Receitas

Limão e azeite de oliva: remédio caseiro para rins!

O limão e azeite para os rins são velhos conhecidos da medicina popular. Saiba hoje como fazer esse remédio caseiro e livre-se de cálculos renais!

Anúncios

por Aline Augusto

07/10/2021 | Atualizado em 03/11/2021

Descubra como tratar pedras nos rins com limão e azeite 

Limão e azeite para os rins
Limão e azeite para os rins

Receitas caseiras como o uso de limão e azeite para os rins podem ajudar em muito na melhoria da saúde. Aprenda hoje, como usá-los e quais são os benefícios disso.

Os rins são importantes órgãos do organismo que se responsabilizam pela filtragem do sangue. Assim, é ele quem auxilia na eliminação de toxinas. Contudo, muitas vezes minerais se acumulam ali e, ao se cristalizarem, tornam-se cálculo renal, popularmente conhecido como pedras nos rins.

Essa é uma condição muito prejudicial. Ela impede a passagem dos fluídos de maneira natural, uma vez que “tranca” o local. Afinal, a pedra é uma formação mineral que se prende ali e que pode causar infecções ou entrar nos canais urinários.

Com isso, elas tendem a causar muitas dores, ao mesmo tempo em que prejudicam o funcionamento natural dos rins. Portanto, ter em mãos receitas caseiras com ingredientes simples, como é o caso do limão e azeite para os rins, é excelente.

Abaixo, então, confira como apostar nesses ingredientes para melhorar a saúde dos seus rins e para cuidar da sua saúde. Na sequência você confere todos os benefícios deles e, também, como aplicá-los no seu dia a dia.

Chá de folha de mamão

Chá de folha de figo: saiba para que serve e seus benefícios!

O chá de folha de figo possui inúmeros benefícios para o organismo e pode ser facilmente preparado. Veja aqui como preparar e seus benefícios

Anúncios

Quais os benefícios do azeite com limão?

Limão e azeite para os rins
Limão e azeite para os rins

Cada um desses ingredientes possui benefícios específicos e próprios. Ao usá-los conjuntamente, então, você soma suas benesses à saúde. Abaixo, então, confira tudo o que o limão e o azeite podem trazer à sua vida.

Benefícios do limão para a saúde

Primeiramente, o limão tem propriedades ácido cítrico, com propriedade alcalina. Assim, ao usar limão e azeite para os rins, você conta com essa substância que atua em favor do combate da formação dos cálculos.

Mas não é só isso. Em verdade, o limão tem muitos outros benefícios à saúde, a saber:

  • Retarda a digestão de açúcares, de forma que ajuda no controle glicêmico;
  • Estimula enzimas digestivas e a formação da bile;
  • Ajuda no funcionamento dos intestinos;
  • Previne derrames;
  • Ajuda na absorção do ferro, em razão da alta concentração de vitamina C, diminuindo o risco de desenvolvimento de anemia;
  • Aumenta as defesas do corpo por fortalecer o sistema imunológico, o que se deve principalmente às altas taxas de vitamina C, bem como de outras propriedades antioxidantes, que previnem inflamações nas células e eliminam os radicais livres;
  • Melhora a aparência da pele ao estimular a síntese de colágeno e, também, ao combater os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce das células;
  • Auxilia a diminuir os sintomas de resfriados e outras doenças respiratórias, tendo ação expectorante, inclusive.

Anúncios

Benefícios do azeite para a saúde

São vários os benefícios do limão para a saúde, mas não só dele. A dupla limão com azeite para rins tem tantos benefícios justamente pela soma do fruto cítrico com o óleo feito a partir da oliva.

O azeite é benéfico nos tratamentos contra cálculos renais por ser uma gordura benéfica e saudável. Além disso, possui baixos teores de fósforo. Igualmente, segundo a medicina popular esse é um ingrediente que também ajuda a dissolver os cálculos.

