Dicas

Como fazer banho-maria: aprenda hoje uma nova técnica de cozimento

A técnica de cozimento em banho-maria utiliza calor indireto e é ótima para derreter chocolate, manteiga e elevar a qualidade dos seus pratos, principalmente sobremesas. Saiba mais sobre ela aqui e aprenda como fazer!

Anúncios

Banho-maria: perfeito para chocolates, pudins, quiches e mais!

Conheça a técnica do banho-maria e seus benefícios. Fonte: AdobeStock.

Fazer o banho-maria não é difícil. Inclusive, essa é uma ótima técnica de cozimento para se conhecer e perfeita para o preparo de receitas doces e salgadas, como ganaches e pamonhas, por exemplo.

Então, com apenas algumas etapas fáceis, você será capaz de cozinhar pratos de qualidade em sua própria cozinha. Aprenda como funciona essa técnica e experimente hoje mesmo!

Quatro queijos veganos

Receitas de queijos veganos: 3 opções para fazer em sua casa

Confira excelentes receitas de queijos veganos para fazer em sua casa e ganhar com sabor e saúde!

Para que serve o banho-maria: entenda a importância dele

O banho-maria é uma excelente técnica culinária. Aliás, ele é responsável por manter a temperatura de um prato de alimento ou ingrediente uniforme e evitar o cozimento rápido e excessivo dele. 

Por isso, é ideal para cozinhar alimentos mais delicados em temperaturas elevadas. Além disso, o sabor do alimento e seus nutrientes também são preservados com o banho-maria.

Inclusive, ele pode ser usado para molhos, cremes e até mesmo em pratos assados no forno. Além disso, também está presente no preparo de doces em geral, principalmente os que usam o chocolate como ingrediente.

E, além dos molhos e cremes tradicionais, você pode usá-la para fazer rolo de carne, caçarolas, quiches e, até mesmo, sobremesas assadas, como cheesecakes e tortas.

Por fim, muitos chefs profissionais preferem o método banho-maria a outros, porque ele ajuda a evitar que os alimentos fiquem muito secos ou muito cozidos.

Portanto, não tenha medo de experimentar! Com um pouco de prática, você será um especialista em cozinhar com esta técnica versátil.

Passo a passo de como fazer o banho-maria

Saiba como fazer o banho-maria corretamente. Fonte: AdobeStock.

Então, preparar uma receita em banho-maria é muito simples. Tudo o que você precisa para fazê-lo é um fogão ou forno, uma panela grande e uma panela menor que caiba dentro da maior. 

Então, encha a panela maior com água (até a metade) e coloque-a em fogo baixo no fogão para esquentar. Depois, coloque a panela menor com os ingredientes dentro do recipiente com a água fervente.

Depois, cozinhe os alimentos de acordo com as instruções de sua receita. O segredo é que, nesse modo de preparo, o cozimento ocorre por conta do contato com a água quente, e não pelo fogo direto. 

Por isso, o banho-maria é geralmente usado em alimentos que devem ter um cozimento lento e que são mais vulneráveis ao fogo (podem queimar facilmente), como a manteiga, pedaços de chocolate e o creme de leite.

Benefícios do cozimento em banho maria

Então, nem todo mundo conhece as vantagens de preparar os alimentos em banho-maria. Veja aqui porque esse método funciona melhor para determinadas receitas.

Alimento não ultrapassa 100ºC

Como a água fervente não passa de 100ºC (acima disso ela evapora), o alimento dentro da panela também se mantém nessa temperatura. Como resultado, a comida terá uma textura macia, cremosa e mais leve.

Cozinha alimentos delicados em alta temperatura

Como a temperatura se mantém uniforme, o banho-maria evita cozinhar o alimento de forma excessiva e rápida. Assim, ele consegue derreter o chocolate, por exemplo, que cristaliza quando atinge altas temperaturas. 

Preserva nutrientes e sabor dos alimentos

Como o aquecimento é suave, o alimento preserva melhor seus nutrientes e vitaminas. Além do mais, o sabor também fica mais acentuado, o que eleva a qualidade das receitas.

Uso do banho-maria em receitas doces e salgadas

Então, você pode usar esse método em inúmeras receitas. Em pratos doces ele é muito eficiente, como: derreter chocolate, creme de leite ou manteiga, dissolver gelatina, fazer pudins, dentre outros.

Por outro lado, o banho-maria também é ótimo em receitas salgadas, principalmente as que podem ser preparadas lentamente, como ensopados, peixes e legumes. Dessa forma, não existe o risco de queimar ou passar do ponto.

2 opções de receitas em banho-maria!

Agora que você aprendeu como fazer o banho-maria, confira 2 receitas feitas com essa técnica para você testar em casa e apresentar aos amigos ou a família!

Pudim Francês

Confira esta deliciosa receita de pudim francês. Fonte: AdobeStock.

Então, esta receita de pudim é uma sobremesa deliciosa, ótima para receber visitas e muito fácil de fazer!

