Receitas

Receita de biscoito doce de polvilho frito: simples de fazer!

A receita de biscoito doce de polvilho frito é uma ótima opção para o lanche ou qualquer hora. Afinal, tem gostinho de infância, além de ser super fácil. Aprenda como fazer e veja 3 opções diferentes para experimentar!

Anúncios

por Aline Augusto

Publicado em 25/04/2022

Receita de biscoito doce de polvilho frito: ingredientes simples e muito sabor!

Biscoitos doces de polvilho frito em prato vermelho e caneca colorida ao fundo
Biscoito doce de polvilho frito é ótima opção de petisco. Fonte: Canva.

Com uma receita de biscoito doce de polvilho frito – como é o caso das que trouxemos aqui – você aproveita uma tarde incrível com um bom café e nada mais!

Esse é o tipo de preparo que comprova que não precisamos de muito para aproveitarmos o momento. Afinal, pede poucas adições ao mesmo tempo em que aposta em ingredientes simples e que geralmente temos em casa.

Portanto, não perca a oportunidade de fazer, em casa, algumas receitas especiais. Abaixo você encontra 3 opções, sendo que duas delas são mais adocicadas e, a terceira, mais salgada e leva doce. Ainda, separamos especialmente uma versão sem lactose.

Dessa forma, todos podem se deliciar e aproveitar essas receitas incríveis e cheias de personalidade. Faça uma viagem gastronômica ao viajar para a infância e locais de encanto a cada mordida.

Pessoa usando batedeira

Bolo de pão de queijo de liquidificador: aprenda como fazer 5 opções práticas!

O bolo de pão de queijo de liquidificador é uma receita extremamente deliciosa e simples de fazer. Confira 5 opções práticas!

Anúncios

Como preparar uma receita simples e deliciosa de biscoito doce de polvilho: 3 opções!

biscoitos doces de polvilho frito em cesta e também em cima de uma mesa
Veja como preparar o biscoito doce de polvilho. Fonte: Canva.

Confira na sequência três receitas especiais que usam o polvilho como base. Todas elas são fáceis de fazer e trazem bastante sabor. Portanto, confira como levar um pouco da infância à mesa do café da tarde ou da manhã!

Biscoito de polvilho frito e sem lactose

A primeira receita que trouxemos é especial para quem possui restrições com lactose. Afinal, ela dispensa o leite e aposta em outros ingredientes para dar sabor e textura ao preparo.

Confira, assim, os ingredientes para o preparo:

  • 2 xícaras (chá) de polvilho doce;
  • ¾ xícara (chá) de açúcar;
  • 2 ovos;
  • 1 pitada de sal;
  • Canela em pó e açúcar para polvilhar.

Vamos, então, ao modo de preparo, que é bem simples e rapidinho. Para começar, disponha em um recipiente o polvilho, o sal e o açúcar, peneirando-os durante a adição. Isso ajudará a massa a ficar mais leve.

Em seguida, quebre os ovos (em um recipiente a parte, para evitar que algum eventualmente estragado prejudique o restante dos ingredientes) e adicione-os um a um. Acrescente um ovo e mexa a massa; em seguida, repita o processo com o outro ovo.

Dessa forma, vá mexendo até que obtenha uma boa consistência de massa que possa ser enrolada. Agora, caso esteja muito mole, adicione um pouco mais de polvilho, mas aos poucos. A massa também não deve ficar seca ou dura, afinal.

Quando a massa estiver homogênea e a ponto de enrolar, então, forme rosquinhas com elas. Logo depois, aqueça o óleo e frite-as.

Para saber se o óleo está no ponto certo, basta deixar uma bolinha de massa dentro dele, na panela, enquanto ele aqueça. Assim que ela subir e começar a fritar isso significa que a temperatura está correta.

Por fim, frite os bolinhos até que fiquem dourados, retire-os com uma escumadeira, escorrendo o óleo, e disponha-os em papel toalha. Em seguida, passe as rosquinhas, uma a uma, pelo açúcar misturado com canela em pó. Depois, basta servir e se deliciar!

Anúncios

Biscoito de polvilho frito 

A segunda opção de receita de biscoito de polvilho frito é um pouco menos doce, mas igualmente especial. Veja os ingredientes para fazer:

  • 2 ovos;
  • 1 1/2 xícara (chá) de polvilho azedo;
  • 6 colheres (sopa) de leite integral;
  • 3 colheres (sopa) de óleo;
  • 6 colheres (sopa) de água;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 1 colher (sopa) de açúcar;
  • Óleo para fritar.

