Listas

Alimentação saudável para rotina corrida: veja 6 dicas!

Há quem ache que é impossível manter alimentação saudável para rotina corrida. Porém, hoje convenceremos você que isso não é verdade. Veja dicas de como comer mais frutas e verduras mesmo com pouco tempo!

Anúncios

Melhores dicas para uma rotina corrida com alimentação saudável!

mulher cortando fruta na cozinha
Boa alimentação durante as refeições. Fonte: Pexels.

A alimentação saudável para rotina corrida é possível, sim. Para isso, basta ter alguns cuidados, especialmente com organização. Veja alguns deles e garanta saúde no prato!

A modernidade nos trouxe uma série de facilidades. Contudo, elas nem sempre estão alinhadas com a saúde e o bem-estar. Um bom exemplo disso são as comidas prontas e congeladas. É só colocar no micro-ondas por alguns minutos e pronto! Podem ser consumidas. Ótimo, certo? Não!

Esses alimentos, embora práticos, são completamente contrários aos bons hábitos de saúde. Afinal, contam com exagero de níveis de sódio e de açúcar. Ainda, suas composições estão repletas de conservantes e corantes, bem como de gorduras.

Mesmo os alimentos que se dizem light devem acender um sinal de alerta. Eles, assim como os demais, contam com desproporção de nutrientes, bem como com substâncias industriais e incompatíveis com a boa saúde.

Ou seja, os alimentos que juram auxiliar na rotina corrida em verdade são os vilões, pois cobram com substâncias nocivas essa rapidez. Porém, eles não são as únicas soluções para quem não tem tempo no dia a dia.

Com a adoção de alguns cuidados e hábitos é possível garantir a alimentação saudável para rotina corrida. Confira alguns deles abaixo e não deixe de colocá-los em prática. Com isso, nutra-se corretamente mesmo com o dia a dia atribulado.

Tábua com cenoura, tomate e faca

12 dicas de como fazer sua reeducação alimentar sozinha!

Aprenda 12 dicas essenciais de como fazer reeducação alimentar. Assim, transforme sua relação com a alimentação, com a sua saúde e seu corpo!

6 formas de conciliar rotina corrida e alimentação saudável

homem bebendo água na garrafa plástica
Beba água, água é vida! Fonte: Pexels.

Confira algumas dicas que vão ajudar você a mudar sua relação com a alimentação, mesmo que sua rotina tenha pouco tempo disponível.

Organize-se com as compras

Primeiramente, é importante organizar-se antes de realizar as compras. Isto é, saiba o que você precisa comprar e atenha-se à lista. Ela ajuda você a direcionar as compras corretamente. Isso, então, converte-se em economia e boas escolhas.

A economia vem justamente do fato de que você só compra o que precisa. A lista de supermercado, aliada da alimentação saudável para rotina corrida, baseia-se no que está faltando em casa. Igualmente, no que você pretende preparar, conforme seu cardápio semanal.

Já a saúde se apresenta no fato de que você evita pender para alimentos prontos ou industrializados. Ainda, faz você saber exatamente do que precisa para preparar bons alimentos, com muito sabor e nutrientes.

Por fim, além de organizar sua lista de compras, busque ter um dia dedicado especialmente para elas. Assim, você evita idas constantes ao supermercado e o risco de sair da linha.

Prepare alimentos no final de semana

Outra ideia que ajuda muito na organização de uma alimentação saudável para rotina corrida é o preparo prévio de alimentos. Você pode separar um dia, como no final de semana, para preparar as refeições principais da semana.

Por exemplo, almoços para comer em casa ou levar de marmita ao trabalho. Você pode preparar legumes, leguminosas, carnes e outas delícias. Depois, basta organizar em potinhos com a quantidade exata para uma porção e congelar após frio.

Com isso, mais uma vez, você evita optar por algo mais rápido (como comida industrializada), mas sem valor nutricional. Ainda, garante ter sempre em mãos refeições preparadas com carinho e que tenham muito sabor e nutrientes!

Tenha lanches saudáveis disponíveis

pessoa cortando banana em cima de uma tábua
Alimentos saudáveis para passar o dia. Fonte: Pexels.

Tem hora que a fome bate e que somos capazes de comer o que vem na frente, certo? Especialmente no período entre as refeições principais, como o lanche da manhã ou da tarde. Por isso, é preciso se precaver desse tipo de situação.

