Receitas

Chá de folha de pitanga para diabetes: veja efeitos positivos na saúde e receita!

O chá de folha de pitanga pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, além de conter antioxidantes. Ótima notícia para diabéticos, não? Então confira receita e outros usos das folhas de pitanga!

Anúncios

A folha de pitanga pode ajudar na diabetes: é uma forma natural de reduzir o açúcar no sangue

Pitangas com folhas em fundo branco
Saiba como o chá de folha de pitanga ajuda a combater a diabetes. Fonte: AdobeStock.

Pesquisas científicas constataram que preparar chá com folha de pitanga tem efeito comprovado para controlar a diabetes. Assim, segundo esses estudos, as folhas da pitanga-do-cerrado são fonte de componentes polifenólicos.

Alho é bom para diabetes

O alho é bom para a diabetes? Veja dicas e receitas

O alho é bom para a diabetes? Muitas pessoas apostam nele para controlá-la, mas será que realmente funciona? Veja hoje as respostas e dicas para usá-lo!

E você sabia que a melhor maneira de consumir esse “remédio” riquíssimo e natural é através do chá das folhas da pitanga-do-cerrado? Portanto, confira a seguir como preparar o chá de pitanga com receitas fáceis para você! 

Quais os benefícios da folha de pitanga?

Então, conheça a pitanga e seus benefícios para a saúde. Fonte: AdobeStock.

A pitanga é uma fruta originária da Mata Atlântica e, apesar de ser bem pequena, traz muitos benefícios para a sua saúde. Afinal, comprovadamente, ela tem a propriedade de manter a glicemia estabilizada.

Portanto, a velocidade de absorção de glicose no organismo diminui, o que ajuda a controlar a diabetes. Além do mais, como ela possui uma grande quantidade de vitamina C, possui ação antioxidante, ajudando na prevenção de câncer.

Ademais, previne doenças cardiovasculares, aumenta a imunidade e ajuda a retardar o envelhecimento precoce. Ela é realmente poderosa! Enfim, a pitanga pode ser aproveitada de várias formas, e todas trazem benefícios para a saúde. 

Chá de folha de pitanga

A folha da pitangueira contém flavonóides, que possuem ação anti-inflamatória, agindo no fortalecimento das defesas do organismo. Então, o chá de folha de pitanga é bom para a diabetes.

Além disso, ele ajuda no tratamento de diversas outras doenças que afetam o seu organismo. Por exemplo, ele atua controle da pressão alta e colesterol. Da mesma forma, possui ação diurética e ajuda a perder peso. 

Óleo essencial de folha de pitanga

Conforme estudos, o óleo essencial produzido a partir da folha de pitanga possui propriedades antibacterianas, antioxidantes e anti fúngicas. Além disso, também é muito usado como repelente natural.

Suco de pitanga

O suco da fruta também possui propriedades medicinais. Segundo pesquisas, ele possui substâncias que ajudam a prevenir doenças associadas à inflamação por bactérias. E ainda atua na redução de inflamações na gengiva. 

No entanto, por ser muito frágil, a pitanga é uma fruta pouco comercializada. Assim, o bom seria ter um pé no quintal, não é mesmo? Porque como a pitangueira é uma árvore nativa da nossa flora, é muito fácil cultivá-la.

Dois copos com suco verde detox seca barriga, maçã verde e folhas ao redor dos copos

Receita de suco detox para perder barriga: fácil e rápido de fazer!

Os sucos detox podem ajudar você a perder peso e eliminar muitas toxinas nocivas do seu corpo. Aqui estão algumas sugestões de receitas fáceis e muito saudáveis para desintoxicar. Saiba mais!

No jardim ou em um vaso, é só jogar seu caroço para vê-la crescer. Além do consumo somente pela fruta, esse ingrediente também pode ser usado em geleias, molhos, doces e sucos.

Porém, o consumo “in natura” é sempre melhor, porque durante o processo de produção desses alimentos, ela acaba perdendo um pouco de fibras e vitaminas.

Receita de chá de folha de pitanga para diabetes: 4 opções fáceis e práticas para você!

Conforme dito anteriormente, o chá feito com a folha da pitanga ajuda no tratamento para diabetes, pois diminui o nível de açúcar no sangue. E sabia que é muito simples prepará-lo? Veja a seguir.

Chá de folha de pitanga

  • Separe 4 folhas grandes da pitanga;
  • Pique com as mãos em pedaços menores e coloque em uma vasilha; 
  • A seguir, acrescente 100ml de água fervendo e tampe;
  • Deixe descansar por 20 minutos e está pronto.

Consuma o chá de pitanga na hora, ainda quente. Se deixar para mais tarde, ele perde algumas propriedades. Além disso, como todo remédio, mesmo sendo natural, é preciso saber dosar a quantia utilizada, tudo bem?

Nesse caso, por ser diurético, é preciso bebê-lo na dose certa. De outra forma, pode prejudicar a sua saúde. Assim, a quantidade ideal de consumo é de, no máximo, 3 xícaras diárias, entre as refeições. Por isso, fique atento!

Agora, o chá de folha de pitanga é muito simples de fazer. Para te dar mais opções, trazemos mais 3 outras sugestões de receitas deliciosas com a fruta. Dessa maneira, você poderá aproveitar ao máximo todas as vantagens dela. 

Geléia de pitanga 

Procure variar o paladar da sua geléia, trocando por um sabor diferente. Que tal uma deliciosa geléia de pitanga? 

