Saúde

5 ótimas dicas de suplementos para quem tem colesterol alto!

Sofre com acúmulo de gordura na corrente sanguínea? Então confira dicas de suplementos para colesterol alto. Assim, controle essa condição junto com tratamento médico e retome seu bem-estar!

Anúncios

por Aline Augusto

28/02/2022 | Atualizado em 10/03/2022

Suplementos para baixar o colesterol alto: garanta a saúde do seu coração!

dicas de suplementos para colesterol alto
Dicas de suplementos para colesterol alto. Fonte: Pexels.

Hoje você confere dicas de suplementos para colesterol alto. Dessa forma, veja como afastar esse problema e conquistar uma vida cheia de saúde!

O colesterol é uma condição que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Em termos de Brasil, para se ter ideia, estima-se que 4 em cada 10 brasileiros tenham problemas de altos níveis dessa gordura que pode se acumular nos vasos sanguíneos.

Ou seja, somente no Brasil 40% da população luta contra o colesterol alto. Essa condição, então, requer a busca de tratamentos que possam controlar o nível de gordura dessa natureza.

Para isso existem diversas medicações e tratamentos. O uso deles, contudo, sempre depende da prescrição e do acompanhamento médico. Além disso, existem tratamentos complementares que podem ser bastante interessantes.

Por exemplo, existem suplementos para colesterol alto. Ou seja, produtos que oferecem nutrientes que ajudam no combate dessa gordura. Abaixo, então, veja como funcionam e como usá-los!

Mix de cápsulas e comprimidos para colesterol

Suplementos para controlar colesterol: 3 excelentes opções livres de efeitos colaterais

Conheça as melhores opções de suplementos para controlar colesterol que são 100% livres de efeitos colaterais. Saiba mais!

Anúncios

Quem tem colesterol alto pode tomar suplementos?

Dicas de suplementos para colesterol alto
Saiba mais sobre os suplementos. Fonte: Pexels

Sim! Existem vários suplementos alimentares que podem ajudar no combate às altas taxas de colesterol no sangue. Contudo, lembre-se de que o uso depende, sempre, da indicação médica. Isto é, antes de começar a usá-los é necessário conversar com o médico que acompanha seu tratamento.

Dessa maneira é possível analisar eventuais fatores de risco. Por exemplo, por condições pessoais que sejam adversas ao uso de certas substâncias. Igualmente, as prescrições corretas sobre a quantidade diária necessária!

Abaixo, conheça alguns dos principais suplementos poderosos na luta contra o colesterol alto!

Qual o melhor suplemento para baixar o colesterol: 5 opções incríveis!

Dicas de suplementos para colesterol alto
Veja os melhores suplementos para colesterol alto. Fonte: Pexels

Separamos 5 dicas de suplementos para quem tem colesterol alto. Eles possuem substâncias com propriedades que ajudam no controle das gorduras que podem se depositar nos vasos sanguíneos e causar muitos problemas de saúde.

Conheça, então, cada um deles. Igualmente, veja quais são as propriedades que carregam e como podem ajudar você. Mas, lembre-se: antes de usar qualquer um deles consulte seu médico. Assim, você pode conferir a possibilidade de usá-los, bem como a quantidade correta!

Anúncios

Ômega 3

Esse é com certeza o suplemento para colesterol alto mais conhecido que temos. Ele, encontrado em óleos de peixes, bem como em sementes oleaginosas (como castanhas e amêndoas) é ótimo para a saúde. Contudo, é necessário que ele seja de boa qualidade para que confira os efeitos esperados.

O ômega 3 ajuda pacientes que lutam contra o colesterol alto por reduzir triglicerídeos. Aliás, essa queda pode se dar em até 30%, de forma que é bastante relevante. Ainda, ele ajuda a diminuir os riscos de derrames cerebrais ou de infartos.

Psyllium

Outra aliada no combate ao colesterol alto é essa fibra que leva o nome de Psyllium. Ela ajuda a destruir as partículas de gordura. Ou seja, melhora a circulação sanguínea, a oxigenação dos tecidos e a saúde cardíaca.

Ainda, esse suplemento alimentar para colesterol alto também ajuda na diminuição dos triglicerídeos presentes no sangue. Outro ponto interessante é que essa fibra é uma aliada de quem possui diabetes do tipo 2. Do mesmo modo, ajuda no combate à prisão de ventre. Para isso, contudo, seu consumo deve acompanhar o aumento da hidratação diária.

