imagem de uma mulher olhando no espelho as calças largas pelo jejum intermitente para emagrecer

Jejum intermitente para emagrecer: conheça os riscos

Existem riscos em fazer jejum intermitente para emagrecer?

Mulher tampando a própria boca com a mão, simbolizando jejum intermitente para emagrecer
Saiba quais são os perigos de fazer jejum intermitente para emagrecer sem acompanhamento profissional. Fonte: Canva.

Infelizmente, a resposta é sim. Embora o jejum intermitente para emagrecer possa ser uma ótima escolha, ele também tem seus perigos.

É por isso que fazê-lo requer o devido acompanhamento médico, bem como exames prévios e um plano alimentar complexo. Em caso contrário, ele pode trazer várias consequências negativas.

Abaixo, conheça os principais riscos de fazer jejum intermitente para perder peso e saiba o que essa dieta pode cobrar de você.

Conheça perigos de fazer jejum intermitente sem acompanhamento profissional

O jejum intermitente auxilia no emagrecimento rápido. Contudo, ele também tem suas consequências negativas quando não é feito com orientações de especialistas.

Episódios de hipoglicemia

A dieta baseada em jejum intermitente requer horas sem se alimentar, de forma intermitente. Isso, então, pode causar episódios e hipoglicemia. Isto é, alterações extremas dos níveis de glicose no sangue.

Perda de massa muscular

Além disso, um estudo publicado no jornal JAMA International Medicine indica que o jejum intermitente para emagrecer promove a perda de massa muscular. Ou seja, você até pode perder gordura, mas também perderá músculos.

Tonturas e desmaios

Em razão dos longos períodos sem comer é possível que utilizar o jejum intermitente para perda de peso gere tonturas e até desmaios. E isso, por sua vez, pode causar outras consequências em razão do choque com superfícies.

Insônia

O jejum intermitente altera o ciclo do seu dia. Afinal, ele influencia diretamente sobre a alimentação e os períodos em que ela ocorre. Por isso, também pode afetar seu sono e, com isso, gerar insônia.

As consequências da insônia e do sono de mal qualidade são inúmeras. Por exemplo, isso gera o aumento dos níveis do hormônio cortisol, que gera o estresse. Igualmente, atrapalha o emagrecimento saudável, bem como afeta completamente seu humor.

Como evitar os riscos do jejum intermitente para emagrecer?

Existem vários riscos nessa dieta. Contudo, saiba que ela também traz benefícios. Além da perda de peso, pode melhorar a memória, diminuir inflamações nas células e melhorar as taxas de colesterol. Isso, todavia, somente se garante quando ele é feito corretamente.

Por isso, o uso da dieta de jejum intermitente somente é indicado quando há acompanhamento profissional. Isto é, de um nutricionista. Também, pode ser interessante a consulta a um nutrólogo e, também, ao endocrinologista.

Com isso, você junto aos profissionais podem encontrar a melhor dieta para você. Ao ter indicação profissional de jejum intermitente para emagrecer, você passa a ter um plano alimentar. Assim, sabe o que comer, que horas comer e outras dicas para garantir o bem-estar e perda de peso saudável.

Portanto, não deixe de consultar esses profissionais para garantir o emagrecimento saudável e sem riscos!

Veja dicas para um emagrecimento saudável

Agora que você já viu que fazer jejum intermitente para emagrecer sem acompanhamento nutricional é uma cilada, que tal apostar na perda de peso saudável? Separamos no texto abaixo oito dicas e práticas para você adicionar no cardápio e ter um estilo de vida melhor. Acesse!

Mulher bebendo água para promover o emagrecimento saudável e rápido

Emagrecimento saudável: 8 dicas para ajudar no seu cardápio!

Emagrecimento saudável e rápido é possível! Para isso você pode comer saladas e vegetais, além de apostar em cuidados e hábitos indispensáveis! Saiba quais são todos eles aqui e comece hoje mesmo!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *