Saúde

Aprenda o que é e como fazer o jejum intermitente da maneira correta

Quer saber como fazer jejum intermitente? Aqui você aprenderá tudo o que precisa saber, desde os benefícios até os melhores alimentos para comer enquanto estiver em jejum. Confira!

Anúncios

por Solange Zecchin

Publicado em 21/07/2022

Conheça como funciona o jejum intermitente

Saiba como funciona o jejum intermitente. Fonte: AdobeStock.

Neste artigo você descobre o que é e como fazer o jejum intermitente, um padrão alimentar que tornou-se uma forma popular de perder peso e melhorar a saúde em geral.

Aliás, é preciso realizar o jejum intermitente da maneira correta para que você possa colher todos os benefícios dele, sem nenhum dos efeitos colaterais negativos. Então, saiba mais sobre o assunto!

Logotipo Programa de Emagrecimento Definitivo em fundo branco

Programa de Emagrecimento Definitivo: como usar o PED para sua saúde!

Aprenda como usar o PED, Programa de Emagrecimento Definitivo, e acesse os exercícios e programas de alimentação que vão ajudar você a emagrecer de uma vez por todas!

Anúncios

Jejum intermitente: saiba o que é e conheça seus benefícios

Conheça os benefícios do jejum intermitente. Fonte: AdobeStock.

O jejum intermitente é uma estratégia alimentar que alterna períodos de jejum com alimentação. Dessa forma, ele provoca uma desintoxicação no organismo, melhorando a agilidade mental e a capacidade de concentração.

Você pode fazer o seu jejum de formas diferentes. Porém, a mais habitual é fazer jejum de 16 horas e comer por 8. Assim, se você parar de comer às 22 horas, não voltará a comer até às 14 horas do dia seguinte. 

Obviamente, isto não é algo que você queira fazer todos os dias, por isso a parte “intermitente”. A ideia é que você o faça alguns dias por semana, ou mesmo apenas uma ou duas vezes. 

Entretanto, consulte um médico antes de iniciar qualquer nova dieta, especialmente se você tiver algum problema de saúde. Ele também te dará mais detalhes sobre como esse tipo de plano alimentar funciona.

Aliás, há benefícios a serem obtidos: estudos demonstraram que ele pode ajudar na perda de peso, resistência à insulina e inflamação, entre outras coisas. Assim, as principais vantagens do jejum intermitente são:

Regula os hormônios

Os níveis hormonais são vitais para nosso dia-a-dia, pois desempenham um papel importante em nosso metabolismo, imunidade, humor e níveis de energia. 

Dessa forma, quando jejuamos, nosso corpo é capaz de se concentrar nos processos de reparo e desintoxicação, em vez de digerir alimentos. 

Portanto, isto permite que nossos níveis hormonais sejam regulados e normalizados. Como resultado, podemos ver melhora na sensibilidade à insulina, inflamação e níveis de estresse.

Anúncios

Acelera o metabolismo

Uma das melhores vantagens do jejum intermitente é seu poder de aumentar o metabolismo. Isso porque quando você jejua seu corpo usa a gordura armazenada para energia, o que pode fazer você perder peso. 

Além disso, ele demonstrou aumentar os níveis de norepinefrina, um hormônio importante que ajuda seu metabolismo a funcionar melhor.

Como resultado, se você estiver procurando uma maneira de perder peso, pode valer a pena considerar o jejum intermitente.

Elimina células alteradas do corpo

O jejum intermitente é eficaz para eliminar as células defeituosas do corpo, pois enquanto você está jejuando seu organismo é mais eficiente para eliminar substâncias que poderiam afetar sua saúde. Isto significa que células velhas e danificadas são substituídas por novas e saudáveis. 

Além disso, ele também auxilia no aumento dos níveis de autofagia, que é o processo pelo qual o corpo se decompõe e elimina os detritos celulares. Como resultado, pode ajudar a limpar o corpo de toxinas nocivas e promover o crescimento de novas células saudáveis. 

Não provoca a flacidez

Quanto a isso não há uma resposta definitiva, mas algumas pesquisas sugerem que ela pode ser eficaz. Desse modo, com este padrão alimentar, não existe a diminuição da massa muscular.

Ao contrário, o jejum intermitente ajuda a aumentá-la devido à produção do hormônio do crescimento.

Possui ação anti-envelhecimento

Foi comprovado que aqueles que fazem jejum intermitente possuem níveis de cortisol mais baixos, o hormônio do estresse. E esse hormônio é um dos principais responsáveis pelo processo de envelhecimento. 

Além do mais, o jejum também tem mostrado aumentar a potência cerebral e melhorar a função cognitiva. Portanto, não só ajuda a parecer mais jovem, mas também a se sentir mais jovem!

Como fazer o jejum intermitente?

Veja as diversas formas de fazer o jejum intermitente. Fonte: AdobeStock.

Existem algumas maneiras de se fazer o jejum intermitente. As principais são:

Jejum de 16 horas

O princípio básico é simples: durante 14 ou 16 horas você não come nada, incluindo o período de sono. Só irá se alimentar nas 8 horas que restaram.

