Dicas

O alho é bom para a diabetes? Veja dicas e receitas

O alho é bom para a diabetes? Muitas pessoas apostam nele para controlá-la, mas será que realmente funciona? Veja hoje as respostas e dicas para usá-lo!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 18/10/2021

Descubra como o alho é um ingrediente-chave muito bom para diabetes 

Alho é bom para diabetes
Alho é bom para diabetes?

Alho é bom para diabetes: verdade ou mito? É isso que iremos ver hoje. Conheça todos os benefícios desse tempero natural e por que ele deve entrar nas dietas para diabéticos.

O alho tem demonstrado ter benefícios para a diabetes, por isso pode valer a pena adicionar à sua dieta. É isso que indicam inúmeros estudos recentes, que apontam o tempero como um aliado da saúde e do controle da glicemia. Isto é, dos níveis de açúcar no sangue.

Com isso, muitas pessoas em tratamento do diabetes o aliam com o uso de alho no dia a dia. Caso você procure formas naturais de proteger seu corpo e, ainda, controlar os níveis de glicose no sangue, não deixe de conferir abaixo como o alho pode lhe ajudar!

limpar o estômago

Como limpar o estômago? Veja 8 receitas!

Existem várias formas para conseguir limpar o estômago, desde chás até o consumo de alimentos, como maçã, couve e frutas cítricas! Veja mais.

Anúncios

Quais os benefícios do alho para quem tem diabetes?

Alho é bom para diabetes
Alho é bom para diabetes?

São diversos os estudos que apontam para os benefícios do uso do alho no tratamento do diabetes. Por exemplo, um estudo publicado no Journal of Advances in Clinical and Experimental Medicine demonstrou a melhoria do controle da glicose no sangue após uso do alho em coelhos diabéticos.

Segundo o estudo, deve-se consumir 1,3 gramas de alho para cada 10 quilos. Aliás, o tipo de diabetes de análise foi a 2. O estudo concluiu, após comparações de amostras prévias e posteriores ao uso do alho, que ele diminui o açúcar presente no sangue. Isto é, possui um efeito hipoglicêmico.

Além disso, estudos com ratos diabéticos em 2005 demonstraram que em 4 semanas é possível diminuir os níveis de sangue no açúcar com o uso de alho. Portanto, esse é um alimento extremamente benéfico para quem tem problemas com a doença.

Ou seja, os estudos apontam que sim, alho é bom para diabetes. Assim, é um aliado que deve estar no seu cardápio. Ele tem o poder de ajudar o organismo de forma natural, ao mesmo tempo em que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Afinal, o alho também conta com outras importantes propriedades. Dentre elas estão as vitaminas B6 e C. Outro fator interessante é que o alho é comprovadamente um amigo da saúde cardíaca. E as doenças no coração afetam 80% das pessoas diabéticas.

Em outras palavras, o alho é bom para diabetes por ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e por fortalecer o coração e melhorar a circulação sanguínea. Assim, aposte nesse tempero para proteger seu organismo, pois ele se tornou essencial em dietas para diabéticos.

Aqui estão algumas receitas que você pode experimentar hoje! 

Alho é bom para diabetes
Alho é bom para diabetes?

Cabe ressaltar que embora o maior uso do alho seja cozido e assado, ele perde algumas propriedades ao entrar em contato com o calor. Por isso, o mais indicado é usá-lo na forma natural nas dietas para diabéticos.

Nesse sentido, deve-se alertar que seu gosto é forte e pode ser um empecilho. Igualmente, ele deve ser evitado por quem tem problemas gastrointestinais. Portanto, lembre-se de consultar seu médico antes de incluir o alho puro no seu dia a dia como forma de controle da diabete.

Ainda, lembre-se de que somente o consumo do alho não adianta. É preciso ter bons hábitos alimentares, bem como seguir à risca os tratamentos médicos que o médico que lhe acompanha indicou. Ou seja, o alho não faz milagre, apesar de ajudar em muito na saúde e no tratamento do diabetes.

