News

Lista de comidas juninas: veja delícias para o arraiá

Entre no clima das festas juninas com esta lista de petiscos e doces tradicionais brasileiros. Entre doces e salgados, pamonha e cuscuz, há algo para todos!

Anúncios

Comidas juninas: lista completa para você arrasar no cardápio!

bolo de milho cortado e faltando uma fatia, que está ao fundo da imagem em um prato branco com um garfo do lado; ao fundo também aparecem milhos
Bolo de milho é comida tradicional nas festas juninas. Fonte: Adobe Stock.

Hoje trouxemos uma lista completa com comidas juninas essenciais para qualquer arraiá. No entanto, com elas é possível comemorar as festas tão queridas e típicas do meio do ano.

As festas de solstício de inverno e verão possuem origem pagã. Contudo, com o tempo, foram adentrando outras culturas e sendo adaptadas. No Brasil as festas juninas coincidem às comemorações de São João, santo católico. Além disso, também são próximas dos dias de outros santos.

Seja qual for o motivo, o que importa é que as festas juninas contam com várias delícias, além de diversão. A fartura é clássica dessas comemorações. Por isso, uma lista de comidas juninas é essencial para festejar como deve ser!

Abaixo, então, confira uma lista para fazer um cardápio farto e cheio de delícias! Por fim, a lista combina elementos de várias regiões do Brasil, trazendo diversas opções de doces, salgados e bebidas.

Lista de comidas juninas: veja os principais doces

Primeiramente vejamos algumas opções de doces que são típicos de festas juninas. Contudo, a maioria deles traz elementos como o amendoim ou o milho, que são bastante presentes em todo o conceito da festa junina brasileira. Assim, é possível usar esses ingredientes de formas bem diversas. 

Confira uma lista de comidas doces juninas:

  • Amendoim doce;
  • Arroz doce;
  • Bolo de milho;
  • Canjica (mungunzá);
  • Cocada;
  • Curau;
  • Maçã do amor;
  • Pamonha doce;
  • Pé-de-moleque;
  • Pipoca doce caramelizada;

Lista de comidas juninas: salgados também fazem parte

Além dos doces, as comidas juninas também apresentam variedade nos salgados. Todavia, mais uma vez o milho está bem presente. Mas também acompanha outras delícias diversas, como o cuscuz, típico nas festas juninas do norte, ou o pinhão, famoso nas do sul.

Confira algumas opções de pratos:

  • Bolinho de mandioca;
  • Cachorro-quente;
  • Caldinho de feijão;
  • Cuscuz;
  • Milho cozido na espiga;
  • Pamonha salgada;
  • Pinhão cozido;
  • Pipoca salgada;
  • Pastel frito.

Você pode combinar alguns deles (ou todos, caso tenha o empenho!). Assim, é possível garantir uma mesa completa e que entrega todo o ar de festa junina. Afinal, depois de 2 anos sem comemorações calorosas é possível mais uma vez voltar a festejar essa data!

Bebidas juninas: confira opções

Por fim, veja também algumas opções de bebidas típicas para combinar com a lista de comidas juninas! Todavia, lembrando que para as crianças sempre há a opção de preparar as alternativas sem álcool!

  • Quentão de cachaça com especiarias;
  • Quentão de vinho, cachaça e especiarias;
  • Vinho quente.

Assim, com essas bebidas e comidas juninas você garante uma festa farta, com muitas delícias e motivos para comemorar!

Então, aprenda agora como fazer um bolo de milho para festa junina

Você viu que o bolo de milho está na nossa lista de comidas juninas, certo? Então por que não aprender a preparar um? É muito simples e rápido de fazer! Veja uma receita completa no conteúdo que preparamos abaixo e aproveite para combiná-lo com um café quentinho!

empada com recheio de frango

Receita de bolo simples de milho: fácil e rápido de fazer!

Um bom bolo pode transformar o seu dia, especialmente quando ele conta com ingredientes bem brasileiros! Aprenda algumas receitas de bolo simples de milho e tenha acompanhamento para o café!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Como a tatuagem se fixa na pele? Aprenda como cuidar e fazer com que dure mais

Descubra como a tatuagem se fixa na pele, quais são as formas de fazer sua tattoo durar mais e quem não deve se tatuar.

Continue lendo
content

Colesterol alto: Conheça os riscos, sintomas e a melhor forma de diminuir

Colesterol alto: Conheça os riscos dessa condição para saúde, os principais sintomas e a maneira mais efetiva de manter sob controle.

Continue lendo
content

Aprenda como fazer um kimchi original coreano de sabor incrível

Aprenda a fazer kimchi original coreano e saiba por que eles amam tanto esse prato. Confira aqui a receita tradicional e mais 2 versões!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como baixar e usar o aplicativo WiFi Analyzer?

Fique conectado em qualquer lugar do mundo ao baixar e usar o app WiFi Analyzer. Basta acessar a Google Play e instalar a plataforma no seu smartphone. Veja um passo a passo de como baixar e usar!

Continue lendo
content

Como fazer cadastro no App Sisterwave?

Com o aplicativo Sisterwave, mais mulheres podem viajar com segurança, pois ele oferece hospedagem ao público feminino. O cadastro é simples e rápido e as usuárias podem ser anfitriãs e viajantes ao mesmo tempo!

Continue lendo
content

O que é nômade digital?

Para ser um nômade digital é preciso ter muita organização e comprometimento. Mas, viajar pelo mundo e trabalhar onde quiser não tem preço. Veja tudo sobre esse estilo de vida!

Continue lendo