Emagrecimento

A batata doce ajuda a emagrecer de forma saudável?

Descubra como a batata doce pode ajudar você a emagrecer de uma maneira saudável e deliciosa! Ela tem baixo índice glicêmico e possui fibras, vitaminas e minerais. Conheça seus benefícios!

Anúncios

Por que a batata doce deve entrar no seu cardápio?

A batata doce é um versátil alimento que deve entrar em sua dieta. Fonte: AdobeStock.

Você está procurando por um acompanhamento nutritivo e delicioso para adicionar ao seu cardápio? A batata doce é uma excelente opção, pois ajuda a emagrecer e está repleta de nutrientes. 

imagem com 4 muffin de legumes em uma tábua de madeira

Muffin de legumes: veja versões fáceis e saudáveis

O muffin de legumes é uma excelente receita para se deliciar no café da tarde ou na janta! Confira, então, duas versões diferentes e traga mais saúde ao prato.

Sem falar que é uma delícia. Aqui estão algumas razões pelas quais você deve adicionar batata-doce à sua próxima refeição. Confira seus benefícios!

Os benefícios da batata-doce para o emagrecimento

A batata doce é um carboidrato saudável composta de sais minerais como ferro, magnésio, potássio, manganês, e cálcio. Além disso, possui vitaminas A, C, E e K e também do complexo B. Sem falar que é rica em fibras e proteínas.

Inclusive, a batata doce é uma poderosa aliada do emagrecimento, pois tem baixo índice glicêmico. Isso quer dizer que fornece energia de forma gradual, causando maior saciedade. Como consequência, você acaba comendo menos.

E, apesar de nenhum alimento fazer o milagre de emagrecer alguém sozinho, a batata-doce possui muitos benefícios.

1 – Faz bem para o intestino

Rica em fibras e antioxidantes, a batata doce auxilia a saúde intestinal. Quando é cozida e fria, fornece amido resistente. Ao passar pelo intestino grosso, esse amido alimenta as bactérias boas.

Então, ela age como um probiótico e melhora o funcionamento do intestino. Inclusive, estas bactérias estão associadas a menor incidência de doenças como diarreias e síndrome do intestino irritável.

2 – Ajuda a ganhar músculos

Como fonte de carboidratos, a batata doce auxilia no ganho de massa muscular. Além disso, devido ao seu baixo índice glicêmico, ela acaba fornecendo liberação de energia de forma gradual durante as atividades físicas.

Com isso, evita-se quedas bruscas nos níveis de açúcar no sangue e também fadiga muscular.

3 – Controla a pressão arterial

A batata doce é rica em potássio, um mineral que melhora o tônus vascular e auxilia no controle da pressão arterial. Além disso, ela também é composta por minerais como magnésio, cálcio, zinco e manganês. 

4 – Fortalece o sistema imunológico

A presença da vitamina A age como antioxidante, protegendo nosso corpo da ação nociva dos radicais livres. Bem como, fortalece nosso sistema imunológico.

Do mesmo modo, a presença da vitamina C também atua como antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres. Isso faz com que seu corpo ganhe mais resistência para combater doenças e infecções.

5 – Controla a glicemia

A batata doce é um ótimo alimento para os diabéticos. Por ter baixo índice glicêmico, ele controla a glicemia e a secreção de insulina. Assim, seus carboidratos são digeridos gradualmente, evitando picos.

Riscos e contra indicações

Pois bem, a batata doce é um tubérculo seguro para o consumo. Contudo, por se tratar de um carboidrato, se comer de forma exagerada pode levar a um aumento de peso.

Além disso, por conter oxalato em sua composição, pessoas com antecedente de pedra nos rins devem consumi-la com moderação, porque essa substância contribui para o aumento de formação de cálculos renais.

Como consumir a batata doce da maneira correta para ajudar a emagrecer!

Escolha a forma correta de consumir a batata doce. Fonte: AdobeStock.

Por ter um sabor levemente adocicado, a batata doce é muito versátil. Assim, ela vai bem tanto em receitas salgadas quanto doces. Além disso, pode acompanhar carnes ou complementar saladas.

Inclusive, uma boa combinação para quem pratica atividade física é o frango grelhado com batata doce, pois esse prato une carboidratos e proteínas para aumentar a massa muscular.

Outras formas de servir as batatas doces incluem o nhoque, sopas, escondidinho, assadas. Elas também podem ser feitas em forma de purê e chips. Porém, é bom evitar fritá-las ou adicionar alimentos gordurosos em sua preparação.

Uma maneira de preservar um maior teor de fibras é assando as batatas doces com a casca. Assim, essa é a forma mais saudável de comer, principalmente se você utilizar pouco óleo na preparação.

Portanto, escolha consumi-la cozida ou assada, acompanhada por azeite e ervas de sua preferência.

2 receitas saudáveis e deliciosas com batata doce!

