News

Prato fitness: o que conter para ser equilibrado?

Montar um prato fitness não significa que ele deve ter pouquíssimas calorias, mas sim nutrientes indispensáveis. Confira, então, o que deve ter no seu prato!

Anúncios

Prato fitness e saudável: veja dicas incríveis para montar

prato fitness
Opção de marmita para o almoço ou jantar. Fonte: Pexels.

Emagrecer ou manter o peso requer que você tenha em mãos um prato fitness e funcioknal. Isto é, que contenha todos os nutrientes dos quais precisa.

Claro, também não deve pesar a mão nas calorias, mas também não deve carecer de nenhum tipo de elemento do qual o organismo precisa.

Eles se dividem em carboidratos, proteínas e gorduras. Também, em vitaminas, minerais e fibras. Tudo isso deve estar presente no seu prato para uma alimentação saudável e nutritiva.

Abaixo, então, veja exemplos desses nutrientes que devem estar em um prato que se diz fit. Igualmente, confira a proporção de cada tipo de alimento nas refeições!

Carboidratos

São essenciais na dieta, mas devem ser escolhidos com cuidado e sabedoria. Veja bons carboidratos para um prato fitness:

  • Arroz integral;
  • Batata-doce;
  • Mandioquinha (batata salsa);
  • Milho;
  • Macarrão integral;
  • Mandioca (aipim).

Estima-se que a proporção de carboidratos em um prato fitness deva ser de 25%. Ou seja, de ¼ do prato.

Proteínas

As proteínas também são essenciais ao organismo. Elas ajudam no desenvolvimento muscular e são essenciais para a perda de peso. Veja alguns exemplos para entrar no seu prato fitness:

  • Carne de frango;
  • Carnes vermelhas magras;
  • Peixe;
  • Ovos;
  • Grão-de-bico;
  • Cogumelos, etc.

É importante ressaltar que existem diversas proteínas de origem animal e vegetal. Ambas são importantes ao organismo. Um prato saudável deve ter 25% reservado a esses tipos de alimentos.

Vitaminas, minerais e fibras

Em verdade esse tipo de elemento está presente, também, em outros alimentos que entraram nas listas anteriores. Entretanto, há uma fonte deles que não se pode deixar de incluir na alimentação e que, inclusive, deve ocupar metade de um prato fitness e saudável!

Ademais, estamos falando das hortaliças, cruas ou cozidas. E aqui entram muitas categorias. Considere os legumes, as saladas frescas e, inclusive, as frutas. 

Elas são fontes essenciais de vitaminas, minerais e fibras. Além disso, possuem poucas calorias e trazem a sensação de satisfação.

Portanto, não é à toa que esse tipo de elemento corresponde à metade de um prato fit. Busque sempre usar tanto as cozidas quanto as frescas, conjuntamente, no prato. Dessa forma, você o deixa completo, saudável e funcional.

Veja exemplo de prato fitness

Por fim, com base no que vimos até aqui, veja um exemplo de como montar seu prato fitness para seguir sua dieta sem abrir mão de nutrientes:

  • 1 bife médio de carne vermelha magra ou frango;
  • 1 concha pequena de feijão;
  • 3 colheres (sopa) de arroz integral;
  • 3 colheres (sopa) de mandioca cozida;
  • Salada verde e legumes.

Seu café da tarde também pode ser fitness

E se, além de comer um prato fitness no almoço, você seguisse essa mesma lógica no café da tarde? Uma opção, por exemplo, é comer iogurte com frutas e granola ou uma crepioca. Além disso, você também pode apostar no pão de queijo fitness! Ele é simples de fazer e fica uma delícia. Confira a receita no link abaixo.

pão de queijo fitness em tigela branca; embaixo da tigela há uma toalha xadrez

Pão de queijo fitness para comer sem culpa!

Quer uma receita prática e mais saudável de pão de queijo? Pois então esse pão de queijo fitness é perfeito para você. Confira como fazer e coma sem culpa!

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

5 benefícios que só a meditação é capaz de proporcionar

Diminuição da ansiedade e melhora da qualidade do sono são alguns dos benefícios da meditação; veja outros e mais dez dicas para a prática.

Continue lendo
content

Café com pimenta: veja como fazer!

Aprenda como fazer 3 receitas deliciosas de café com pimenta e aproveite seus benefícios, como perda de peso e melhora do metabolismo! Veja!

Continue lendo
content

Qual a principal diferença entre vegetarianismo e veganismo?

Qual é a principal diferença entre vegetarianismo e veganismo? Aprenda de uma vez por todas e não tenha mais dúvidas sobre o tema.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Pacotes de viagens internacionais valem a pena?

Será que os pacotes de viagens internacionais valem a pena ainda em 2021? É essa a pergunta que nos propusemos a responder hoje. Abaixo, confira tudo sobre o assunto!

Continue lendo
content

Onde passar seu aniversário de 15 anos: 5 opções de viagem melhores do que festa!

O aniversário de 15 anos bastante aguardado quando somos mais jovens. No entanto, nem sempre uma festa é a melhor opção para comemorar. Veja algumas opções para fazer uma viagem inesquecível de debutante!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Uniprime Mastercard Black: cartão perfeito para quem viaja!

Através do cartão de crédito Uniprime Mastercard Black, você tem acesso a um leque extenso de vantagens, bem como atendimento personalizado 24h por dia, de qualquer lugar do mundo. Veja como ele funciona e confira as vantagens e desvantagens do produto.

Continue lendo