News

Receitas sem lactose: saiba como preparar!

Não importa qual seja a sua razão para não consumir lactose. Veja aqui duas dicas de receitas doces para variar o seu cardápio de sobremesas!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 30/05/2022

Aprenda a preparar receitas sem lactose

pedaços de bolo de cenoura sem lactose em pratos pretos
É possível fazer bolo de cenoura sem lactose. Fonte: Adobe Stock.

Quem tem intolerância à lactose pode ter dificuldades para conseguir fazer algumas receitas. Afinal, parece que tudo vai leite, leite condensado ou creme de leite, não é mesmo? Mas, existem boas opções de receitas sem lactose e com muito sabor. 

Pensando nisso, vamos te passar 2 receitas sem lactose deliciosas agora! E tudo bem fácil de ser feito! Certamente, você vai se deliciar com essas receitas e não vai ter problema nenhum, pois, nenhuma delas leva qualquer ingrediente com lactose. Confira! 

Anúncios

Pudim de leite sem lactose 

Ingredientes 

  • 6 ovos; 
  • Meia xícara de água; 
  • 2 e ¼ xícaras de açúcar; 
  • 400 mL de leite de coco; 
  • 200 g de coco ralado, sem açúcar; 

Anúncios

Modo de fazer 

Comece essa receita sem lactose fazendo o caramelo, com a água e meia xícara de açúcar, em uma panela. Misture bem, então, pare de mexer e deixe ficar com uma cor amarela. Desligue o fogo e deixe ainda cozinhando um pouco, para não queimar o caramelo. 

Despeje esse caramelo em uma forma com um furo no meio de 20 cm de diâmetro e reserve. Agora, prepare o pudim. Em um copo de liquidificador, bata os ovos, o açúcar e o leite de coco, até ficar bem homogêneo. 

Então, adicione o coco ralado, mas misture com uma espátula. Preaqueça o forno a 180º C. Então, despeje a mistura na forma caramelada e leve para assar, em banho-maria, por pelo menos 1 hora. Antes, cubra a forma com papel-alumínio. 

Após passados 40 minutos, tire o papel-alumínio e espete um palito, para ver se o pudim já está assado. Senão estiver, deixe completar uma hora assando em banho-maria. Depois disso, ponha para gelar e desenforme antes de servir. 

Bolo de cenoura sem lactose 

Ingredientes 

  • 3 ovos; 
  • Duas xícaras de chá de açúcar; 
  • 250 mL de óleo; 
  • 750 mg de farinha de trigo; 
  • 3 cenouras médias, cruas e picadas em pedaços médios; 
  • 20 mg de fermento em pó químico; 
  • 500 mg de açúcar para a cobertura; 
  • 250 mg de cacau em pó; 
  • ½ xícara de água; 
  • 20 mg de margarina ou manteiga. 

Modo de fazer 

Para fazer essa receita sem lactose, comece pré-aquecendo o forno por pelo menos 15 minutos a 200º C. Depois, já deixe preparada uma forma com furo no meio de 20 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. 

Então, faça a massa do bolo: em um copo de liquidificador, bata os ovos, as duas xícaras de açúcar, a farinha, a cenoura cortada em pedaços e o óleo. 

Deixe o fermento por último, apenas misturando na massa. Todavia, despeje a massa na forma já untada e leve para assar no forno, por pelo menos 40 minutos. 

Ademais, espete um palito, após esse período, para ver se o bolo já está assado. Caso não esteja, mantenha no forno por mais tempo. 

Por fim, para a cobertura, misture os ingredientes em uma panela, deixando engrossar um pouco. Com o bolo assado, desenforme e despeje a cobertura de chocolate sobre o bolo, ainda quente. Fica perfeito e não faz mal à quem tem intolerância à lactose! Aproveite! 

Dicas para saber se você é intolerante à lactose

Gosta de pesquisar receitas sem lactose, mas não entende muito sobre a intolerância e quer mais informações? Então, entenda no texto abaixo o que é isso, como pode ser feito o diagnóstico e veja quatro dicas que podem te ajudar a identificar o problema.

Mulher rejeitando copo de leite

Intolerância à lactose: conheça 4 sinais que indicam que você tem o problema

Entenda o que é a intolerância à lactose, o top 4 dos sinais que indicam a presença do problema e descubra como é o diagnóstico e tratamento dessa condição de saúde cada vez mais famosa.

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Aprenda receitas fáceis e rápidas de liquidificador!

Bolos, panquecas e bebidas são receitas fáceis de liquidificador deliciosas e perfeitas para qualquer ocasião! Confira opções aqui!

Continue lendo
content

4 receitas de frango frito para variar na cozinha!

Uma seleção de receitas de frango frito fáceis e deliciosas para mudar sua rotina e te dar opções de petiscos para comer a tarde!

Continue lendo
content

4 receitas caseiras de babosa: como preparar para a pele e o cabelo!

Sabia que babosa é excelente para a saúde dos fios? Veja como preparar a planta e fazer receitas caseiras de babosa para cabelo.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar facilmente pela Hórus Viagens?

Comprando pela Hórus Viagens, você poderá desfrutar de uma viagem incrível, se conectando à cultura do Oriente Médio e aproveitando as paisagens históricas. Então, veja o passo a passo para comprar pacotes da agência.

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo Trafi?

O app Trafi está disponível mundialmente para download gratuito através da Google Play ou App Store. Então, veja como baixar para se locomover em grandes cidades de forma simples e segura.

Continue lendo
content

Aplicativo PackPoint: veja como funciona e se vale a pena!

O app PackPoint surgiu para facilitar a vida de quem precisa fazer a mala de viagem. Através dele, você organiza os itens que precisa levar de forma prática e agilizada. Veja mais detalhes de como ele funciona e se vale a pena baixar!

Continue lendo