Trouxemos duas sugestões de receitas práticas com batata doce para diversificar o seu cardápio. Elas são deliciosas e não tomam muito do seu tempo. Confira!

Pão de batata doce

Então, aprenda a fazer esse pão de batata doce sem glúten, feito apenas com 3 ingredientes. Experimente!

Ingredientes:

  • 130 gramas de batata doce bem cozida em rodelas;
  • 1 ovo;
  • 1 colher (café) de fermento em pó;
  • Sal o quanto baste.

Obs. Você pode usar o recheio de sua preferência: frango, escarola, queijos diversos, etc.

Modo de preparo:

  1. Primeiro, coloque a batata doce em uma tigela e amasse bem com um garfo.
  2. Em seguida, adicione o sal e o ovo. Misture.
  3. Então, junte o fermento e mexa.
  4. Logo após, coloque essa mistura em um pirex retangular pequeno e espalhe.
  5. Leve ao microondas por 2 minutos.
  6. Corte ao meio, recheie a gosto e feche com a outra metade.
  7. Por fim, doure dos dois lados no grill ou frigideira.

Batata doce assada

Assada no forno, a batata doce é um ótimo acompanhamento. Fonte: AdobeStock.

Uma delícia de batata doce crocante, saudável, rápida e que ajuda a emagrecer. É para se apaixonar, não é mesmo? Veja como é fácil de fazer.

Ingredientes:

  • 800 gramas de batata doce com casca, em rodelas de 1 cm;
  • Azeite, orégano, pimenta calabresa seca (opcional) e sal a gosto.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, coloque a batata doce em um recipiente e tempere com os demais ingredientes. 
  2. Então, mexa bem com as mãos até todos os pedaços estarem bem temperados.
  3. Em seguida, unte um pirex refratário ou forma de alumínio com azeite e distribua as batatas.
  4. Pré-aqueça o forno a 230º e leve para assar por aproximadamente 30/40 minutos.
  5. Na metade do tempo, vire as batatas com cuidado para dourar dos dois lados.
  6. Sirva a seguir. 

Pois bem, você viu que a batata doce ajuda a emagrecer e é muito versátil. Porém, sozinha ela não faz milagres. É preciso conciliar uma dieta balanceada com atividade física para que realmente você perca peso e ganhe saúde.

Então, quer saber mais sobre emagrecimento saudável? Acesse o link abaixo e confira dicas para ajudar no seu cardápio!

Verduras e vegetais para ajudar no emagrecimento saudável e rápido

Emagrecimento saudável e rápido: 8 dicas para ajudar no seu cardápio!

Emagrecimento saudável e rápido é possível! Para isso você pode comer saladas e vegetais, além de apostar em cuidados e hábitos indispensáveis! Saiba quais são todos eles aqui e comece hoje mesmo!

Sobre o autor  /  Solange Zecchin

Apaixonada por culinária e saúde, busca criar conteúdos que ajudem as pessoas a se sentirem mais confiantes na cozinha, além de alcançarem mais bem-estar no dia a dia através da alimentação e atividades físicas. Especialista em gastronomia italiana, uma de suas paixões.

Em Alta

content

Aplicativo Quit Meat: A maneira fácil de reduzir seu consumo de carnes e laticínios!

Conheça o Aplicativo Quit Meat, a maneira mais fácil de rastrear o consumo de carnes e laticínios e fazer mudanças saudáveis!

Continue lendo
content

Treino HIIT: Derreta gordura treinando poucos minutos por dia!

Treino HIIT é garantia de queima calórica. Descubra como funciona e conheça os métodos para colocar em prática, assim como seus benefícios.

Continue lendo
content

Curso de Gastronomia e Confeitaria Prime Cursos: como fazer o curso online e gratuito!

Veja agora mesmo o passo a passo de como fazer o Curso de Gastronomia e Confeitaria Prime Cursos online e acesse conteúdos de qualidade!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

10 dicas para montar o melhor roteiro turístico em Portugal sem gastar muito!

Confira aqui nossas dicas de viagens para roteiros em Portugal e descubra as melhores cidades para visitar. Assim, você já pode programar e incluir Lisboa, Sintra e as praias de Algarve! Confira!

Continue lendo
content

Como fazer check-in pela Gol Linhas Aéreas: veja antes de viajar!

Além de oferecer voos confortáveis e de baixo custo, a Gol Linhas Aéreas também possui plataformas que podem agilizar seu embarque. Você pode realizar check-in pelo site, aplicativo ou diretamente no guichê da companhia.

Continue lendo
content

Qual o melhor cartao Itaú para viajar? Veja opções TOP!

O banco Itaú possui um catálogo extenso de cartões de crédito, muitos deles com parcerias interessantes. Ele possui diversas opções para quem costuma viajar com frequência e pode valer a pena solicitar o seu.

Continue lendo