Saúde

Veja como fazer 1 litro de soro caseiro: saiba como e quando usá-lo

Aprenda como fazer seu próprio soro caseiro para repor a água e os sais minerais do organismo. Ele combate a desidratação, melhorando os casos de diarréia e vômitos. Veja aqui a receita!

Anúncios

por Solange Zecchin

Publicado em 18/07/2022

Conheça a fórmula do soro caseiro para prepará-lo em casa

Saiba como preparar o soro caseiro. Fonte: AdobeStock.

O soro é a melhor e mais eficaz maneira de combater a desidratação. Assim, neste texto a você algumas dicas sobre como fazer o seu próprio caseiro para obter os melhores resultados quando alguém estiver doente.

Aliás, o passo a passo é muito simples e daremos a você algumas dicas sobre quando e como usá-lo para obter um tratamento eficaz. Portanto, leia para saber mais!

Copo de água em cima de mesa molhada

Perdeu líquido e está doente? Veja como repor em casa!

Repor líquido em casa é uma prática muito comum para quem teve intoxicação alimentar. Em estações como o verão, é fundamental se atentar aos sinais de desidratação e, assim, partir para uma reidratação caseira de sucesso.

Anúncios

Soro caseiro: cuidados no preparo e como deve ser aplicado!

Sabia que o soro caseiro é tão eficaz quanto o de farmácia? E o melhor é que ele só leva 3 ingredientes básicos disponíveis em qualquer cozinha. 

Porém, deve-se administrá-lo corretamente para que realmente funcione, tanto no preparo quanto na dosagem. Caso contrário, só irá piorar os sintomas. Então, veja a seguir como fazer.

Primeiramente, saiba que você pode utilizar a colher padrão feita pela UNICEF, encontrada em farmácias populares e postos de saúde, para fazer o soro caseiro.

Preparação com a colher medida: 

  • 200 ml de água mineral fervida;
  • 2 medidas de açúcar;
  • 1 medida de sal.

Basta misturar muito bem e servir.

Porém, caso não tenha a colher padrão, você pode utilizar uma balança de cozinha. É só pesar e misturar os seguintes ingredientes:

  • 1 litro de água fervida ou filtrada;
  • 20 g de açúcar (1 colher de sopa bem cheia);
  • 3,5 g de sal (1 colher de café).

Nos dois casos, é muito importante as medidas estarem corretas. O excesso pode causar efeitos colaterais e acabar prejudicando o tratamento.

Se possível, o melhor é conseguir a colher padrão para garantir as quantidades exatas na preparação. Não é difícil encontrar em farmácias populares ou em postos de saúde.

Anúncios

Cuidados durante o preparo

Pois bem, quando se prepara o soro caseiro com as colheres de sopa e chá, é comum as pessoas errarem na dosagem.

Por exemplo, se você usar mais sal que o necessário, ele poderá acelerar o processo de desidratação, em vez de tratá-la. Portanto, é fundamental a preocupação com as medidas exatas para que se obtenha sucesso no tratamento.

Assim, se não tiver confiança nas suas medidas, existe em farmácias um preparado chamado Sais para Reidratação Oral. Esse produto tem as quantias exatas para misturar em 1 litro de água.

Mulher pingando colírio

Receitas caseiras para conjuntivite: conheça as melhores

Conheça as melhores receitas caseiras para conjuntivite que existem. Elas são verdadeiras ajudantes na hora de aliviar os sintomas e trazer qualidade de vida durante o tratamento clássico do problema. Saiba mais!

Sendo assim, essa também é uma opção para fazer o soro caseiro, caso você consiga comprá-la. Aliás, é bom saber que esses Sais de Reidratação são melhores que o soro caseiro, pois eles contém glicose, cloreto de sódio, potássio e citrato em pó nas quantidades exatas.

Por outro lado, o preparado feito em casa possui apenas glicose e cloreto de sódio. No entanto, é importante saber como fazer o soro caseiro, em caso de não ter outra alternativa. Afinal, ele também será eficaz se você tomar os devidos cuidados.

Como saber se a medida está certa?

Se você não está acostumado ou nunca fez o soro caseiro, existe uma maneira de saber se as medidas estão corretas: testar o gosto. Nas proporções ideais, o sabor deve ser neutro, nem salgado e nem doce. Então, antes de oferecer ao paciente, experimente!

Como o paciente deve ingerir o soro caseiro? 

Veja como ingerir o soro caseiro da maneira correta. Fonte: AdobeStock.

Então, a mistura deve ser tomada um pouco de cada vez, ao longo do dia. E, depois de 24 horas do preparo, ela deve ser descartada. 

Além disso, nunca tome mais de ½ copo de uma vez. Afinal, se você tomar uma grande quantidade, poderá causar irritação no estômago e intestino.

Se a causa da desidratação for diarréia ou vômitos, é importante verificar a quantidade de líquido expelida pelo corpo e tentar compensar com a ingestão do soro. Porém, nem sempre é fácil calcular.

