News

Salada caprese: veja como fazer e leve elegância à mesa

A salada caprese é um prato italiano rápido, fácil e saudável que dará suavidade e elegância ao seu almoço ou jantar em família. Veja como fazê-la!

Anúncios

Aprenda como fazer salada caprese e conheça a história desse prato

salada caprese servida em prato branco e tábua de madeira; ao lado, os ingredientes inteiros da salada
A salada caprese é um prato italiano. Fonte: Adobe Stock.

A salada caprese é um prato que se originou na Itália, mais precisamente na ilha de Capri. Ao longo das décadas ela conquistou paladares no mundo todo.

Essa salada leva as cores da bandeira da Itália: vermelho, verde e branco. Para isso, apoia-se no sabor e na beleza dos tomates, folhas de manjericão e queijo de búfala, bem como em temperos poderosos.

E, hoje, é você quem é convidada para experimentar essa delícia e replicá-la na sua casa. A receita é simples e com poucos ingredientes. Ainda, como veremos, é possível fazê-la de modos diferentes no quesito apresentação.

Qual é a origem da salada caprese?

Existem diversas versões para o surgimento desse prato. Um deles aponta que o rei Farouk, do Egito, estaria visitando a ilha de Capri, quando foi servido com a salada. Então, por desconhecê-la, passou a chamá-la de caprese.

Ainda, há quem diga que um dos construtores de Capri a teria inventado em homenagem à Itália. Por fim, o que se sabe é que realmente essa salada já constava no cardápio do restaurante de um hotel em Capri, no ano de 1924.

Seja qual for a origem, o que se sabe e se tem certeza é que a salada caprese é incrível. Por isso, não perca a oportunidade e veja como fazê-la de duas formas diferentes. Ambas são igualmente simples e saborosas. Confira!

Como fazer salada caprese?

Trouxemos duas versões da salada caprese para dar sabor ao seu dia. Confira, então, como produzi-la sem complicações!

Salada caprese tradicional

A primeira versão que trouxemos é tradicional e montada em um prato ou refratário bonito. Veja os ingredientes:

  • ½ kg de mussarela de búfala em fatias de 0,5 cm;
  • 3 tomates em rodelas;
  • Folhas de manjericão;
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Para fazer essa receita basta alternar, em uma travessa, as fatias de tomate com as de queijo e manjericão. Você pode colocá-los deitados ou em pé, em uma torre. Por fim, tempere com o azeite de oliva, sal e pimenta e sirva.

Salada caprese no palito

Outra forma bem criativa de fazer essa receita é no palito, como se fosse um espetinho saudável. Com isso, pode-se utilizá-la como petisco. Veja os ingredientes:

  • 5 bolas de mussarela de búfala cortadas ao meio;
  • 10 tomates cereja lavados e cortados ao meio;
  • ½ colher (chá) de orégano;
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
  • ¼ xícara (chá) de folhas de manjericão;
  • Pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Primeiramente, tempere o tomate e o queijo com azeite, sal e pimenta. Depois, pegue a metade de um tomatinho e coloque sobre ele um pedaço de queijo e uma folha de manjericão.

Por fim, fure os ingredientes e una-os com um palito pequeno. Termine sua salada caprese no palito salpicando orégano.

Outras opções de pratos fitness

A salada caprese contém ingredientes de um prato fitness, como tomate e manjericão. Mas, há outras combinações além dela que você pode fazer para se manter saudável. Por exemplo, um prato fitness deve conter, ainda, proteínas e carboidratos.

Então, caso queira saber mais sobre esse assunto, veja o conteúdo que preparamos a seguir. Ele oferece recomendações de alimentos que um prato fitness e saldável deve ter.

dois pratos com vegetais, grãos e comidas saudaveis no geral

Prato fitness: o que conter para ser equilibrado?

Montar um prato fitness não significa que ele deve ter pouquíssimas calorias, mas sim nutrientes indispensáveis. Confira, então, o que deve ter no seu prato!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Dieta para doença celíaca: cardápio para o dia a dia

Descubra quais são os passos para montar uma dieta para doença celíaca com alimentos que são 100% livres de glúten. Saiba mais!

Continue lendo
content

Maracujá: diferentes tipos e benefícios que pouca gente conhece

Conheça a composição, os diferentes tipos e quais são os principais benefícios que o maracujá é capaz de proporcionar à sua saúde.

Continue lendo
content

Cigarro eletrônico: conheça os principais riscos à saúde

Descubra quais são os componentes presentes no cigarro eletrônico, como ele funciona e os principais riscos que ele traz à saúde.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar passagem pela Sky Airlines Brasil: veja antes de viajar!

Se você quer economizar nas passagens, chegou a hora de aprender como voar com a Sky Airlines Brasil, a low cost eleita a melhor da América do Sul. Veja o passo a passo para comprar!

Continue lendo
content

Passagem aérea em promoção na CVC: como funciona?

A CVC é uma das maiores agências de turismo no Brasil e realiza promoções e saldões que podem reduzir o orçamento de qualquer viagem. Ela disponibiliza ofertas relâmpago com voos até 70% mais baratos!

Continue lendo
content

Como transformar cashback em milhas? Vale a pena?

O cashback é um dos benefícios mais simples para o consumidor. Mas, para quem viaja com frequência, as milhas aéreas podem ser mais vantajosas. Veja como juntar cashback e confira se é possível transformá-lo em milhas!

Continue lendo