Saúde

Colesterol alto: entenda os riscos e evite problemas de saúde

Você sabe quais são os riscos do colesterol alto e por que é tão importante controlá-lo? Saiba mais sobre um assunto tão importante, já que o colesterol alto afeta a circulação sanguínea.

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 03/03/2022

Colesterol alto traz riscos à saúde: conheça e se previna

tubos de coleta de sangue para analisar os riscos do colesterol alto
Conheça os riscos causados pelo colesterol alto. Fonte: Pexels.

São muitos os riscos do colesterol alto. E é por isso que existe tanta preocupação quando se fala em altas taxas dessas gorduras no organismo.

Colesterol é o nome que se dá a um lipídio. Ou seja, a um tipo de gordura. Embora esse tipo de gordura seja importante para a constituição das células dos mamíferos, quando em excesso é nocivo. E os riscos que ele oferta são gigantescos.

É por isso mesmo que os exames médicos de rotina geralmente não se dão sem a medição dos níveis de colesterol. Afinal, isso permite que haja o reconhecimento de uma série de fatores de risco. Igualmente, de sinais de que algo precisa ser feito.

Abaixo conheça mais sobre os riscos desse tipo de substância no organismo. Ainda, confira como é possível controlá-lo!

Dicas de suplementos para colesterol alto

5 ótimas dicas de suplementos para quem tem colesterol alto!

Sofre com acúmulo de gordura na corrente sanguínea? Então confira dicas de suplementos para colesterol alto. Assim, controle essa condição junto com tratamento médico e retome seu bem-estar!

Anúncios

O que é considerado colesterol ruim e alto?

tubos de coleta de sangue para analisar os riscos do colesterol alto
Colesterol alto. Fonte: Pexels.

Antes de tudo é necessário saber que existe mais de um tipo de colesterol. Esse é apenas um nome genérico que damos a um grupo de gorduras. Contudo, entre elas estão aquelas que são entendidas como ruins e aquelas vistas como boas.

O HDL é o que chamamos de colesterol bom. Afinal, ele não se acumula nas paredes das vias sanguíneas. Da mesma forma, ele ajuda na eliminação do colesterol ruim. Para isso, encaminha-o até o fígado, órgão responsável por quebrar suas moléculas e eliminá-lo.

Por outro lado, o LDL é que representa o problema. Ele é o colesterol ruim e que possui riscos à saúde. Isso, pois, é ele quem se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos. Isso por si só já é prejudicial, uma vez que atrapalha a circulação de sangue.

Contudo, não para por aí! O colesterol alto, quanto se trata do LDL, ainda tende a se juntar com outras substâncias (como cálcio) para criar uma espécie de parede sólida dentro das artérias. Com isso, é como se construísse um casulo nesses espaços. Estes, então, possuem uma casca “dura” e o interior repleto de gorduras.

O que o colesterol alto pode causar no corpo? Quais os riscos?

Como vimos acima, o colesterol ruim tende a se acumular nas paredes das vias sanguíneas. Isso, por si só, já atrapalha a circulação do sangue. Também, tende a aumentar a pressão sanguínea, eis que o sangue faz mais “esforço” para circular.

Mas não é só isso. Quando em combinação com outras substâncias presentes no sangue o colesterol pode criar uma espécie de depósito espesso nas vias. Isso, então, atrapalha mais ainda a circulação do sangue.

Nesses casos, então, há risco de formação de coágulos. Estes podem levar aos derrames cerebrais ou ataques cardíacos. Afinal, não há a correta alimentação do coração e do cérebro. Do mesmo modo, suas artérias ficam prejudicadas e têm risco de rompimento.

É por isso que o colesterol alto é tão preocupante. Ou melhor, por isso e por não ser uma doença que costume dar sinais. Geralmente é bastante silencioso e, por isso, acompanhá-lo com exames regulares e visitas ao médico é indispensável.

Anúncios

Em quanto tempo é possível baixar o colesterol?

dois copos com suco de frutas vermelhas para reduzir os riscos do colesterol alto
Suco de frutas vermelhas para reduzir o colesterol alto. Fonte: Pexels.

Como vimos acima, o colesterol alto traz várias consequências negativas à saúde. Ainda, ele aumenta risco de doenças e condições bastante prejudiciais. Mas e quando se detecta a presença de altos níveis dessas gorduras? O que fazer e em quando tempo é possível baixá-los?