Sugestões para tomar o soro na frequência correta

Para que a ingestão do soro seja mais precisa, existem alguns truques. Vamos sugerir algumas alternativas:

  • Ingerir 1 colher (sopa) a cada 2 minutos. Assim, o paciente terá tomado 1 copo por hora;
  • 10 ml de soro para cada quilo do paciente é a recomendação em casos de diarréia;
  • Para os episódios de vômitos, é indicado 2ml de soro por quilo do paciente. Por exemplo, se ele pesa 90 kg, deverá tomar 180 ml de soro para balancear o sistema.

Para os casos de diarreia leve, ela poderá ser tratada com água pura. Mas caso seja intensa, não é aconselhável, principalmente se a pessoa apresentar quadro de desidratação (cansaço, pressão baixa, sede…). Isso porque existe a possibilidade de uma diminuição da quantidade de sódio no corpo. 

Quais os benefícios do soro caseiro?

Conheça os benefícios do soro caseiro. Fonte: AdobeStock.

O soro caseiro é eficaz para o tratamento da desidratação, diarreia e vômitos. O motivo é a sua composição, que se parece com o líquido encontrado dentro do organismo. 

Dessa forma, o soro produz um equilíbrio no funcionamento do seu corpo como um todo, pois utiliza elementos já encontrados nele.

Como o sal e o açúcar contribuem para a absorção dos líquidos pelo organismo, somente a ingestão de água não é suficiente para combater a desidratação. Afinal, o corpo necessita do cloreto de sódio e glicose para reter o líquido necessário.

Contraindicações

É preciso alguns cuidados quando for utilizar o soro caseiro ou o preparado comprado em farmácias. Veja algumas restrições e casos em que é necessário consultar um médico:

  • O uso do soro em bebês que estão sendo amamentados exclusivamente no seio materno nem sempre é indicado;
  • Em casos de vômitos e diarreias com mais de 24 horas, é preciso descobrir a causa dos sintomas;
  • Pessoas diabéticas ou hipertensas podem apresentar desidratação por causa de alguma infecção, o que aumenta o risco de hipoglicemia;
  • Os hipertensos devem ter cuidado, pois existe a chance de haver uma alteração na pressão arterial. Principalmente se as dosagens estiverem erradas.

O soro caseiro engorda?

Este é mais um mito que faz algumas pessoas resistirem ao soro caseiro. Como ele leva açúcar, elas acreditam que a ingestão causará um aumento no peso.

Só que a quantidade de glicose é mínima e ela faz parte da composição unicamente para repor os eletrólitos. Assim, não existe a possibilidade de engordar.

Então, agora que você já se informou e descobriu como fazer o soro caseiro, utilize-o da melhor forma possível para conseguir os seus benefícios. 

Assim, prestando atenção aos cuidados exigidos, você poderá reverter um quadro de desidratação sem precisar ser internado.

Aliás, se você quiser mais informações sobre saúde, acesse o link abaixo e descubra os riscos da gordura trans para a sua saúde. Confira!

Salgadinhos fonte de gordura trans

Gordura trans: o que é e quais são os riscos à saúde? Descubra

Entenda o que é a gordura trans, conheça os seus principais riscos à saúde e descubra quais são os alimentos fonte desse tipo de gordura. Saiba mais e leve uma vida saudável.

Sobre o autor

Solange Zecchin

Apaixonada por culinária e saúde, busca criar conteúdos que ajudem as pessoas a se sentirem mais confiantes na cozinha, além de alcançarem mais bem-estar no dia a dia através da alimentação e atividades físicas. Especialista em gastronomia italiana, uma de suas paixões.

Em Alta

content

7 alimentos para gordura no fígado que vão aumentar a sua saúde

Conheça 7 opções de alimentos para gordura no fígado que literalmente promovem uma limpeza no órgão e o fazem funcionar adequadamente.

Continue lendo
content

Canjica cremosa: aprenda a receita para esse friozinho

A canjica cremosa é uma receita deliciosa para essa época mais fria! Com poucos ingredientes, ela fica extremamente saborosa. Veja!

Continue lendo
content

Cromoterapia: descubra para que serve e os benefícios da técnica

Cromoterapia: conheça os significados das cores, benefícios da técnica e onde encontrar profissionais capacitados para colocá-la em prática.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como baixar e usar o Sistema de Reservas EZ Travel?

Através de uma plataforma personalizável, o Sistema de Reservas EZ Travel te permite gerenciar reservas online e offline. Confira como fazer a contratação desse software inovador e tenha mais praticidade e segurança em seus negócios!

Continue lendo
content

Como comprar passagem na Flytour Viagens?

Confira aqui o passo a passo para comprar passagens aéreas com a Flytour Viagens. Aliás, a Flytour é a agência que mais emite passagens aéreas no país. Confira como fazer!

Continue lendo
content

5 dicas de pacotes de viagens baratas para casal: economize e aproveite!

Veja aqui as dicas para comprar pacotes de viagens baratas para casal. Além disso, confira os melhores sites de agências de turismo com promoções imperdíveis. Assim, se você quer viajar, mas está com orçamento curto, aqui você encontra dicas para comprar pacotes que cabem no seu bolso. Confira!

Continue lendo