Veja, então, outros dos benefícios do azeite para a saúde:

  • Anti-inflamatório excelente que inibe o desenvolvimento de enzimas que se relacionam com o desenvolvimento de inflamações e com a geração de dor;
  • Rico em ômega 9 e em outros ácidos graxos importantes que ajudam a reduzir o colesterol ruim e elevar o bom (LDL e HDL respectivamente);
  • Diminuição dos riscos de infartos e doenças cardíacas pela diminuição da tendência de acumular placas de gordura que atrapalham na circulação sanguínea;
  • Redução do risco de desenvolvimento de diabetes;
  • Diminui as dores e os sintomas da artrite reumatóide, ajudando na qualidade de vida;
  • Previne e retarda o envelhecimento cerebral na medida em que seus antioxidantes impedem a degeneração dos neurônios;
  • Retarda o envelhecimento e ajuda no viço da pele, uma vez que seus antioxidantes atuam contra os radicais livres e a destruição de células;
  • Prevenção do desenvolvimento de depressão;
  • Diminui o risco de desenvolvimento de colite ulcerativa, doença que afeta o intestino grosso.

Quem tem insuficiência renal pode comer azeite?

Sim. Não há contraindicação para uso desse ingredientes na dieta de quem tem cálculo renal. Contudo, é claro, deve-se usá-lo com moderação. Além disso, é imprescindível conversar com seu médico para aderir aos remédios caseiros à base de limão e azeite para rins.

Como tomar limão e azeite para os rins? 3 receitas!

Limão e azeite para os rins
Limão e azeite para os rins

Como vimos acima, o limão e o azeite possuem, cada um, inúmeros benefícios para a saúde. Por isso, por que não juntá-los para que, conjuntamente, essa dupla melhore sua saúde e, inclusive, seus rins? Abaixo, então, veja dicas de como usar.

Azeite, limão e vinagre de maçã para os rins

A primeira receita que trouxemos precisa dos seguintes ingredientes nestas exatas proporções:

  • 375 ml de água;
  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • 5 colheres (sopa) de suco de limão;
  • 1 colher (sopa) de vinagre de maçã.

Primeiramente, consuma 2 colheres de sopas de azeite e 2 de suco de limão. Logo em seguida, beba a água 250 ml de água. Aguarde mais 30 minutos e, então, dilua o suco restante com o vinagre de maçã no restante da água e beba.

Suco de limão e azeite para rins

Outra receita requer os seguintes ingredientes e proporções:

  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • 250 ml de água;
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão.

Basta misturar o limão com o azeite para rins e bebê-los conjuntamente. Logo depois, beba a água.

Azeite e suco de limão nas saladas

Por fim, você pode consumir suco de limão e azeite para os rins no dia a dia em receitas fáceis, como no tempero de saladas. Basta temperar suas folhas verdes, por exemplo, com 1 a 2 colheres de sopa de azeite e suco de 1 limão.

Benefícios do cabelo de milho

Chá de cabelo de milho: conheça os benefícios!

O cabelo de milho possui diversos benefícios, e o seu chá pode auxiliar na manutenção da sua saúde, já que ele é rico em vitaminas! Veja.

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Candidíase: conheça as causas e os principais sinais desse problema de saúde

Infecção candidíase é causada por um fungo e afeta principalmente os órgãos genitais; saiba sinais, causas, tratamento e mais informações.

Continue lendo
content

Aprenda como fazer um delicioso provolone recheado com salame!

Siga a receita e aprenda a fazer um delicioso provolone recheado com salame para comer com vinho ou cerveja nos dias quentes brasileiros!

Continue lendo
content

Dietas de Mayra Cardi: conheça programas alimentares da esposa de Arthur Aguiar que geram discussões

Conheça o que propõe o programa de Dietas de Mayra Cardi e descubra porque segui-lo coloca a sua saúde física e mental em risco.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Escolha o melhor cartão de crédito para ganhar milhas: viaje de graça e ganhe descontos!

Quer ajuda para encontrar o melhor cartão de crédito para acumular pontos e trocá-los por minhas aéreas? Não se preocupe! Neste texto, reunimos as melhores opções para você! Confira.

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Ecotrips Brasil?

Quem gosta de relaxar e recarregar as energias em contato com a natureza vai se identificar com a agência de turismo Ecotrips Brasil. Os pacotes são nacionais, internacionais, rodoviários e até mesmo de bate e volta.

Continue lendo
content

Ônibus ou avião: qual vale mais a pena para viajar agora?

Muitas pessoas ainda pensam que viajar de avião é sempre a opção mais cara. No entanto, tudo vai depender do trajeto que você vai percorrer. Portanto, confira aqui nossa comparação entre ônibus e avião e descubra qual vale mais a pena!

Continue lendo