Além disso, você pode continuar usando-o normalmente no tempero de saladas, carnes e molhos. Ele é um excelente aliado da cozinha, pois traz sabor e aroma ao alimento. Além disso, é barato de facilmente encontrado. Por isso, use-o de todas as maneiras possíveis. Para alternativas ao soeu uso cru, veja abaixo três receitas simples.

Anúncios

Água de alho

Primeiramente, separamos uma receitinha para você usar o alho no tratamento do diabetes de forma bastante simples. Aqui você prepara uma bebida à base de alho que é basicamente uma água saborizada e repleta dos benefícios desse tempero.

A receita rende 1 porção e leva 8 horas para ficar pronta, uma vez que deve ser feita de um dia para o outro. Veja, então, os ingredientes para fazer:

  • 1 dente de alho;
  • 100 ml de água.

Amasse o alho. Logo em seguida, coloque-o na água (em uma garrafa com tampa ou copo coberto com guardanapo). Por fim, deixe a mistura descansar de um dia para o outro. Assim, consuma logo pela manhã, em jejum, antes do café da manhã.

Chá de alho

Outra forma de consumir o alho que é bom para diabetes é pelo chá. Nesse caso, então, faremos uma bebida quente que fica pronta em apenas 10 minutos e rende 1 porção. Confira os ingredientes dessa receita para usar o alho no tratamento do diabetes:

  • 200 ml de água fervente;
  • 1 a 2 alhos.

Pique o alho. Em seguida, coloque o alho dentro da água fervente, no fogo, e deixe ferver por 10 minutos. Logo depois, basta bebê-lo ainda morno. Considere, também, adicionar outros sabores, como gengibre e limão. Dê preferência ao consumo matinal da bebida.

Alho assado

Por fim, nossa última dica é bem simples. Ela pode ser feita na airfryer (fritadeira sem óleo, a ar) ou no forno. Para isso, veja os ingredientes:

  • 1 cabeça de alho.

Sem descascar ou amassar os alhos, apenas separe os dentes da cabeça. Assim, disponha-os em uma forma e leve assar em forno preaquecido a 200 °C até que a casca escureça e estrale. Ou, então, prepare na airfryer por 10 a 15 minutos a 200°C.

Assim, sabendo-se que o alho é bom para diabetes, você usa esse tempero simples e barato no seu dia a dia e fortalece o seu organismo, combatendo a diabetes. Para mais dicas de saúde e de receitas continue nos acompanhando!

Chá de folha de mamão

Chá de folha de figo: saiba para que serve e seus benefícios!

O chá de folha de figo possui inúmeros benefícios para o organismo e pode ser facilmente preparado. Veja aqui como preparar e seus benefícios

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Doença celíaca: Conheça os principais sintomas e saiba como diagnosticar e tratar

Conheça todos os sintomas de doença celíaca, descubra como é feito o diagnóstico e qual é a melhor maneira de tratar essa patologia.

Continue lendo
content

Aftas: Descubra porque surgem e como prevenir de forma eficaz

Entenda o que são as aftas, as principais causas do problema, seus sintomas clássicos e como tratá-las de forma eficaz e funcional.

Continue lendo
content

Tratamentos para flacidez: 5 opções para pele firme e durinha

Radiofrequência e microcorrentes são tratamentos para flacidez; veja outros e escolha o melhor para você, aumentando efeitos com alimentação.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Santander Decolar Visa Platinum?

É possível solicitar o cartão Santander Decolar Visa Platinum através da agência Decolar ou preenchendo o formulário do site do banco. O processo é fácil e prático e você nem precisa sair de casa para pedir o seu!

Continue lendo
content

Para onde viajar com 3 mil reais: 5 dicas imperdíveis!

Você não precisa gastar muito para fazer um passeio maravilhoso e aproveitar lugares incríveis. Com R$3 mil você pode viajar aproveitando 7 dias inteiros em praias, centros históricos e vida noturna!

Continue lendo
content

Connect Trips Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A Connect Trips Viagens é uma agência de turismo focada em viagens mais curtas ou bate e volta de finais de semana. Além disso, ela oferece atendimento individualizado através de consultores capacitados.

Continue lendo