News

Prato fitness: o que conter para ser equilibrado?

Montar um prato fitness não significa que ele deve ter pouquíssimas calorias, mas sim nutrientes indispensáveis. Confira, então, o que deve ter no seu prato!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 12/05/2022

Prato fitness e saudável: veja dicas incríveis para montar

prato fitness
Opção de marmita para o almoço ou jantar. Fonte: Pexels.

Emagrecer ou manter o peso requer que você tenha em mãos um prato fitness e funcioknal. Isto é, que contenha todos os nutrientes dos quais precisa.

Claro, também não deve pesar a mão nas calorias, mas também não deve carecer de nenhum tipo de elemento do qual o organismo precisa.

Eles se dividem em carboidratos, proteínas e gorduras. Também, em vitaminas, minerais e fibras. Tudo isso deve estar presente no seu prato para uma alimentação saudável e nutritiva.

Abaixo, então, veja exemplos desses nutrientes que devem estar em um prato que se diz fit. Igualmente, confira a proporção de cada tipo de alimento nas refeições!

Anúncios

Carboidratos

São essenciais na dieta, mas devem ser escolhidos com cuidado e sabedoria. Veja bons carboidratos para um prato fitness:

  • Arroz integral;
  • Batata-doce;
  • Mandioquinha (batata salsa);
  • Milho;
  • Macarrão integral;
  • Mandioca (aipim).

Estima-se que a proporção de carboidratos em um prato fitness deva ser de 25%. Ou seja, de ¼ do prato.

Proteínas

As proteínas também são essenciais ao organismo. Elas ajudam no desenvolvimento muscular e são essenciais para a perda de peso. Veja alguns exemplos para entrar no seu prato fitness:

  • Carne de frango;
  • Carnes vermelhas magras;
  • Peixe;
  • Ovos;
  • Grão-de-bico;
  • Cogumelos, etc.

É importante ressaltar que existem diversas proteínas de origem animal e vegetal. Ambas são importantes ao organismo. Um prato saudável deve ter 25% reservado a esses tipos de alimentos.

Anúncios

Vitaminas, minerais e fibras

Em verdade esse tipo de elemento está presente, também, em outros alimentos que entraram nas listas anteriores. Entretanto, há uma fonte deles que não se pode deixar de incluir na alimentação e que, inclusive, deve ocupar metade de um prato fitness e saudável!

Ademais, estamos falando das hortaliças, cruas ou cozidas. E aqui entram muitas categorias. Considere os legumes, as saladas frescas e, inclusive, as frutas. 

Elas são fontes essenciais de vitaminas, minerais e fibras. Além disso, possuem poucas calorias e trazem a sensação de satisfação.

Portanto, não é à toa que esse tipo de elemento corresponde à metade de um prato fit. Busque sempre usar tanto as cozidas quanto as frescas, conjuntamente, no prato. Dessa forma, você o deixa completo, saudável e funcional.

Veja exemplo de prato fitness

Por fim, com base no que vimos até aqui, veja um exemplo de como montar seu prato fitness para seguir sua dieta sem abrir mão de nutrientes:

  • 1 bife médio de carne vermelha magra ou frango;
  • 1 concha pequena de feijão;
  • 3 colheres (sopa) de arroz integral;
  • 3 colheres (sopa) de mandioca cozida;
  • Salada verde e legumes.

Seu café da tarde também pode ser fitness

E se, além de comer um prato fitness no almoço, você seguisse essa mesma lógica no café da tarde? Uma opção, por exemplo, é comer iogurte com frutas e granola ou uma crepioca. Além disso, você também pode apostar no pão de queijo fitness! Ele é simples de fazer e fica uma delícia. Confira a receita no link abaixo.

pão de queijo fitness em tigela branca; embaixo da tigela há uma toalha xadrez

Pão de queijo fitness para comer sem culpa!

Quer uma receita prática e mais saudável de pão de queijo? Pois então esse pão de queijo fitness é perfeito para você. Confira como fazer e coma sem culpa!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Receitas fáceis e doces: 3 opções práticas e saborosas

Arroz doce, torta de leite ninho com nutella, sorvete caseiro de gelatina. Essas receitas fáceis e doces são super práticas. Confira!

Continue lendo
content

Suplementos para controlar colesterol: 3 excelentes opções livres de efeitos colaterais

Conheça 3 opções de suplementos para controlar colesterol que são 100% naturais e livres de quaisquer tipos de efeitos colaterais.

Continue lendo
content

Qual a principal diferença entre vegetarianismo e veganismo?

Qual é a principal diferença entre vegetarianismo e veganismo? Aprenda de uma vez por todas e não tenha mais dúvidas sobre o tema.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Melhores agências de viagens online: veja 8!

As melhores agências de viagens online oferecem vários benefícios para os consumidores. Então, se você quer conhecer o país de seus sonhos, vale a pena saber quais são os melhores prestadores desse tipo de serviço. Confira!

Continue lendo
content

123 Viagens é confiável? Entenda como funciona!

A 123 Milhas Viagens é confiável? É comum que apareçam, em pesquisas de opções de turismo, pacotes dessa empresa. Por isso, confira hoje se ela é de confiança.

Continue lendo
content

Guia definitivo de aeroporto: 10 dicas para uma viagem tranquila!

Aeroportos são locais com muita movimentação de pessoas, mesmo em época de pandemia. Portanto, preparamos algumas dicas de aeroporto para viagem para você evitar problemas e viajar tranquilamente.

Continue lendo