News

Receitas sem lactose: saiba como preparar!

Não importa qual seja a sua razão para não consumir lactose. Veja aqui duas dicas de receitas doces para variar o seu cardápio de sobremesas!

Anúncios

Aprenda a preparar receitas sem lactose

pedaços de bolo de cenoura sem lactose em pratos pretos
É possível fazer bolo de cenoura sem lactose. Fonte: Adobe Stock.

Quem tem intolerância à lactose pode ter dificuldades para conseguir fazer algumas receitas. Afinal, parece que tudo vai leite, leite condensado ou creme de leite, não é mesmo? Mas, existem boas opções de receitas sem lactose e com muito sabor. 

Pensando nisso, vamos te passar 2 receitas sem lactose deliciosas agora! E tudo bem fácil de ser feito! Certamente, você vai se deliciar com essas receitas e não vai ter problema nenhum, pois, nenhuma delas leva qualquer ingrediente com lactose. Confira! 

Pudim de leite sem lactose 

Ingredientes 

  • 6 ovos; 
  • Meia xícara de água; 
  • 2 e ¼ xícaras de açúcar; 
  • 400 mL de leite de coco; 
  • 200 g de coco ralado, sem açúcar; 

Modo de fazer 

Comece essa receita sem lactose fazendo o caramelo, com a água e meia xícara de açúcar, em uma panela. Misture bem, então, pare de mexer e deixe ficar com uma cor amarela. Desligue o fogo e deixe ainda cozinhando um pouco, para não queimar o caramelo. 

Despeje esse caramelo em uma forma com um furo no meio de 20 cm de diâmetro e reserve. Agora, prepare o pudim. Em um copo de liquidificador, bata os ovos, o açúcar e o leite de coco, até ficar bem homogêneo. 

Então, adicione o coco ralado, mas misture com uma espátula. Preaqueça o forno a 180º C. Então, despeje a mistura na forma caramelada e leve para assar, em banho-maria, por pelo menos 1 hora. Antes, cubra a forma com papel-alumínio. 

Após passados 40 minutos, tire o papel-alumínio e espete um palito, para ver se o pudim já está assado. Senão estiver, deixe completar uma hora assando em banho-maria. Depois disso, ponha para gelar e desenforme antes de servir. 

Bolo de cenoura sem lactose 

Ingredientes 

  • 3 ovos; 
  • Duas xícaras de chá de açúcar; 
  • 250 mL de óleo; 
  • 750 mg de farinha de trigo; 
  • 3 cenouras médias, cruas e picadas em pedaços médios; 
  • 20 mg de fermento em pó químico; 
  • 500 mg de açúcar para a cobertura; 
  • 250 mg de cacau em pó; 
  • ½ xícara de água; 
  • 20 mg de margarina ou manteiga. 

Modo de fazer 

Para fazer essa receita sem lactose, comece pré-aquecendo o forno por pelo menos 15 minutos a 200º C. Depois, já deixe preparada uma forma com furo no meio de 20 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. 

Então, faça a massa do bolo: em um copo de liquidificador, bata os ovos, as duas xícaras de açúcar, a farinha, a cenoura cortada em pedaços e o óleo. 

Deixe o fermento por último, apenas misturando na massa. Todavia, despeje a massa na forma já untada e leve para assar no forno, por pelo menos 40 minutos. 

Ademais, espete um palito, após esse período, para ver se o bolo já está assado. Caso não esteja, mantenha no forno por mais tempo. 

Por fim, para a cobertura, misture os ingredientes em uma panela, deixando engrossar um pouco. Com o bolo assado, desenforme e despeje a cobertura de chocolate sobre o bolo, ainda quente. Fica perfeito e não faz mal à quem tem intolerância à lactose! Aproveite! 

Dicas para saber se você é intolerante à lactose

Gosta de pesquisar receitas sem lactose, mas não entende muito sobre a intolerância e quer mais informações? Então, entenda no texto abaixo o que é isso, como pode ser feito o diagnóstico e veja quatro dicas que podem te ajudar a identificar o problema.

Mulher rejeitando copo de leite

Intolerância à lactose: conheça 4 sinais que indicam que você tem o problema

Entenda o que é a intolerância à lactose, o top 4 dos sinais que indicam a presença do problema e descubra como é o diagnóstico e tratamento dessa condição de saúde cada vez mais famosa.

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Makimono hot filadélfia: o que é e como fazer?

Você conhece o makimono hot filadélfia? Ele é um delicioso bolinho japonês, enrolado em alga com arroz e recheios variados. Veja o preparo!

Continue lendo
content

Programa de Emagrecimento Definitivo: conheça o PED!

Conheça o Programa de Emagrecimento Definitivo e tenha acesso às orientações para emagrecer com saúde e sem sair de casa. Veja mais!

Continue lendo
content

Aprenda a melhor maneira de usar a babosa para fazer o cabelo crescer!

Quer um cabelo longo e saudável? Confira estas receitas e dicas sobre como usar a babosa para fazer o cabelo crescer forte e brilhante!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Passagem aérea em promoção na Kayak: conheça e consiga descontos!

No Kayak você encontra voos de baixo custo, além de poder comparar preços em diferentes sites. O buscador acha centenas de opções ao mesmo tempo, oferecendo o melhor resultado de acordo com sua necessidade.

Continue lendo
content

App Melhores Destinos: o que é e como funciona?

A plataforma Melhores Destinos é referência em promoções de passagens aéreas e o maior site do segmento no Brasil. Com seu aplicativo, os usuários podem criar alertas de preço, encontrar promoções e até cupons de desconto!

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo iziTRAVEL?

Disponível para Android, iOS e até Windows Phone, o aplicativo iziTRAVEL garante uma viagem rica em história e cultura de forma acessível. Veja como baixar e usar.

Continue lendo