Para fazer essa receita, comece levando o leite, óleo e água, em uma panela, ao fogo. Assim, ferva-os. Enquanto eles aquecem, misture em uma tigela o açúcar com o sal e o polvilho, peneirando-os antes da adição.

Quando o preparo da panela ferver, desligue-o. Então, comece a adicioná-lo, aos poucos, à mistura de polvilho. Misture bem com uma colher e espere esfriar um pouco. Quando isso acontecer, adicione os ovos e misture primeiramente com uma colher e depois com as mãos.

Por fim, modele os biscoitos doces de polvilho – em palitinhos ou rosquinhas – e aqueça o forno. Para isso, coloque uma rosquinha no óleo enquanto ele aquece. Assim que ela for à superfície e fique boiando, baixe o fogo da panela e mantenha-o assim. Adicione os demais biscoitos. Frite todos os bolinhos, escorra com uma escumadeira e depois sirva.

Caso seja necessário fritar os biscoitos em duas levas, lembre-se de aguardar o óleo esfriar um pouco entre a primeira e a segunda. Em caso contrário seus bolinhos podem estourar.

Biscoito de polvilho frito com queijo

A última receita que trouxemos de biscoito de polvilho frito é com queijo. Portanto, ela deixa um pouco o doce de lado e aposta nos sabores do queijo. Veja os ingredientes:

  • 1 ovo;
  • 250 g de polvilho azedo;
  • ¾ de xícara (chá) de leite;
  • ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado;
  • 2,5 colheres (sopa) de óleo;
  • ½ colher (sopa) de sal;
  • Óleo para fritar.

Para fazer essa receita, comece fervendo o óleo com o leite. À parte, misture o polvilho com o sal. Então, adicione a mistura quente sobre eles e misture com uma colher. Espere esfriar um pouco, coloque o ovo e sove bem com as mãos. Por fim, adicione o queijo e misrture.

Assim, modele os biscoitos de polvilho frito, aqueça o óleo (da mesma forma que na receita do item anterior) e frite os biscoitinhos. Escorra-os e sirva-os após esfriarem. Você vai se apaixonar por essas receitas, que com certeza entrarão no livro de clássicas da sua casa!

E caso queira comer os biscoitos em um café da tarde e tornar a refeição mais turbinada, você pode aprender nossas receitas de bolo sem lactose! Clique no link abaixo e confira!

bolo de laranja em tabua de madeira

Receita de bolo sem lactose simples: Veja como fazer 3 opções incríveis!

Já pensou em fazer um bolo sem lactose simples? Pois saiba que existem diversas receitas desse tipo, uma melhor que a outra. Conheça, hoje, 3 opções deliciosas!

Sobre o autor

Aline Augusto

Me chamo Aline Mesquita, redatora no Senhor Receitas, onde escrevo sobre receitas, dicas culinárias e fitness. Atuo com criação de conteúdo há 10 anos, pós graduada em Gestão de Projetos, com expertise em práticas de SEO, e uma apaixonada pela boa culinária!

Em Alta

content

Whey protein hidrolisado: vale a pena investir? conheça os diferenciais

Whey protein hidrolisado: saiba mais sobre ele e descubra se vale a pena investir nesse tipo de suplemento. Confira aqui!

Continue lendo
content

Atum grelhado: aprenda como fazer 5 opções práticas!

O atum grelhado é um prato muito versátil e saboroso, sem contar que é uma fonte riquíssima de proteínas! Veja algumas receitas aqui.

Continue lendo
content

3 receitas com abacate que fogem do óbvio

Aprenda a fazer receitas com abacate diferentes de tudo o que você já viu, mas que são extremamente funcionais e saborosas.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Worldpackers é confiável? Veja como funciona e viaje pelo mundo

A Worldpackers é uma comunidade que utiliza o voluntariado como moeda de troca por hospedagem e até refeições! São mais de 2 milhões de viajantes e anfitriões espalhados pelo mundo todo, então veja aqui como funciona!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Mastercard Black Merit e saiba se vale a pena!

O cartão Mastercard Black Merit é um produto financeiro da Sicoob voltado para público de alta renda. Ele oferece diversos benefícios para quem costuma viajar com frequência e pode ser interessante para seu perfil.

Continue lendo
content

Sunset Trips é confiável? Veja como funciona antes de comprar

Criada em 2016 com o objetivo de oferecer roteiros diferenciados e viagens em grupo, a Sunset Trips procura praticar preços justos. Veja aqui como comprar com essa agência e garantir passeios divertidos!

Continue lendo