News

Receita de pé de moça: doce simples e especial

A receita de pé de moça é a favorita de muitos nas festividades juninas. Se este é o seu caso, aprenda como fazê-la sem dificuldades, inclusive para qualquer época do ano que você desejar!

Anúncios

Veja como fazer receita de pé de moça de modo simples

Imagem com prato branco ao funco com a receita de pé de moça pronta para consumo
Veja como preparar o pé de moça. Fonte: Canva.

A receita de pé de moça é simples e o resultado é saboroso. Então, continue lendo e confira o passo a passo de como fazer esse cheio de sabores!

Assim, você pode usá-lo para somar à festa junina ou como sobremesa e docinho para beliscar a qualquer momento, pois ele pode ser feito durante todo o ano.

Aliás, essa é uma receita bem tradicional que pede 30 minutos de fogo e 5 horas de geladeira. Ao final, rende ao menos 20 docinhos que merecem aplausos.

Então, confira o os ingredientes e o passo a passo de como fazê-la em casa:

  • 2 xícaras (chá) de açúcar de sua preferência;
  • 450g de amendoim torrado e sem pele;
  • 2 colheres (sopa) de margarina;
  • E 2 latas (ou caixas) de leite condensado;
  • Açúcar de confeiteiro para decorar.

Primeiramente, leve ao fogo, em uma panela, a margarina com o açúcar. Mexa bem e cozinhe em fogo baixo a médio até que caramelize. Logo depois, coloque o amendoim e misture muito bem.

Para continuar a receita de pé de moça, junte aos demais ingredientes o leite condensado e cozinhe em fogo baixo. Mexa sempre, com auxílio de uma colher de pau, até que obtenha a consistência de brigadeiro.

Por fim, unte um refratário ou forma com margarina ou com papel manteiga. Derrame sobre ela a massa do doce e leve para gelar. Quando isso acontecer, unte uma faca e corte os quadradinhos. Passe-os em açúcar de confeiteiro e sirva.

Como dar um toque especial à receita de pé de moça

Ainda, saiba que é possível adicionar chocolate à receita. Para isso, basta colocar 2 colheres (sopa) de chocolate em pó ao adicionar o leite condensado.

Misture bem e siga a mesma lógica anterior. A diferença é que com isso sua receita fica com um toque especial!

Afinal, qual é a diferença entre a receita de pé de moça e a de pé de moleque?

A resposta não é uma questão de nomenclatura, apenas. Ambos são doces feitos a partir do amendoim. Contudo, diferem-se em relação à textura. Enquanto o pé de moleque é mais duro, o pé de moça é cremoso.

Assim, tratam-se de dois doces diferentes, apesar de ambos serem feitos a partir de açúcar e amendoim e de serem delícias típicas das festas juninas.

A receita de pé de moça te lembrou brigadeiro?

Aliás, essa receita de pé de moça que ensinamos te lembrou do brigadeiro tradicional? Então que tal aprender uma receita diferente deste doce tão comum?

Veja a seguir como fazer brigadeiro de cacau em lactose!

brigadeiros feitos com cacau

Brigadeiro de cacau sem lactose: aprenda a fazer essa receita incrível

Descubra como fazer uma super receita de brigadeiro de cacau sem lactose. Fácil e saudável, essa é uma ótima opção para crianças e adultos que sofrem intolerância ou são sensíveis à lactose. Saiba mais.

Sobre o autor  /  Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

6 frutas da amazônia boas para saúde que você não conhece

6 frutas amazônicas que você não conhece, mas que possuem excelentes benefícios à saúde. Saiba mais sobre elas e como incluí-las na rotina.

Continue lendo
content

Melhores receitas práticas com peito de frango: veja!

As receitas com peito de frango são versáteis e vão desde simples pratos até mais complexos, como salpicão, entre outros. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Como usar óleo essencial para a tosse?

O uso do óleo essencial pode ser indicado para a tosse, mas, além disso, existem outros benefícios associados! Veja mais sobre isso aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como usar o ID Jovem para viajar de graça: te ensinamos!

O documento ID Jovem oferece benefícios incríveis aos jovens brasileiros de 15 a 29 anos. Além de passagens gratuitas, também procura incentivar o consumo de cultura, arte e esportes desse público alvo.

Continue lendo
content

Viajar sozinha para a Argentina: veja ideias de roteiro!

A Argentina é um dos países mais seguros da América Latina, além de oferecer destinos incríveis para conhecer. Veja algumas sugestões de viagens e dicas para quem vai sozinha.

Continue lendo
content

Como baixar e usar o aplicativo Detecta Hotel?

Com o aplicativo Detecta Hotel, ficou muito mais fácil planejar sua viagem! A plataforma vai fazer uma busca completa de hospedagem e disponibilizar os melhores resultados de forma intuitiva.

Continue lendo