Niacina

Essa é uma substância que faz parte do composto hidrossolúvel da Vitamina B, estando na B3. Ela ajuda a dar energia para as células. Mas, também, pode ser um suplemento para colesterol alto.

Afinal, é capaz de aumentar os níveis de colesterol considerado bom, o HDL. Ao mesmo tempo, reduz as taxas de colesterol ruim, o LDL. Com isso, traz mais equilíbrio, bem estar e saúde para o paciente. Contudo, mais uma vez depende de prescrição médica, especialmente em relação à quantidade e à possibilidade de usá-la.

Coenzima Q10

Também conhecida como ubiquinona, a coenzima Q10 é outra substância que entra na nossa lista de suplementos para colesterol alto. Com poder antioxidante – que previne a destruição das células – ela é capaz de combater o colesterol ruim, isto é, o LDL.

Nesse caso, então, essa substância faz com que o colesterol não consiga se prender nos vasos sanguíneos. Em outras palavras, a Coenzima Q10 é capaz de evitar que a gordura se acumule nos vasos, de forma que previne contra a obstrução deles, que afeta a circulação, o coração e todos os tecidos.

Licopeno – uma das melhores dicas de suplementos para colesterol alto 

Fecha a nossa lista com 5 dicas de suplementos para colesterol alto o licopeno. Esse é o nome que se dá a um antioxidante super poderoso! Ele é capaz de proteger as células contra os radicais livres. Isto é, contra a destruição precoce das estruturas celulares.

Igualmente, ajuda na redução de doenças crônicas e, é claro, diminui os níveis de colesterol do sangue. Com isso, protege a rede sanguínea e o sistema cardíaco. Da mesma forma, garante a correta distribuição de oxigênio e nutrientes para os tecidos.

Por isso, esse é um poderoso aliado na luta contra o colesterol alto! A substância é encontrada naturalmente em frutas vermelhas, bem como na laranja. Apesar disso, também é possível comprá-la como suplemento, já isolada e pronta para dar muitos benefícios ao organismo.

Além dessas 5 substâncias que são ótimos suplementos para colesterol alto, ainda, saiba que existem outras que podem ser interessantes. Por exemplo, o feno-grego. Esta é uma planta medicinal asiática que é rica em vitamina D.

Ainda, fitosteróis ajudam na não absorção, pelo organismo, do colesterol ruim. Por fim, as folhas de alcachofra também podem ajudar muito.

Assim, caso você tenha interesse nos suplementos para colesterol alto, converse com seu médico! Dessa maneira, confira a possibilidade de usá-los como complemento do tratamento contra essa condição que pode ter graves consequências. Contudo, jamais os tome por conta própria!

E, se preferir, confira abaixo dicas de chás caseiros para baixar o colesterol de forma natural!

Caixinha de ervas com chaleira e canecas com chá

Chás para baixar colesterol: Conheça 5 opções infalíveis

Sofrendo com hipercolesterolemia? Então, inclua esses chás para baixar colesterol em sua rotina e veja sua saúde melhorar rapidamente sem precisar tomar remédio.

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

App Tasty Receitas ou App Tudo Gostoso?

Saiba qual aplicativo de receitas atende melhor às suas necessidades, o App Tudo Gostoso ou o App Tasty Receitas. Confira seus benefícios!

Continue lendo
content

Monitor de Peso e Cálculo IMC: como usar o aplicativo para entender seu peso ideal!

Descubra aqui como usar o aplicativo Monitor de Peso e Cálculo IMC e conheça as funções que te ajudarão na sua jornada do peso ideal!

Continue lendo
content

5 funções da pele que você ainda não conhece

Descubra quais são as 5 funções da pele e saiba quais são as formas de garantir uma pele saudável, bonita e funcional. CONFIRA!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Hotel Fazenda em São Paulo: 3 opções incríveis!

Não é preciso dirigir muito longe para aproveitar um refúgio com uma bela vista e contato com a natureza. Conheça aqui hotéis fazenda no estado de São Paulo requintados e rústicos, com atividades voltadas para o campo.

Continue lendo
content

Como comprar hospedagem na Trivago?

A Trivago é um site buscador e comparador de hospedagem que tem mais de 400 sites de hotéis cadastrados e está presente em 190 países. Portanto, veja aqui como fazer sua reserva através da Trivago!

Continue lendo
content

Qual foi o primeiro aeroporto do Brasil?

Localizado na cidade maravilhosa, o primeiro aeroporto do Brasil é cartão postal do Rio de Janeiro. Veja mais detalhes sobre sua história e confira se ele ainda funciona nos dias de hoje!

Continue lendo