Para garantir a alimentação saudável na rotina corrida busque sempre ter lanches saudáveis à mão. Por exemplo, leve uma fruta na bolsa ou deixe algumas na gaveta do trabalho. Veja outras opções deliciosas:

  • Chips de banana ou de batata doce, feitos em casa;
  • Salada de frutas;
  • Mix de sementes e nozes;
  • Pipoca (feita sem óleo);
  • Cenoura baby;
  • Iogurte light;
  • Sanduíche natural;
  • Frutas desidratadas, etc.

Seja qual for a sua escolha de lanche, não deixe de tê-los por perto. Com isso você evita optar por aquele salgadinho cheio de corantes, sódio e conservantes.

Não conseguiu preparar alimentos? Fuja do fast food

Sabemos que nem sempre é possível cozinhar antes e ter o freezer como um aliado na alimentação saudável. Por isso, não raro você precisará buscar alimentos fora de casa. Nesse caso, então, cuidado! Fuja do fast food.

Dê preferência, por exemplo, aos restaurantes com buffet onde você possa fazer escolhas saudáveis. Ou, então, pule a sessão de hambúrgueres e congelados e já diretamente para a de comida caseira e natural.

Tenha dias livres para comer delivery

Outra dica muito importante para manter uma alimentação saudável em uma rotina corrida é ter o seu dia livre para comer delivery. Isto é, um dia em que você possa comer comidas gordurosas ou industrializadas.

É claro, não precisa chegar querendo comer tudo de uma vez. Porém, dê-se o direito de comer esse tipo de alimento de vez em quando. Afinal, quanto mais restritiva sua alimentação, maior é a chance de que você não aguente segui-la. Por isso, seja gentil consigo mesma.

Sempre carregue uma garrafa de água consigo

A hidratação faz parte da alimentação saudável. E sabemos que seguir a indicação de beber 2 litros de água ao dia nem sempre é fácil. O mais comum é nos esquecermos e deixarmos para lá.

Contudo, beber água é essencial à saúde. Para garantir isso, tenha sempre consigo uma garrafa de água. Com isso, torna-se mais fácil se lembrar de se hidratar. Igualmente, se necessário coloque alarmes lembrando você de tomar água. Com o tempo eles já não são mais necessários, pois se torna natural o consumo dela.

Siga essas dicas, então, para conquistar bem-estar e saúde com uma alimentação saudável mesmo diante de uma rotina corrida!

E se quiser aliar a alimentação saudável com exercícios, veja cinco práticas para melhorar a gordura no fígado. É só clicar no link abaixo!

corpo com fígado em destaque

5 exercícios para melhorar gordura no fígado

Top 5 exercícios para gordura no fígado que farão o órgão se tornar saudável e funcional dentro de um curto período de tempo. Saiba mais!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Artrite: conheça suas causas e sintomas

Entenda o que é a artrite, conheça suas causas e descubra quando é preciso buscar ajuda médica. Tratamento é eficaz e garante alívio.

Continue lendo
content

Desafio 19 Dias: veja como fazer o plano de emagrecimento!

Aprenda como fazer o Desafio 19 Dias em poucos passos e redefina o seu corpo em menos de um mês por meio de alimentação saudável e exercícios!

Continue lendo
content

Curso Dominando as Farinhas sem Glúten Chef Susan Martha: saiba se vale a pena!

Tem restrição ao glúten ou interesse em fazer receitas que o dispensem? Conheça o curso Dominando as Farinhas sem Glúten Chef Susan Martha!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Sistema de Reservas EZ Travel: veja como funciona e se vale a pena!

Com o Sistema de Reservas EZ Travel você pode vender seus serviços de turismo e lazer de forma online, sem complicações. A plataforma te ajuda a gerenciar reservas e pagamento facilmente. Então, veja como funciona!

Continue lendo
content

Como comprar passagem aérea em promoção na CVC?

A CVC oferece serviços de turismo por um valor incrível, além de realizar promoções especiais para passagens, pacotes e muito mais. Então, é importante ficar de olho no site para não perder as oportunidades!

Continue lendo
content

Como comprar pelo ViajaNet?

A ViajaNet é uma empresa de turismo paulista que já é uma das maiores do Brasil. Portanto, veja aqui o passo a passo para comprar pelo ViajaNet e comece você também a aproveitar seus serviços com valores incríveis!

Continue lendo