Receitas

Receita de bolo simples de milho: fácil e rápido de fazer!

Um bom bolo pode transformar o seu dia, especialmente quando ele conta com ingredientes bem brasileiros! Aprenda algumas receitas de bolo simples de milho e tenha acompanhamento para o café!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 03/05/2022

Receita de bolo simples de milho: opções para todos os gostos!

bolo de milho redondo ao lado de algumas espigas em mesa azul
Aprenda uma receita fácil para preparar bolo de milho. Fonte: Canva.

Aprenda hoje alguns tipos de receita de bolo simples de milho. Com eles, você pode deixar seu café da manhã ou lanche muito melhor e especial!

Esse tipo de bolo é bastante tradicional no Brasil. Ele se revela tanto naqueles feitos com o grão de milho quanto com o fubá, que nada mais é do que a farinha de milho. Assim, traz um sabor bem brasileiro e que leve, a cada mordida, a uma viagem gastronômica no tempo.

Então, confira como fazer não 1, mas 3 tipos de receitas diferentes de bolo simples de milho. Confira como fazer um bolo cremoso, outro tradicional e outro, ainda, feito com a espiga de milho. Dessa forma, conte com receitas deliciosas para deixar qualquer momento ainda melhor.

Benefícios do cabelo de milho

Chá de cabelo de milho: conheça os benefícios!

Você sabia que o cabelo de milho tem benefícios? Veja hoje porque não mais descartar essa parte das espigas e como reaproveitá-las para sua saúde.

Anúncios

Como preparar uma receita simples e deliciosa de bolo de milho: 3 opções!

bolo de milho cortado em prato branco, que está em cima de uma toalha xadrez
Bolo de milho é ótima opção para o café da manhã ou lanche a qualquer hora. Fonte: Canva.

Veja agora algumas opções incríveis de bolo de milho. Cada uma se diferencia por um motivo específico. Mas todos coincidem em serem deliciosos, bem como super simples de preparar. Confira!

Bolo de milho simples

Veja a primeira receita de bolo rápido de milho que trouxemos para você! Para isso, comece conferindo os ingredientes que serão necessários:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (chá) de leite;
  • 2 xícaras (chá) de fubá;
  • 1 xícara (chá) de óleo;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó para bolos;
  • 3 ovos.

É bem simples de preparar esse bolo, você verá! Para começar, antes de mais nada unte uma forma com margarina, manteiga ou óleo. Também, polvilhe fubá ou farinha de trigo. Logo depois, preaqueça o forno a 200°C.

Assim, comece batendo o óleo com o leite, ovos e o açúcar. Bata à mão ou no liquidificador até que forma uma mistura fofa e bem homogênea. Logo depois, então, despeje em uma bacia à parte. Adicione ao líquido as farinhas, misturadas, peneirando-as.

Bata à mão para incorporar bem. Logo depois, coloque o fermento e incorpore-o com auxílio de uma colher, mexendo de forma bastante delicada. Por fim, despeje essa massa na forma untada anteriormente e leve para assar por cerca de 30 a 40 minutos.

Para saber se está pronto, após o tempo mínimo, caso o bolo tenha crescido e dourado, fure a massa com um palito de madeira. Ao retirá-lo, caso ele tenha fiapos ainda precisa de tempo de cozimento; caso saia seco, está pronto.

Aliás, saiba que você pode complementar essa deliciosa receita de bolo rápido de milho com goiabada. Uma das opções é cortá-la em pedacinhos e jogá-los dentro da massa no momento de levar ao forno.

Outra possibilidade, ainda, é derreter a goiabada em água e, depois, despejá-la sobre o bolo pronto. De qualquer forma ficará uma delícia!

Anúncios

Bolo de milho com a espiga       

receita de bolo simples de milho
Veja como preparar um bolo simples de milho até com a espiga! Fonte: Canva.

