News

Terrine de gorgonzola com nozes: elegância na mesa

A terrine de gorgonzola com nozes é uma excelente opção para dar sabor a momentos especiais. Conheça-a e veja como fazer na sua casa!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 30/07/2022

Veja como fazer uma terrine de gorgonzola com nozes: chique e saboroso

imagem com terrine de gorgonzola com nozes em uma bandeja
Veja como fazer uma terrine de gorgonzola com nozes. Fonte: Canva

Vai receber visitas? Então que tal servir uma terrine de gorgonzola para arrasar e deixar o momento ainda mais legal? Para aprender como fazer, continue lendo.

Terrine é um prato de origem francesa. Ele nada mais é do que um patê compacto e que é servido com pães e outras delícias. Por isso, é ótima para montar uma mesa de café da tarde ou um brunch.

Continue lendo e saiba como fazer uma em casa sem dificuldades e sem perder tempo. O preparo não leva mais do que 10 minutos. Contudo, a receita requer ao menos 2 horas de geladeira antes de ir à mesa.

Anúncios

Ingredientes

Confira os ingredientes para fazer uma terrine de gorgonzola com nozes de forma rápida:

  • 1/2 xícara de cream cheese;
  • 30 g de nozes descascadas e picadas bem fininho;
  • 80 g de damasco seco picado bem pequeno;
  • 1/2 xícara de queijo gorgonzola.

Caso você queira, pode usar o queijo azul ou de outros tipos no lugar do gorgonzola. Porém, ele deve ser fácil de esfarelar, bem como forte. Assim, combinará perfeitamente com os demais ingredientes.

Modo de preparo da terrine de gorgonzola com nozes

É super fácil fazer essa receita! Para começar, separe um refratário pequeno, com cerca de 20 cm de comprimento e 10 cm de largura. Então, forre-o com filme plástico. Reserve.

Logo depois, coloque o queijo em uma tigela e o amasse bem. Reserve e passe ao restante dos ingredientes. Misture bem, em outro recipiente, o cream cheese com as nozes e o damasco picado.

Então, passe à montagem da terrine de gorgonzola com nozes. Para isso, primeiramente coloque no fundo do refratário forrado 1/3 do queijo amassado. Passe as costas de uma colher de sopa sobre a camada, para deixá-la bem compacta e homogênea.

Sobre ele disponha metade da mistura de cream cheese com nozes e damasco e novamente alise com uma colher. Depois, coloque mais uma camada de gorgonzola, a última do creme de queijo e termine com outra de gorgonzola.

Desse modo, cubra a terrine de gorgonzola com nozes com o plástico filme e pressione de forma bem delicada. Leve para gelar por no mínimo 2 horas. Depois, retire o plástico e sirva!

Anúncios

Dicas de como servir a terrine de gorgonzola com nozes

Essa receita é perfeita para servir com pães e torradinhas. Além disso, considere fazer outras delícias para uma mesa completa e cheia de opções.

Para mais inspirações de pratos fáceis e deliciosos, clique no link abaixo e veja outras receitas que separamos para você!

Receita esfiha fechada, um pedaço cortado ao meio mostra recheio de carne. Sob essa esfiha cortada, está uma esfiha fechada no prato. No prato também há alface e um potinho com ketchup. Frasco de ketchup sobre a mesa, ao lado do prato com as duas esfihas.

Receita de esfiha fechada: perfeita para festinhas ou para o lanche!

Seu lanche ou festa infantil pode ir a outro patamar com essa receita de esfiha fechada. Aprenda, então, como fazê-la em poucos passos e se delicie!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Hipotireoidismo: Conheça 14 sintomas e descubra quando procurar ajuda

Conheça os 14 principais sintomas de hipotireoidismo, as causas do problema e quando é momento de buscar ajuda médica. Fique por dentro!

Continue lendo
content

Receita de salpicão de frango: veja como fazer!

A receita de salpicão de frango é um clássico dos almoços com a família, pode ser facilmente preparada e é deliciosa! Veja aqui como fazer!

Continue lendo
content

Dieta para lúpus: 5 dicas fundamentais na hora de se alimentar

Focar em vitaminas A, C e D, além de apostar em temperos naturais são dicas para manter uma dieta para lúpus todos os dias.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Hurb: saiba como funciona e se é confiável!

Se você já conhece o Hurb, então sabe que ele oferece pacotes com valores incríveis que até parecem mentira. Então, fica a dúvida se ele é realmente confiável. Confira aqui todas as informações para tirar essa dúvida!

Continue lendo
content

Como comprar facilmente na Forfun Tours Viagens?

A Forfun Tours proporciona viagens para família e jovens adolescentes que desejam comemorar o aniversário de 15 anos de maneira especial. Os pacotes oferecem serviços confortáveis e o pagamento é facilitado.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Banrisul Mastercard Black e saiba se vale a pena!

Voltado para quem sempre viaja, o cartão Banrisul Mastercard Black oferece diversos benefícios que podem valer a pena. Aliás, seu programa de pontos no BanriClube é uma excelente opção para acumular milhas!

Continue lendo