Curiosidades

Comer maçã antes de dormir faz bem? Veja aqui!

Posso comer maçã antes de dormir? Confira hoje a resposta para essa dúvida comum e veja a melhor forma de consumir essa fruta e garantir seus benefícios.

Anúncios

Descubra se comer maçã antes de dormir realmente faz bem 

Maçã antes de dormir
Maçã antes de dormir

Muitas pessoas optam por comer maçã antes de dormir, a fim de garantir seus benefícios e não pesar o estômago. Mas esse hábito é realmente saudável? Veja hoje.

A maçã é uma fruta de origem asiática que conta com mais de 7 mil espécies. Contudo, todas elas apresentam propriedades semelhantes que são incríveis ao organismo humano. Não à toa, aliás, um provérbio inglês indica que se você comer uma maçã por dia nunca precisará ir ao médico.

Exageros à parte, essa fruta realmente conta com muitos benefícios. Assim, eles garantem o fortalecimento do organismo e tem inúmeros efeitos colaterais benéficos. Além disso, consumir uma maçã por dia basta. Mas qual é o momento que isso deve ser feito? É possível consumi-la à noite antes de dormir? Veja isso abaixo!

comer banana antes de dormir dá sono

Comer banana antes de dormir dá sono? Veja aqui!

Sabia que comer banana antes de dormir dá sono? Pois oferece benefícios para regular o seu organismo, o que melhora o sono. Saiba mais aqui!

Quais os benefícios da maçã?

Maçã antes de dormir
Maçã antes de dormir

São muitos os benefícios que o consumo dessa fruta garante à saúde. Conheça os principais, abaixo, e depois veja em qual momento dar preferência ao consumo da maçã. Assim, abaixo veja todas as vantagens em incluí-la na sua dieta.

Retarda o envelhecimento

As maçãs, independentemente da espécie, são ricas em flovonoides. Estas substâncias têm ação antioxidante. Isto é, combatem os radicais livres, que são os responsáveis pela destruição das células e pelo envelhecimento precoce.

Por isso, ao comer uma maçã por dia você atua em favor do aspecto da pele. Ela fica mais viçosa e bonita, bem como passa por um processo de envelhecimento mais vagaroso. Assim, não deixe de apostar no consumo da fruta, seja para comer maçã antes de dormir ou em qualquer outro momento.

Evita doenças cardíacas

As maçãs são ricas em fibras solúveis que, por sua vez, são capazes de reduzir os níveis de colesterol na rede sanguínea. Portanto, elas evitam doenças cardíacas, bem como reduzem as chances de que haja o acúmulo de gordura nas veias e artérias.

Igualmente, os antioxidantes presentes na fruta ajudam na diminuição da pressão arterial. Com isso, as maçãs tornam-se boas aliadas no combate à hipertensão. Ainda, evitam doenças do coração e relacionadas à circulação de sangue.

Combate o envelhecimento das células cerebrais

Ao comer maçã você está garantindo ao organismo nutrientes essenciais que atuam, também, em favor da saúde cerebral. Isso porque a fruta contém altas taxas de quercetina, que é um antioxidante que atua nas células do cérebro.

Assim como outros antioxidantes evitam a destruição e envelhecimento de células, a quercetina presente na maçã evita que haja a morte de células cerebrais. Assim, ajuda na manutenção dos neurônios e no bom funcionamento cerebral.

Melhor o funcionamento do sistema digestivo

Comer maçã antes de dormir ou em qualquer outro momento também garante a você a melhoria do sistema digestivo. Isso se dá por inúmeros motivos. Primeiramente, a fruta possui ação de proteger o estômago, evitando desconfortos da gastrite.

Igualmente, as maçãs são ricas em fibras. Por isso, ajudam no combate à prisão de ventre. Da mesma forma, essas frutas também possuem compostos que auxiliam na proliferação das bactérias benéficas ao intestino, conforme estudos ainda em curso.

Aumenta a densidade óssea

Ainda, comer maçã antes de dormir ou em outras ocasiões auxilia na saúde óssea. A fruta é capaz de trabalhar em favor do aumento da densidade dos ossos, o que também os fortalece. Assim, ajuda no aumento da resistência dessas estruturas.