Esse bolo se diferencia por ser feito com os grãos do milho, em si. Ele combina o sabor natural ao fubá, leite de coco e outras delícias. Confira, então, os ingredientes e, depois, o modo de preparo:

  • 3 espigas de milho verde grandes, com grãos bem amarelos e estufados;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 xícara (chá) de fubá;
  • ¾ xícara (chá) de óleo;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó químico
  • 100 ml de leite de coco;
  • 3 ovos.

Para começar, com auxílio de uma faca separe os grãos de milho da espiga. Passe-a rente à espiga. Depois, coloque-os no liquidificador e descarte a espiga.

Então, bata os grãos no liquidificador junto ao óleo, ao leite de coco e aos ovos. Bata por cerca de 5 minutos. Depois, despeje a mistura em uma bacia e adicione a farinha de milho, peneirando-a. Por último, coloque o fermento químico em pó e mexa para incorporar de forma delicada.

Assim, unte uma forma e despeje a massa da receita de bolo de milho rápido nela. Leve assar em forno preaquecido a 200°C por cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito, após esse tempo, para se certificar que está pronto.

Bolo de milho cremoso

Essa última receita que trouxemos de bolo rápido de milho é super especial. Primeiramente, porque ela fica pronta em até 45 minutos e é feita toda no liquidificador. Igualmente, porque ela leva ingredientes simples e deliciosos.

O bolo que você conferirá agora como fazer, é aquele que fica com uma camadinha mais mole no meio, o que o deixa super cremoso. Lembra, em muito, uma canjiquinha, embora seja bastante único. Confira, então, os ingredientes:

  • 4 ovos;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó;
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • 1 litro de leite integral;
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 1 1/2 xícara (chá) de farinha de milho.

Primeiramente, unte uma forma com manteiga e fubá. Logo depois, preaqueça o forno a 180°C. Então, passe ao preparo. Para isso, bata os ovos com o leite, a manteiga e o queijo por cerca de 3 minutos ou até ficar bem homogêneo.

Em seguida, adicione a farinha de trigo com a de milho e o fermento, misturados, peneirando-os. Bata mais uma vez até que fique homogêneo. Desse modo, despeje a massa na forma e leve assar por cerca de 30 a 35 minutos. Para saber se está pronto basta fazer o teste do palito!

E caso queira continuar conhecendo a aprendendo receitas com milho, clique no link abaixo e veja como fazer esse caldo de kenga! Ele é perfeito para o ano todo.

caldo de kenga com milho em panela branca

Receita fácil de caldo de kenga com milho: veja como fazer

Você já ouviu falar na receita de caldo de kenga com milho? Delicioso e perfeito para o ano todo, é uma ótima opção para surpreender nas refeições! Saiba mais.

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Conheça o bócio, seus principais sintomas e quando buscar ajuda médica

Conheça os principais sinais de bócio, quais são as suas causas e quando é hora de buscar ajuda para dar início ao tratamento.

Continue lendo
content

Neuróbica: veja 15 exercícios para deixar o cérebro afiado

Conheça a neuróbica, descubra como ela funciona, quais são os seus benefíciose como potencializá-la com exercícios diários. Saiba mais!

Continue lendo
content

Os 4 melhores remédios caseiros para mau hálito

Remédios caseiros para mau hálito: Conheça 4 excelentes opções para incluir na rotina diária que garantem boca limpa e hálito fresco.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

5 melhores pacotes CVC de viagens para casal: nacional e internacional!

Não é nenhum segredo que a CVC oferece pacotes por um valor incrível! Então, aproveite esse ano para fazer uma viagem a dois e escolha entre os melhores destinos para curtir com seu amor.

Continue lendo
content

Worldpackers é confiável? Veja como funciona e viaje pelo mundo

A Worldpackers é uma comunidade que utiliza o voluntariado como moeda de troca por hospedagem e até refeições! São mais de 2 milhões de viajantes e anfitriões espalhados pelo mundo todo, então veja aqui como funciona!

Continue lendo
content

15 dicas de viagens para fazer sozinho em 2022

Quer viajar sem depender de outras pessoas? Então confira viagens para fazer sozinho com dicas incríveis para aproveitar suas férias de forma completa!

Continue lendo