Ingredientes

  • 500g de polpa de pitanga, sem casca e sem caroço;
  • 500g de açúcar.

Modo de preparo

  1. Primeiramente, bata levemente a polpa da pitanga no liquidificador, apenas para quebrar um pouco.
  2. Em uma panela, adicione a polpa e o açúcar. Em seguida, leve ao fogo médio para cozinhar, mexendo sempre.
  3.  Se começar a grudar no fundo da panela, diminua o fogo.
  4. Assim, com uma escumadeira, retire a espuma que vai se formando e descarte.
  5. Para saber se está pronta, separe um pouco da geleia com uma colher e leve à geladeira. Depois que estiver fria, aperte um pouco a superfície. Se houver uma leve resistência, estará pronta.
  6. Transfira para um pote esterilizado.

Suco de pitanga com coco verde

O suco de pitanga com coco verde é uma bebida refrescante, podendo ser consumida com canudo ou colher. No calor, quando não quiser tomar o chá de folha de pitanga para diabetes, pode fazê-lo para beber.

Ingredientes:

  • 400g de pitanga, sem o caroço;
  • 300g de polpa de coco verde;
  • 100ml de água de coco.

Modo de preparo:

  1. Coloque a polpa do coco verde no liquidificador e bata, juntamente com a água de coco.
  2. Retire o caroço da pitanga com uma faca.
  3. Coloque as polpas (do coco e da pitanga) em embalagens separadas, e leve ao freezer para congelar.
  4. Depois, com as polpas já congeladas, triture um pouco com uma faca e leve ao liquidificador para bater.
  5. Bata as polpas( coco e pitanga) separadas.
  6. Com a ajuda de uma colher grande, mexa até conseguir uma textura uniforme.
  7. Em seguida, arrume-as em uma taça. Alterne 3 camadas: uma de coco, outra de pitanga e, por último, finalize com coco novamente. Sirva a seguir.

Mousse de pitanga

Então, esta é uma receita deliciosa, feita com polpa congelada de pitanga com leite condensado.

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado (395g);
  • ½ medida (lata de leite condensado) de água;
  • 12g de gelatina em pó sem sabor (1 envelope);
  • 5 colheres (sopa) de água bem fria;
  • 200g de polpa de pitanga congelada;
  • 2 colheres (sopa) de açúcar;
  • 3 claras.

Modo de preparo:

  1. Leve uma panela ao fogo, em banho-maria, e junte a gelatina juntamente com a água fria. Misture bem até dissolver. Reserve.
  2. No copo do liquidificador, junte o leite condensado, a água, a polpa de pitanga e a gelatina reservada. Bata bem, coloque em um recipiente e reserve.
  3. A seguir, coloque as claras e o açúcar em uma batedeira, e bata até dobrar de volume.
  4. Em seguida, junte a mistura de claras ao creme de pitanga e misture delicadamente.
  5. Por último, coloque em potinhos ou taças e leve para gelar por aproximadamente 4 horas, ou até firmar bem. Sirva a seguir.

Assim, aproveite os benefícios que esta preciosa fruta possui e varie seu cardápio, preparando essas receitas bem diferentes.

Pois bem, além do chá de folha de pitanga, também temos outra sugestão de chá emagrecedor para você: o chá de cavalinha, que auxilia no processo de emagrecimento. Portanto, acesse o link abaixo e confira se ele funciona mesmo! 

imagem com fundo claro indicando o chá de cavalinha para emagrecer

Chá de cavalinha para emagrecer: funciona mesmo?

Famoso nas dietas, o uso de chá de cavalinha para emagrecer é bastante comum. Mas será que funciona mesmo? Descubra hoje os benefícios da bebida!

Sobre o autor  /  Solange Zecchin

Apaixonada por culinária e saúde, busca criar conteúdos que ajudem as pessoas a se sentirem mais confiantes na cozinha, além de alcançarem mais bem-estar no dia a dia através da alimentação e atividades físicas. Especialista em gastronomia italiana, uma de suas paixões.

Em Alta

content

Strava: como usar o aplicativo de treinos personalizados!

Atletas de corrida e ciclismo encontram praticidade, segurança e facilidade em suas rotas com o app Strava, saiba como usar!

Continue lendo
content

Colesterol alto: entenda os riscos e evite problemas de saúde

O colesterol alto traz muitos riscos para a saúde, porque afeta a circulação do sangue. Conheça mais sobre o assunto e veja como evitá-lo!

Continue lendo
content

Açaí: 5 benefícios incríveis para o corpo e mente

Descubra quais são as propriedades nutricionais do açaí e conheça 5 benefícios incríveis que ninguém nunca te contou sobre esse fruto.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Seguro Viagem Universal Assistance é confiável? Veja como funciona!

Com planos disponíveis até mesmo para o público com mais de 70 anos, a Universal Assistance é uma das mais bem conceituadas seguradoras do mercado. Entenda como ela funciona para comprar.

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo WikiRota?

Descubra como fazer para acessar e utilizar o aplicativo WikiRota e planeje seu orçamento de transporte. Calcule exatamente quanto vai gastar de gasolina e pedágio até seu destino!

Continue lendo
content

5 dicas para fazer uma viagem a trabalho: aproveite e evite imprevistos!

Viagens de negócios não precisam ser só sobre trabalho. É possível aproveitar atividades de lazer no seu destino sem comprometer sua vida profissional. Para isso, basta se organizar com antecedência e planejar os detalhes!

Continue lendo