News

SIBO: veja sintomas e entenda melhor o que é a condição

Você sabe reconhecer os sintomas de SIBO? Pois saiba que essa condição é mais comum do que se pensa. Confira características e como tratar.

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 23/05/2022

Sintomas de SIBO: saiba como reconhecê-los e busque tratamento

Homem com sibo
SIBO causa desconfortos gástricos. Fonte: Canva.

Os sintomas de SIBO, ou Supercrescimento bacteriano, são diversos. Muitas vezes, aliás, fazem essa condição ser confundida com outras doenças ou situações.

Conheça mais sobre essa síndrome, o que ela é e como ela se caracteriza. Igualmente, veja o que fazer ao perceber indícios de SIBO.

Anúncios

O que é SIBO?

Essa é uma síndrome (de supercrescimento bacteriano). Ela ilustra um quadro em que a presença de bactérias no intestino delgado é exagerada. Isto é, além do normal e do necessário.

Embora bactérias sejam importantes para a nossa digestão, formação e evacuação das fezes, quando em excesso elas são prejudiciais. E é aí que o SIBO entra em cena. Ele gera uma série de desconfortos gástricos.

Mas não só isso. Também pode causar desidratação e desnutrição. Do mesmo modo, afetar a absorção de nutrientes, causar fraqueza e cansaço extremo. Anemia também pode ser um dos reflexos da síndrome.

Quais são os sintomas de SIBO?

Confira os principais sintomas da doença e, caso perceba um ou mais deles, busque tratamento.

  • Excesso de gases intestinais;
  • Períodos de diarreia e de prisão de ventre alternados;
  • Dor na região da barriga após as refeições;
  • Sensação de inchaço na região da barriga, de forma constante;
  • Sintomas de má digestão.

Anúncios

Qual o tratamento para os sintomas de SIBO?

Quem apresentar sintomas da síndrome pode ficar tranquilo, pois há tratamento. Como as causas são diversas, os tratamentos também são. Por exemplo, é possível que haja o uso de antibióticos.

Eles somente podem ser prescritos por médicos. Por isso, não deixe de se consultar ao apresentar sintomas de SIBO. Outros tratamentos incluem alterações na dieta, como eliminação da lactose e do glúten. Ou, então, evitar o consumo de açúcar.

Probióticos também são aliados na luta contra o SIBO. Contudo, a indicação do tratamento correto dependerá do caso específico e da avaliação médica. Por isso, caso apresente sintomas, busque auxílio de um médico.

Como se precaver ao SIBO?

A doença tem causas diversas, muitas delas relacionadas a outras questões, como intolerância a glúten. Além disso, é possível que alterações no sistema imunológico causem essa condição, ou mesmo à utilização de outros medicamentos.

Portanto, não há uma maneira exatamente de se precaver. O importante é conhecer os sintomas, para buscar auxílio especializado. Igualmente, buscar sempre manter uma vida saudável, com alimentação balanceada e exercícios físicos.

Alimentação saudável ajuda na prevenção da SIBO

Aqui você encontra uma série de conteúdos que ajudam você a conquistar uma melhor versão de si mesma. Confira nossas dicas e conquiste saúde e bem-estar! Por exemplo, você viu que manter-se saudável evita que a SIBO apareça, certo? Então veja nosso conteúdo abaixo e saiba como manter uma alimentação saudável mesmo se tiver uma rotina corrida!

mulher cortando fruta na cozinha

Alimentação saudável para rotina corrida: veja 6 dicas!

Há quem ache que é impossível manter alimentação saudável para rotina corrida. Porém, hoje convenceremos você que isso não é verdade. Veja dicas de como comer mais frutas e verduras mesmo com pouco tempo!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Máscara de pepino para tirar manchas do rosto: veja!

A máscara de pepino serve para tirar manchas do rosto, pois contém inúmeras propriedades que auxiliam na saúde da pele. Veja aqui!

Continue lendo
content

Mau hálito: Conheça as principais causas e descubra como se livrar

Descubra se você tem mau hálito, conheça as principais causas do problema e os tratamentos indicados para solucionar essa condição de saúde.

Continue lendo
content

Aplicativo Dietbox: mantenha a comunicação aberta e fácil com seus pacientes!

O Aplicativo Dietbox é uma ferramenta de acompanhamento incrível para você, nutricionista, fornecer aos pacientes! Conheça-o.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Preparando a mala: o que não se deve levar em uma viagem?

Se você está planejando sua viagem e está em dúvida do que levar e o que não levar na mala, confira aqui algumas dicas que vão te ajudar a evitar problemas. Assim, você fica sabendo das regras dos aeroportos e faz sua mala de forma correta!

Continue lendo
content

Como comprar pacotes na Zarpo?

Se você conhece a Zarpo, então já sabe que a agência de viagens oferece descontos exclusivos e garantia de disponibilidade para seus clientes. Então, não perca tempo e veja como comprar seu pacote de viagens com a Zarpo!

Continue lendo
content

Zupper Viagens: saiba como funciona e se é confiável

A Zupper Viagens é confiável? Conheça hoje tudo sobre essa agência de viagens e turismo e confira se vale a pena negociar com ela.

Continue lendo