Pois bem. Primeiramente, saiba que o colesterol alto sempre depende de acompanhamento médico, já que existem muitos riscos associados. Portanto, é necessário consultar o seu médico e seguir o tratamento que ele indicar, que pode ser com remédios e outros tipos de terapias.

Além disso, é possível adotar outros hábitos que ajudam, também, na diminuição desses níveis de gordura. Dentre eles está uma dieta sadia e rica em alimentos naturais e frescos. Legumes, verduras e frutas são ótimos aliados da saúde e inimigos do colesterol alto!

Dentre os alimentos que ajudam no controle do colesterol alto ruim estão:

  • Farelo de aveia;
  • Farelo de soja;
  • Frutas vermelhas;
  • Azeite de oliva extravirgem;
  • Amêndoas, nozes, castanhas e outras oleaginosas;
  • Sardinha em lata;
  • Uva e derivados (suco integral e vinho tinto), etc.

Mas, lembre-se sempre: a alimentação faz parte do tratamento. Contudo, não substitui remédios, por exemplo. Leve em consideração o que seu médico indicar, sempre, e não suspenda tratamentos com medicamentos sem antes consultá-lo.

Por fim, exercícios físicos e o aumento do consumo de água também ajudam no controle do colesterol alto. Dessa forma, bons hábitos de saúde estão diretamente relacionados com o controle dessa substância tão prejudicial.

Como evitar colesterol alto?

Existem uma série de fatores que elevam os riscos de desenvolvimento de colesterol alto. Por exemplo, a má alimentação. Igualmente, a preferência aos industrializados em detrimento aos alimentos naturais, tais como grãos, frutas, legumes e hortaliças.

Por isso, quem quer evitar o desenvolvimento de colesterol alto precisa, necessariamente, atentar-se à alimentação. Caso necessário, busque auxílio de um nutricionista para o desenvolvimento de uma dieta adequada.

Por outro lado, também existem fatores genéticos. Eles podem criar uma predisposição do paciente no desenvolvimento de doenças, inclusive de colesterol alto. Nesse caso, então, é crucial que haja o constante acompanhamento médico.

Dessa forma, quando os níveis de colesterol fugirem do aceitável é possível rapidamente tomar medidas. Do mesmo modo, é possível que se determine um tratamento preventivo e constante para que não se chegue nesse ponto.

Por fim, também é importante tomar outras medidas preventivas para a saúde e para evitar o colesterol alto. Manter uma vida saudável, com lazer, sono de qualidade e exercícios físicos é muito importante. Também, abandonar hábitos ruins, como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.

Dessa forma, tome esses cuidados para evitar o colesterol ruim e cuidar melhor da sua saúde!

Dicas de suplementos para colesterol alto

Colesterol alto: Conheça os riscos, sintomas e a melhor forma de diminuir

Colesterol alto é uma condição de saúde muitas vezes silenciosa. Por isso, é importante saber interpretar os sinais. Descubra a melhor forma de diminuir e viver uma vida saudável.

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Coolscupting: Conheça o tratamento que derrete a gordura

Coolscupting é tratamento para acabar com gordura com altos níveis de ciência. Descubra como ele funciona.

Continue lendo
content

Receitas de homus: conheça a melhor aqui!

As receitas de homus têm base composta por grão-de-bico, são simples e podem ser preparadas rapidamente. Veja como fazê-las aqui!

Continue lendo
content

Alimentação saudável para adolescentes: importância e cardápio

Saiba qual é a importância de uma alimentação saudável para adolescentes e confira opções de refeições nutritivas e baratas!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como fazer cadastro no App Melhores Destinos?

Com uma interface simples e intuitiva, o aplicativo do Melhores Destinos é ideal para quem quer enxugar o orçamento de viagem. Além de promoções de passagens aéreas, ele também oferece cupons de desconto e alertas de preço.

Continue lendo
content

Aplicativo Sygic Travel: veja como funciona e se vale a pena!

Com o Sygic Travel você cria roteiros completos com hotéis, traslado, atrações e ainda confere a intensidade do seu itinerário diário. Entenda melhor como ele funciona e veja se vale a pena.

Continue lendo
content

Conheça os maiores navios do mundo!

Cruzeiros têm se tornando mais populares no Brasil e no mundo com tantas embarcações luxuosas em operação. Então, conheça os maiores navios do mundo que têm muitas atrações para conquistar turistas!

Continue lendo