News

Comida orgânica: conheça esses alimentos e benefícios

A comida orgânica é uma aliada da saúde e do planeta. Mas o que exatamente ela é e quais são os benefícios que oferta? Continue lendo e confira tudo isso!

Anúncios

O que é comida orgânica?

Imagem com várias opções de Comida orgânica
Frutas frescas são exemplos de comida orgânica. Fonte: Pexels.

A comida orgânica é aquela que não utiliza, na sua produção, qualquer tipo de agrotóxico, adubos químicos e substâncias que possam afetar o meio ambiente.

Assim, quando se tratam de plantas isso significa que a sua produção ocorre apenas com fertilizantes naturais. Por outro lado, quando se refere a carnes, ovos e leites, condiz à produção a partir de alimentação animal natural e sem rações industrializadas.

Além disso, a comida orgânica também deve ter um processo produtivo responsável. Isto é, com bom aproveitamento do solo e outros recursos naturais sem que a produção os afete. Igualmente, refere-se ao respeito aos animais e às relações sociais e culturais locais.

Por isso, um alimento orgânico vai muito além de um ingrediente cuja produção dispensou agrotóxicos. Há a soma de uma série de fatores importantes que fazem toda a diferença.

Exemplos de comida orgânica

Como dito brevemente, o alimento orgânico pode ser de origem animal ou vegetal. No primeiro caso, então, temos os ovos e as carnes. No segundo, cereais, legumes, verduras, frutas e vários outros tipos de vegetais.

Conheça os benefícios da comida orgânica

Agora que você já sabe mais sobre os alimentos orgânicos resta apenas saber porque comê-los. E saiba: são vários os motivos.

Confira os principais deles abaixo, os quais revelam benefícios incríveis de apostar em consumir esse tipo de comida.

Alimentos mais frescos

Os alimentos orgânicos são livres de conservantes, além da sua produção dispensar pesticidas. Portanto, são mais frescos e você não corre o risco de comprá-los velhos. Contudo, a duração deles também é menor.

Eles não têm agrotóxicos

Ao comer comida orgânica você evita o consumo de agrotóxicos. Esses elementos, obviamente, são nocivos ao organismo. E por mais que você higienize os vegetais, nem sempre é possível eliminar os resquícios de veneno. Assim, aposte nos orgânicos.

Mais harmonia com o meio ambiente

A produção dos alimentos orgânicos se dá em respeito com a natureza, pois utiliza os recursos naturais de modo inteligente e não nocivo ao meio ambiente. Por isso, consumir esse tipo de comida é uma forma de apoiar modos de produção corretos.

Maior quantidade de nutrientes no prato

Estudos apontam que a comida orgânica tende a ter mais nutrientes do que a que leva agrotóxicos para sua produção. Por isso, comê-la é uma forma de se nutrir mais e melhor!

Você favorece pequenos agricultores

Por fim, ao consumir comida orgânica você apoia os pequenos produtores e a agricultura familiar. Afinal, os alimentos orgânicos não passam por larga escala de produção.

Agrotóxicos são prejudiciais à saúde

Adicionalmente, veja a seguir quais são os riscos do uso de agrotóxicos na alimentação para a saúde. O texto também contém dicas de como evitá-los, mesmo que você não possa comprar a comida orgânica. Afinal, ela é mais cara. Clique no link abaixo e confira!

Homem aplicando agrotóxicos

Riscos dos agrotóxicos à saúde

Descubra quais são os riscos dos agrotóxicos à saúde humana, quais as principais formas de evitar seu consumo e como se livrar deles de uma vez por todas.

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Quitosana emagrece? Aprenda como usar e seus benefícios!

Descubra aqui se quitosana realmente emagrece e conheça outros benefícios do uso desse suplemento para a saúde, como regeneração da pele.

Continue lendo
content

Aplicativo Nootric: saiba como funciona e perca peso de forma saudável!

Procurando cortar calorias e perder peso de forma saudável? Nootric é o aplicativo perfeito para você, descubra como ele funciona aqui!

Continue lendo
content

Mousse de morango

O mousse de morango é uma sobremesa clássica e que você pode reproduzir na sua casa! Aprenda como fazer em apenas 10 minutos!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Aplicativo DeÔnibus: veja como funciona e se vale a pena!

Com mais de 140 empresas rodoviárias parceiras, a DeÔnibus oferece uma forma agilizada de comprar suas passagens de ônibus. Seu aplicativo é simples e pode economizar seu tempo e dinheiro. Veja como ele funciona!

Continue lendo
content

Passagens Promo é confiável? Confira todos os detalhes!

Descubra se o Passagens Promo é uma opção segura e confiável para suas viagens. Obtenha todas as dicas sobre como aproveitar as melhores ofertas e, ao final do conteúdo, confira o link de acesso para a plataforma!

Continue lendo
content

Voto em trânsito para viajantes: como funciona?

Quem está viajando dentro do país durante as eleições e quer cumprir com suas obrigações eleitorais pode habilitar o voto em trânsito e votar em outro município. Veja como funciona o processo e como solicitar!

Continue lendo