Receitas

Receita de strogonoff de carne de soja: simples e leve!

Procurando por uma receita de strogonoff de carne de soja que seja rápida e fácil de fazer? Aqui tem! E o prato é perfeito e delicioso tanto para vegetarianos como para veganos.

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 27/04/2022

Receita de strogonoff de carne de soja descomplicado: para uma refeição rápida e deliciosa!

panela com strogonoff de carne de soja perto de jarra de leite, cogumelos e cebolas
Veja mais sobre a receita de strogonoff de carne de soja. Fonte: Canva.

Abrir mão da proteína animal não significa comer mal. E a receita de strogonoff de carne de soja que trouxemos hoje comprova isso. Ou melhor, as receitas! Continue lendo e confira.

A cozinha vegetariana é rica em sabores e nutrientes. Além disso, possui alguns aliados que ajudam a trazer uma textura de proteína animal sem que para isso precise apelar à carne em si.

Desse modo, é possível adotar uma dieta mais saudável e em prol do planeta sem abrir mão de sabores diversos. Abaixo, então, aprenda como fazer 3 opções diferentes de strogonoff vegetariano e se delicie!

Ricota vegana

Receitas de queijos veganos: 3 opções para fazer em sua casa

Confira excelentes receitas de queijos veganos para fazer em sua casa e ganhar com sabor e saúde!

Anúncios

Como preparar uma receita sem frescura de strogonoff sem carne: 2 opções com proteína de soja!

panela strogonoff de carne de soja próxima a azeite e temperos
Strogonoff de carne de soja é simples e rápido de fazer. Fonte: Canva.

Primeiramente, vejamos duas opções de strogonoff sem carne e com base na carne de soja. Logo depois, ainda, veja outras opções para aproveitar o prato originalmente russo sem que isso exija carne. Afinal, são várias as opções saudáveis e sem proteína animal que a natureza nos oferta!                                                            

Strogonoff de carne de soja vegetariano (não vegano)

A primeira opção que trouxemos para você dispensa a carne, mas apesar disso usa outros produtos de origem animal. Por isso, ela é vegetariana, mas não vegana. Veja os ingredientes necessários, então, para fazer 2 porções saborosas em 50 minutos:

  • 250 g de proteína de soja texturizada;
  • 200 g de creme de leite;
  • 400 ml de água morna;
  • 100 ml de molho de tomate (½ pacote);
  • 1 colher (sopa) de catchup;
  • ½ colher (sopa) de mostarda;
  • 3 dentes de alho picado;
  • 2 cebola picada;
  • 1 cubo de caldo de legumes;
  • Sal, coentro, pimenta-do-reino moída na hora e salsinha picada a gosto.

É bem simples de fazer essa receita especial de strogonoff de carne de soja. Para começar, hidrate a proteína (carne) de soja.

Para isso, basta colocá-la em um recipiente e, em seguida, cobri-la com a água morna. Assim, deixe-a descansar por cerca de 20 a 30 minutos.

Quando ela tiver absorvido toda a água, depois desse tempo, escorra a proteína. Então, à parte, comece a refogar os ingredientes.

Contudo, coloque um pouco de azeite ou óleo em uma panela e quando ele estiver quente adicione a cebola. Quando ela começar a ficar transparente, adicione o alho e refogue.

Acrescente a carne de soja do strogonoff e refogue-a bem, por pelo menos 5 minutos. Depois, coloque o molho de tomate junto ao caldo de legumes, ao catchup e à mostarda.

Mexa bem e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Por fim, experimente o molho, adicione os temperos e desligue o fogo. Acrescente o creme de leite, mexa bem em apenas um sentido e depois sirva!

Anúncios

Strogonoff de carne de soja vegano, sem creme de leite

panela de strogonoff de carne de soja ao lado de tomates e um garfo
É possível fazer strogonoff vegano; veja receita. Fonte: Canva.

A outra receita que trouxemos é vegana. Isto é, dispensa outros ingredientes de origem animal, além da carne. Portanto, é ótima para aproveitar sabores naturais e dispensar as proteínas animais. Veja os ingredientes para preparar 1 porção em 45 minutos:

  • 100 g de proteína de soja em tamanho médio;
  • 100 g de creme de soja;
  • 1 colher (sopa) de molho de tomate;
  • ½ cebola picada;
  • 2 dente de alho picado;
  • Páprica defumada a gosto;
  • Sal, pimenta-do-reino moída na hora e cheiro verde a gosto.