Ingredientes:

  • 2 ovos inteiros;
  • 10 gemas de ovo;
  • 250 gramas de açúcar refinado;
  • Meio litro de leite integral;
  • 1 cálice de vinho do porto;
  • 1 colher (sopa) de amido de milho.

Ingredientes para o caramelo:

  • 150 ml de água filtrada;
  • 150 ml de açúcar refinado.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, leve ao fogo médio uma panela com o açúcar e a água para fazer o caramelo. Deixe ferver, sem mexer.
  2. Em seguida, quando atingir a cor de caramelo, mexa um pouco e desligue o fogo.
  3. Então, forre imediatamente uma forma de pudim com o caramelo e reserve.
  4. Agora, coloque as gemas e os ovos em uma vasilha e bata muito bem com um fouet. Logo após, junte o açúcar e continue mexendo.
  5. À parte, dissolva o amido de milho no leite e junte à mistura dos ovos.
  6. Dessa forma, despeje essa mistura no recipiente reservado e tampe bem.
  7. Leve uma panela grande ao fogo com água até a metade e deixe levantar fervura.
  8. Logo após, coloque a forma dentro e cozinhe em banho-maria por 45 minutos.
  9. Enfim, retire do fogo e deixe esfriar completamente.
  10. Por último, desenforme quando estiver frio e leve à geladeira até a hora de servir.

Peixe no vapor com legumes

Uma receita deliciosa, fácil e saudável de peixe com legumes no vapor.

Ingredientes:

  • 800 gramas de postas de tilápia;
  • Brócolis limpos e higienizados cortados em floretes;
  • 1 cenoura em rodelas finas;
  • Tomate cereja;
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva;
  • 3 dentes de alho moído;
  • 1 colher (sopa) de páprica picante;
  • Raspas de 1 limão;
  • Cheiro-verde o quanto baste;
  • Sal e pimenta do reino o quanto baste.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, tempere o peixe com o sal, a páprica, o alho, as raspas de limão e o azeite. Misture bem e deixe marinar por 10 minutos.
  2. Enquanto isso, separe os legumes e reserve.
  3. Em seguida, coloque água em uma panela grande até a metade.
  4. Por outro lado, em uma peneira de inox que se encaixe no recipiente maior, disponha o peixe e os legumes por cima. Tampe bem a panela. 
  5. Então, coloque a peneira em cima da panela com água e leve ao fogo médio. Assim que levantar fervura, marque 15 minutos e desligue.
  6. Logo após, transfira com cuidado o peixe com os legumes para uma travessa e salpique cheiro-verde por cima. Sirva a seguir.

Então, viu como é fácil e prático fazer receitas em banho-maria? Experimente estas deliciosas sugestões e comece a cozinhar usando esse método!

Além disso, se você quiser outra dica de sobremesa muito rápida e saborosa, que tal um pudim de pão feito no liquidificador? Então, acesse o link abaixo e confira! 

Pudim de pão em travessa branca

Receita de pudim de pão saboroso: como fazer no liquidificador?

Aprenda a preparar receitas de pudim de pão fáceis de fazer, com textura suave e aveludada, usando seu liquidificador. Confira 3 opções para o café da tarde ou até mesmo para a ceia de Natal e Ano Novo!

Sobre o autor  /  Solange Zecchin

Apaixonada por culinária e saúde, busca criar conteúdos que ajudem as pessoas a se sentirem mais confiantes na cozinha, além de alcançarem mais bem-estar no dia a dia através da alimentação e atividades físicas. Especialista em gastronomia italiana, uma de suas paixões.

Em Alta

content

Receita de apple pie: dos Estados Unidos para sua mesa!

A receita de apple pie é tradicional nos Estados Unidos e pode virar uma tradição na sua mesa. Aprenda como fazer esse doce maravilhoso!

Continue lendo
content

Por que os veganos não comem mel? Entenda!

Aprenda aqui porque os veganos não comem mel. Conheça também algumas opções para substituí-lo em sua dieta. Confira aqui!

Continue lendo
content

Qual a importância da alimentação fitness e saudável?

A importância da alimentação fitness no dia a dia está na melhora do humor, na qualidade do sono, sistema imunológico e mais. Veja aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

5 dicas de como viajar de avião com bebê: fuja de imprevistos!

Viajar com uma criança ou bebê é apresentar uma nova experiência a eles. No entanto, é preciso ter paciência e se preparar com antecedência para se organizar e proporcionar a melhor experiência possível.

Continue lendo
content

Turismo em Bonito no Mato Grosso do Sul: melhor época para viajar e o que fazer

Bonito é a principal cidade turística do Mato Grosso do Sul e foi eleita mais de 16 vezes a melhor cidade para ecoturismo no Brasil. Saiba esse local, dicas de planejamento para ir para lá e programe sua viagem!

Continue lendo
content

Aplicativo HomeToGo: veja como funciona e se vale a pena!

O app HomeToGo disponibiliza aluguel de hospedagem por temporada com facilidade e segurança. Descubra como ele funciona e escolha a hospedagem dos sonhos para sua viagem!

Continue lendo