News

Jejum intermitente para emagrecer: conheça os riscos

O jejum intermitente para emagrecer caiu nas graças de quem quer perder peso rapidamente. Contudo, antes de fazê-lo é importante conhecer seus riscos. Veja mais.

Anúncios

Existem riscos em fazer jejum intermitente para emagrecer?

Mulher tampando a própria boca com a mão, simbolizando jejum intermitente para emagrecer
Saiba quais são os perigos de fazer jejum intermitente para emagrecer sem acompanhamento profissional. Fonte: Canva.

Infelizmente, a resposta é sim. Embora o jejum intermitente para emagrecer possa ser uma ótima escolha, ele também tem seus perigos.

É por isso que fazê-lo requer o devido acompanhamento médico, bem como exames prévios e um plano alimentar complexo. Em caso contrário, ele pode trazer várias consequências negativas.

Abaixo, conheça os principais riscos de fazer jejum intermitente para perder peso e saiba o que essa dieta pode cobrar de você.

Conheça perigos de fazer jejum intermitente sem acompanhamento profissional

O jejum intermitente auxilia no emagrecimento rápido. Contudo, ele também tem suas consequências negativas quando não é feito com orientações de especialistas.

Episódios de hipoglicemia

A dieta baseada em jejum intermitente requer horas sem se alimentar, de forma intermitente. Isso, então, pode causar episódios e hipoglicemia. Isto é, alterações extremas dos níveis de glicose no sangue.

Perda de massa muscular

Além disso, um estudo publicado no jornal JAMA International Medicine indica que o jejum intermitente para emagrecer promove a perda de massa muscular. Ou seja, você até pode perder gordura, mas também perderá músculos.

Tonturas e desmaios

Em razão dos longos períodos sem comer é possível que utilizar o jejum intermitente para perda de peso gere tonturas e até desmaios. E isso, por sua vez, pode causar outras consequências em razão do choque com superfícies.

Insônia

O jejum intermitente altera o ciclo do seu dia. Afinal, ele influencia diretamente sobre a alimentação e os períodos em que ela ocorre. Por isso, também pode afetar seu sono e, com isso, gerar insônia.

As consequências da insônia e do sono de mal qualidade são inúmeras. Por exemplo, isso gera o aumento dos níveis do hormônio cortisol, que gera o estresse. Igualmente, atrapalha o emagrecimento saudável, bem como afeta completamente seu humor.

Como evitar os riscos do jejum intermitente para emagrecer?

Existem vários riscos nessa dieta. Contudo, saiba que ela também traz benefícios. Além da perda de peso, pode melhorar a memória, diminuir inflamações nas células e melhorar as taxas de colesterol. Isso, todavia, somente se garante quando ele é feito corretamente.

Por isso, o uso da dieta de jejum intermitente somente é indicado quando há acompanhamento profissional. Isto é, de um nutricionista. Também, pode ser interessante a consulta a um nutrólogo e, também, ao endocrinologista.

Com isso, você junto aos profissionais podem encontrar a melhor dieta para você. Ao ter indicação profissional de jejum intermitente para emagrecer, você passa a ter um plano alimentar. Assim, sabe o que comer, que horas comer e outras dicas para garantir o bem-estar e perda de peso saudável.

Portanto, não deixe de consultar esses profissionais para garantir o emagrecimento saudável e sem riscos!

Veja dicas para um emagrecimento saudável

Agora que você já viu que fazer jejum intermitente para emagrecer sem acompanhamento nutricional é uma cilada, que tal apostar na perda de peso saudável? Separamos no texto abaixo oito dicas e práticas para você adicionar no cardápio e ter um estilo de vida melhor. Acesse!

Mulher bebendo água para promover o emagrecimento saudável e rápido

Emagrecimento saudável: 8 dicas para ajudar no seu cardápio!

Emagrecimento saudável e rápido é possível! Para isso você pode comer saladas e vegetais, além de apostar em cuidados e hábitos indispensáveis! Saiba quais são todos eles aqui e comece hoje mesmo!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Curso de Culinária Caipira do Chef Jefferson Rueda: aprenda dicas e técnicas profissionais!

Aprenda a fazer pratos de alta gastronomia com o Curso de Culinária Caipira do Chef Jefferson Rueda. O conteúdo é 100% online!

Continue lendo
content

5 receitas fáceis e rápidas para o dia a dia: cozinhe com o que tem!

Panquecas e arroz de forno estão entre as receitas fáceis e rápidas para o dia a dia! Use o que está na geladeira, coma bem e economize!

Continue lendo
content

Como o nutricionista monta uma dieta completa para seus clientes?

Conheça como um nutricionista monta um plano de dieta completo e individualizado para seus clientes inserindo proteínas e todos os nutrientes!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito Mastercard Black Merit?

Confira como pedir o seu cartão Mastercard Black Merit e comece a aproveitar todos os benefícios que ele oferece.

Continue lendo
content

Viagem barata para casal: Veja 10 destinos para curtir!

Hoje comprovaremos que é possível curtir uma viagem barata de casal sem abrir mão de diversão e de um momento a dois. Veja 10 destinos que cabem no seu bolso!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo Hopper?

Crie alertas de preço e confira a melhor data para fazer a compra das suas passagens aéreas e reserva de hospedagem com o aplicativo Hopper. A plataforma é gratuita e fácil de baixar e usar, então confira como fazer!

Continue lendo