Saúde

12 dicas de como fazer sua reeducação alimentar sozinha!

Aprenda, hoje, 12 dicas essenciais de como fazer reeducação alimentar. Assim, transforme sua relação com a alimentação, com a sua saúde e seu corpo!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 22/12/2021

Fazer reeducação alimentar pode melhorar muito sua saúde

Frutas, possivelmente tangerinas, com livros ao lado, representando reeducação alimentar
Veja a seguir 12 valiosas dicas de como fazer sua reeducação alimentar. Fonte: Canva.

Precisando mudar de estilo de vida? Então confira, aqui, 12 dicas de como fazer reeducação alimentar. Assim, conquiste seu bem-estar.

Muitos pensam que a reeducação alimentar é importante apenas para quem quer emagrecer. Pois saiba que estão enganados! Afinal, saber como se alimentar e se nutrir corretamente é essencial para todos.

Magreza, saiba, não é sinal de saúde. Muitas pessoas mantém corpos considerados dentro do padrão sem que estejam saudáveis. A alimentação equilibrada é algo que todos devem buscar, portanto, independentemente do objetivo de emagrecer ou ganhar peso.

Tela do app Tecnonutri premium, com informações nutricionais (de fibras, gorduras, proteínas e calorias consumidas), informações sobre jejum e hidratação (recomendação de água 2000ml). E programas populares como o Power Body, além de lançamentos como o Jejum 7 em 6 e Programa 10 em 2.

Tecnonutri: veja como fazer o plano de emagrecimento!

Além de auxiliar os usuários a alcançarem a perda de peso, o Tecnonutri é saudável e conta com o acompanhamento de profissionais. Se você tem interesse em seguir esse programa, veja como realizá-lo.

Anúncios

O que fazer para começar uma reeducação alimentar?

A reeducação alimentar, como o nome já dá indícios, necessita da troca de hábitos e costumes diários. Com isso, aprende-se como fazer escolhas saudáveis e que realmente tenham valor nutricional ao corpo.

E não é só isso. A reeducação também envolve seus hábitos durante a refeição e o respeito aos seus limites.

Aliás, uma ressalva: alimentar-se bem ou de forma saudável não significa passar fome. Muito pelo contrário, pois corresponde ao respeito às necessidades do organismo e à busca de soluções que realmente ajudam nas funções do seu corpo e no seu bem-estar.

12 dicas para você fazer reeducação alimentar sozinha e barata

Confira, agora, 12 dicas práticas para transformar sua relação com a comida e garantir uma alimentação saudável, nutritiva e que seja capaz de garantir ao seu organismo todas as necessidades nutricionais dele.

Anúncios

Beba água

Copo com água sendo enchido, beber água suficientemente é fundamental
Hidratar-se com água é fundamental. Fonte: Pexels.

Primeiramente, saiba: é impossível readequar a sua alimentação e seus hábitos sem se habituar a consumir água em quantidades suficientes. Um adulto deve beber, em média, pelo menos 2 litros ao dia.

Ainda, lembre-se de que refrigerantes e sucos não entram na contabilização. No máximo chás. Assim, beba muita água e ajude na liberação das toxinas do organismo.

Evite consumir líquidos durante as refeições

Embora consumir água seja essencial na tarefa de como fazer reeducação alimentar, evite consumi-la durante as refeições. Afinal, isso tende a retardar a digestão, bem como a dar a sensação de peso estomacal.

Da mesma forma, o consumo de líquidos (quaisquer deles) nas refeições tende a “laciar” o estômago, de forma que você consome mais comida do que deveria.

Fique de olho na pirâmide de alimentos

Garanta que todas as suas refeições se deem com respeito à pirâmide alimentar. Isto é, que tragam proteínas de qualidade, carboidratos bons e vegetais.

Saiba fazer substituições

Outro ponto essencial na tarefa de como fazer reeducação alimentar é saber fazer substituições. Bateu vontade de doce? Pois saiba que ele não é proibido. Mas que tal dar preferência àqueles que se baseiam em açúcares naturais?

Assim, você pode, por exemplo, comer um brigadeiro. Mas que tal fazê-lo com cacau e outros ingredientes mais saudáveis, ao invés de usar achocolatados? Esse é apenas um exemplo, uma vez que se aplica a todas as questões.

Faça refeições em locais tranquilos e sem outras distrações

Mulher comendo macarronada enquanto mexe no celular. Distrações como essa devem ser evitadas numa reeducação alimentar
Durante as refeições, evite distrações. Fonte: Pexels.

Para se reeducar em relação à alimentação é necessário que você saiba como fazer as refeições. Não basta montar um bom prato e sentar para se alimentar de qualquer jeito. É indispensável que elas ocorram em local tranquilo e sem distrações.

Isto é, nada de almoçar ou jantar perante a televisão ou o computador. Ou, então, mexendo no celular. Isso faz com que você não preste atenção na alimentação, na mastigação e na nutrição. Ou seja, as distrações tornam a alimentação algo automático e sem reflexão, o que faz com que você tenda a comer mais.

Coma devagar e em pequenas porções

Outro ponto indispensável em como fazer reeducação alimentar é a necessidade de comer devagar e em pequenas porções. É preferível fazer mais refeições – a cada 3 ou 4 horas – e que sejam menores. Ainda, mastigue com cuidado e vagarosamente. Isto é, aproveite a refeição!

Diga adeus aos processados

Os alimentos processados são aqueles que não resguardam as características originais do alimento natural envolvido. Eles são repletos de sódio, de conservantes e outras substâncias que são nocivas à saúde.

Por isso, evite-os. Aposte, no lugar deles, em alimentos naturais e em temperos igualmente naturais.

Cozinhe em casa

Mulher sorrindo, cozinhando em casa
Cozinhar em casa pode se tornar um hábito agradável e saudável. Fonte: Pexels.

Cozinhar é um ato de amor! E, mesmo que você não seja íntima da cozinha, repense isso. Comece aos poucos a fazer refeições em casa. Conte com dicas (como as que temos no Senhor Receitas) de baixo grau de dificuldade.

Aos poucos, cozinhar se torna natural e bastante intuitivo. Com isso, você passa a fazer refeitas de maior complexidade, bem como pode criar seus preparos do zero. Ainda, isso permite que você saiba exatamente o que vai ao seu prato e controlar os nutrientes que consome.

Inclua ao menos 3 frutas no seu dia

Fazer uma reeducação alimentar requer a preferência aos alimentos naturais em lugar dos processados e industrializados. Mas não é só isso, pois você deve garantir a presença de alguns tipos de alimentos no dia a dia.

Dentre eles estão as frutas. Garanta o consumo de ao menos 3 delas – devidamente frescas – diariamente. Assim, consuma fibras, vitaminas e muitos outros nutrientes essenciais ao organismo.

Planeje seu cardápio e compras

Planejar o cardápio e as compras faz parte do processo de como fazer reeducação alimentar. Com isso, você não cai em ciladas em que a refeição não planejada se resolve com o consumo de produtos industrializados prontos.

Assim, faça um cardápio semanal ou mensal e planeje suas compras e a disponibilidade de alimentos frescos sempre!

Adquira uma rotina de exercícios físicos

Exercícios físicos fazem parte da rotina de bem-estar e de saúde e, por isso, devem fazer parte da reeducação alimentar. Por isso, mexa-se!

Tenha calma e respeite o seu tempo

Por fim, lembre-se de ter paciência. Os resultados chegam aos poucos, progressivamente, com a aplicação dos hábitos acima na rotina diária. Portanto, não se desespere ou queira acelerar as coisas. Tudo vem ao seu tempo.

E se você quer descobrir dicas de como criar um cardápio saudável e barato para emagrecer, clique no botão a seguir!

Garfo com uma fita métrica enrolada nele

Crie um cardápio para emagrecer: barato, semanal e saudável

Comer de forma saudável não significa ter uma alimentação cara. Veja como criar um cardápio para emagrecer barato e de forma efetiva!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Receita de gelatina colorida: faça essa sobremesa fácil hoje mesmo

Quer uma sobremesa barata e saborosa? Aposte na receita de gelatina colorida. Ela deixará sua mesa mais bonita e trará gostinho de infância!

Continue lendo
content

Refeições para emagrecer à noite: veja 6 dicas!

Tapioca, omelete e salada verde são opções de refeições para emagrecer a noite; veja essas e outras que garantem nutrientes e saciedade!

Continue lendo
content

A melhor sopa detox para emagrecer

Se você está procurando pela melhor sopa detox para emagrecer, confira a receita que separamos para você! Saiba mais a seguir e aprenda!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

TOP 15 melhores viagens baratas e incríveis pelo Brasil!

Buscando opções de viagens baratas no Brasil? Pois então encontrou! Conheça 15 destinos imperdíveis para fazer turismo sem precisar de muito dinheiro, como Ouro Preto, Brotas e muito mais!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Woman Trip Viagens?

Com o objetivo de incentivar cada vez mais mulheres a desbravar o mundo, a Woman Trip Viagens oferece pacotes nacionais e internacionais. Além disso, facilita o pagamento para que todas tenham acesso às suas viagens.

Continue lendo
content

Squad Viagens é confiável? Veja como funciona antes de comprar

A Squad Viagens traz valores incríveis para você viajar de ônibus. A empresa realiza um rigoroso controle de qualidade para que os clientes tenham segurança e conforto, então conheça o serviço e veja como utilizá-lo!

Continue lendo