Além disso, as maçãs atuam de forma a diminuir a perda de cálcio no sangue, condição que ilustra a osteoporose. Assim, ao comer essas frutas você garante o fortalecimento ósseo, o que é muito importante principalmente para mulheres em época de menopausa.

Fortalece as defesas do organismo

As maçãs também possuem nutrientes que atuam diretamente em favor do sistema imunológico. E, por isso, garantem o fortalecimento das defesas do organismo, o que ajuda contra infecções diversas.

Um dos motivos para isso é o fato da fruta ser fonte de vitamina C. Além disso, ela ajuda na liberação de substâncias ruins do organismo, de forma que promove uma limpeza de toxinas.

Previne o surgimento de cáries

Outro benefício em comer maçã antes de dormir ou no horário que você preferir é a limpeza das gengivas e dentes. Essa fruta possui agentes antibacterianos naturais, de forma que ajudam na higienização da boca e no combate aos microrganismos que podem causar doenças e mau hálito.

Diminui o risco de diabetes

Por fim, o último benefício que listamos sobre a ingestão de maçã é que a fruta auxilia na prevenção contra o diabetes. Segundo especialistas isso se daria pela proteção que a fruta confere ao pâncreas, que é o responsável pela produção de insulina.

Faz mal comer maçã à noite antes de dormir?

Maçã antes de dormir
Maçã antes de dormir

Muitas pessoas optam por comer a fruta à noite, uma vez que ela possui poucas calorias e é leve. Ou seja, evita a sensação de peso no estômago e a má digestão. Mas será que esse é realmente um bom hábito?

Pois bem. Como vimos acima, o consumo da maçã traz grandes benefícios à saúde. Além disso, ela realmente é leve e não pesa no sistema digestivo. O que pode acontecer, contudo, é ela afastar o sono.

Isso ocorre porque a maçã conta com uma grande quantidade de açúcar natural. Ele, então, tem um efeito no corpo que é semelhante à cafeína. Ou seja, ajuda a deixá-lo desperto. Contudo, não conta com efeitos como ansiedade ou picos de humor como é o caso da cafeína.

Por isso, comer maçã antes de dormir pode afastar o sono e causar insônia. Porém, o tempo de “despertar” que ela causa tem a duração necessária à digestão da fruta. Portanto, é possível comê-la à noite, mas evite fazê-lo logo antes de dormir.

O ideal, então, é consumir a maçã 1 hora antes de dormir, ou um tempo um pouco superior. Com isso, você garante um lanche noturno bastante saudável, consome nutrientes e não afeta a qualidade do seu sono.

Chá de folha de mamão

Para que serve o chá da folha do mamão e como fazer?

O chá da folha do mamão possui inúmeras propriedades que auxiliam à saúde, como melhoria da digestão, controle no açúcar no sangue. Veja mais

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Saiba como emagrecer 5 quilos em 3 dias!

Quer saber como emagrecer 5 quilos em 3 dias? Separamos alguns truques e dicas incríveis para entrar naquela roupa especial para uma festa!

Continue lendo
content

Você fitness em 2022: 5 dicas para começar a se exercitar nesse ano

Quer um ano mais ativo e uma vida 100% fitness? Então confira as dicas para se exercitar melhor em 2022 e comece o ano com mais saúde!

Continue lendo
content

Como fazer guioza: aprenda receita de massa e recheio

Esse prato oriental já conquistou o paladar de muita gente! Aprenda como fazer guioza em casa e tenha um quitute diferente para servir. Veja!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Latam Pass Itaucard Internacional?

O cartão Latam Pass Itaucard Internacional é uma ferramenta ideal para quem costuma viajar sempre. Assim, ele oferece benefícios e descontos exclusivos para seus clientes. Veja como solicitar o seu!

Continue lendo
content

Fully Viagens: saiba como funciona e se é confiável!

Se você quer fazer uma viagem de fim de semana, ou mesmo escolher um roteiro mais longo, venha conhecer a Fully Viagens e descubra se a plataforma é confiável e segura. Confira mais aqui!

Continue lendo
content

Hotel Fazenda em São Paulo: 3 opções incríveis!

Não é preciso dirigir muito longe para aproveitar um refúgio com uma bela vista e contato com a natureza. Conheça aqui hotéis fazenda no estado de São Paulo requintados e rústicos, com atividades voltadas para o campo.

Continue lendo