News

Receitas de comidas mediterrâneas: veja algumas!

Você gosta ou quer conhecer os sabores dos alimentos do Mediterrâneo? Separamos algumas sugestões de receitas deliciosas para que você experimente-os em casa!

Anúncios

Veja opções de receitas de comidas mediterrâneas e inclua-as no cardápio

prato com comidas mediterrâneas, como camarão
Frutos do mar são exemplos de comidas mediterrâneas. Fonte: Adobe Stock.

As receitas de comidas mediterrâneas são excelentes para quem quer trazer mais saúde ao prato sem abrir mão do sabor. Aos poucos, elas foram ganhando o mundo, pois são compostas por ingredientes de vários países. Por isso, conheça mais sobre essa gastronomia incrivelmente rica!

Aliás, as receitas mediterrâneas viraram sinônimo de comida saudável, uma vez em que há foco em vegetais e na diminuição de gordura. Afinal, ela está presente, mas de forma saudável e, inclusive, pauta em ingredientes ricos em ômega 3 e nutrientes semelhantes.

Para saber mais sobre essa gastronomia, sua riqueza e exemplos de pratos, continue lendo. Abaixo você encontra várias informações interessantes sobre as receitas de comidas mediterrâneas!

O que são comidas mediterrâneas?

Chamam-se de mediterrâneos os países que se encontram no entorno do Mar Mediterrâneo. Dentre eles estão Israel, Grécia, Egito, Itália e Espanha. Portanto, desde já fica fácil dizer que essa cozinha – assim como sua região – é variada e rica.

Então, não é por acaso que a cozinha de cada um desses países faz fama mundo afora. Todavia, elas se juntam, então, para apresentar as receitas de comidas mediterrâneas.

Afinal, por mais que haja compartilhamento de ingredientes (até pelo acesso a eles) cada país soma de uma forma especial. Com isso, trazem formas diferentes de preparar alimentos incríveis.

Quais são os principais ingredientes da cozinha mediterrânea?

Como dito anteriormente, a gastronomia mediterrânea se destaca por se apresentar como uma cozinha saudável. Afinal, ela se baseia principalmente em carnes magras e frutos do mar. Também, em grãos, cereais e vegetais.

Com isso, soma vários nutrientes ao mesmo tempo em que apresenta sabores inesquecíveis. Veja alguns dos principais ingredientes presentes nas receitas desse polo gastronômico:

  • Carnes de peixes;
  • Frutos do mar;
  • Oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas, castanhas);
  • Leites e iogurtes;
  • Leguminosas;
  • Grãos integrais (lentilha, grão de bico, soja, feijão);
  • Azeite de oliva;
  • Óleo de coco.

Portanto, note que essa cozinha foca especialmente nos sabores naturais. Ainda, ela usa alguns ingredientes, como o iogurte – de maneira diferente.

Ademais, o ingrediente é utilizado para molhos e não para comer doce, como é o mais comum no Brasil.

Conheça algumas receitas de comidas mediterrâneas

Por fim, resta conhecer alguns pratos que são exemplos de receitas mediterrâneas.

Todavia, eles se baseiam em vários dos ingredientes que listamos acima e são deliciosos. Confira:

  • Ceviche de peixe e especiarias;
  • Salada de cuscuz marroquino;
  • Salmão assado com legumes;
  • Arroz com lentilha;
  • Abobrinha recheada;
  • Babaganoush (pasta de berinjela);
  • Homus (pasta de grão-de-bico);
  • Salada de berinjela;
  • Salada de bacalhau e grão-de-bico;
  • Peixe no papilote.

Portanto, não faltam opções de receitas de comidas mediterrâneas para você incluir na sua dieta. Surpreenda-se com tanto sabor!

Além da comida mediterrânea, outros alimentos saudáveis

Deu para reparar que a comida mediterrânea é bem variada e saudável, certo? O mais interessante é que dá para turbinar tudo isso ainda mais com outras opções de comidas saborosas para o café da manhã e lanche da tarde, por exemplo. Então, veja abaixo nosso conteúdo para conferir algumas sugestões!

pessoa segurando pote branco de salada de frutas com morango, uvas, banana e mais frutas

Receitas de comidas saudáveis: dicas para as refeições

Receitas de comidas saudáveis podem ser bastante versáteis e saborosas! Duvida? Então continue sua leitura e confira opções completas para todas as refeições!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Vitamina K: conheça 5 benefícios exclusivos

Conheça os diferente tipos de vitamina K, seus 5 principais benefícios e os alimentos que são fontes dessa substância benéfica à saúde.

Continue lendo
content

Chá de folha de pitanga para diabetes: veja efeitos positivos na saúde e receita!

Sabia que o chá com folha de pitanga é bom para a sua diabetes? Sim, ele ajuda a controlar seus níveis de açúcar no sangue. Saiba mais!

Continue lendo
content

Receitas caseiras para enxaqueca: conheça as 5 melhores!

Conheça as 5 melhores receitas para enxaqueca e se livre das crises de uma vez por todas! Fique totalmente por dentro.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

5 dicas de como viajar de avião com bebê: fuja de imprevistos!

Viajar com uma criança ou bebê é apresentar uma nova experiência a eles. No entanto, é preciso ter paciência e se preparar com antecedência para se organizar e proporcionar a melhor experiência possível.

Continue lendo
content

Viajar sozinha para a Argentina: veja ideias de roteiro!

A Argentina é um dos países mais seguros da América Latina, além de oferecer destinos incríveis para conhecer. Veja algumas sugestões de viagens e dicas para quem vai sozinha.

Continue lendo
content

Aplicativo Cidadania4u: torne-se um cidadão europeu!

A startup Cidadania4u chegou para revolucionar a assessoria de cidadania europeia. Através da plataforma e do aplicativo você pode fazer todo seu processo online com quem entende do assunto!

Continue lendo