo, mas inúmeras frutas, legumes e verduras permitem a reutilização de suas folhas. Além das folhas, caules e até mesmo flores e raízes são de ampla utilização. Com isso, então, você consegue usar todos os benefícios dos vegetais, sem desperdiçá-los.

Os usos dessas partes das plantas são diversos. Por exemplo, em refogados ou assados. Igualmente, para sucos. Mas, outras bebidas ótimas para usá-los são os licores. Alcoólicos, eles trazem sabores e aromas naturais junto aos nutrientes.

Assim, nada melhor do que ter um aperitivo para abrir a refeição no final de semana ou para o happy hour, não é mesmo? Para melhorar, somente se for caseiro, barato e com benefícios naturais. E é isso mesmo que o licor de folha de figo permite.

Para não perder mais tempo e saber como aproveitar ao máximo os sabores e nutrientes das folhas, continue lendo. Abaixo, você encontra todos os benefícios dessa parte da planta. Igualmente, o passo a passo de como produzir um delicioso licor.

Chá de folha de mamão

Chá de folha de figo: saiba para que serve e seus benefícios!

O chá de folha de figo possui inúmeros benefícios para o organismo e pode ser facilmente preparado. Veja aqui como preparar e seus benefícios

Para que serve a folha de figo?

Licor de folha de figo
Licor de folha de figo

Não apenas ao figo, mas as folhas dele também têm inúmeros benefícios à saúde. Eles ajudam, dentre outras coisas, no controle da pressão sanguínea e dos níveis glicêmicos na rede sanguínea. Nos itens abaixo, então, confira as principais vantagens que elas ofertam à saúde.

Fonte de cálcio

As folhas do figo, assim como o próprio fruto, contêm altas taxas de cálcio. Com isso, eles trabalham em favor da densidade óssea. Da mesma maneira, atuam contra a perda de cálcio na rede sanguínea, uma das causas do enfraquecimento dos ossos e do desenvolvimento da osteoporose.

Dessa forma, são ótimos aliados para quem tem problemas nesse sentido. Por exemplo, para mulheres em idade de menopausa, quando a perda de cálcio é constante.

Antioxidante

Outro benefício que as folhas de figo ofertam à saúde se referem às propriedades antioxidantes ali presentes. Com isso, ele ajuda a combater os radicais livres, que são os responsáveis pela destruição de células e envelhecimento precoces delas. Eles, aliás, tem até mesmo o poder de alterar o DNA.

Portanto, essas folhas e as receitas com elas são perfeitas como tratamentos de preservação das células. Igualmente, para prevenir o envelhecimento precoce, inclusive da pele. Assim, elas auxiliam como cuidado de skin care.

Controle da pressão arterial

As folhas de figo são ótimas para ajudar no controle da pressão arterial. Isso se dá pela alta concentração de potássio, que é um mineral que ajuda a diminuir a pressão nas veias e artérias. Por isso, diminuem problemas relacionados à hipertensão.

Tratamento natural contra doenças respiratórias

Ainda, as folhas de figo também possuem propriedades que são ótimas para o tratamento contra doenças respiratórias. Por exemplo, bronquites, asma e tosses. Com isso, ajudam a liberar catarro, bem como a melhorar os processos respiratórios e a diminuir a sensação de falta de ar.

Controle dos níveis glicêmicos no sangue

Por fim, as folhas de figo também têm uma ação muito semelhante à que a insulina tem no corpo. Afinal, elas ajudam no controle dos índices glicêmicos. Isto é, impedem picos de açúcar na rede sanguínea, o que é ótimo para controle da diabete.

O que fazer com as folhas de figo?

Licor de folha de figo
Licor de folha de figo

São várias as maneiras de usar as folhas do figo para reutilizá-las sem desperdício. Igualmente, para trazer os nutrientes e benefícios nelas contidos para a sua saúde. Dentre as principais receitas possíveis, estão:

  • Saladas;
  • Sucos;
  • Chás;
  • Licores;
  • Cozidos;
  • Refogados;
  • Sobremesas.

