Emagrecimento

Jejum intermitente: como fazer para obter seus benefícios?

Descubra como fazer jejum intermitente, conferindo dicas para seu dia a dia. Essa técnica traz benefícios incríveis para saúde e pode até mesmo proporcionar mais longevidade.

Anúncios

Jejum intermitente: aprenda como fazer para adquirir mais saúde

Foto conceito de prato com garfo e faca imitando um relógio
Então, veja como praticar o jejum! Fonte: AdobeStock.

Conheça o jejum intermitente e saiba como fazer para conseguir o máximo proveito dessa prática. Porém, caso deseje saber o passo a passo agora, siga o link abaixo e será direcionado para a página com as informações necessárias! 

Despertador com mulher comendo uma comida saudável como jejum intermitente, imagem de café da manhã de dieta com restrição de tempo

Aprenda o que é e como fazer o jejum intermitente da maneira correta

Quer saber como fazer jejum intermitente? Aqui você aprenderá tudo o que precisa saber, desde os benefícios até os melhores alimentos para comer enquanto estiver em jejum.

Dessa forma, ele ajuda a melhorar sua saúde em geral, mas é importante um acompanhamento profissional. Portanto, para saber mais detalhes de como proceder, confira a seguir! 

O que é preciso saber para fazer o jejum intermitente!

Então, as principais maneiras de fazer o jejum intermitente são: 

  • Protocolo Leangains: jejum de 14 a 16 horas, e alimentação de 8 a 10 horas; 
  • Protocolo 5:2: fazer jejum de 24h em 2 dias da semana, sendo 5 dias de alimentação habitual; 
  • Eat-stop-sleep: jejum de 24 horas, uma a duas vezes por semana; 
  • Jejum intermitente em dias alternados: alternar dias de jejum com dias de alimentação normal. Nos dias de jejum, deve-se fazer uma única refeição próxima ao horário do almoço, de 400 calorias (mulheres) ou 600 calorias (homens); 
  • Dieta do guerreiro: jejum diário de 20 horas. Porém, você pode comer durante a noite no período de 4 horas, tudo o que tiver vontade.

O que é melhor comer depois do jejum intermitente?

Pessoa comendo com um relógio sobre a mesa
Então, confira o que comer para quebrar o jejum! Fonte: AdobeStock.

Após o jejum, a recomendação dos nutricionistas é consumir alimentos de baixo índice glicêmico e de fácil digestão. Por outro lado, para garantir os melhores resultados, deve-se evitar o excesso de açúcar e gorduras. 

Alimentos recomendados após o jejum intermitente

Assim, para conseguir uma boa digestão, você deve incluir:

  • Proteínas: encontradas nas carnes e ovos; 
  • Grãos diversos: feijão, lentilha, ervilha, grão de bico; 
  • Legumes e verduras: brócolis; batata doce; abobrinha; espinafre; repolho; couve-flor; tomate;
  • Sardinha ou atum enlatado;
  • Sopa de ossos.

Alimentos que devemos evitar

Assim, devemos passar longe das frituras e alimentos gordurosos, como batata frita, comidas congeladas, salgadinhos, bolachas recheadas, molho branco, sorvetes, dentre outros.

Além disso, também é fundamental o exercício físico regular, como musculação ou caminhada. Melhor ainda se tiver uma orientação profissional!

Quem não pode fazer o jejum intermitente?

Apesar de saber como fazer o jejum intermitente, é bom lembrar que nem todo mundo pode realizar essa dieta. Veja abaixo a relação de quem tem restrições: 

Gestantes e lactantes 

Assim, as mulheres grávidas ou que estão amamentando não devem fazer restrições alimentares. Elas necessitam de uma quantidade maior de nutrientes e por isso o jejum não é recomendado.

Crianças e adolescentes 

Como estão em fase de crescimento, as crianças e adolescentes precisam ingerir os nutrientes de forma equilibrada para, assim, crescerem e se desenvolverem de maneira adequada. 

Pessoas com doenças crônicas 

Os medicamentos utilizados para doenças crônicas provocam mudanças no metabolismo, o que pode favorecer a hipoglicemia. 

Assim, pessoas que fazem esse tipo de tratamento precisam da avaliação de seu médico, caso haja necessidade de ajuste dos medicamentos. 

Idosos 

Como o jejum intermitente pode provocar hipoglicemia, é muito perigoso para os idosos pelo aumento do risco de quedas, tonturas, e até derrame.

Outra boa opção para você: conheça os riscos do jejum intermitente para emagrecer 

É preciso saber como fazer de forma correta o jejum intermitente para que ele ajude a emagrecer com segurança Desse modo, ele oferece riscos quando é feito sem o devido acompanhamento de um profissional. 

Assim, algumas consequências negativas são: quadro de hipoglicemia, tonturas e desmaios, insônia e perda de massa muscular, entre outros.

Ao ter orientação de um especialista, você passa a ter um plano alimentar. Assim, sabe os alimentos certos para o seu caso específico, comer e outras dicas para garantir o sucesso da dieta.

Portanto, se quiser saber mais detalhes de como fazer o jejum intermitente com segurança, acesse o link abaixo e confira!

Mulher tampando a própria boca com a mão, simbolizando jejum intermitente para emagrecer

Jejum intermitente para emagrecer: conheça os riscos

O jejum intermitente para emagrecer caiu nas graças de quem quer perder peso rapidamente. Contudo, antes de fazê-lo é importante conhecer seus riscos.

Sobre o autor  /  Solange Zecchin

Apaixonada por culinária e saúde, busca criar conteúdos que ajudem as pessoas a se sentirem mais confiantes na cozinha, além de alcançarem mais bem-estar no dia a dia através da alimentação e atividades físicas. Especialista em gastronomia italiana, uma de suas paixões.

Em Alta

content

Pular corda emagrece? Veja como usar a atividade para tonificar

Pular corda emagrece, melhora a circulação sanguínea e promove o bem-estar. Saiba mais sobre como fazer essa atividade com segurança!

Continue lendo
content

Como diminuir a barriga: 5 hábitos para colocar em prática

Como diminuir a barriga? 5 passos para você colocar em prática ainda hoje e colher os resultados de maneira rápida, segura e saudável.

Continue lendo
content

Curso Culinária Italiana Completa Escola Sal a Gosto: aprenda como fazer!

Aprenda aqui o passo a passo de como fazer o Curso Culinária Italiana Completa Escola Sal a Gosto e tenha acesso às aulas online!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Aplicativo Gipsyy: veja como funciona e se vale a pena!

Agora você pode organizar uma viagem segura pela Europa antes mesmo de sair do Brasil! É só acessar o aplicativo Gipsyy e conferir passagens de ônibus baratas com apenas alguns cliques. Veja como a plataforma funciona!

Continue lendo
content

Como comprar passagem aérea em promoção na Latam?

Já pensou voar com conforto para destinos dentro e fora do Brasil e ainda pagar barato pelas passagens? Isso é possível com a Latam. Então, veja aqui como economizar e comprar com a companhia!

Continue lendo
content

Como garantir passagens na TAP Air Portugal com até 45% OFF

Obtenha descontos e tarifas especiais em passagens aéreas e poupe com a sua viagem.

Continue lendo