Primeiramente, hidrate a proteína de soja. Para isso, coloque-a em um recipiente e a cubra de água morna (aproximadamente 200 ml). Então, deixe descansar por 30 minutos. Depois desse tempo escorra e reserve.

Então, refogue com azeite ou óleo, em uma panela, a cebola e o alho. Quando dourarem acrescente a proteína de soja e mexa bem. Deixe cozinhar por 5 minutos ou até dourar, mexendo de quando em quando.

Coloque os temperos e o molho de tomate. Mexa bem, experimente, acerte o sabor e, por fim, desligue o fogo. Adicione o creme de soja, misture bem e depois sirva.

Receita de strogonoff sem carne, com grão de bico

Por fim, como nem só de carne de soja sobrevive a cozinha vegetariana e a vegana, trouxemos uma outra ótima opção. O grão-de-bico é um aliado na dieta sem carne, uma vez que é rico em nutrientes e proteínas.

O ideal, contudo, é prepará-lo de um dia para o outro. Afinal, os grãos precisam hidratar, bem como soltar seus gases. Isso requer 8 horas. Assim, confira os ingredientes para fazer um strogonoff especial de grão-de-bico:

  • 1 xícara (chá) de grão-de-bico cru;
  • 1 1/2 xícara (chá) de molho de tomate;
  • 360ml de leite vegetal;
  • 15ml de mostarda amarela (ou 1 colher de sopa);
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1/2 cebola picada;
  • Sal, pimenta-do-reino, páprica defumada e outros temperos a gosto.

Primeiramente, cubra o grão-de-bico com água e deixe descansar de um dia para o outro. Após esse tempo, descarte a água e cozinhe os grãos na panela de pressão. Para isso, cubra-os com água, leve ao fogo e deixe cozinhar por 5 minutos após pegar pressão (fervura).

Depois, desligue e aguarde a pressão sair. Enquanto isso, refogue com azeite ou alho a cebola e o alho. Quando dourarem, acrescente os grãos de bico e os refogue. Após 2 minutos, coloque a mostarda, o molho de tomate e o 1 xícara do leite vegetal.

Misture bem e aguarde cozinhar e engrossar, em fogo baixo. Lembre-se de mexer para não deixar queimar ou grudar. Experimente, acerte os temperos.

Por fim, dissolva o amido de milho no restante do leite vegetal e adicione à receita. Desligue assim que engrossar e sirva. E se quiser mais conteúdo sobre culinária vegana, veja quais são as melhores fontes de proteína sem carne e derivados a seguir!

Receita de linguiça vegana de grão-de-bico acompanhando batata frita e alface

O brasileiro está preferindo mais fontes de proteínas veganas: conheça as melhores!

Fontes de proteína vegetal suprem a necessidade do organismo, são saudáveis e ainda colaboram com o equilíbrio do meio ambiente e bem-estar animal. Conheça 10 opções para incluir em sua alimentação!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Passo a passo do preparo da batida de coco

Quer opções de drinks? Então confira o modo de preparo da batida de coco e se surpreenda com essa delícia, seja feita de rum ou cachaça!

Continue lendo
content

Smartwatch: 6 Benefícios que ele proporciona à saúde

Conheça 6 benefícios exclusivos que um smartwatch é capaz de proporcionar à sua saúde. Com certeza você vai se surpreender.

Continue lendo
content

Programa Receitas para Secar: veja como fazer!

O programa Receitas para Secar permite que você aprenda como fazer para emagrecer e manter o peso. Veja aqui como se inscrever!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como usar o ID Jovem para viajar de avião: te ensinamos!

O documento ID Jovem oferece benefícios incríveis aos jovens brasileiros de 15 a 29 anos. Além de passagens gratuitas, também procura incentivar o consumo de cultura, arte e esportes desse público alvo.

Continue lendo
content

Buson ou Buser: qual a melhor para viajar?

Tanto Buson quanto Buser oferecem passagens de ônibus por um valor bem abaixo do praticado pelas companhias rodoviárias. Nessas plataformas você encontra ofertas para pagar até 60% menos em suas passagens!

Continue lendo
content

Azul Linhas Aéreas é boa? Veja se vale a pena para viajar!

Embora seja uma companhia aérea mais recente no Brasil, a Azul Linhas Aéreas já é a terceira maior empresa do país nesse segmento. Ela é responsável por mais de 900 voos diários, atendendo com qualidade e excelência.

Continue lendo