Por exemplo, você comerá sua última refeição por volta das 20h e voltará a se alimentar ao meio-dia do dia seguinte.

Jejum de 24 horas

Ficar em jejum 24 horas seguidas, uma ou duas vezes por semana.

Jejum de 36 horas

Dessa forma, no jejum de 36 horas, você comeria durante 6 horas seguidas, depois não se alimentaria pelas 30 horas seguintes. 

Desse modo, sua última alimentação seria às 19 horas, e só comeria novamente às 7 da manhã do dia seguinte. Isto significa que estaria essencialmente pulando uma refeição por dia. 

Comer 5 dias e passar 2 dias em jejum

Então, nesse jejum, você comeria normalmente 5 dias na semana. Nos outros 2 dias, consumiria apenas 500 calorias. Durante o jejum completo, você pode tomar água, chás ou café. Porém, sem açúcar!

mulher cortando fruta na cozinha

Alimentação saudável para rotina corrida: veja 6 dicas!

Há quem ache que é impossível manter alimentação saudável para rotina corrida. Porém, hoje convenceremos você que isso não é verdade. Veja dicas de como comer mais frutas e verduras mesmo com pouco tempo!

O que comer após o jejum?

Depois de um jejum, seu corpo está em estado de reparo e regeneração, por isso é importante consumir os nutrientes que suportarão este processo, além de manter-se hidratado, bebendo muita água ao longo do dia.

Por isso, a alimentação depois do jejum intermitente deve ser leve e de fácil digestão. Boas escolhas incluem alimentos ricos em proteínas como ovos, carnes magras, peixe e tofu, além de gorduras saudáveis como abacate, nozes e sementes, e vegetais fibrosos como brócolis, couves e espinafres.

Alimentos que devem ser evitados

Aliás, você deve evitar bebidas açucaradas, álcool e alimentos processados durante seu jejum. Além disso, não devem ser consumidos nesse período alimentos gordurosos como coxinha, batata frita, sorvete, dentre outros.

Quem não pode fazer o jejum intermitente

Pois bem, o jejum intermitente é contra-indicado para quem tem qualquer problema de saúde como anemia, hipertensão arterial, insuficiência renal ou pressão baixa.

Também devem evitar mulheres grávidas ou amamentando, quem tem menos de 18 anos ou está tentando ganhar peso. 

Portanto, em qualquer caso, é importante a orientação de um especialista para avaliar as suas condições de saúde antes de iniciar um protocolo alimentar.

Porém, se quiser outra sugestão de dieta para emagrecer com saúde, conheça estas opções. Acesse o link abaixo e confira!

Balança e fita métrica

Dieta para emagrecer com saúde: veja essas opções antes de tentar perder peso!

Emagrecer com saúde é extremamente simples. Conheça dietas que permitem perder peso com foco totalmente voltado à saúde!

Sobre o autor

Solange Zecchin

Apaixonada por culinária e saúde, busca criar conteúdos que ajudem as pessoas a se sentirem mais confiantes na cozinha, além de alcançarem mais bem-estar no dia a dia através da alimentação e atividades físicas. Especialista em gastronomia italiana, uma de suas paixões.

Em Alta

content

TOP 15 alimentos que protegem o cérebro: turbine a saúde dos neurônios!

Veja 15 alimentos que protegem o cérebro para incluir na sua dieta e aprenda quais vitaminas são boas para o cérebro e neurônios. Saiba mais!

Continue lendo
content

Licor de folha de figo: para que serve e como usar!

O licor de folha de figo não é apenas saboroso, mas possui inúmeros benefícios para a saúde! Então, aprenda aqui como preparar e aproveite!

Continue lendo
content

Aprenda a fazer os salgados de forno para revenda mais pedidos!

Veja excelentes ideias de salgados de forno para revenda e confira o modo de preparo bem prático e acessível para lucrar com os quitutes!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

TOP 15 melhores viagens baratas e incríveis pelo Brasil!

Buscando opções de viagens baratas no Brasil? Pois então encontrou! Conheça 15 destinos imperdíveis para fazer turismo sem precisar de muito dinheiro, como Ouro Preto, Brotas e muito mais!

Continue lendo
content

5 dicas de pacotes de viagens baratas para casal: economize e aproveite!

Veja aqui as dicas para comprar pacotes de viagens baratas para casal. Além disso, confira os melhores sites de agências de turismo com promoções imperdíveis. Assim, se você quer viajar, mas está com orçamento curto, aqui você encontra dicas para comprar pacotes que cabem no seu bolso. Confira!

Continue lendo
content

Como fazer check-in pela Azul Linhas Aéreas: veja antes de viajar!

A Azul Linhas Aéreas oferece opção de check-in online por meio do site ou do aplicativo. Além disso, você pode contar com a ajuda de um atendente no balcão da Azul para te ajudar com o processo. É bem simples!

Continue lendo