Abaixo, então, confira como fazer um delicioso e nutritivo licor de folhas de figo. Com isso, garanta uma bebida saudável, natural e perfeita para seu happy hour ou para abrir o apetite naquela refeição perfeita de domingo.

Receita de licor de folha de figo: passo a passo de como fazer!

Por fim, veja, então, como fazer esse licor saboroso. Para começar, anote os ingredientes e siga as proporções corretas. Com isso, você produz 6 porções. Contudo, caso você queira mais ou menos porções, basta dividir ou multiplicar, proporcionalmente, os produtos.

Veja, assim, os ingredientes para fazer o licor de folhas de figo:

  • 9 folhas de figo;
  • 600 ml de aguardente;
  • ½ litro de água;
  • ½ kg de açúcar refinado (ou demerara ou mascavo).

Depois, passe ao modo de preparo. Para isso, siga esse passo a passo:

  • Primeiramente, lave as folhas de figo em água corrente, para higienizá-las bem. Logo depois, separe cerca de 100 ml de aguardente e use-o para terminar de limpar as folhas;
  • Em segundo lugar, coloque todas as folhas dentro de uma garrafa, preferencialmente de vidro, mas que também pode ser de plástico;
  • Logo em seguida, adicione ½ litro de aguardente na garrafa. Assim, deixe a bebida descansar, para pegar o gosto e os nutrientes das folhas de figo, por 2 semanas;
  • Depois desse tempo será necessário coar a bebida. Para isso, use um funil ou pano limpo. Reserve o líquido filtrado;
  • Misture o açúcar com a água, em uma panela, e leve-os ao fogo para ferver. Cozinhe-os mexendo sempre por cerca de 5 minutos;
  • Por fim, desligue o fogo e misture essa calda com o líquido previamente filtrado. Mexa bem e verta a mistura em garrafas que possam ficas bem fechadas. Nesse momento, adicione novas folhinhas limpas de figo. Depois, basta se deliciar com moderação.

Com isso, você usa as folhas de figo em receitas que impedem o desperdício, bem como trazem propriedades que combatem o envelhecimento precoce, ajudam no controle glicêmico e são fonte de cálcio.

chá de folha de mamão

Para que serve o chá da folha do mamão e como fazer?

O chá da folha do mamão possui inúmeras propriedades que auxiliam à saúde, como melhoria da digestão, controle no açúcar no sangue. Veja mais

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Veja o preparo de pipoca doce e faça-o hoje mesmo!

Confira como é o preparo de pipoca doce em duas versões saborosas: com leite e açúcar e, também, com achocolatado em pó! Veja aqui!

Continue lendo
content

Ácido caprílico: conheça 3 benefícios desse incrível suplemento

Conheça benefícios e características do ácido caprílico, que fortalece o sistema imunológico e é importante para a saúde cerebral.

Continue lendo
content

Código Emagrecer de Vez: conheça e saiba se funciona!

O Código Emagrecer de Vez funciona, já que possibilita o emagrecimento para quem vem tentando de tudo, mas sem sucesso. Conheça aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar passagem pela JetSmart: veja antes de viajar!

Compre com a JetSmart para economizar em suas passagens. A companhia chilena oferece voos de ultra baixo custo entre Brasil, Chile e Argentina. Veja o passo a passo de como fazer.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Pão de Açúcar Mais Gold?

Se você quer aproveitar todos os benefícios do cartão Pão de Açúcar Mais Gold, confira todas as formas de solicitar esse produto incrível do banco Itaú. Assim, você pode começar a acumular pontos o quanto antes!

Continue lendo
content

Voo cancelado: o que fazer nessa situação?

Cancelamento de voo: Quais medidas tomar em tal situação? Muitas vezes, as pessoas se sentem perdidas ao lidar com um voo cancelado, mas aqui você encontrará orientações úteis e conselhos para se preparar.

Continue lendo